[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Já não era pra estar rolando uma pré venda? Ainda faltam 15 dias tbm né
 
Uma pergunta leiga de quem fica boiando nessa parte mais técnica, não é viável criar processadores e slots maiores? ou isso provavelmente nunca vai acontecer? sei que tem o mesmo tamanho há muitos anos, e a logico da tecnologia sempre foi diminuir hardware de tamanho, mas se esta faltando espaço pra ter um upgrade maior sem comprometer a temperatura ou consumo... imagino que chegara o dia que não será possível fazer mais com o mesmo espaço, ou será obrigatório um nitrogênio liquido junto.
Além do que o @igormp disse, hoje os fabricantes utilizam uma maneira para evitar que seus chips derretam: O dark-silicon. Este método consiste em deixar que transistores vizinhos sejam desativados enquanto alguns funcionam para evitar acúmulo de temperatura. Basicamente um chip ao invés de ter 2 bilhões de transistores tem 3, mas esses três nunca funcionam todos ao mesmo tempo, apenas 2 bilhões por vez, os 1 bilhão ocioso entra em funcionamento quando algum vizinho chega em uma temperatura limite, trazendo a carga de trabalho para si, enquanto o silício quente "descansa".

1-s2.0-S0167739X16303090-gr1.jpg


Isso serve justamente para evitar hotspots e self-heating, mas como pode perceber gasta-se muito mais transistores apenas para evitar que o chip passe dos 100ºC, trabalhando de forma alternada, resultando em uma área maior. Existem outras maneiras de implementar este "silício escuro" mas esta que citei é a mais utilizada.
 
Acho que a AMD não vai aumentar a quantidade de cores por CCD tão cedo pq a forma atual funciona muito bem nos EPYCs e permitem eles escalarem pra cima e pra baixo de forma muito fácil. Até os EPYCs de HPC (que só tem 1 core por CCD ligado) iriam ficar bem mais caros se fizessem esse aumento.

Querendo ou não, os Ryzen são só rebarba dos EPYC atualmente, acho que o foco vai sempre ter a construção mais eficiente pra escala deles, e que dê pra ser reutilizado no mercado consumidor como um afterthought.

O Zen4C mesmo é algo puramente para DC e tem 0 utilidade no mercado consumidor, mas bora ver como vai ser no Zen
Vamos ver, primeiros leekers se baseando unicamente no design atual 16/32 esse processador dificilmente bateria um meteor lake , ficaria abaixo tanto em single e muito pior em mt, por isso acredito que AMD vai vir com alguma solução hibrida, mesclando núcleos zen4 de baixo consumo com zen5 de alta performasse, se for puramente um 16/32 no topo ai intel decola e não pega mais igual era antes .
 
Deixa eu catar uns gráficos aqui... achei: Se eu limitar o 7950X em 50W de PPT e dizer que isso equivale a 100% de desempenho, quanto eu ganho ao se aumentar o limite de energia?

qnpJ1zp.png
Nesses gráficos eu fiquei com dúvida o que significa esse 100%, seria o clock mínimo ou o máximo fabrica (com boost clock)?
 
lendo o papo ate agora não entendi essa de cores eficientes
não e so desativar metade reduzir o vcore e chamar de "eficiente"
hoje eu vejo a amd no conforto quem veria a toda poderosa intel dando retro compatibilidade entre as famílias dos processadores
isso so veio por causa do AM4 e vai se manter ja que AM5 sera igual
a intel/amd fica nessa dos 5/6GHZ em um núcleo ou pouca coisa a mais gastando horrores de energia
vcs acham que quando o X86 morrer no processador quanto de espaço sera liberado ou isso e apenas firmware ?
 

AMD Ryzen 9 7950X3D disponível para pré-venda por € 800 na França​


Um varejista francês se tornou o primeiro a receber encomendas dos próximos processadores Ryzen 7000X3D da AMD.

iCZGjrX.png


O próximo Ryzen 9 7950X3D de 16 núcleos já está disponível para pré-encomenda na Rue du Commerce, na França. O varejista pede € 800 pelo modelo principal, mas não há vestígios de CPUs de 12 e 8 núcleos à vista.

Vale a pena notar que o preço sugerido oficial é de $ 699, mas a AMD ainda não divulgou o preço europeu. No entanto, este pode realmente ser o preço sugerido para este modelo, já que o Ryzen 9 7950X foi lançado a € 849 na Europa, já que as taxas de câmbio USD/EUR estavam no auge. Dito isto, € 800 parece plausível.


yg85Tsb.png


De acordo com a lista de produtos, esta CPU estará disponível para entrega em 16 de março, o que pode sugerir que este varejista em particular não terá estoque no lançamento (28 de fevereiro). Como lembrete, apenas 7950X3D e 7900X3D estarão disponíveis este mês, com 7800X3D para ser lançado algumas semanas depois.

A série Ryzen 7000X3D completa deve apresentar três modelos: 7950X3D de 16 núcleos, 7900X3D de 12 núcleos e 7800X3D de 8 núcleos. Esses processadores são equipados com memória 3D V-Cache adicional que estende o cache L3 total de cada SKU. O 7950X3D, por exemplo, agora receberá 64 MB adicionais de cache, o que deve aumentar o desempenho dos jogos.


CDgZrNo.png


Fonte: Rue du Commerce
 
Cara modéstia parte, não fique esquentando a cabeça com muita regra de undervolt, nos AMD se tem o PBO.

Eu recomendo tu ativar o modo ECO via Ryzen Master ou diretamente na BIOS se preferir.

Vai perder 2k pontos no cinebench e o bicho vai trabalhar muito melhor.

Link para a receita de bolo.

Eu ativei o modo ECO com 65W de TDP/ 88W PPT
 
Mas aí não capa o desempenho? Ele vira quase um 7700X, não?

Não achei. Inclusive eu vi análises tanto do Linus Tech Tips e GamersNexus que recomendam essa opção.

Edit: O GamersNexus recomenda utilizar 105W. Vou fazer o teste aqui.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O botão ignorar deste fórum é uma benção.

De fato... cansei do sujeito também.
 
Última edição:
Nesses gráficos eu fiquei com dúvida o que significa esse 100%, seria o clock mínimo ou o máximo fabrica (com boost clock)?
Referencial. Ele reduziu o consumo do chip de 230W para 50W e atribuiu os resultados a partir deste consumo, logo 100%.
Assim, quando ele vai subindo o consumo vai comparando com o aumento de desempenho, ressaltando a perda de eficiência conforme se vai aumentando o consumo.


lendo o papo ate agora não entendi essa de cores eficientes
não e so desativar metade reduzir o vcore e chamar de "eficiente"
hoje eu vejo a amd no conforto quem veria a toda poderosa intel dando retro compatibilidade entre as famílias dos processadores
isso so veio por causa do AM4 e vai se manter ja que AM5 sera igual
a intel/amd fica nessa dos 5/6GHZ em um núcleo ou pouca coisa a mais gastando horrores de energia
vcs acham que quando o X86 morrer no processador quanto de espaço sera liberado ou isso e apenas firmware ?
Não é tão simples assim, não basta só reduzir o vCore e pronto, a diferença se dá a nível de silício, desde a distância dos transistores até a escolha da biblioteca das máscaras (alta densidade ou alta performance): Um processador feito para pegar muitos gigahertz tem muita fuga de tensão e isso faz com que ele gaste mais W/mm² quando em idle, ao contrário de um processador feito para ter um die pequeno que consegue consumir muito menos mas em compensação não consegue alcançar a frequência do outro.

Então para se ter um núcleo realmente eficiente ele tem que ser feito com esta finalidade desde o início, e é por isso que a Intel utiliza os sucessores do Atom como eficientes, e não núcleos Core menores, em idle cada Watt importa, e se esse núcleo não vai ter desempenho grande, para quê ocupar muito espaço? Por isso bibliotecas com otimização de área. Por fim, não entendi nada da sua última pergunta/linha xD
 
Referencial. Ele reduziu o consumo do chip de 230W para 50W e atribuiu os resultados a partir deste consumo, logo 100%.
Assim, quando ele vai subindo o consumo vai comparando com o aumento de desempenho, ressaltando a perda de eficiência conforme se vai aumentando o consumo.



Não é tão simples assim, não basta só reduzir o vCore e pronto, a diferença se dá a nível de silício, desde a distância dos transistores até a escolha da biblioteca das máscaras (alta densidade ou alta performance): Um processador feito para pegar muitos gigahertz tem muita fuga de tensão e isso faz com que ele gaste mais W/mm² quando em idle, ao contrário de um processador feito para ter um die pequeno que consegue consumir muito menos mas em compensação não consegue alcançar a frequência do outro.

Então para se ter um núcleo realmente eficiente ele tem que ser feito com esta finalidade desde o início, e é por isso que a Intel utiliza os sucessores do Atom como eficientes, e não núcleos Core menores, em idle cada Watt importa, e se esse núcleo não vai ter desempenho grande, para quê ocupar muito espaço? Por isso bibliotecas com otimização de área. Por fim, não entendi nada da sua última pergunta/linha xD
Eu entendi que era algo tipo suporte a software em 32bits, era isso?
 
Feito o teste com modo ECO 105W na BIOS e acredito ter achado o sweetspot do 7950X
 
Referencial. Ele reduziu o consumo do chip de 230W para 50W e atribuiu os resultados a partir deste consumo, logo 100%.
Assim, quando ele vai subindo o consumo vai comparando com o aumento de desempenho, ressaltando a perda de eficiência conforme se vai aumentando o consumo.



Não é tão simples assim, não basta só reduzir o vCore e pronto, a diferença se dá a nível de silício, desde a distância dos transistores até a escolha da biblioteca das máscaras (alta densidade ou alta performance): Um processador feito para pegar muitos gigahertz tem muita fuga de tensão e isso faz com que ele gaste mais W/mm² quando em idle, ao contrário de um processador feito para ter um die pequeno que consegue consumir muito menos mas em compensação não consegue alcançar a frequência do outro.

Então para se ter um núcleo realmente eficiente ele tem que ser feito com esta finalidade desde o início, e é por isso que a Intel utiliza os sucessores do Atom como eficientes, e não núcleos Core menores, em idle cada Watt importa, e se esse núcleo não vai ter desempenho grande, para quê ocupar muito espaço? Por isso bibliotecas com otimização de área. Por fim, não entendi nada da sua última pergunta/linha xD
e que o modo de 32bits X86 ta sendo abandonado
quando ele sair dos processadores dará espaço ou sera apenas alteração no firmware ?
 
e que o modo de 32bits X86 ta sendo abandonado
Ele nunca vai ser 100% abandonado, até hj as CPUs suportam o real mode (8 bits).

De toda forma, a única mudança que eu consigo pensar seria no decoder, ficaria um pouco menor mas não seria nada de relevante, maior parte de uma CPU é o cache e as unidades de execução.
 
Espero que o Preço de DDR5 diminua quando vier os Zen 5 ,DDR4 ta baratinho se for comprar nos Chinas então... mas DDR5 ta foda até mesmo nos Chinas.
Zen 4 não é um belo upgrade pra quem tem Zen 3.
 
Espero que o Preço de DDR5 diminua quando vier os Zen 5 ,DDR4 ta baratinho se for comprar nos Chinas então... mas DDR5 ta foda até mesmo nos Chinas.
Zen 4 não é um belo upgrade pra quem tem Zen 3.
Eu espero é que melhorem as IMC, tanto a intel quando AMD, tá ridículo altas capacidades DDR5 em plataformas de consumidor.

Isso e aparecerem pentes usando os novos módulos de 24Gb, pentes de 48GB (total de 192GB) iam ser um up legal já comparado ao que temos atualmente.
 
Eu espero é que melhorem as IMC, tanto a intel quando AMD, tá ridículo altas capacidades DDR5 em plataformas de consumidor.

Isso e aparecerem pentes usando os novos módulos de 24Gb, pentes de 48GB (total de 192GB) iam ser um up legal já comparado ao que temos atualmente.
IMC da AMD ta bem zzz, os ZEN 4 são bem merdas nesse quesito foco é melhor bem essa parte , Intel não sei tho IMC deles melhorou bem com RPL, vamos ver o que melhoram em MTL.
 
ZEN 4 são bem merdas nesse quesito foco
Os dos Epyc, com os mesmos dies Zen 4, consegue ter frequências BEM melhores com 6x mais canais, não consigo pensar o pq o dos Ryzen são tão cagados.
Intel não sei tho IMC deles melhorou bem com RPL,
Melhorou mas ainda é decepcionante, os sistemas mainstream DDR5 atuais são praticamente pra serem usados com apenas 2 pentes.
 
Os dos Epyc, com os mesmos dies Zen 4, consegue ter frequências BEM melhores com 6x mais canais, não consigo pensar o pq o dos Ryzen são tão cagados.

Melhorou mas ainda é decepcionante, os sistemas mainstream DDR5 atuais são praticamente pra serem usados com apenas 2 pentes.
A sim Ambos Intel e AMD tão bem merdas quando se usa 4 pentes, praticamente só JEDEC salva ou talvez nem isso.
 
A sim Ambos Intel e AMD tão bem merdas quando se usa 4 pentes, praticamente só JEDEC salva ou talvez nem isso.
Nem isso, AMD vc consegue estourando uns 4400~4600MHz, Intel nos ADL é 3600MHz, nos RPL dá pra beliscar os 5000MHz.
 
Nem isso, AMD vc consegue estourando uns 4400~4600MHz, Intel nos ADL é 3600MHz, nos RPL dá pra beliscar os 5000MHz.
Caralho situação ta critica então, bem provavel que só vai ficar bom no Final de Vida dos DDR5
 
o que me preocupa é a escalada de preços, nem tanto se a performance next-gen será de um bom ganho, mas o custo que as coisas estão chegando.
 

EK cria blocos de água de CPU AM5 de nível de estação de trabalho.

A EK, fabricante líder de equipamentos de refrigeração líquida, está anunciando a disponibilidade de duas soluções de refrigeração líquida de alto desempenho para a família de processadores AMD Ryzen com base no soquete AMD AM5. Esses blocos de água AM5 de soquete único estão disponíveis no formato padrão e compatível com 1U, projetados especificamente para racks de servidores.

CPU EK-Pro WB AM5 Ni + Inox
Sendo um bloco de água de nível de estação de trabalho dedicado para processadores AMD AM5, o bloco de água EK-Pro CPU WB AM5 Ni + Inox apresenta duas portas roscadas G1/4" padrão em sua parte superior. lembre-se, esta solução de resfriamento de nível empresarial destina-se a desktops, estações de trabalho e racks de servidores mais altos. O topo do bloco de água é usinado em CNC a partir de POM Acetal preto durável e o suporte de fixação é feito de aço inoxidável cortado a laser.


LHAYqsp.jpg



rAoONVo.jpg



7JLLYwf.jpg


EK-Pro CPU WB AM5 Rack Ni + Inox
O EK-Pro CPU WB AM5 Rack Ni + Inox é um bloco de água de nível de servidor dedicado com compatibilidade de rack 1U. Desenvolvido explicitamente para processadores de soquete AMD AM5, ele possui quatro portas G1/8" divididas em dois lados para facilitar o gerenciamento de tubos e compatibilidade máxima com racks de baixo perfil. Esta solução de resfriamento de nível empresarial foi projetada e construída com foco no desempenho , confiabilidade e facilidade de manutenção, sem comprometer. A parte superior é usinada em CNC a partir de POM Acetal preto durável, e o suporte de fixação é feito de aço inoxidável cortado a laser. Disponibilidade e preço Os blocos de água EK-Pro CPU WB

AM5
são feitos na Eslovênia, Europa, e estão disponíveis para pré-encomenda através da EK Webshop. Espera-se que esses produtos sejam enviados no final de fevereiro de 2023. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.


CtvYHUK.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo