• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Só hoje tive tempo de atualizar minha Gigabyte para a Bios F6b e aparentemente ganhei um upgrade de memória de brinde :limo:

Por algum motivo além do perfil padrão apareceu um perfil "XMP 4" @ 6000Mhz com mesmos timings pra carregar (minhas memórias são 5600).

1686138445240.png

1686138482184.png



1686136025353.png


1686136067883.png


Não sei se foi algum setup personalizado que tentei fazer há um tempo mas nem cheguei a testar e acho que não teria ficado salvo após atualizações/resets de Bios.

Vou deixar assim por uns dias pra ver a estabilidade.
 
Galera,
Rodei o OCCT em modo stress no meu R7 7700 e apresentou uns 160 erros no núcleo 4, devo me preocupar com isso?
 
Pessoal, vai aqui o relato de um problema que encontrei usando a BIOS mais recente da MSI pra X670E Carbon e o AGESA 1.0.0.7a da AMD:
Intermitentemente o slot PCI-E 4.0 16x para a placa de vídeo não vai funcionar corretamente e ficará em 1.1!!

Não sei se o problema é exclusivo com placas de vídeo 4090 ou com qualquer outra. Aqui eu uso uma 4090 e tava dando esse problema quando ligava ou reiniciava a máquina, sendo necessário varios boots até que fosse detectado ou funcionasse em 4.0 - quando funcionava apenas em 1.1 a 4090 apresentava mal funcionamento e era como se não fosse detectada e não rodava/renderizava nenhuma aplicação 3D.

Fiz o rollback da BIOS para a versão anterior sem o AGESA da AMD e está funcionando perfeitamente.
Portanto caso alguém aqui use placas X670E e tenha atualizado para uma BIOS com o AGESA 1.0.0.7a e encontre um problema semelhante basta fazer um rollback da BIOS.

Topico de suporte MSI
O vídeo abaixo reporta esse problema do PCI-E, foi postado recentemente (há 2 semanas). Quando vi o vídeo tentei reproduzir o problema, reiniciei o PC umas 10~15x mas nunca aconteceu do PCI-E subir com a frequência zoada, aqui aparentemente está normal com AGESA 1.0.0.7a. Achei então que era um problema isolado do cara do vídeo, então deixei pra lá e acabei nem trazendo aqui no tópico 🤔



O cara diz que o problema aparentemente está na frequência das memórias (+6000MT/s), se colocar no máximo em 5600MT/s o PCI-E fica normal 🤔

A Gigbayte soltou mas BIOS... voces estãoa atualizando e ligado o EXPO? @diefen ? Acho que a última é a F6b

Eu ainda não atualizei para F6b, estou na F6a ainda, vou atualizar nesse feriado 😄

Galera,
Rodei o OCCT em modo stress no meu R7 7700 e apresentou uns 160 erros no núcleo 4, devo me preocupar com isso?

Olha, amigo, não gosto do OCCT, da minha experiência com esse programa já vi ele reportar coisas bizarras. Lembro de ter rodado ele num 4750G anos atrás em stock e o programa acusou vários erros, só que em outros testes que fiz o processador passou liso. Desde então nunca mais usei o OCCT. Quanto ao processador, hoje está com um parente que usa a máquina todos os dias, rodando liso e feliz 😄
 
Última edição:
Acho bom atualizar a BIOS kkkkk... Embora o primeiro boot demore um pouco, acredito que não seja tempo suficiente pra acontecer alguma coisa prejudicial.
Atualizei depois de instalar tudo rsrsrs. Realmente demorou um pouco mas foi de boa.

Interessante é que o boot, depois de ativar o perfil EXPOII nas memórias tá demorando bastante.

Sem ativar são uns 3 segundos até aparecer a logo.
Depois de ativar são uns 20 segundos até chegar na tela da logo.
 
Interessante é que o boot, depois de ativar o perfil EXPOII nas memórias tá demorando bastante.

Sem ativar são uns 3 segundos até aparecer a logo.
Depois de ativar são uns 20 segundos até chegar na tela da logo.
Achei que isso já tinha sido superado mas experimenta alterar o Memory Training/Memory Context Restore (não lembro onde fica nas Asus) que deve melhorar isso.

Aqui na Giga só o boot seguinte à ativação do perfil XMP demora um pouco mais, já os seguintes são bem rápidos, sejam reboots ou cold boots.
 
Achei que isso já tinha sido superado mas experimenta alterar o Memory Training/Memory Context Restore (não lembro onde fica nas Asus) que deve melhorar isso.

Aqui na Giga só o boot seguinte à ativação do perfil XMP demora um pouco mais, já os seguintes são bem rápidos, sejam reboots ou cold boots.
Vou testar. Valeu!!!
 
Pessoal, ja to com a bios da gigabyte F6b e uso meu 7700X em modo eco, mas a RAM não ta com o XMP ativado.
Será que seria arriscado ativar o XMP? acho que ta 4400 e iria pra 5200
 
Pessoal, ja to com a bios da gigabyte F6b e uso meu 7700X em modo eco, mas a RAM não ta com o XMP ativado.
Será que seria arriscado ativar o XMP? acho que ta 4400 e iria pra 5200
Soca a porva, se quiser se garantir fixa o vSoC em 1.20v e já era.
 
vou mandar ver mesmo...só vou dar uma pesquisada de como travar essa voltagem p não fazer merda
Não vou conseguir reiniciar agora pra tirar um print mas achei na internet:

1686167085388.png


Só colocar 1.20v e pode ficar tranquilo, antes/depois dá uma conferida no HWinfo64 só pra ver se tá ok.

1686167162416.png
 
1.20 ou 1.25V. Vi gente no Reddit dizendo que ficou instável no 1.20V, a maioria estava no 1.25V. 1.30V também não é nada demais, mas o pessoal evita porque se tiver muita oscilação pra cima pode dar problema.
 
1.20 ou 1.25V. Vi gente no Reddit dizendo que ficou instável no 1.20V, a maioria estava no 1.25V. 1.30V também não é nada demais, mas o pessoal evita porque se tiver muita oscilação pra cima pode dar problema.
isso mesmo, mas acho que o risco era de que o VSOC subia até uns 1.70V ou até um pouco mais. Com over nas DDR5 fica instável até em 1.280v comigo, tive de subir um pouquinho mais e no BIOS já vi marcar 1.320V no auto, mesmo com firmware atualizado na última versão disponível hoje.
 
1.20 ou 1.25V. Vi gente no Reddit dizendo que ficou instável no 1.20V, a maioria estava no 1.25V. 1.30V também não é nada demais, mas o pessoal evita porque se tiver muita oscilação pra cima pode dar problema.
isso mesmo, mas acho que o risco era de que o VSOC subia até uns 1.70V ou até um pouco mais. Com over nas DDR5 fica instável até em 1.280v comigo, tive de subir um pouquinho mais e no BIOS já vi marcar 1.320V no auto, mesmo com firmware atualizado na última versão disponível hoje.
Acho que depende do processador, cheguei a descer até 1.125v e não tive instabilidade aparente, testes variados aqui.

No print ali em cima tá setado 1.2v, na prática fica ~0.05v acima.
 
O vídeo abaixo reporta esse problema do PCI-E, foi postado recentemente (há 2 semanas). Quando vi o vídeo tentei reproduzir o problema, reiniciei o PC umas 10~15x mas nunca aconteceu do PCI-E subir com a frequência zoada, aqui aparentemente está normal com AGESA 1.0.0.7a. Achei então que era um problema isolado do cara do vídeo, então deixei pra lá e acabei nem trazendo aqui no tópico 🤔



O cara diz que o problema aparentemente está na frequência das memórias (+6000MT/s), se colocar no máximo em 5600MT/s o PCI-E fica normal 🤔



Eu ainda não atualizei para F6b, estou na F6a ainda, vou atualizar nesse feriado 😄



Olha, amigo, não gosto do OCCT, da minha experiência com esse programa já vi ele reportar coisas bizarras. Lembro de ter rodado ele num 4750G anos atrás em stock e o programa acusou vários erros, só que em outros testes que fiz o processador passou liso. Desde então nunca mais usei o OCCT. Quanto ao processador, hoje está com um parente que usa a máquina todos os dias, rodando liso e feliz 😄


6000 MT/s é exatamente a frequencia das minhas memórias (6000 CL30) e resolvi o problema voltando pra BIOS que usava antes. Pelo visto a MSI está trabalhando na solução.
 
Só hoje tive tempo de atualizar minha Gigabyte para a Bios F6b e aparentemente ganhei um upgrade de memória de brinde :limo:

Por algum motivo além do perfil padrão apareceu um perfil "XMP 4" @ 6000Mhz com mesmos timings pra carregar (minhas memórias são 5600).

Ver anexo 135220
Ver anexo 135221


Ver anexo 135215

Ver anexo 135218

Não sei se foi algum setup personalizado que tentei fazer há um tempo mas nem cheguei a testar e acho que não teria ficado salvo após atualizações/resets de Bios.

Vou deixar assim por uns dias pra ver a estabilidade.
Caminho perigoso ir usando OC na RAM sem certificar estabilidade, vai corrompendo seu SO silenciosamente, não é pq não deu tela azul ou travamentos que significa que tá tudo bem, e um SO corrompido só formatando...
 
Acho que depende do processador, cheguei a descer até 1.125v e não tive instabilidade aparente, testes variados aqui.

No print ali em cima tá setado 1.2v, na prática fica ~0.05v acima.
e da refrigeração, aqui estou usando um Hyper T4 da CoolerMaster
6000 MT/s é exatamente a frequencia das minhas memórias (6000 CL30) e resolvi o problema voltando pra BIOS que usava antes. Pelo visto a MSI está trabalhando na solução.
MSI é outro universo, e essa MSI X670E Carbon deve ser uma delícia, estava querendo pegar esse modelo, mas passou o orçamento já no aperto total e vindo da China acabaria sendo taxada. Só do processador ser Box eles seguraram um dia, mas passou, enquanto que as memórias passaram batido
 
e da refrigeração, aqui estou usando um Hyper T4 da CoolerMaster

MSI é outro universo, e essa MSI X670E Carbon deve ser uma delícia, estava querendo pegar esse modelo, mas passou o orçamento já no aperto total e vindo da China acabaria sendo taxada. Só do processador ser Box eles seguraram um dia, mas passou, enquanto que as memórias passaram batido

Meu CPU comprei no Aliexpress também mas a placa mãe e memórias comprei na Amazon.com e trouxe dos EUA quando viajei de férias com a família no comecinho do ano.
A placa é monstra, só fica atrás da ACE e Godlike. Tem 18+2+1 fases de alimentação nos VRM, 4 slots M.2 e é muito bem construida.
 
Achei que isso já tinha sido superado mas experimenta alterar o Memory Training/Memory Context Restore (não lembro onde fica nas Asus) que deve melhorar isso.

Aqui na Giga só o boot seguinte à ativação do perfil XMP demora um pouco mais, já os seguintes são bem rápidos, sejam reboots ou cold boots.
Valeu modera. Resolveu aqui. Memory Context Restore.

Tá iniciando até mais rápido que antes desse bug.
 
Acho que depende do processador, cheguei a descer até 1.125v e não tive instabilidade aparente, testes variados aqui.

No print ali em cima tá setado 1.2v, na prática fica ~0.05v acima.
Asus está realmente exagerando nas tensões, mexi agora na tensão da controladora VDD/MC e do Vcore Soc para 1.180V e 1.265V respectivamente. Essa tensão da controladora chegava em 1.40V nas configurações disponíveis para XMP, fazendo o usuário acreditar que essa tensão era necessária. Até a tensão da memória baixei de 1.40V para 1.350V.

vamos ver se passa nos testes, e isso com timings 32-36-36-72/tRC108/tRFC943
 
Apareceu uma promoção boa na Newegg e comprei as peças pra ir pro AM5

AMD Ryzen 7 7700X = 347,99 - 70 (desconto combo) = 277,99 dólares
MSI MAG X670E TOMAHAWK WIFI = 309,99 - 100 (desconto combo) = 209,99 dólares
G.SKILL Trident Z5 Neo Series AMD EXPO 32GB (2 x 16GB) DDR5 6000 CL30 (F5-6000J3038F16GX2-TZ5N) = 124,99 dólares

Com o 7% de impostos da Florida ficou 655,87 o que achei um preço bem decente considerando o quão caro estava ir pra AM5. (também teve 1,1% de IOF e 0,99% de spread)
As peças vem final do mês com um parente.

Como em janeiro vou ter outra oportunidade de trazer algo dos EUA preferi esperar até lá pra ver se o 7800X3D vai estar mais barato. Se o preço cair um pouco talvez eu troque o 7700X por ele.
 
Apareceu uma promoção boa na Newegg e comprei as peças pra ir pro AM5

AMD Ryzen 7 7700X = 347,99 - 70 (desconto combo) = 277,99 dólares
MSI MAG X670E TOMAHAWK WIFI = 309,99 - 100 (desconto combo) = 209,99 dólares
G.SKILL Trident Z5 Neo Series AMD EXPO 32GB (2 x 16GB) DDR5 6000 CL30 (F5-6000J3038F16GX2-TZ5N) = 124,99 dólares

Com o 7% de impostos da Florida ficou 655,87 o que achei um preço bem decente considerando o quão caro estava ir pra AM5. (também teve 1,1% de IOF e 0,99% de spread)
As peças vem final do mês com um parente.

Como em janeiro vou ter outra oportunidade de trazer algo dos EUA preferi esperar até lá pra ver se o 7800X3D vai estar mais barato. Se o preço cair um pouco talvez eu troque o 7700X por ele.
Bons preços. Peguei agora no fim de abril o mesmo combo da Newegg, mas com 7800x3d e paguei 997 dólares já com impostos. O próprio 7800x3d já está aparecendo com uns descontos lá, hoje está com 10%.
 
postei no fórum da ASUS com fotos sobre o problema de tensões elevadas no VSOC e no VDDIO/MC (controladora), inclusive deu para baixar a tensão das memórias também. Essas tensões altas demais por padrão acabam por trazer instabilidade e forçando o VSOC, isso porque a controladora não pede 1.40V para funcionar e, aliás, esse valor é usado automaticamente quando configuramos o XMP. Então, a ASUS precisa lançar uma versão de BIOS corrigindo isso.
 
postei no fórum da ASUS com fotos sobre o problema de tensões elevadas no VSOC e no VDDIO/MC (controladora), inclusive deu para baixar a tensão das memórias também. Essas tensões altas demais por padrão acabam por trazer instabilidade e forçando o VSOC, isso porque a controladora não pede 1.40V para funcionar e, aliás, esse valor é usado automaticamente quando configuramos o XMP. Então, a ASUS precisa lançar uma versão de BIOS corrigindo isso.

Qual a sua placa mãe? Aqui, usando as últimas BIOS (AGESA 1.0.0.7a):

- Asus ProArt X670E + 7800X3D + GSkill 6000MT/s CL30 + EXPO ligado = VSOC 1.274v com o sistema em load
- Gigabyte B650M Aorus Pro AX + 7700X + Kingston 6000MT/s CL36 + EXPO ligado = VSOC 1.284v com o sistema em load, chegou a marcar 1.304v num milésimo de segundo

Ou seja, aqui a Asus tá até melhor que a Gigabyte na questão do VSOC 🤔 No caso da Gigabyte acredito que vale a orientação do neo666, de setar o VSOC manualmente entre 1.2v~1.25v.
 
Qual a sua placa mãe? Aqui, usando as últimas BIOS (AGESA 1.0.0.7a):

- Asus ProArt X670E + 7800X3D + GSkill 6000MT/s CL30 + EXPO ligado = VSOC 1.274v com o sistema em load
- Gigabyte B650M Aorus Pro AX + 7700X + Kingston 6000MT/s CL36 + EXPO ligado = VSOC 1.284v com o sistema em load, chegou a marcar 1.304v num milésimo de segundo

Ou seja, aqui a Asus tá até melhor que a Gigabyte na questão do VSOC 🤔 No caso da Gigabyte acredito que vale a orientação do neo666, de setar o VSOC manualmente entre 1.2v~1.25v.
ASUS ROG STRIX B650e-e, mas é o automático que está elevando as tensões onde o VSOC chega nos 1,320V e estou testando em 1,265V. A questão é que há perfis prontos para o usuário clicar e dar boot e nesses perfis as tensões sobem, por exemplo, a Controladora de Memória vai para 1.40V, não o VSOC, quando ela não precisa de mais do que 1.200V ou até um pouco menos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo