[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Vídeo mostrando como o controlador de memória dos processadores da AMD é de fato seu calcanhar de Aquiles. Basicamente as CPUs Zen 4 exigem a cara DDR5-6000 para ter um desempenho digno, enquanto a 13ª geração é bem menos sensível à velocidade e timings da memória, rodando bem até com DDR4. Não é à toa que a AMD forneceu e insistiu que os reviewers usassem DDR5-6000.

Na boa, Zen 4 não faz sentido nenhum m em questão de CxB, dado as placas-mães caras e a exigência de DDR5 rápida que também não é nada acessível. O jeito é esperar Zen 5 pra ver se AMD melhor o IMC e/ou o Infinity Fabric.

 
Vídeo mostrando como o controlador de memória dos processadores da AMD é de fato seu calcanhar de Aquiles. Basicamente as CPUs Zen 4 exigem a cara DDR5-6000 para ter um desempenho digno, enquanto a 13ª geração é bem menos sensível à velocidade e timings da memória, rodando bem até com DDR4. Não é à toa que a AMD forneceu e insistiu que os reviewers usassem DDR5-6000.

Na boa, Zen 4 não faz sentido nenhum m em questão de CxB, dado as placas-mães caras e a exigência de DDR5 rápida que também não é nada acessível. O jeito é esperar Zen 5 pra ver se AMD melhor o IMC e/ou o Infinity Fabric.


Eu já decidi q vou pegar o 5800x3d e ficar com ele por uns bons anos.
 
Vídeo mostrando como o controlador de memória dos processadores da AMD é de fato seu calcanhar de Aquiles. Basicamente as CPUs Zen 4 exigem a cara DDR5-6000 para ter um desempenho digno, enquanto a 13ª geração é bem menos sensível à velocidade e timings da memória, rodando bem até com DDR4. Não é à toa que a AMD forneceu e insistiu que os reviewers usassem DDR5-6000.

Na boa, Zen 4 não faz sentido nenhum m em questão de CxB, dado as placas-mães caras e a exigência de DDR5 rápida que também não é nada acessível. O jeito é esperar Zen 5 pra ver se AMD melhor o IMC e/ou o Infinity Fabric.



Eu não consigo entender essa estratégia de precificação das placas AM5, me parece um baita tiro no pé.

Acho que o pensamento foi "vamos ficar alguns meses vendendo placas caras e com alta margem, quem quiser placa barata, que espere". Acontece que quem quer CxB não precisa esperar, pode pegar Intel ou AM4.

Ao meu ver o Ryzen 7600 (e de certa forma até o 7700) é um processador meio sem sentido no momento, pois é focado no CxB, porém numa plataforma cara. Se for pra comprar o 7600, mais vale economizar em placa-mãe e memória e ir de Intel.
 
O que eu já li lá fora é que as placas am5 são mais robustas, e que foi uma necessidade ou exigência (não lembro qual) e por isso elas são mais caras.
 
Vídeo mostrando como o controlador de memória dos processadores da AMD é de fato seu calcanhar de Aquiles. Basicamente as CPUs Zen 4 exigem a cara DDR5-6000 para ter um desempenho digno, enquanto a 13ª geração é bem menos sensível à velocidade e timings da memória, rodando bem até com DDR4. Não é à toa que a AMD forneceu e insistiu que os reviewers usassem DDR5-6000.

Na boa, Zen 4 não faz sentido nenhum m em questão de CxB, dado as placas-mães caras e a exigência de DDR5 rápida que também não é nada acessível. O jeito é esperar Zen 5 pra ver se AMD melhor o IMC e/ou o Infinity Fabric.



Provavel que Zen5 que venha ser o foco da parada mesmo, a minha única preocupação é o custo dos Zen5, para e pensa nos custos atuais em dolar mesmo.
7950X e X3D chegaram custando 700 dolares, os intel também não estão muito diferente.

Eu chuto que Zen5 e o futuro e novo processador da Intel devem chegar chutando os 800 dolares, se não for mais.... ainda mais que ambos se tratam de coisas realmente novas.
 
Provavel que Zen5 que venha ser o foco da parada mesmo, a minha única preocupação é o custo dos Zen5, para e pensa nos custos atuais em dolar mesmo.
7950X e X3D chegaram custando 700 dolares, os intel também não estão muito diferente.

Eu chuto que Zen5 e o futuro e novo processador da Intel devem chegar chutando os 800 dolares, se não for mais.... ainda mais que ambos se tratam de coisas realmente novas.
Acho que tu tá atrasado na previsão, tava olhando aqui e o 5950x tinha o msrp de 799 doletas.
Então eles baixaram 100$ no 7950, e mantiveram o preço dele no 7950x3d.

Não tem como ser entusiasta e pagar barato :(
 
Acho que tu tá atrasado na previsão, tava olhando aqui e o 5950x tinha o msrp de 799 doletas.
Então eles baixaram 100$ no 7950, e mantiveram o preço dele no 7950x3d.

Não tem como ser entusiasta e pagar barato :(

Então dito que esse preço é mantido desde o 5950X e eu nem fazia ideia, é que na epoca do 5950X eu nem tava planejando em migrar plataforma ainda, então acho que por isso dei uma desligada de artigos do tipo.

8950X existe chances de subir esse MSRP, infelizmente, ainda mais sabendo que esse preço ja vem de outros tempos.

Pagar barato, de fato não tem como, mas subir mais ainda é um veneno, ainda mais pra nós, entende o ponto de vista?
 
Então dito que esse preço é mantido desde o 5950X e eu nem fazia ideia, é que na epoca do 5950X eu nem tava planejando em migrar plataforma ainda, então acho que por isso dei uma desligada de artigos do tipo.

8950X existe chances de subir esse MSRP, infelizmente, ainda mais sabendo que esse preço ja vem de outros tempos.

Pagar barato, de fato não tem como, mas subir mais ainda é um veneno, ainda mais pra nós, entende o ponto de vista?

Sim, mas na teoria não podemos reclamar da amd, já que eles vem mantendo o preço, na média, desde 2020.
O que quebra a nossa bicicleta é o dólar :(
 
Sim, mas na teoria não podemos reclamar da amd, já que eles vem mantendo o preço, na média, desde 2020.
O que quebra a nossa bicicleta é o dólar :(
Nem de longe to reclamando da AMD, como disse anteriormente to achando que até os "14900K" vão vir com MSRP mais caro também, e é onde o problema começa na real.
Eu tava com pensamento de deixar pra trocar de maquina só no Zen5, mas eu to com bastante medo do preço padrão de tudo subir, DDR5 deve baratear, mas preço de placa mãe deve continuar alto, se bobear sobe mais ainda.... CPU subir, enfim.... to confuso.
 
Bem, na época que lançaram as rtx 30,eu fiquei esperando baixar 200 reais no preço da 3070 pra eu puxar o gatilho. E o que rolou foi um acréscimo de 50% no valor.

A lição: Se precisa agora, pode bancar e não tá com problemas na geração (tipo a 7900xt), compra logo e seja feliz.

A vantagem do am5 é que vc provavelmente só vai precisar trocar o cpu, então tá tranquilo.

Ah não ser que vc esteja esperando algo com lançamento mais próximo (x3d por exemplo).
 
Nem de longe to reclamando da AMD, como disse anteriormente to achando que até os "14900K" vão vir com MSRP mais caro também, e é onde o problema começa na real.
Eu tava com pensamento de deixar pra trocar de maquina só no Zen5, mas eu to com bastante medo do preço padrão de tudo subir, DDR5 deve baratear, mas preço de placa mãe deve continuar alto, se bobear sobe mais ainda.... CPU subir, enfim.... to confuso.

Até as 4090 tá barateando, calma, já disse no outro tópico, você tá morrendo sem motivo. Se você pode esperar espera, vai vir as fontes top ATX 3.0 e o 7950x3D e 14000, segura essa ansiedade!
 
Zen 4 pode não fazer sentido para quem quer fazer upgrade, mas penso que para quem vai montar um PC do zero, é a melhor opção hoje, mesmo sobre a Intel. Esta, apesar de hoje ter um custo menor, utiliza uma plataforma que está com data para morrer.

Já o AM5 tem promessa de ser mantido no mínimo até 2025 e talvez além disso. Assim, para quem quer montar um novo PC buscando longevidade e possibilidade de futuros upgrades (meu caso), AMD é o lugar para onde ir.
 
Vídeo mostrando como o controlador de memória dos processadores da AMD é de fato seu calcanhar de Aquiles. Basicamente as CPUs Zen 4 exigem a cara DDR5-6000 para ter um desempenho digno, enquanto a 13ª geração é bem menos sensível à velocidade e timings da memória, rodando bem até com DDR4. Não é à toa que a AMD forneceu e insistiu que os reviewers usassem DDR5-6000.

Na boa, Zen 4 não faz sentido nenhum m em questão de CxB, dado as placas-mães caras e a exigência de DDR5 rápida que também não é nada acessível. O jeito é esperar Zen 5 pra ver se AMD melhor o IMC e/ou o Infinity Fabric.



Estava lendo exatamente isso no overclock net (não esse vídeo), mas uma discussão sobre a pouca evolução no IMC e no IF na plataforma AM5 (até agora).

Temos melhorias esperadas nesses pontos para o Zen 5? @dayllann
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu já decidi q vou pegar o 5800x3d e ficar com ele por uns bons anos.

Rapaz faz isso não.

Eu também tô nessa onda... Desse jeito o preço desse CPU vai subir em vez de abaixar kkkkk

Na China tá saindo em torno de R$1.850, por aqui R$2.150.
 
Ele nunca vai ser 100% abandonado, até hj as CPUs suportam o real mode (8 bits).

De toda forma, a única mudança que eu consigo pensar seria no decoder, ficaria um pouco menor mas não seria nada de relevante, maior parte de uma CPU é o cache e as unidades de execução.
mais o modo real hoje e por compatibilidade de boot legado
pode morrer os 2 ao mesmo tempo no futuro
 
Eu não consigo entender essa estratégia de precificação das placas AM5, me parece um baita tiro no pé.
Eu chuto que seja "vingança" mesmo das fabricantes devido à grande longevidade do soquete AM4, devem estar compensando as vendas perdidas e garantindo alto faturamento caso o AM5 venha a ser longevo também. Mas claro, o PCIe 5.0 também não ajuda a baratear as placas.
 
mais o modo real hoje e por compatibilidade de boot legado
pode morrer os 2 ao mesmo tempo no futuro
Mesmo que ele morra, UEFI ainda suporta 32 bits de boas, te garanto que isso não vai morrer nem tão cedo.
 
Estava lendo exatamente isso no overclock net (não esse vídeo), mas uma discussão sobre a pouca evolução no IMC e no IF na plataforma AM5 (até agora).

Temos melhorias esperadas nesses pontos para o Zen 5? @dayllann
Nenhum rumor ou nada a respeito disso. Apenas o chute de que como nos EPYCs está bom o IMC do Zen4, este IMC "refinado" poderá aparecer no IOD do Zen5, mas é apenas um chute. A certeza é que o IMC virá suportando clocks maiores e só.


Eu chuto que seja "vingança" mesmo das fabricantes devido à grande longevidade do soquete AM4, devem estar compensando as vendas perdidas e garantindo alto faturamento caso o AM5 venha a ser longevo também. Mas claro, o PCIe 5.0 também não ajuda a baratear as placas.
A A620 virá com PCIe 4.0 no mínimo, versão esta que foi o motivo de encarecimento das X570, somado aos VRM parrubos temos um custo mais elevado mesmo, ai para não deixar caro com cada de placa "pelada", adicionam um monte de dissipadores, leds, RGB e chamam de GAMER para não só justificar o preço alto, como deixar mais alto ainda xD
 
Nenhum rumor ou nada a respeito disso. Apenas o chute de que como nos EPYCs está bom o IMC do Zen4, este IMC "refinado" poderá aparecer no IOD do Zen5, mas é apenas um chute. A certeza é que o IMC virá suportando clocks maiores e só.



A A620 virá com PCIe 4.0 no mínimo, versão esta que foi o motivo de encarecimento das X570, somado aos VRM parrubos temos um custo mais elevado mesmo, ai para não deixar caro com cada de placa "pelada", adicionam um monte de dissipadores, leds, RGB e chamam de GAMER para não só justificar o preço alto, como deixar mais alto ainda xD
Não sei qual é o pior: gamer ou gourmet.
 
Nenhum rumor ou nada a respeito disso. Apenas o chute de que como nos EPYCs está bom o IMC do Zen4, este IMC "refinado" poderá aparecer no IOD do Zen5, mas é apenas um chute. A certeza é que o IMC virá suportando clocks maiores e só.



A A620 virá com PCIe 4.0 no mínimo, versão esta que foi o motivo de encarecimento das X570, somado aos VRM parrubos temos um custo mais elevado mesmo, ai para não deixar caro com cada de placa "pelada", adicionam um monte de dissipadores, leds, RGB e chamam de GAMER para não só justificar o preço alto, como deixar mais alto ainda xD

Sobre a arquitetura "híbrida".

Qual cenário é mais provável num futuro R9?

Um CCD com núcleos pequenos e núcleos performance?

Ou

CCD exclusivamente com núcleos pequenos e outro CCD exclusivamente com núcleos performance?


Se forem misturar vários tipos de núcleos no mesmo CCD, seria possível fisicamente fazê-lo de forma a intercalar os núcleos performance e eficiência de forma a melhorar a densidade térmica do CCD?
 
Sobre a arquitetura "híbrida".

Qual cenário é mais provável num futuro R9?

Um CCD com núcleos pequenos e núcleos performance?

Ou

CCD exclusivamente com núcleos pequenos e outro CCD exclusivamente com núcleos performance?


Se forem misturar vários tipos de núcleos no mesmo CCD, seria possível fisicamente fazê-lo de forma a intercalar os núcleos performance e eficiência de forma a melhorar a densidade térmica do CCD?
Parei para pensar nisso esses dias e achei que as duas soluções são boas mas tem pros e contras, porque: Primeiro se tiver um CCD apenas com núcleos de performance eles teriam latência menor do que se estivessem em CCD's separados, o ruim seria o calor gerado em uma área pequena.

Por outro lado com núcleos misturados de performance e econômicos em dois CCD's o calor seria melhor distribuído pelo DIE porém geraria maior latência entre os núcleos de performance ao rodar um game por exemplo.
 
Só uma curiosidade: Pq essa expectativa da AMD trocar um CCD com P core por um ccd com E core? Se fosse pra um mobile, até faria sentido, mas pra desktop?
 
Só uma curiosidade: Pq essa expectativa da AMD trocar um CCD com P core por um ccd com E core? Se fosse pra um mobile, até faria sentido, mas pra desktop?
Pelo que eu entendo não é trocar e sim acrescentar um CCD com E core.
 
Pelo que eu entendo não é trocar e sim acrescentar um CCD com E core.
então por exemplo 5900X que e 12/24
seria12/24 além dos econômicos ou esses econômicos ficaram no meio dos 12/24 ?
se for ha 2 opção tomara que tenha processadores sem isso se consumo fosse minha preocupação eu usaria tablet pra jogar
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo