[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Cara mas o que você disse só vale para o caso de a Intel ter uma plataforma que seja claramente melhor e, ao menos nesta geração, não me parece ser o caso. Veja, no high end, o 7950X e o 13900K são largamente equivalentes e o 7900X também é um ótimo produto. No intermediário, a Intel é melhor no multicore em produtividade, mas em games, os Ryzen vão muito bem. Além disso, se os X3D Zen 4 forem o que se espera, talvez sejam os melhores processadores desta geração: eficientes, muito bons em produtividade e excelentes em jogos.

Dada esta realidade, me parece que todos que querem montar um PC do zero pensando no longo prazo deveriam considerar AMD ao invés de Intel. Alguns reviews gringos vão justamente nesta linha.
Ué? 13900k não só custa menos que o 7950x como ganha em produtividade e games.
 
O 7950X3D vai ser lançado dia 28 de fevereiro, será que ele estará disponível para compra nas lojas aqui no Brasil já no dia 28?
 
O 7950X3D vai ser lançado dia 28 de fevereiro, será que ele estará disponível para compra nas lojas aqui no Brasil já no dia 28?
Boa pergunta, normalmente, liberam a pré-venda.
 
Ué? 13900k não só custa menos que o 7950x como ganha em produtividade e games.
Mas a diferença entre os dois não é avassaladora, ao contrário, eles são bem parelhos - ao menos nos reviews que eu vi (Hardware Unboxed, Jarrod Tech e Hardware Canucks). Mas meu ponto aqui não defender um ou outro processador, mas dizer que do ponto de vista de quem vai montar um PC do zero para ficar bastante tempo e com possibilidade de upgrades futuros sem ter que trocar toda a plataforma, faz mais sentido ir de AMD pois a plataforma atual ainda suportará Zen 5 e, talvez, até mesmo Zen 6, enquanto que quem comprar um Intel de 13 geração terá que trocar a placa mãe junto com o processador se quiser atualizar mais para frente.

E sim, concordo que quem tem uma boa máquina com processadores Zen 3 não precisa atualizar nada, está bem servido. Mas para quem quer montar um PC do zero, acho que AMD é mais negócio pensando no longo prazo.
 
É, só que tem dois detalhes: querer trocar E precisar trocar.

Um 13600k não vai virar um 286 assim que sair uma 14th gen, zen 4 x3d ou zen 5.
 
É, só que tem dois detalhes: querer trocar E precisar trocar.

Um 13600k não vai virar um 286 assim que sair uma 14th gen, zen 4 x3d ou zen 5.
Concordo.

Mas não é melhor montar uma plataforma pensando na possibilidade de a pessoa querer OU precisar?

Na minha modesta opinião, sim.
 
Concordo.

Mas não é melhor montar uma plataforma pensando na possibilidade de a pessoa querer OU precisar?

Na minha modesta opinião, sim.
Depende do tamanho do bolso do cara, para nós BR é um peso muito forte na balança.

Concordo que na ponta do lápis, se ver a performance do 5800X3D, tá muito proximo do 13600K, muitos jogos o 13600K é até 10 fps mais rapido, as vezes nem isso.

Tudo bem que o 5800X3D bateu na parede do upgrade, pular para 5900X nao compensa e morreu no DDR4.
Do 13600K ainda da para pegar mobo com Dd5, PCI5, 13700K e acima.

Ai o cara que ta com uma B450 vai ver o custo para migrar de plataforma, cai de boca com o preço da mobo, ai tem que pegar DDR5, que nao traz grande vantagem ao atual DDR4, fora custo.
7600X e 7700X sao descartados pq nao compensa, sobra pagar 3 mil no 7900X ou no valor nao barato do novo X3D.

Ahhh, mas a longo prazo...sera mesmo? compensou gastar agora uma fortuna em relaçao ao 5800X3D para um upgrade com uma performance questionavel em relacao ao que ja temos hoje, que ao meu ver hoje é totalmente desnecessaria.

Daqui a 2 ou 3 anos, nao sabemos de fato o que a AMD e nem Intel se mostrarao de performance real e a que preços.

Gastar agora para um "futuro" baseado em somente especulaçoes e desejos...é uma barca furada, na minha opiniao.
 
Última edição:
Depende do tamanho do bolso do cara, para nós BR é um peso muito forte na balança.

Concordo que na ponta do lápis, se ver a performance do 5800X3D, tá muito proximo do 13600K, muitos jogos o 13600K é até 10 fps mais rapido, as vezes nem isso.

Tudo bem que o 5800X3D bateu na parede do upgrade, pular para 5900X nao compensa e morreu no DDR4.
Do 13600K ainda da para pegar mobo com Dd5, PCI5, 13700K e acima.

Ai o cara que ta com uma B450 vai ver o custo para migrar de plataforma, cai de boca com o preço da mobo, ai tem que pegar DDR5, que nao traz grande vantagem ao atual DDR4, fora custo.
7600X e 7700X sao descartados pq nao compensa, sobra pagar 3 mil no 7900X ou no valor nao barato do novo X3D.

Ahhh, mas a longo prazo...sera mesmo? compensou gastar agora uma fortuna em relaçao ao 5800X3D para um upgrade com uma performance questionavel em relacao ao que ja temos hoje, que ao meu ver hoje é totalmente desnecessaria.

Daqui a 2 ou 3 anos, nao sabemos de fato o que a AMD e nem Intel se mostrarao de performance real e a que preços.

Gastar agora para um "futuro" baseado em somente especulaçoes e desejos...é uma barca furada, na minha opiniao.
A verdade é que esse papo de future-proof tem que ser observado com um grão de sal, muita gente comprava PSU "future-proof" até ano passado e agora elas não são mais com o lançamento do ATX 3.0 e os novos conectores, tendo de usar adaptador feio ou comprar separado. E sinceramente, a maioria das pessoas que eu vejo, pelo menos no BR só atualiza processador muuuuito na frente, quando a placa já está bem gasta e compensa comprar uma nova porque ela pode não aguentar a corrente de um touro novo. A única troca que eu vejo acontecer mais é de RAM e GPU que são artigos bem quentes.
 
A verdade é que esse papo de future-proof tem que ser observado com um grão de sal, muita gente comprava PSU "future-proof" até ano passado e agora elas não são mais com o lançamento do ATX 3.0 e os novos conectores, tendo de usar adaptador feio ou comprar separado. E sinceramente, a maioria das pessoas que eu vejo, pelo menos no BR só atualiza processador muuuuito na frente, quando a placa já está bem gasta e compensa comprar uma nova porque ela pode não aguentar a corrente de um touro novo. A única troca que eu vejo acontecer mais é de RAM e GPU que são artigos bem quentes.
e a PSU fica 7 ou 9 upgrades antes de mudar
imagina eu que tenho uma 1200W platium que usava na mineração com esse padrão novo melou o esquema
acho que estou com a mesma PSU tem 7 anos ja e quando vou trocar so quando abrir o bico ou via um conjunto que me obrigue em mudar
 
Esse HU é bem tosco, gosta de puxar sardinha vermelha.
Todo review deles tem que filtrar bem e comparar com outros.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


esse discurso para mim é balela como argumento, qdo vai ver o cara ta com um 4090. 6800X, 3080 etc...fonte de 850W, 1000W

ta todo mundo enfiando o pé na jaca com as GPUs, que falar em ECO mode é hipocrisia.

na minha opiniao, discurso de baitola, no fundo ninguem se importa com consumo, quem prefere AMD vai de vermelhinha e quem prefere Intel vai de azulzinho e foda-se, ta tudo certo.
Não vi isso nos reviews dele não, no da 7900xtx por exemplo ele meteu um pau fervoroso na amd.
 
Não vi isso nos reviews dele não, no da 7900xtx por exemplo ele meteu um pau fervoroso na amd.
Kkkkk a questão que esse 7700x nesse lugar aí do comparativo não bate com NENHUM TESTE na internet de lugares respeitados. Ou a metodologia dele é bem estranha ou ele tá claramente puxando sardinha, o que eu não duvido devido a uma treta que rolou dele com a Intel e ele chegou até a fazer vídeo expondo.
 
Kkkkk a questão que esse 7700x nesse lugar aí do comparativo não bate com NENHUM TESTE na internet de lugares respeitados. Ou a metodologia dele é bem estranha ou ele tá claramente puxando sardinha, o que eu não duvido devido a uma treta que rolou dele com a Intel e ele chegou até a fazer vídeo expondo.
Fora aquelas matérias sensacinslistas na época do 11400F e tantas outras...qq oportunidade para alfinetar a intel.

2 pesos e 2 medidas para cada marca.

Tenho ranso do HU no mesmo nivel que tenho para PC Facts.
Gosto de avaliar os fatos com base em informação, nao em sensacionalismo barato.
 
Última edição:
Ué? 13900k não só custa menos que o 7950x como ganha em produtividade e games.

13900k ganha em produtividade mas eu colocaria entre aspas.

Na prática vejo o 7950x como a opção superior para produtividade, pois manter o 13900k resfriado em tarefas de all core workload (exemplo: blender), é uma coisa difícil.

Vejo muita gente com AIO de 360mm batendo 98 graus e a CPU dando throttle, o clima no Brasil não ajuda.
 
13900k ganha em produtividade mas eu colocaria entre aspas.

Na prática vejo o 7950x como a opção superior para produtividade, pois manter o 13900k resfriado em tarefas de all core workload (exemplo: blender), é uma coisa difícil.

Vejo muita gente com AIO de 360mm batendo 98 graus e a CPU dando throttle, o clima no Brasil não ajuda.
Do 13600K para cima são CPUs bem quentes, mesmo com aircooler top, vai sofrer.

E resfriar é uma tarefa que precisa também ver config na mobo, pois a maioria dos fabricantes estao com configuraçoes de OC ativados automaticamente, é necessario desabilitar auto clock em todos cores, re-habilitar o power limit etc para a CPU funcionar em conformidade que a Intel estabeleceu.
 
13900k ganha em produtividade mas eu colocaria entre aspas.

Na prática vejo o 7950x como a opção superior para produtividade, pois manter o 13900k resfriado em tarefas de all core workload (exemplo: blender), é uma coisa difícil.

Vejo muita gente com AIO de 360mm batendo 98 graus e a CPU dando throttle, o clima no Brasil não ajuda.
Aqui faço 41k no Cinebench R23, frequência stock 5.5/4.3/4.5 e mantenho 80-85 em ambiente de 30 graus com um AIO 360mm. É só o cara saber fazer o básico: undervolt.
 
Aqui faço 41k no Cinebench R23, frequência stock 5.5/4.3/4.5 e mantenho 80-85 em ambiente de 30 graus com um AIO 360mm. É só o cara saber fazer o básico: undervolt.
Eu não recomendaria pra ninguém que compra uma CPU dessas com foco em produtividade pra mexer com undervolt, é pedir pra perder tempo e ter dor de cabeça. Recomendaria até um 13900 non-K no lugar, pra ser sincero.
E isso é algo básico pra vc, já que esse tipo de coisa é claramente seu hobby.
 
Aqui faço 41k no Cinebench R23, frequência stock 5.5/4.3/4.5 e mantenho 80-85 em ambiente de 30 graus com um AIO 360mm. É só o cara saber fazer o básico: undervolt.

Sim, é possível...

Acho que no nosso caso dominante no fórum (gaming), o 13900k / ks é a melhor CPU para jogos disponíveis atualmente.

Creio que em jogos a AMD deva assumir a liderança novamente com os Zen 4 3D (sinceramente, não tô botando fé no scheduler do Windows e acho que o 7800X3D vai ser melhor que o 7950X3D).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não recomendaria pra ninguém que compra uma CPU dessas com foco em produtividade pra mexer com undervolt, é pedir pra perder tempo e ter dor de cabeça. Recomendaria até um 13900 non-K no lugar, pra ser sincero.
E isso é algo básico pra vc, já que esse tipo de coisa é claramente seu hobby.

No segmento high-end vejo a AMD (7950X) como a melhor opção para produtividade.

No segmento intermediário vejo a Intel como melhor opção para produtividade.
 
Eu não recomendaria pra ninguém que compra uma CPU dessas com foco em produtividade pra mexer com undervolt, é pedir pra perder tempo e ter dor de cabeça. Recomendaria até um 13900 non-K no lugar, pra ser sincero.
E isso é algo básico pra vc, já que esse tipo de coisa é claramente seu hobby.
Mas o 7950x esquenta da mesma forma, se o problema é aquecimento, os dois casos precisa fazer algo, pra rodar em stock com tudo automático vai esquentar tanto o 13900k quanto o 7950x, agora se o cara não esquenta com isso, deixa a CPU fazer downclock conforme esquenta, vai cair a produtividade mas ele não vai ''esquentar a cabeça'' fuçando em nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, é possível...

Acho que no nosso caso dominante no fórum (gaming), o 13900k / ks é a melhor CPU para jogos disponíveis atualmente.

Creio que em jogos a AMD deva assumir a liderança novamente com os Zen 4 3D (sinceramente, não tô botando fé no scheduler do Windows e acho que o 7800X3D vai ser melhor que o 7950X3D).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



No segmento high-end vejo a AMD (7950X) como a melhor opção para produtividade.

No segmento intermediário vejo a Intel como melhor opção para produtividade.
Não acho que 7950x é melhor que 13900k no high end de produtividade, performa pior que o 13900k, esquenta igual ou até mais (se o problema é aquecimento) e ainda tem a ''pitada AMD'' de plataforma né, que convenhamos não tem a mesma estabilidade da Intel.
 
13900k ganha em produtividade mas eu colocaria entre aspas.

Na prática vejo o 7950x como a opção superior para produtividade, pois manter o 13900k resfriado em tarefas de all core workload (exemplo: blender), é uma coisa difícil.

Vejo muita gente com AIO de 360mm batendo 98 graus e a CPU dando throttle, o clima no Brasil não ajuda.
13900K = 4833,00
7950X = 4013,00

7950X bate 95C, o 13900K se sai melhor na maioria dos jogos e em produtividade, fora o Quicksync para quem usa Adobe tem um ganho adicional.

7950X até perde do 13600K em alguns jogos, vide Rainbow6, Cyberpunk, FF14...etc

7950X em contra partida, fora custo menor, tem melhor eficiência energética.

Mas em termos gerais, nesse momento Intel tá na frente em todos segmentos do Zen4.

vejo a troca das cadeiras com o AMD 3D Cache que está saindo do forno.
 
Última edição:
13900K = 4833,00
7950X = 4013,00

7950X bate 95C, o 13900K se sai melhor na maioria dos jogos e em produtividade, fora o Quicksync para quem usa Adobe tem um ganho adicional.

7950X até perde do 13600K em alguns jogos, vide Rainbow6, Cyberpunk, FF14...etc

7950X em contra partida, fora custo menor, tem melhor eficiência energética.

Mas em termos gerais, nesse momento Intel tá na frente em todos segmentos do Zen4.

vejo a troca das cadeiras com o AMD 3D Cache que está saindo do forno.
Vi esses dias 13900k por 4100 em alguma loja das três maiores. E realmente podem até falar de consumo, mas de calor não, ambas CPUs são quentes por padrão (há meios para amenizar isso).
 
Vi esses dias 13900k por 4100 em alguma loja das três maiores. E realmente podem até falar de consumo, mas de calor não, ambas CPUs são quentes por padrão (há meios para amenizar isso).
usei aquele bot de preço de GPU e CPU, foram os menores preços que encontrei.
 
agora se o cara não esquenta com isso, deixa a CPU fazer downclock conforme esquenta, vai cair a produtividade mas ele não vai ''esquentar a cabeça'' fuçando em nada.
Sim, seria exatamente isso que faria e que inclusive fiz com meu 5950x. Até troquei o cooler sem necessidade, o gammax 400 anterior tava dando conta sem problemas.

Outro ponto que ninguém comentou é que o 7950x tem avx-512 enquanto os Intel não, então em softwares otimizados pela própria Intel atualmente os Ryzen se saem melhor que os cores i, por mais irônico que seja, isso é relevante pra produtividade a depender do que vc faça.

Se eu estivesse montando uma plataforma hoje de todo jeito, provavelmente iria com um 13900 + 128gb ddr4 3200~3600, pelo simples fato de ter custo bem menor, mas sinceramente não tô nem um pouco empolgado com essa primeira geração de ddr5 (nem com a geração nova de GPUs, pra ser sincero).
 
Sim, seria exatamente isso que faria e que inclusive fiz com meu 5950x. Até troquei o cooler sem necessidade, o gammax 400 anterior tava dando conta sem problemas.

Outro ponto que ninguém comentou é que o 7950x tem avx-512 enquanto os Intel não, então em softwares otimizados pela própria Intel atualmente os Ryzen se saem melhor que os cores i, por mais irônico que seja, isso é relevante pra produtividade a depender do que vc faça.

Se eu estivesse montando uma plataforma hoje de todo jeito, provavelmente iria com um 13900 + 128gb ddr4 3200~3600, pelo simples fato de ter custo bem menor, mas sinceramente não tô nem um pouco empolgado com essa primeira geração de ddr5 (nem com a geração nova de GPUs, pra ser sincero).

Eu até cogitei o up mas ao ver os preços da DDR5 resolvi pegar um 5800x3d e deixar pra 2023 kkkk
 

As avaliações do AMD Ryzen 9 7950X3D/7900X3D serão lançadas em 27 de fevereiro.​


AMD Ryzen 7000X3D será lançado na próxima semana.

eYgoLvR.png


A empresa está pronta para apresentar seus primeiros processadores de desktop Zen4 com 3D V-Cache muito em breve. Essa tecnologia adiciona um cache L3 extra de 64 MB aos modelos existentes. Esse cache fornece um aumento perceptível nas cargas de trabalho de jogos que permitiriam que os processadores AMD competissem melhor com os principais modelos da série K da 13ª geração da Intel.

De acordo com o vazador de hardware @momomo_us, a AMD definiu a data de embargo da revisão 7000X3D para 27 de fevereiro. Isso significa que aqueles que estão pensando em comprar a série 7000X3D poderão ler as análises antes de começar a enviar no dia seguinte.



O lançamento da série AMD Ryzen 7000X3D será dividido em duas partes, com os modelos Ryzen 9 de ponta recebendo toda a atenção em 28 de fevereiro. A empresa lançará seus modelos 7950X3D de 16 núcleos e 7900X3D de 12 núcleos juntos, respectivamente a preços de $ 699 e $ 599, com um modelo 7800X3D de 8 núcleos mais barato chegando 5 semanas depois (6 de abril). Esta CPU custará $ 449, que é o modelo X3D mais barato para esta geração.

A empresa até agora não confirmou nenhum outro modelo planejado para esta geração, mas isso já é 3 vezes mais que os modelos Zen3. A série Ryzen 5000 apresentava apenas uma CPU de 8 núcleos chamada 5800X3D e ainda é um dos melhores processadores AM4 para comprar para jogos.


niJSqO9.png


Fonte: @momomo_us
 

As avaliações do AMD Ryzen 9 7950X3D/7900X3D serão lançadas em 27 de fevereiro.​


AMD Ryzen 7000X3D será lançado na próxima semana.

eYgoLvR.png


A empresa está pronta para apresentar seus primeiros processadores de desktop Zen4 com 3D V-Cache muito em breve. Essa tecnologia adiciona um cache L3 extra de 64 MB aos modelos existentes. Esse cache fornece um aumento perceptível nas cargas de trabalho de jogos que permitiriam que os processadores AMD competissem melhor com os principais modelos da série K da 13ª geração da Intel.

De acordo com o vazador de hardware @momomo_us, a AMD definiu a data de embargo da revisão 7000X3D para 27 de fevereiro. Isso significa que aqueles que estão pensando em comprar a série 7000X3D poderão ler as análises antes de começar a enviar no dia seguinte.



O lançamento da série AMD Ryzen 7000X3D será dividido em duas partes, com os modelos Ryzen 9 de ponta recebendo toda a atenção em 28 de fevereiro. A empresa lançará seus modelos 7950X3D de 16 núcleos e 7900X3D de 12 núcleos juntos, respectivamente a preços de $ 699 e $ 599, com um modelo 7800X3D de 8 núcleos mais barato chegando 5 semanas depois (6 de abril). Esta CPU custará $ 449, que é o modelo X3D mais barato para esta geração.

A empresa até agora não confirmou nenhum outro modelo planejado para esta geração, mas isso já é 3 vezes mais que os modelos Zen3. A série Ryzen 5000 apresentava apenas uma CPU de 8 núcleos chamada 5800X3D e ainda é um dos melhores processadores AM4 para comprar para jogos.


niJSqO9.png


Fonte: @momomo_us

Estranho os valores de TDP

O 7900X3D com o mesmo clock que o 7900X, com quase o dobro de cache, consome 50w a menso, o mesmo para o 7950X 3 o X3D

O 7800X3D com 400mhz a menos que o 7700X, consome 15w a mais, se se basear pelo 5800X, o TDP seria mais alto mas os 400Mhz a menos me pegou
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo