[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Mobos AM5 com preços "rasoáveis" testadas... (cadê as A620 mds?)



Cara... o que a ASUS fez? VRMs passando dos 100C!

:fire: em homenagem a temperatura kkk

No mais se eu fosse comprar uma mobo AM5 eu iria nessa:


Vira e mexe ela fica em promoção por 1100 no Aliexpres enquanto aqui no Brasil custa 2500...se comparado com 7700 por uns 1400 fica top.
 
O vídeo era esse:



Exatamente o que você mencionou: os Celeron, Pentium III e 4 tinha proteção contra super aquecimento já os Athlon e Duron não possuíam...aí foi implementado esse recurso nas placas-mãe da época.

Agora me responde se esse vídeo aí não foi encomendado pela concorrente?:haha:

EDIT: enquanto estaca digitando o @dayllann já colocou video kkk

essa parada de tirar o cooler eu não tenho nei coragem de fazer isso hoje
todos devem fritar mesmo se não sai fumaça afinal não vejo mais esse tipo de teste hoje
o meu travou na epoca por causa de OC :haha: cada mhz contava mesmo na ram como na gpu (on ou off) como no processador
 
No meu caso eu iria nessa:

Am5 não tem muitas mobo brancas, aí complica bastante na hora de escolher, mas acho que essa aguenta os futuros processadores
 
Eu odeio viver no BR...

7xdzftzhzsja1.jpg
 

CPU AMD Ryzen 9 7950X3D 3D V-Cache testada no benchmark de memória AIDA64, primeira captura de tela do CPU-z vazada​



7jjnTAT.jpg


CPU AMD Ryzen 9 7950X3D 3D V-Cache testada: benchmark de memória AIDA64 com novo modo de alta eficiência e vazamento de captura de tela CPU-z​

Primeiro, temos o CPU-z e o AIDA64 CPUID do Ryzen 9 7950X3D 3D V-Cache CPU, que é o chip mais rápido da linha. O chip estava rodando na placa MSI MAG X670E Tomahawk que, conforme informamos, oferece suporte imediato para CPUs Ryzen 7000 X3D e já roda o BIOS mais recente para que os usuários não precisem atualizar o firmware como o resto as placas-mãe AM5.



A CPU AMD Ryzen 9 7950X3D é baseada na revisão RPL-B2 e estava funcionando em sua operação de CPU padrão.


ovZTvbq.jpg



O AMD Ryzen 9 7950X3D é o carro-chefe e o primeiro CPU de 16 núcleos a apresentar a tecnologia 3D V-Cache. O chip incorporará um total de 32 threads, um total de 144 MB de cache (64 MB CCD, 64 MB V-Cache + 16 MB L2) e um TDP de 120W. Quanto aos clocks, o chip é avaliado em um clock base de 4,2 GHz, que é 300 MHz mais lento que o 7950X padrão, mas os clocks de reforço são classificados nos mesmos 5,7 GHz. Isso deve nos dar uma dica de por que o TDP é 50 W menor em comparação com a parte não 3D.


Lv4J9sK.jpg


Também temos alguns números de desempenho novos e exclusivos da CPU AMD Ryzen 9 7950X3D dentro do benchmark AIDA64 Cache & Memory usando o modo de alta eficiência que é habilitado usando o firmware MSI AGESA 1.0.0.5c BIOS mais recente . O modo de alta eficiência permite tempos mais apertados e melhor desempenho de memória DDR5. Usando este modo, o AMD Ryzen 9 7950X3D oferece um aumento de até 17% na largura de banda e reduz a latência em 10%. A seguir estão os números de desempenho entre Stock, EXPO e EXPO (com o modo de alta eficiência ativado):

AMD Ryzen 9 7950X3D CPU AIDA64 Teste de modo de alta eficiência:​


aE6X1Zk.png



O novo modo de desempenho realmente parece oferecer uma largura de banda muito maior e também melhora a latência, o que deve ser benéfico para um desempenho de jogo mais rápido. O AMD Ryzen 9 7950X3D e o Ryzen 9 7900X3D serão lançados no final deste mês, no dia 28, por preços de US$ 699 e US$ 599, respectivamente.

Fonte da notícia: chi11eddog
 
finalmente cpu topo de linha com esse 3D cache
afinal quanto mais cache melhor
 
Vamo ver como esses novos X3D vão se sair na pratica, ansioso.

Acho que dia 28 ja teremos alguns reviews, pq aparentemente dia 27 é pra estar uma galera já com esses processadores nas mãos.

Não que venha fazer tamanha diferença, mas o fato dele já "ter pontuado menos" em alguns leaks, já da um apertinho.
 
Já estão aparecendo placas mãe AM5 por R$1000 no Aliexpress. Logo mais começam a chegar no Brasil essas B650M Aorus Elite / TUF / MSI com preços mais atrativos ao mercado brasileiro.
Seguido ao corte nos preços dos CPUS e o lançamento das linhas X3D e non-X eu já prevejo uma boa parcela do mercado brasileiro migrando para AM5
 
eu já prevejo uma boa parcela do mercado brasileiro migrando para AM5
Não vamos forçar né, talvez uma boa parte desse fórum, mas a população brasileira ainda está nos seus i5 de segunda~quarta geração 🥲
 
Já estão aparecendo placas mãe AM5 por R$1000 no Aliexpress. Logo mais começam a chegar no Brasil essas B650M Aorus Elite / TUF / MSI com preços mais atrativos ao mercado brasileiro.
Seguido ao corte nos preços dos CPUS e o lançamento das linhas X3D e non-X eu já prevejo uma boa parcela do mercado brasileiro migrando para AM5
Placas atx estão na faixa do 1500+ na Aliexpress, mas prevejo tbm a diminuição de preços, mas além da mobo, as ram estão caras
 
Assim, eu NUNCA recomendaria ali express pra esse tipo de produto. É pouca diferença de preço pro risco que corre. "Ah, mas eu nunca vi processador dar problema", sim, eles dão problema. Eu tive problema com dois 5900x (um morreu do nada e o outro veio com a loteria do silicio invertida, só ficava estável se mexesse no pbo). Até então eu nunca tive problemas, até pq eu fiquei 10 anos com um i5 2500k que comprei quando lançou e só troquei quando lançaram o 5900x :D
 
Assim, eu NUNCA recomendaria ali express pra esse tipo de produto. É pouca diferença de preço pro risco que corre. "Ah, mas eu nunca vi processador dar problema", sim, eles dão problema. Eu tive problema com dois 5900x (um morreu do nada e o outro veio com a loteria do silicio invertida, só ficava estável se mexesse no pbo). Até então eu nunca tive problemas, até pq eu fiquei 10 anos com um i5 2500k que comprei quando lançou e só troquei quando lançaram o 5900x :D
Isso, pessoal ainda tem muito este pensamento de que CPU é uma peça dificílima de dar defeito, mas esquece que quanto menor o nó, mas complexo ele se torna, e por tanto mais propício a dar problemas. E por isso continuo falando, quem pensa que esses CPUs de hoje irão durar duas décadas como os de 20 anos atrás estão durando, pode esquecer xD

Para quem lida com informática sabe disso, realmente um processador dar defeito era só para pessoas com muita má sorte, mas hoje em dia a quantidade de pessoas tanto para o lado AMD quanto Intel aumentou considerávelmente, não raro você lê relatos de tirar da caixa e a placa-mãe dar o CPU como morto, recorrer à garantia e o novo vir e funcionar, e o mesmo vale para GPUs, elas estão indo no mesmo caminho...
 
Assim, eu NUNCA recomendaria ali express pra esse tipo de produto. É pouca diferença de preço pro risco que corre. "Ah, mas eu nunca vi processador dar problema", sim, eles dão problema. Eu tive problema com dois 5900x (um morreu do nada e o outro veio com a loteria do silicio invertida, só ficava estável se mexesse no pbo). Até então eu nunca tive problemas, até pq eu fiquei 10 anos com um i5 2500k que comprei quando lançou e só troquei quando lançaram o 5900x :D
meus unicos novos foram o FX8350 e o R5 1500 o resto todos do ali
 
Isso, pessoal ainda tem muito este pensamento de que CPU é uma peça dificílima de dar defeito, mas esquece que quanto menor o nó, mas complexo ele se torna, e por tanto mais propício a dar problemas. E por isso continuo falando, quem pensa que esses CPUs de hoje irão durar duas décadas como os de 20 anos atrás estão durando, pode esquecer xD

Para quem lida com informática sabe disso, realmente um processador dar defeito era só para pessoas com muita má sorte, mas hoje em dia a quantidade de pessoas tanto para o lado AMD quanto Intel aumentou considerávelmente, não raro você lê relatos de tirar da caixa e a placa-mãe dar o CPU como morto, recorrer à garantia e o novo vir e funcionar, e o mesmo vale para GPUs, elas estão indo no mesmo caminho...
Além da densidade, tem também o próprio consumo que está bem maior, que por vez gera mais calor, e sabemos bem o quanto eletrônicos gostam de calor...
 
Não vamos forçar né, talvez uma boa parte desse fórum, mas a população brasileira ainda está nos seus i5 de segunda~quarta geração 🥲

Eu to bem tentado de migrar pro AM5 embora eu ainda não esteja 100% motivado, pela simples questão, no momento é o que se tem "sobre longevidade" da plataforma, podendo usar a proxima gen no mesmo socket/mobo, sem me preocupar com watercooler também (ao menos que o WC venha dar problemas), pq a furação é a mesma do AM4.

E sinceramente? depois de muito estudo o 13900K é mais forte, porém, esses 10%~13% e em alguns casos muito menos que isso, as vezes nem tendo diferença vale realmente a pena?

Ao que da a entender é que a longo prazo, quem for de Z790 e afins, vai acabar pagando mais caro, por que provavelmente Meteor Lake será outra mobo, e a concorrência do Meteor Lake será no próprio AM5.

Bom ao menos, é o que se da a entender e especular até o momento.
 
Última edição:
Eu to bem tentado de migrar pro AM5 embora eu ainda não esteja 100% motivado, pela simples questão, no momento é o que se tem "sobre longevidade" da plataforma, podendo usar a proxima gen no mesmo socket/mobo, sem me preocupar com watercooler também (ao menos que o WC venha dar problemas), pq a furação é a mesma do AM4.

E sinceramente? depois de muito estudo o 13900K é mais forte, porém, esses 10%~13% e em alguns casos muito menos que isso, as vezes nem tendo diferença vale realmente a pena?

Ao que da a entender é que a longo prazo, quem for de Z790 e afins, vai acabar pagando mais caro, por que provavelmente Meteor Lake será outra mobo, e a concorrência do Meteor Lake será no próprio AM5.

Bom ao menos, é o que se da a entender e especular até o momento.
Vi uns rumores q a AMD planeja um cpu do tipo "big little" no am5, porém no ano q vem, acho. Pode ser q seja interessante pra vc, caso esteja pensando em migrar.
 
Lembrei de um boato antigo, provavelmente sem fundamento, mas que não deixa de ser interessante: a AMD poderia simplesmente misturar CCXs Zen 4 e Zen 5, caso mantenham o mesmo IOD.

De toda forma, ainda não boto fé neles fazerem um chip híbrido, ainda acho que só vão ter cores Zen 5 normal no desktop, e os possíveis Zen5C vão ser exclusivos pro sucessor do bergamo nos EPYC.
 
Assim, eu NUNCA recomendaria ali express pra esse tipo de produto. É pouca diferença de preço pro risco que corre. "Ah, mas eu nunca vi processador dar problema", sim, eles dão problema. Eu tive problema com dois 5900x (um morreu do nada e o outro veio com a loteria do silicio invertida, só ficava estável se mexesse no pbo). Até então eu nunca tive problemas, até pq eu fiquei 10 anos com um i5 2500k que comprei quando lançou e só troquei quando lançaram o 5900x :D

Isso, pessoal ainda tem muito este pensamento de que CPU é uma peça dificílima de dar defeito, mas esquece que quanto menor o nó, mas complexo ele se torna, e por tanto mais propício a dar problemas. E por isso continuo falando, quem pensa que esses CPUs de hoje irão durar duas décadas como os de 20 anos atrás estão durando, pode esquecer xD

Para quem lida com informática sabe disso, realmente um processador dar defeito era só para pessoas com muita má sorte, mas hoje em dia a quantidade de pessoas tanto para o lado AMD quanto Intel aumentou considerávelmente, não raro você lê relatos de tirar da caixa e a placa-mãe dar o CPU como morto, recorrer à garantia e o novo vir e funcionar, e o mesmo vale para GPUs, elas estão indo no mesmo caminho...

Eu comprei meu 7950X no AliExpress porém é um CPU BOX e por esse motivo está dentro da cobertura de garantia da AMD.
O meu 3900X que deu problema no controlador de memória eu comprei nos EUA. Era um CPU BOX e tbm acionei a garantia da AMD aqui no Brasil. Enviei o invoice e fui reembolsado do valor pago + correção.
Quem comprar CPU BOX independente se aqui no Brasil, EUA, Europa ou AliExpress está coberto pela garantia mundial da AMD (e o mesmo serve para os CPUs Intel)
 
Lembrei de um boato antigo, provavelmente sem fundamento, mas que não deixa de ser interessante: a AMD poderia simplesmente misturar CCXs Zen 4 e Zen 5, caso mantenham o mesmo IOD.

De toda forma, ainda não boto fé neles fazerem um chip híbrido, ainda acho que só vão ter cores Zen 5 normal no desktop, e os possíveis Zen5C vão ser exclusivos pro sucessor do bergamo nos EPYC.
O problema é essa, apenas rumores e justamente este de híbridos nunca mais foram repetidos, só aqueles papagaios sem confiança (como o wccftech) que ainda tocam nisso mas eu parei de me iludir e o que vier é lucro :D


Eu comprei meu 7950X no AliExpress porém é um CPU BOX e por esse motivo está dentro da cobertura de garantia da AMD.
O meu 3900X que deu problema no controlador de memória eu comprei nos EUA. Era um CPU BOX e tbm acionei a garantia da AMD aqui no Brasil. Enviei o invoice e fui reembolsado do valor pago + correção.
Quem comprar CPU BOX independente se aqui no Brasil, EUA, Europa ou AliExpress está coberto pela garantia mundial da AMD (e o mesmo serve para os CPUs Intel)
Agora você falou algo muito importante, precisa ser CPU BOX, que é justamente o que pouquíssimas pessoas compram. A maioria vai de OEM só no blister e sem cooler, e de quebra, sem garantia xD
 
Vi uns rumores q a AMD planeja um cpu do tipo "big little" no am5, porém no ano q vem, acho. Pode ser q seja interessante pra vc, caso esteja pensando em migrar.
Ahh, sim! Estou em aguardo mesmo.
 
Placas atx estão na faixa do 1500+ na Aliexpress, mas prevejo tbm a diminuição de preços, mas além da mobo, as ram estão caras
Mas as mobos do Ali, quase sempre pegam impostos, não ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu to bem tentado de migrar pro AM5 embora eu ainda não esteja 100% motivado, pela simples questão, no momento é o que se tem "sobre longevidade" da plataforma, podendo usar a proxima gen no mesmo socket/mobo, sem me preocupar com watercooler também (ao menos que o WC venha dar problemas), pq a furação é a mesma do AM4.

E sinceramente? depois de muito estudo o 13900K é mais forte, porém, esses 10%~13% e em alguns casos muito menos que isso, as vezes nem tendo diferença vale realmente a pena?

Ao que da a entender é que a longo prazo, quem for de Z790 e afins, vai acabar pagando mais caro, por que provavelmente Meteor Lake será outra mobo, e a concorrência do Meteor Lake será no próprio AM5.

Bom ao menos, é o que se da a entender e especular até o momento.
O 7950X3D tem que se mostrar a que veio, definitivamente, mas será que vai chegar pelos 6mil ($699) ?

O 13600K na maioria dos jogos é melhor que todos atuais 7xxx, e o 5800X3D tá na cola, será que vai valer pagar toda essa diferença de preço do 5800X3D para o 7950X3D ?

No leak demonstrou que o 7950X3D é inferior em multithread que o 7950X, se for verídico já deu uma melada na expectativa em produtividade.

Terá um 7600X3D ?
 
Última edição:
Mas as mobos do Ali, quase sempre pegam impostos, não ?
Acho que são 50%, pela experiência dos meus amigos, 8 pegaram placa mãe Asus, gigabyte b550/650 e não foram taxados, só conheço alguns caso que taxam na faixa do 100-200, mas pode ter vários casos
 
Mas as mobos do Ali, quase sempre pegam impostos, não ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O 7950X3D tem que se mostrar a que veio, definitivamente, mas será que vai chegar pelos 6mil ($699) ?

O 13600K na maioria dos jogos é melhor que todos atuais 7xxx, e o 5800X3D tá na cola, será que vai valer pagar toda essa diferença de preço do 5800X3D para o 7950X3D ?

No leak demonstrou que o 7950X3D é inferior em multithread que o 7950X, se for verídico já deu uma melada na expectativa em produtividade.

Terá um 7600X3D ?


Boa pergunta!

Até onde eu vi, confirmado mesmo é só 7800, 7900 e 7950 que terão versões X3D, mas se realmente melar como o leak mostra, talvez a treta continue entre 13900K e 7950X, afinal, acho bastante difícil de pessoas querer ter um 7950X3D, onde a única finalidade será jogos? até o momento? não faz sentido ter 32 threads pra ter o real ganho, somente em jogos.
 
Boa pergunta!

Até onde eu vi, confirmado mesmo é só 7800, 7900 e 7950 que terão versões X3D, mas se realmente melar como o leak mostra, talvez a treta continue entre 13900K e 7950X, afinal, acho bastante difícil de pessoas querer ter um 7950X3D, onde a única finalidade será jogos? até o momento? não faz sentido ter 32 threads pra ter o real ganho, somente em jogos.
Também fiquei nesse questionamento, tava em dúvida em pegar 7900x ou um 7800x3d, mas várias pessoas vão no x3d pelos jogos, o 5800x3d perde para o 5700x e 7600x em produtividade
 
Acho que são 50%, pela experiência dos meus amigos, 8 pegaram placa mãe Asus, gigabyte b550/650 e não foram taxados, só conheço alguns caso que taxam na faixa do 100-200, mas pode ter vários casos
60% de 1400,00 pesa.
Mesmo que caia para 1000,00...

Eu acho que só vale a pena comprar mobo de 400~550,00 lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa pergunta!

Até onde eu vi, confirmado mesmo é só 7800, 7900 e 7950 que terão versões X3D, mas se realmente melar como o leak mostra, talvez a treta continue entre 13900K e 7950X, afinal, acho bastante difícil de pessoas querer ter um 7950X3D, onde a única finalidade será jogos? até o momento? não faz sentido ter 32 threads pra ter o real ganho, somente em jogos.
Dia 27 cai o embargo e sai o review.

AMD tá numa posição bem ingrata com o 5800X3D segurando toda compra do AM5, e não vejo concorrência do AM5 nem em produtividade e nem em jogos com o 7950X, se comparar com o 13600K já fica questionável só pelo custo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo