[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Estranho os valores de TDP

O 7900X3D com o mesmo clock que o 7900X, com quase o dobro de cache, consome 50w a menso, o mesmo para o 7950X 3 o X3D

O 7800X3D com 400mhz a menos que o 7700X, consome 15w a mais, se se basear pelo 5800X, o TDP seria mais alto mas os 400Mhz a menos me pegou
No 7900x3d e 7950x3d, somente o ccd sem o cache tem o mesmo clock.
 
 
eu pensava q S.O q fazia essa parte e nao a bios
 
eu pensava q S.O q fazia essa parte e nao a bios
mais da pra definir afinidade por nucleo na bios fica nativo
 
Vi esses dias 13900k por 4100 em alguma loja das três maiores. E realmente podem até falar de consumo, mas de calor não, ambas CPUs são quentes por padrão (há meios para amenizar isso).

O meio mais fácil de amenizar isso é o da AMD, 7950X via Ryzen Master vc faz o undervolt de modo "automatico" click no ECO mode, ou se preferir tem receita de bolo a ser seguida pela BIOS no PBO.

Nos 2 podemos fazer coisa para que trabalhem melhor, porém, acredito que no valor de ambos, vc ainda ter que refinar é meio paia né? estamos falando de processadores caros, eu penso que deveriam funcionar corretamente sem a gente ter de ter aquela "dorzinha de cabeça"
 
O meio mais fácil de amenizar isso é o da AMD, 7950X via Ryzen Master vc faz o undervolt de modo "automatico" click no ECO mode, ou se preferir tem receita de bolo a ser seguida pela BIOS no PBO.

Nos 2 podemos fazer coisa para que trabalhem melhor, porém, acredito que no valor de ambos, vc ainda ter que refinar é meio paia né? estamos falando de processadores caros, eu penso que deveriam funcionar corretamente sem a gente ter de ter aquela "dorzinha de cabeça"
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
 
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
Isso é um ótimo ponto, galera tem noia de ficar com coisa de monitoramento aberto direto, parece que os números que aparecem no overlay acabam sendo mais importantes que o desempenho em si.
 
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
mais o limite e 95ºC pra amd e ja faz um tempão
vai la na bios e bota ela pra apitar caso bata 95ºC e pare de olhar a temperatura
 
mais o limite e 95ºC pra amd e ja faz um tempão
vai la na bios e bota ela pra apitar caso bata 95ºC e pare de olhar a temperatura
Limite é uma coisa, trabalhar normalmente nos 95 é outra.
 
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
Na verdade eu compreendo isso,

Mas uma vez eu havia falado pra alguém aqui do forum, que essas novas temperaturas, são o "novo normal"

Se ambas as marcas dizem que é normal, quem sou eu pra achar que isso esta quente? eu compreendo que é feito pra trabalhar nessas temperaturas, mas nem todo mundo aceita.

:::EDIT:::
NOTA: Eu não to acostumado a 60 graus, pq meu processador foi o inicio dos vulcões kkkkkkkkkk, pra um hexacore é bem esquentado, full load é seus 75~80 em stock, obvio que fiz algumas coisas pra amenizar, e isso que meu cooler é um bom Water Cooler e está preso direitinho.
 
Última edição:
Ah, mas esse "refinar" é algo opcional. A treta é que a gente está acostumado ao 60 graus, qualquer coisa acima já acha que tem problema, é automático.
sou do tempo que se ligasse um duron/athlon xp sem o dissipador em cima, em 10s ele pegava 70ºC e saia fumacinha do die, então está cravado na mente isso de "mais de 70ºC não é coisa boa" xD

Mas como disseram, tudo evoluiu e o limite térmico dos componentes são maiores agora, e mesmo que vá reduzir a vida útil de um CPU, dificilmente alguém vai passar dos 5 anos com um processador hoje em dia. Temos desempenho para muitos anos mas a velocidade que o desempenho voltou a andar e a exigência desses jogos novos (mal programados) está gerando um consumismo cada vez mais desenfreado.
 
sou do tempo que se ligasse um duron/athlon xp sem o dissipador em cima, em 10s ele pegava 70ºC e saia fumacinha do die, então está cravado na mente isso de "mais de 70ºC não é coisa boa" xD

Mas como disseram, tudo evoluiu e o limite térmico dos componentes são maiores agora, e mesmo que vá reduzir a vida útil de um CPU, dificilmente alguém vai passar dos 5 anos com um processador hoje em dia. Temos desempenho para muitos anos mas a velocidade que o desempenho voltou a andar e a exigência desses jogos novos (mal programados) está gerando um consumismo cada vez mais desenfreado.
Pior que nessa época(2000-2002) nem o Athlon/Duron tinha proteção contra alta temperatura, tipo reduzir o clock ou congelar o PC...só foram implementar esse recurso nas placas-mãe da época depois de um vídeo do Toms Hardware que rodou o mundo com o processador queimando in rela time kkk...se o CPU Cooler pifasse as chances de perder a CPU eram imensas.
 
Pior que nessa época(2000-2002) nem o Athlon/Duron tinha proteção contra alta temperatura, tipo reduzir o clock ou congelar o PC...só foram implementar esse recurso nas placas-mãe da época depois de um vídeo do Toms Hardware que rodou o mundo com o processador queimando in rela time kkk...se o CPU Cooler pifasse as chances de perder a CPU eram imensas.
tem esse video pra vermos ?
na época meu PIII 750MHZ ja travou por temperatura :haha:
 
tem esse video pra vermos ?
na época meu PIII 750MHZ ja travou por temperatura :haha:
Essa eu respondo, vide famoso desse e você não tem o link? Por sorte ainda esta vivo e online :D

EDIT: Como o @CRT15KHz colocou o mesmo video abaixo, trocarei por algo interessante para não ficar com conteúdo repetido :3

 
Última edição:
tem esse video pra vermos ?
na época meu PIII 750MHZ ja travou por temperatura :haha:
O vídeo era esse:



Exatamente o que você mencionou: os Celeron, Pentium III e 4 tinha proteção contra super aquecimento já os Athlon e Duron não possuíam...aí foi implementado esse recurso nas placas-mãe da época.

Agora me responde se esse vídeo aí não foi encomendado pela concorrente?:haha:

EDIT: enquanto estaca digitando o @dayllann já colocou video kkk
 
Estou precisando urgentemente de trocar de CPU, estou vendo como vai ser o desempenho pois eu preciso trocar de MOBO + RAM + CPU. Se não for os da AM5 vou no R9 5900X + X570 + 3600 DDR4
asus tuf gaming b550m-plus ou b550m aorus elite Qual eu pego ? alguem poderia me ajuda ??
 
Essa eu respondo, vide famoso desse e você não tem o link? Por sorte ainda esta vivo e online :D

EDIT: Como o @CRT15KHz colocou o mesmo video abaixo, trocarei por algo interessante para não ficar com conteúdo repetido :3


A tsmc devia chamar esse cara pra discutir sobre on-die liquid cooling
 
Ah, época dos dlt3c + abit nf7s + watetcooler com radiador de ar quente do gol hahahaha

Tenho o block da swiftec até hj
 
Hoje saiu a nova BIOS da ASRock 1.18.AS03 com AGESA 1.0.0.5c, que aparentemente já traz suporte para os X3D.

Já atualizei aqui e até agora só sucesso. O tempo de boot está muito mais rápido.
 
sou do tempo que se ligasse um duron/athlon xp sem o dissipador em cima, em 10s ele pegava 70ºC e saia fumacinha do die, então está cravado na mente isso de "mais de 70ºC não é coisa boa" xD

Mas como disseram, tudo evoluiu e o limite térmico dos componentes são maiores agora, e mesmo que vá reduzir a vida útil de um CPU, dificilmente alguém vai passar dos 5 anos com um processador hoje em dia. Temos desempenho para muitos anos mas a velocidade que o desempenho voltou a andar e a exigência desses jogos novos (mal programados) está gerando um consumismo cada vez mais desenfreado.
Eu liguei meu 13900k sem cooler pra checar se meu problema ia ser resolvido (o XMP não ativava na placa-mãe anterior), bateu 88 graus na BIOS, deu post XMP normal e antes de entrar no SO eu desliguei kkkkkkkk.

Edit.: Eu não queria gastar a pasta térmica que paguei 200 reais sem ter certeza que ia resolver, depois eu botei o dedo no IHS e quase me queimei kkkkkk
 
Mobos AM5 com preços "rasoáveis" testadas...



Cara... o que a ASUS fez? VRMs passando dos 100C!


A partir dos 90C, é perigoso pra qualquer vrm moderno.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo