Essa treta da ASUS nunca veremos na home do Adrenaline kkkk
Não to passando pano pra Asus não. Estão errados tanto com o "software" bosta que colocaram como BIOS, assim como a política deles pra lidar com o fiasco.
Mas eu tenho a impressão que a maioria dos usuários que usam placas mãe caríssimas não utilizam configurações automáticas.
Quem gasta 4k+ numa placa mãe, provavelmente é entusiasta que quer arrancar cada gota de performance, o cara provavelmente vai configurar todos timings de memória na mão, quem dirá tensões....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O motivo dessa bronca toda tem nome.
Shamino.
Ele é um overclocker experiente e conhecido na comunidade que escrevia as BIOS da Asus para AMD, ele até postava a BIOS "
beta" no fórum Overclock.net para a galera mais entusiasta testar e experimentar as features antes mesmo da bios beta entrar no site.
Até onde sei, em algum momento em 2021 o Shamino parou de trabalhar pra Asus, pelo fiasco das BIOS AM5 posso dizer que a Asus não tem ninguém competente que saiba escrever BIOS que tomem controle adequado de controladores de VRM digitais.
Agora adicionando mais lenha nessa fogueira.
Sabiam que a MSI é a única marca que dá 03 (três) anos de garantia para placas mãe no Brasil?
Além de que a garantia deles é sem frescura de consertar ou devolver similar?
Simplesnente te devolvem o valor da nota e pronto.
Adicionando mais coisas na fogueira, vocês sabiam que a Asus já varreu outros problemas pra baixo do tapete?
Procurem no Google "I225 Ethernet drop Asus motherboard".
Agora pra falar que não é só a Asus que faz isso.
Procurem no Google "Gigabyte X570 sleep freeze"
Vou falar pra vocês, essas empresas como a Asus estão ACOSTUMADAS a esconder problemas em seus produtos e mandar um f***-se para quem comprou.
A Asus apenas deu azar que dessa vez o assunto teve uma repercussão nunca vista.
Boa pergunta!Essa treta da ASUS nunca veremos na home do Adrenaline kkkk
Foi uma afirmação e não pergunta! AHAHAHAHAHBoa pergunta!
Sei de nada!Foi uma afirmação e não pergunta! AHAHAHAHAH
Depois de fazer a troca do 7700X pelo 7800X3D pensei em montar um segundo setup AM5 para colocar o 7700X que ficou órfão. A ideia foi aproveitar um Pichau HX100 que estava encostado aqui e montar algo mais compacto. No caso da placa-mãe optei pela B650M AORUS PRO AX - se a pessoa não tiver medo de comprar no Ali provavelmente essa é uma das melhores (senão a melhor) mATX que é possível comprar na faixa dos 1100 reais.
No Brasil essa placa é vendida na faixa dos 3000 reais, então obviamente peguei a minha no Ali e economizei quase 2000 reais. Chegou sem taxas, exatamente em 10 dias corridos.
![]()
![]()
A placa-mãe é muito robusta e pesada, fiquei surpreso com o peso quando peguei a caixa nas mãos.
Aproveitando, fica um alerta aos donos de Gigabyte, as últimas BIOS que teoricamente limitam o VSOC em 1.3v não estão cumprindo o que prometem.
Gigabyte AM5 Motherboards Also Pull More Than 1.3V On The SoC Even With New BIOS
ASUS is NOT the ONLY ONE: Gigabyte – EXPO and SoC Voltages Before & After the BIOS Update
Por aqui sigo sem ligar o EXPO até a AMD lançar a versão da AGESA que corrige em definitivo o VSOC e o PROCHOT.
É, a "água bateu na bunda" da Asus e ela começou a "criar vergonha na cara"! Já é um começo...
Boa! KkkkkkkkkkkJá a AMD não estava brincando quando chegou dizendo ter o "Melhor processador pra jogos". Lançamento todo cagado sendo corrigido aos poucos. Extremamente alinhada com os jogos atuais![]()
Depois de fazer a troca do 7700X pelo 7800X3D pensei em montar um segundo setup AM5 para colocar o 7700X que ficou órfão. A ideia foi aproveitar um Pichau HX100 que estava encostado aqui e montar algo mais compacto. No caso da placa-mãe optei pela B650M AORUS PRO AX - se a pessoa não tiver medo de comprar no Ali provavelmente essa é uma das melhores (senão a melhor) mATX que é possível comprar na faixa dos 1100 reais.
No Brasil essa placa é vendida na faixa dos 3000 reais, então obviamente peguei a minha no Ali e economizei quase 2000 reais. Chegou sem taxas, exatamente em 10 dias corridos.
![]()
![]()
A placa-mãe é muito robusta e pesada, fiquei surpreso com o peso quando peguei a caixa nas mãos.
Aproveitando, fica um alerta aos donos de Gigabyte, as últimas BIOS que teoricamente limitam o VSOC em 1.3v não estão cumprindo o que prometem.
Gigabyte AM5 Motherboards Also Pull More Than 1.3V On The SoC Even With New BIOS
ASUS is NOT the ONLY ONE: Gigabyte – EXPO and SoC Voltages Before & After the BIOS Update
Por aqui sigo sem ligar o EXPO até a AMD lançar a versão da AGESA que corrige em definitivo o VSOC e o PROCHOT.
Essa placa é top mesmo! Estou com o EXPO ligado aqui faz uns 10 dias e até agora nenhum problema. A BIOS eh a mais atual que tem no site.
Já a AMD não estava brincando quando chegou dizendo ter o "Melhor processador pra jogos". Lançamento todo cagado sendo corrigido aos poucos. Extremamente alinhada com os jogos atuais![]()
Só uma observação sobre esse apurado ai meu caro: A forma de leitura de tensão feita pelo hwbuster na placa GigaByte é errônea, ele leu pela área de debug pré-VRM, e não pós-VRM como o GamerNexus faz. Isso significa que há uma queda de tensão posterior ao lido por ele, queda esta que ele não consegue medir desta maneira, logo errado está a metodologia dele.
Inclusive o próprio hwbuster se "retratou" no seu site falando sobre isso, ao ser corrigido pelo Buildzoid: "[...] como existe um loop de feedback que não é afetado pela resistência da linha principal, [...] você não pode saber de onde os sensores da placa-mãe fazem suas leituras ou se os pontos de tensão da placa-mãe estão conectados a ele. O melhor seria conseguir as leituras diretamente no soquete, é claro, mas não quero fazer isso por vários motivos".
No caso está mais para um alarde não verificado essa assunção dele de que a Gigabyte oferece mais tensão que a recomendada pela AMD, do que um fato provado e analisado. Poderíamos dizer que está mais para "click buster" do que "hardware buster" essa "descoberta" xD
Agora falta lançar uma bios decente.É, a "água bateu na bunda" da Asus e ela começou a "criar vergonha na cara"! Já é um começo...
Que show a Mobo! Parabéns!
Como estou com o EXPO sempre ligado aqui na ASUS, estou sempre monitorando. Por enquanto não vi passar de 1.24V no VSOC... Claro que espero que o HW64 esteja indicando corretamente... Kkkkkk
Bela plaquinha mesmo, fiquei impressionado positivamente com a construção dela, tenho a versão maiorzinha aqui:Depois de fazer a troca do 7700X pelo 7800X3D pensei em montar um segundo setup AM5 para colocar o 7700X que ficou órfão. A ideia foi aproveitar um Pichau HX100 que estava encostado aqui e montar algo mais compacto. No caso da placa-mãe optei pela B650M AORUS PRO AX - se a pessoa não tiver medo de comprar no Ali provavelmente essa é uma das melhores (senão a melhor) mATX que é possível comprar na faixa dos 1100 reais.
A placa-mãe é muito robusta e pesada, fiquei surpreso com o peso quando peguei a caixa nas mãos.![]()
![]()
Na dúvida coloquei 1.15v na BIOS e segundo o HWiNFO64 resultou em 1.20v em dois sensores diferentes relacionados ao SoC.Só uma observação sobre esse apurado ai meu caro: A forma de leitura de tensão feita pelo hwbuster na placa GigaByte é errônea, ele leu pela área de debug pré-VRM, e não pós-VRM como o GamerNexus faz. Isso significa que há uma queda de tensão posterior ao lido por ele, queda esta que ele não consegue medir desta maneira, logo errado está a metodologia dele.
Inclusive o próprio hwbuster se "retratou" no seu site falando sobre isso, ao ser corrigido pelo Buildzoid: "[...] como existe um loop de feedback que não é afetado pela resistência da linha principal, [...] você não pode saber de onde os sensores da placa-mãe fazem suas leituras ou se os pontos de tensão da placa-mãe estão conectados a ele. O melhor seria conseguir as leituras diretamente no soquete, é claro, mas não quero fazer isso por vários motivos".
No caso está mais para um alarde não verificado essa assunção dele de que a Gigabyte oferece mais tensão que a recomendada pela AMD, do que um fato provado e analisado. Poderíamos dizer que está mais para "click buster" do que "hardware buster" essa "descoberta" xD
Agora falta lançar uma bios decente.
Bela plaquinha mesmo, fiquei impressionado positivamente com a construção dela, tenho a versão maiorzinha aqui:
Fora tamanho não muda muita coisa (Mais fases e um VRM mais parrudinho, mais conectores para fans, sensores de temperatura e ruído, mais um slot M.2, etc.), de resto são bem parecidas.![]()
Não sei quanto tá agora mas paguei 1.9k na Tera em uma promo e no dia seguinte já estava na mão, 3K não rola não.
Na dúvida coloquei 1.15v na BIOS e segundo o HWiNFO64 resultou em 1.20v em dois sensores diferentes relacionados ao SoC.
Ver anexo 135137
Asus lançou uma bios nova, não beta, essa noite.Agora falta lançar uma bios decente.
"Foi mal, tava doidão".4. EXPO/XMP prompt notice removed.
Asus lançou uma bios nova, não beta, essa noite.
Version 1415
9.46 MB 2023/05/16
"1. Update AGESA version to Combo AM5 PI 1.0.0.7.a
2. Support 48/24GB high-density DDR5 memory module.
3. Memory QVL amended to account for AMD 1.3V SoC voltage limit.
4. EXPO/XMP prompt notice removed.
Vou testar ela já já.
Opa, valeu, eu vou testar a nova BIOS e te falo.Snap, se mesmo depois de algumas BIOS os problemas que você relatou não resolveram, eu acho que - espero estar errado - dificilmente vai aparecer uma BIOS milagrosa que vai resolver tudo. Se quiser fazer testes, te empresto o meu 7700X pra você espetar aí - o meu 7700X usei por meses, ele faz CO -30 garantido. Se quiser que eu teste a sua CPU me envia ela que testo aqui na Gigabyte que peguei, como o sistema ainda não tá montado, pra mim fica fácil testar na bancada (depois de montado tenho preguiça de desmontar) Pelo menos assim você tira a prova real e comprova se o problema é na CPU ou na placa-mãe. Qualquer coisa me envia MP pra gente combinar.
Essa placa que você pegou na minha opinião é a mais bonita do lineup AM5 da Gigabyte, os caras realmente mandaram bem na estética![]()
Oficial? Pra strix 670e-e nao ta no site ainda.Asus lançou uma bios nova, não beta, essa noite.
Version 1415
9.46 MB 2023/05/16
"1. Update AGESA version to Combo AM5 PI 1.0.0.7.a
2. Support 48/24GB high-density DDR5 memory module.
3. Memory QVL amended to account for AMD 1.3V SoC voltage limit.
4. EXPO/XMP prompt notice removed.
Vou testar ela já já.
Não.Valeria a pena o Ryzen 9 7900 pensando a longo prazo referente a jogos em 1080p, depois em 4K e para o Windows 12?