[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Valeria a pena o Ryzen 9 7900 pensando a longo prazo referente a jogos em 1080p, depois em 4K e para o Windows 12?

Não. Pode-se inclusive argumentar que o R5 7600 é o mais interessante se for só pra jogar.

Não. Pode-se inclusive argumentar que o R5 7600 é o mais interessante se for só pra jogar.

Pra mim, não vejo vantagem no 7600 ainda mais que o cooler box é fraco demais e teria que gastar mais de 600 reais em um, para isso iria de 7700 mas ambos esquentam demais. Sem falar que me nego a comprar water cooler (selado) depois que tive problema com um (Corsair) e não quiseram cobrir a garantia.

O 7900 não valeria a pena pelo preço? seria isso? Se alguém que tenha puder informar as temps.

Aí fica difícil, nada vale a pena :haha:

Estava analisando o desempenho do Ryzen 7 7700 (Cooler Box) vs Ryzen 9 7900 (Cooler Box) e para o meu uso que seria alguns programas e jogos, está na mesma faixa de desempenho. Mas, como o Ryzen 9 tem mais núcleos, acredito que faça diferença num possível Windows 12 que está para sair.

Mas, não achei nenhum review sobre as temperaturas em idle com este cooler da AMD. Só acho em strees ou em games. Digo isso porque pelo que vi o 7700 fica em torno de 60º em idle e uns 85º em jogos. Está dentro do limite, mas é algo assustador. Já o 7900 parece esquentar menos e pegar uns 2fps a menos em alguns jogos, o que pra mim não faz diferença. Mas em idle quanto fica?

Valeria a pena o Ryzen 9 7900 pensando a longo prazo referente a jogos em 1080p, depois em 4K e para o Windows 12? A diferença não é tão grande entre os dois e dependendo da temperatura em idle colocaria na balança de forma mais fácil. Eu realmente evitei ao máximo fazer uma pergunta óbvia para muitos deste tópico, procurei em todos os lugares e não consegui encontrar.
Tudo vai depender do que vc define por 'alguns programas', optei pelo 7900 por usar a máquina para trabalho na maior parte do tempo (VMs, render, transcode, etc.).

Não entendi muito bem a preocupação com temperaturas em idle mas tá na mão:

1684274583747.png

Como não tirei o Cooler Box da caixa não vou ter muita base de comparação pois já montei com meu Noctua.

Tudo vai depender do que vc define por 'alguns programas', optei pelo 7900 por usar a máquina para trabalho na maior parte do tempo (VMs, render, transcode, etc.).

Não entendi muito bem a preocupação com temperaturas em idle mas tá na mão:

Ver anexo 135142

Como não tirei o Cooler Box da caixa não vou ter muita base de comparação pois já montei com meu Noctua.

Eu vi esse review, mas não existiu teste em idle. É muito fácil ligar o PC e logo rodar um programa de estress e com certeza ficará com uma temperatura baixa mostrada. O certo seria deixar um tempo em idle até estabilizar. Dai sim saberíamos a temperatura média em idle e com o cooler box.

Quanto menor a temperatura melhor ué, quanto mais quente fica, deixa o gabinete e as outras peças mais quentes também. Tive um gabinete da Cooler Master com uma CPU que ficava em média 50º ~ 60º em idle e tudo pegava fogo, justamente porque 100% do tempo a temperatura mínima era de 50º. Uma coisa leva a outra, por isso quanto menor melhor.

E tu acha que valeu a pena esse processador para tarefas do dia a dia, jogos e alguns programas como edição de imagem, vídeo e áudio ?

Pra mim, não vejo vantagem no 7600 ainda mais que o cooler box é fraco demais e teria que gastar mais de 600 reais em um, para isso iria de 7700 mas ambos esquentam demais. Sem falar que me nego a comprar water cooler (selado) depois que tive problema com um (Corsair) e não quiseram cobrir a garantia.

O 7900 não valeria a pena pelo preço? seria isso? Se alguém que tenha puder informar as temps.

Os Ryzen 9 só compensam pra quem vai usar os núcleos extras pra trabalho. Em jogos, o 7600 e o 7700 entregam o mesmo desempenho.
Quanto ao cooler, tem várias opções mais baratas que R$600 que dão conta desses processadores.

As temperaturas em idle aqui são bem boas pra mim. 40~55 graus, com aquela oscilação que é típica desde os Zen 2.

Última edição:
Quanto menor a temperatura melhor ué, quanto mais quente fica, deixa o gabinete e as outras peças mais quentes também. Tive um gabinete da Cooler Master com uma CPU que ficava em média 50º ~ 60º em idle e tudo pegava fogo, justamente porque 100% do tempo a temperatura mínima era de 50º. Uma coisa leva a outra, por isso quanto menor melhor.
Creio que não vai afetar a temp do gabinete se está a 20c ou 70c em idle se a potência dissipada for a mesma e mesmo a CPU rodando a 100% nem gera tanto calor assim no caso do 7700/7900, o gabinete teria que ser um aquário com 0 airflow e deixar rodando um pouco pro calor acumular de fato, se a temp tá 50-60c em idle provavelmente é gabinete ruim e/ou cooler fraco + provavelmente temp ambiente alta e possivelmente coisa em background dando esses picos

Caso se incomode com os picos que os Ryzen dão é só alterar o perfil de energia do Windows pra 99% de uso máximo que desativa o clock boost e a temp fica lá em baixo sem pico nenhum, e muitas vezes nem se perde performance, em all-core vai perder, pra jogos precisa ter uma GPU extremamente forte e rodar em 1080p/1440p, mas vai depender do jogo etc, no meu 5800x rodo direto com ele a 99% no Windows e o clock fica lá pros 3750mhz, desempenho single/all-core fica parelho com o 3700x e temp/consumo jogando fica dos 45-50w/45c pra baixo, temp em idle fica 6c~ acima da temp ambiente mas uso um AG500 aqui, mas mesmo em outros heatsinks como o SE-224-XT ou Mugen 5 esse comportamento foi o mesmo no 5800x e 5600x, os 7000 não devem fugir tanto disso a ponto de dar uma mega discrepância

Os Ryzen 9 só compensam pra quem vai usar os núcleos extras pra trabalho. Em jogos, o 7600 e o 7700 entregam o mesmo desempenho.
Quanto ao cooler, tem várias opções mais baratas que R$600 que dão conta desses processadores.

Pelo que vi, em jogos em 1080p, 2K e 4K a diferença é de 5fps a 10fps em alguns jogos. Eu trocaria facilmente essa diferença por mais núcleos (pensando no sistema, programas e alongo prazo) e se for mais frio. Não adianta nada pegar 10fps até 20fps mais e esquentar 2 vezes mais e ter uma "vida" mais curta. Eu coloco tudo na balança, preço x benefício a curto, médio e longo prazo. Só estou pensando em trocar esse 6700K porque realmente já não aguenta mais nem o sistema, quanto mais os jogos.

Creio que não vai afetar a temp do gabinete se está a 20c ou 70c em idle se a potência dissipada for a mesma e mesmo a CPU rodando a 100% nem gera tanto calor assim no caso do 7700/7900, o gabinete teria que ser um aquário com 0 airflow e deixar rodando um pouco pro calor acumular de fato, se a temp tá 50-60c em idle provavelmente é gabinete ruim e/ou cooler fraco + provavelmente temp ambiente alta e possivelmente coisa em background dando esses picos

Caso se incomode com os picos que os Ryzen dão é só alterar o perfil de energia do Windows pra 99% de uso máximo que desativa o clock boost e a temp fica lá em baixo sem pico nenhum, e muitas vezes nem se perde performance, em all-core vai perder, pra jogos precisa ter uma GPU extremamente forte e rodar em 1080p/1440p, mas vai depender do jogo etc, no meu 5800x rodo direto com ele a 99% no Windows e o clock fica lá pros 3750mhz, desempenho single/all-core fica parelho com o 3700x e temp/consumo jogando fica dos 45-50w/45c pra baixo, temp em idle fica 6c~ acima da temp ambiente mas uso um AG500 aqui, mas mesmo em outros heatsinks como o SE-224-XT ou Mugen 5 esse comportamento foi o mesmo no 5800x e 5600x, os 7000 não devem fugir tanto disso a ponto de dar uma mega discrepância

Pois é, o problema é esse. Onde eu moro é mais quente que o Rio de Janeiro no verão. O bicho pega por aqui e tem que controlar bem as coisas. Outra coisa é que quando comprei o 6700K eu passei a "selar" o gabinete e nem uso os coolers da frente, apenas o de trás. Nos testes que fiz, não fazia diferença alguma, apenas 2 graus e para ter uma quantidade absurda de poeira não valia a pena deixar os coolers da frente ligados. Fica em 28º em idle e 70º em full load com um cooler da Cooler Master que instalei a 4 anos atrás. Com os fans ligados seria o mesmo resultado.

Dai entra esses cálculos com esses novos processadores. Pois, tentar comparar um kit de 8 anos atrás com os novos é uma tarefa um tanto quanto complicada. Isso explica a minha "neura" com temperatura, ainda mais em idle que é o mínimo que o processador terá em uso.

Eu vi esse review, mas não existiu teste em idle. É muito fácil ligar o PC e logo rodar um programa de estress e com certeza ficará com uma temperatura baixa mostrada. O certo seria deixar um tempo em idle até estabilizar. Dai sim saberíamos a temperatura média em idle e com o cooler box.
O print é meu, não é de nenhum review, abri o HWiNFO64 alguns instantes antes de enviar meu post anterior.

Agora está rodando há cerca de 40min, a máquina está ligada desde cedo, estou usando normalmente e não tenho como deixá-la totalmente parada para chegar às mínimas mas segue:

1684276968545.png

Acho pouco provável que com o cooler box fique muito diferente disso e em seu lugar eu me preocuparia mais com a eficiência deles sob pressão/com carga em ambientes com temperatura mais elevada e/ou gabinetes não muito bem ventilados, fora disso o consumo é bem baixo.

Bem, nem com um i9-9900kf eu via temperaturas altas com basicamente o mesmo tipo de uso, e sabemos que ele é conhecidamente bem beberrão/esquentado.

E tu acha que valeu a pena esse processador para tarefas do dia a dia, jogos e alguns programas como edição de imagem, vídeo e áudio ?
O ganho é subjetivo mas a grosso modo creio que dobrei a capacidade de processamento que tinha com o processador mencionado acima, estou bem satisfeito.

Se grana for problema de repente vale a pena mirar no 7700 (que já é muito bom) e usar a diferença para pegar um cooler melhor, mas eu só faria isso após testar o cooler box in loco.

7600 ou 7700 mesmo. Até o 7700 eu diria que é desperdício pra vc.

Se o 7700 ficasse em uns 40º em idle eu pegaria sem pensar. Não sei se o undervolting está bem efetivo pra ele, se sim, seria interessante este mesmo.

O print é meu, não é de nenhum review, abri o HWiNFO64 alguns instantes antes de enviar meu post anterior.

Agora está rodando há cerca de 40min, a máquina está ligada desde cedo, estou usando normalmente e não tenho como deixá-la totalmente parada para chegar às mínimas mas segue:

Ver anexo 135146

Acho pouco provável que com o cooler box fique muito diferente disso e em seu lugar eu me preocuparia mais com a eficiência deles sob pressão/com carga em ambientes com temperatura mais elevada e/ou gabinetes não muito bem ventilados, fora disso o consumo é bem baixo.

Bem, nem com um i9-9900kf eu via temperaturas altas com basicamente o mesmo tipo de uso, e sabemos que ele é conhecidamente bem beberrão/esquentado.

O ganho é subjetivo mas a grosso modo creio que dobrei a capacidade de processamento que tinha com o processador mencionado acima, estou bem satisfeito.

Se grana for problema de repente vale a pena mirar no 7700 (que já é muito bom) e usar a diferença para pegar um cooler melhor, mas eu só faria isso após testar o cooler box in loco.

Nossa, está muito parecido com um review que vi de um gringo. Ele usou este mesmo cooler se não me engano. Por isso achei que era dele :haha:

Pelo que vi, no 7700 com o cooler box não fica muito bom, pois ele esquenta bastante. Mas no 7900 não fica muito longe de um Noctua por exemplo. Lembrando que é em cima dos reviews que vi. Por isso comecei a pensar na possibilidade de pegar o 7900. Pelos núcleos a mais, ter maior longevidade e ser mais frio. Só gasta um pouco mais de energia. Mas nada muito distante do 7700. Já os da Intel que bate de frente, além de gastar mais energia, esquentam mais também.

Pelo que vi, em jogos em 1080p, 2K e 4K a diferença é de 5fps a 10fps em alguns jogos. Eu trocaria facilmente essa diferença por mais núcleos (pensando no sistema, programas e alongo prazo) e se for mais frio. Não adianta nada pegar 10fps até 20fps mais e esquentar 2 vezes mais e ter uma "vida" mais curta. Eu coloco tudo na balança, preço x benefício a curto, médio e longo prazo. Só estou pensando em trocar esse 6700K porque realmente já não aguenta mais nem o sistema, quanto mais os jogos.

Bem, a expectativa de vida de um processador é de mais de 20 anos, então eu não me preocuparia tanto com isso. Usaria um 7600 com um Gammaxx 400 de 120 reais sem problema algum.
Minha recomendação permanece a mesma pro seu caso de uso.

Bem, a expectativa de vida de um processador é de mais de 20 anos, então eu não me preocuparia tanto com isso. Usaria um 7600 com um Gammaxx 400 de 120 reais sem problema algum.
Minha recomendação permanece a mesma pro seu caso de uso.

Mas não digo tempo de vida de funcionamento e sim de uso. Se eu comprar um 5700X hoje, com certeza ele ficará ultrapassado muito antes do que um 7700 por exemplo. É disso que me refiro. A longevidade de uso. Este meu tem 8 anos e está pedindo água até para programas comuns.

Irei pensar sobre esses, 7600 - 7700 - 7900. Colocar na balança (preço x benefício) e ver o que faço. Já que "parece" que com as atualizações de BIOS está mais safe arriscar nessa plataforma, acredito eu.

Pois é, o problema é esse. Onde eu moro é mais quente que o Rio de Janeiro no verão. O bicho pega por aqui e tem que controlar bem as coisas. Outra coisa é que quando comprei o 6700K eu passei a "selar" o gabinete e nem uso os coolers da frente, apenas o de trás. Nos testes que fiz, não fazia diferença alguma, apenas 2 graus e para ter uma quantidade absurda de poeira não valia a pena deixar os coolers da frente ligados. Fica em 28º em idle e 70º em full load com um cooler da Cooler Master que instalei a 4 anos atrás. Com os fans ligados seria o mesmo resultado.

Dai entra esses cálculos com esses novos processadores. Pois, tentar comparar um kit de 8 anos atrás com os novos é uma tarefa um tanto quanto complicada. Isso explica a minha "neura" com temperatura, ainda mais em idle que é o mínimo que o processador terá em uso.
Aí só sabendo qual o gabinete e hardware exato pra ter ideia mas pode ter certeza que em muitos setups não ter nenhum fan ou apenas um vai dar >15c de diferença embora no seu resultado aí tenha dado só 2c, se a frente é muito fechada os intake provavelmente são mais irrelevantes já que não vai ter força pra puxar ar frio mesmo, e se o hardware gera pouco calor só o fan traseiro pode dar conta já, mas se apertar uma GPU de >300w e CPU de >100w provavelmente 1 fan não vai dar conta e por aí vai, depende muito de cada caso, eu pessoalmente sou do tipo menos é mais pra fans, apenas o essencial pra performance (que só testando pra saber) e boa, e de preferência um gabinete mesh decente, já vi uns 4 aqui no fórum que trocaram de gabinete fechadão pros Lancool e tiveram reduções de 10-20c em CPU e GPU

Sobre as temps idle não me preocuparia porque a CPU em si não vai chegar a esquentar o gabinete assim como um M2 em load puxando 7w~ pode bater lá uns 80c mas nem por isso contribui assim pra esquentar o gabinete ou uma GPU próxima, no pior dos casos é pegar um AC de 120~ conto e se se incomodar muito mesmo com a temperatura limitar no Windows quando estiver em baixo uso (e como dito, as vezes ainda sobra performance) que deve resolver, é coisa de 2 segundos pra trocar de perfil

Pelo que vi, no 7700 com o cooler box não fica muito bom, pois ele esquenta bastante. Mas no 7900 não fica muito longe de um Noctua por exemplo. Lembrando que é em cima dos reviews que vi. Por isso comecei a pensar na possibilidade de pegar o 7900. Pelos núcleos a mais, ter maior longevidade e ser mais frio. Só gasta um pouco mais de energia. Mas nada muito distante do 7700. Já os da Intel que bate de frente, além de gastar mais energia, esquentam mais também.
De fato, puxando pela memória acho que algum colega já se queixou de temperatura no 7700 aqui no tópico mas não tenho certeza se era um 'não-x' mesmo (e em stock), e há lógica uma vez que o 7700 tem somente 1 CCD de 8 núcleos enquanto o 7900 tem 6 núcleos em cada CCD, teoricamente 'distribuindo' melhor o calor no IHS, creio eu...

Teria que aguardar alguém com este cenário (7700/7900 + cooler box) deixar suas impressões mas não acho que seja motivo para muita preocupação imediata, a depender do seu setup atual/anterior o consumo certamente será menor e por consequência o calor produzido dentro do gabinete também, em último caso um air/water cooler mediano já vai resolver.

Se o 7700 ficasse em uns 40º em idle eu pegaria sem pensar. Não sei se o undervolting está bem efetivo pra ele, se sim, seria interessante este mesmo.
De acordo com review do adrenaline, fica até menos:

Aqui não teve teste em idle, mas com o stock parece ficar com temperaturas aceitáveis ainda:

Acho que vc tá com noia demais com essa questão de temperatura.

A gigabyte tirou do site deles a BIOS F5e com AGESA 1.0.0.6 :fire: :scare::pepe:

"o Igor’s Lab concluiu que, embora a Gigabyte limitasse o limite de voltagem dos chips Ryzen 7000X3D SoC na nova versão do BIOS, ela ainda ignorou a decisão proposta pela AMD de reduzir o valor para um valor seguro de 1,3 V."

BEHOLD THE BIG.LITTLE!

"Encontrei-me com o CTO da AMD Mark Papermaster na ITF World, [...], para uma entrevista para discutir alguns dos planos da AMD para o futuro. Os destaques da entrevista incluem a nova revelação da Papermaster de que a AMD trará arquiteturas híbridas para sua linha de processadores voltados ao consumidor comum no futuro, uma novidade. Esses tipos de designs usam núcleos maiores projetados para desempenho combinado com núcleos de eficiência menores, muito parecidos com os chips concorrentes de 13ª geração da Intel. Papermaster também falou sobre o uso atual de IA pela AMD em suas fases de design, teste e verificação de semicondutores, e sobre os desafios associados aos planos da empresa de usar IA generativa mais extensivamente para design de chips no futuro."

"> Paul Alcorn: Então, provavelmente é seguro dizer que uma arquitetura híbrida chegará aos clientes [PCs de consumo]?
> Mark Papermaster: Com certeza. Já está lá hoje, e você verá mais chegando [em breve]. [...] Mas o que você também verá são mais variações dos próprios núcleos, você verá núcleos de alto desempenho misturados com núcleos de baixo consumo de energia misturados com aceleração. Então, para onde, Paul, estamos nos movendo agora não são apenas variações na densidade do núcleo, mas variações no tipo de núcleo e como você configura os núcleos. Não é apenas como você otimizou o desempenho ou a eficiência energética, mas o cache empilhado para aplicativos que podem tirar proveito disso e os aceleradores que você coloca em torno dele."

A gigabyte tirou do site deles a BIOS F5e com AGESA 1.0.0.6 :fire: :scare::pepe:
Da minha ainda tá lá (F5d).

"o Igor’s Lab concluiu que, embora a Gigabyte limitasse o limite de voltagem dos chips Ryzen 7000X3D SoC na nova versão do BIOS, ela ainda ignorou a decisão proposta pela AMD de reduzir o valor para um valor seguro de 1,3 V."
Creio que seja relacionado -> https://forum.adrenaline.com.br/thr...ocket-am5-zen-4-e-alem.695531/post-1076609430

GIgabyte tirou algumas BIOS do ar, mas colocou várias versões novas non-beta no lugar, só consultar aqui 👉 AM5 AGESA/UEFI/BIOS Table - Ryzen SMU Table (AM5/AM4)

Único porém é que continuam na AGESA 1.0.0.6 ao invés da nova 1.0.0.7a

E lá vamos nós.....

GIgabyte tirou algumas BIOS do ar, mas colocou várias versões novas non-beta no lugar, só consultar aqui 👉 AM5 AGESA/UEFI/BIOS Table - Ryzen SMU Table (AM5/AM4)

Único porém é que continuam na AGESA 1.0.0.6 ao invés da nova 1.0.0.7a
Acabei de atualizar aqui (F5), aparentemente tudo igual.

Como reiniciei várias vezes pra tirar os prints abaixo tive a impressão do boot ter ficado um pouco mais lento mas no cronômetro continua levando os mesmos ~20s até chegar ao login do Windows.

E lá vamos nós.....

Pois então, tirei algumas medidas para registro.

Deixando em Auto, Normal ou Fixando em 1.20v (XMP ON):

1684373678853.png

Fixando em 1.15v (XMP ON):

1684374554326.png

Deixando em Auto ou Normal (XMP OFF):

1684374998168.png

Setando 1.2v (XMP OFF)

1684375438793.png

Setando 1.15v (XMP OFF)

1684375872757.png

Por ora coloquei 1.125v @ XMP ON pra ver como fica e acho que há margem para descer um pouco mais, outra hora faço mais testes.

1684376391575.png

Galera, não entendo muito disso, mas alguém pode me explicar se esses problemas estão somente em software/firmware ou em hardware também? E se caso for em firmware e arrumarem isso, acaba o problema?

Galera, não entendo muito disso, mas alguém pode me explicar se esses problemas estão somente em software/firmware ou em hardware também? E se caso for em firmware e arrumarem isso, acaba o problema?

É um problema na BIOS que pode gerar uma degradação permanente na CPU (hardware).

De acordo com o GamerNexus a qualidade do silício (loteria) e as configurações da BIOS (EXPO, tensões, etc) pode influenciar na velocidade e probabilidade da degradação começar a acontecer.

Parece que a Gigabyte atualizou a pagina de BIOS! Acho que não é beta a versão nova que está lá...

Users who are viewing this thread

Voltar