[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Ainda acredito no que disse antes: Asus tá passando mal e fritando os neuronios pra fazer os ajustes, pq deve ter algum detalhe que deixou esse fix mais complexo que nas outras. Não é como se uma empresa (desse porte, como todas as outras concorrentes) chegasse nos devs e engenheiros e falasse "ô irmão, quando tu tiver uma folga na tua demanda, dá uma arrumada naquelas bios que estão fritando as cpus e a reputação da empresa. Quebra essa?"

AMD desesperada ?

AMD Ryzen 7 7700X CPU drops to $295

Tá cortando preço de tudo seguidamente, de CPU a placa de vídeo sem parar.
Não é ruim, muito contrário para o consumidor, porém só não lembro disso acontecer num histórico recente.

Crise na linha 7000 frente aos chips queimados e fabricantes de placa-mãe com problemas ?

AMD desesperada ?

AMD Ryzen 7 7700X CPU drops to $295

Tá cortando preço de tudo seguidamente, de CPU a placa de vídeo sem parar.
Não é ruim, muito contrário para o consumidor, porém só não lembro disso acontecer num histórico recente.

Crise na linha 7000 frente aos chips queimados e fabricantes de placa-mãe com problemas ?
tanto q parece q tao segurando lançamento de gpu pra n baixar ainda mais os preços das 6000s encalhadas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu aplaudo a investigação minuciosa que o GN tem feito, mas só não entendo porque o GN só está metendo o pau na Asus, sendo que o problema afeta todas as fabricantes e é a AMD quem desenvolve o componente de baixo nível (AGESA) da BIOS. É por causa daquele aviso absurdo de que atualizar para uma versão de BIOS beta anula a garantia?
sim, vc mesmo se respondeu

O problema de verdade não é o problema em si, pq QA perfeito não existe. O problema é a forma como a ASUS está lidando com ele. Disponibilizar BIOS beta pra resolver, que anula a garantia se vc usar, é ridículo.

Pensa bem. Vc quer salvar sua placa mãe, mas se vc tentar remediar o problema vc anula sua garantia. Isso não é coisa de empresa que respeita seus clientes.

O problema de verdade não é o problema em si, pq QA perfeito não existe. O problema é a forma como a ASUS está lidando com ele. Disponibilizar BIOS beta pra resolver, que anula a garantia se vc usar, é ridículo.

Pensa bem. Vc quer salvar sua placa mãe, mas se vc tentar remediar o problema vc anula sua garantia. Isso não é coisa de empresa que respeita seus clientes.
tá bizarro isso aí...
sinceramente, to vendo qual outro fabricante vou pensar numa próxima compra.
fora que Asus não é barato, se acham a Apple dos componentes.

Pô, só eu vejo que essas BIOS não são pro usuário comum? Eu enxergo ela pro pessoal que cria conteúdo testar (ou pra usuário mais corajo$o) que se uma placa mãe morrer, foi em nome da ciência.

Eu, como usuário comum, NUNCA instalaria uma bios beta, ainda mais nessas condições. E concordo 100% contigo, não sei de quem é a ideia de lidar com essa situação da forma que estão lidando, e só tento imaginar quais eram as outras opções e seus resultados, e que assumo que seriam piores lol

O usuário comum que não tenta a BIOS beta arrisca a perder a CPU e a Mobo. Então se ficar o bicho come se correr o bicho pega.

A alternativa bem real que a ASUS tem é disponibilizar a BIOS beta, e quem usar continua de boa com a garantia ok. Isso é o que eu esperaria de uma empresa que se importa com reputação.

É um monstro no RPCS3 também, só achei que o AVX-512 deveria ajudar mais, pois o ddsempenho é similar ao do 13900K. Mas acho que o suporte a esse conjunto de instruções é bem capenga.

emulation-ps3.png

Agora no Ryunjix é covardia, só dá Ryzen 7000:

emulation-switch.png
O motivo disso é que o Ryunjix utiliza o AVX512 nos cálculos, máscaras e registradores, principalmente no recompilador dinâmico ARM -> x86, enquanto que o RPCS3 utiliza apenas no mascaramento e registradores (e umas sete instruções próprias). Logo o ganho do emulador de Switch vai ser muito maior que o visto no de PS3, e outros emuladores que lidem com arquitetura ARM também poderão ver altos ganhos caso adicionem o AVX512 (Citra e Vita3k, por exemplo). O PCSX2 poderia entrar nessa onda, mas teria ganhos semelhantes ao RCPS3 ao invés do Ryunjix.

Última edição:

Eu tava vindo postar isso.
Só consegui ver hoje.

Eu to acompanhando o post ativo no forum da Asus.
Todo mundo com problema, de diversas maneiras, BSOD, Temperatura, freezing, EXPO, etc.

É fod*, que eu tinha uma x470 Carbon MSI e nunca tive problema.
Fui na Strix pq sempre tive a visão de ser mais robusta pra over, etc. E eu simplesmente não consigo mexer em NADA nos timmings da memória, CPU o CO eu não consigo colocar nada negativo.
Não sei se é culpa da Asus, mas meu 7900x, pega 95 graus em alguns jogos (CPU Bound, tipo BF2042), mesmo com um galahax 360mm e 9 fans no gabinete.
Intakavel essa merda.

Pessoal que usa Asus, alguém sabe como desligar os leds da placa quando o pc desliga? Fui na bios e coloquei o stealth mode lá, mas invés de desligar todos os leds. Ele desligou os leds do botão start e flex key da placa, mas o led gigante da placa ele continua ligado....

Pessoal que usa Asus, alguém sabe como desligar os leds da placa quando o pc desliga? Fui na bios e coloquei o stealth mode lá, mas invés de desligar todos os leds. Ele desligou os leds do botão start e flex key da placa, mas o led gigante da placa ele continua ligado....

Vai em Advanced > APM Configuration > ErP Ready > Enable(S4+S5)

Vai em Advanced > APM Configuration > ErP Ready > Enable(S4+S5)
Valeu pela dica. Mas consegui pelo armoury crate, lá têm uma opção de desligar tudo quando o pc desliga.

Já eu queria saber como desliga os LEDs das memorias.

Já eu queria saber como desliga os LEDs das memorias.
A gigabyte têm um programa próprio dela que faz isso. Problema que o programa dela é uma M**********************!!! Meio que ela sobrepõe as configurações padrões da memória e para reverter é um parto.

Alguém rodando a 1303 na hero e limitou o SOC?

Asus criou vergonha na cara e removeu a mensagem de perca da garantia nas BIOS betas:

gNdpb6D.png

Asus criou vergonha na cara e removeu a mensagem de perca da garantia nas BIOS betas:

gNdpb6D.png
Criou vergonha? Pressão da mídia e usuários mesmo, se dependesse dela tudo continuará na mesma, inclusive...

fuck-asus.png

Boa ASUS, muito boa decisão...

Não to passando pano pra Asus não. Estão errados tanto com o "software" bosta que colocaram como BIOS, assim como a política deles pra lidar com o fiasco.

Mas eu tenho a impressão que a maioria dos usuários que usam placas mãe caríssimas não utilizam configurações automáticas.

Quem gasta 4k+ numa placa mãe, provavelmente é entusiasta que quer arrancar cada gota de performance, o cara provavelmente vai configurar todos timings de memória na mão, quem dirá tensões....

Ainda acredito no que disse antes: Asus tá passando mal e fritando os neuronios pra fazer os ajustes, pq deve ter algum detalhe que deixou esse fix mais complexo que nas outras. Não é como se uma empresa (desse porte, como todas as outras concorrentes) chegasse nos devs e engenheiros e falasse "ô irmão, quando tu tiver uma folga na tua demanda, dá uma arrumada naquelas bios que estão fritando as cpus e a reputação da empresa. Quebra essa?"

O motivo dessa bronca toda tem nome.

Shamino.

Ele é um overclocker experiente e conhecido na comunidade que escrevia as BIOS da Asus para AMD, ele até postava a BIOS "
beta" no fórum Overclock.net para a galera mais entusiasta testar e experimentar as features antes mesmo da bios beta entrar no site.

Até onde sei, em algum momento em 2021 o Shamino parou de trabalhar pra Asus, pelo fiasco das BIOS AM5 posso dizer que a Asus não tem ninguém competente que saiba escrever BIOS que tomem controle adequado de controladores de VRM digitais.

Agora adicionando mais lenha nessa fogueira.

Sabiam que a MSI é a única marca que dá 03 (três) anos de garantia para placas mãe no Brasil?

Além de que a garantia deles é sem frescura de consertar ou devolver similar?

Simplesnente te devolvem o valor da nota e pronto.

Adicionando mais coisas na fogueira, vocês sabiam que a Asus já varreu outros problemas pra baixo do tapete?

Procurem no Google "I225 Ethernet drop Asus motherboard".

Agora pra falar que não é só a Asus que faz isso.

Procurem no Google "Gigabyte X570 sleep freeze"

Vou falar pra vocês, essas empresas como a Asus estão ACOSTUMADAS a esconder problemas em seus produtos e mandar um f***-se para quem comprou.

A Asus apenas deu azar que dessa vez o assunto teve uma repercussão nunca vista.

Última edição:
Criou vergonha? Pressão da mídia e usuários mesmo, se dependesse dela tudo continuará na mesma, inclusive...

eu disse neste sentido mesmo rsrs, a bomba estourou pro lado da Asus.

Quem gasta 4k+ numa placa mãe, provavelmente é entusiasta que quer arrancar cada gota de performance, o cara provavelmente vai configurar todos timings de memória na mão, quem dirá tensões....
Rapaz, vc se surpreenderia com a quantidade de pessoas que não tocam em nada mesmo com equipamento entusiasta...

Rapaz, vc se surpreenderia com a quantidade de pessoas que não tocam em nada mesmo com equipamento entusiasta...

Imagino que você está certo.

Mas concordemos que é um baita desperdício né?

Imagino que você está certo.

Mas concordemos que é um baita desperdício né?
Da mesma forma de quem compra 7950x pra jogos, processadores K sem fazer OC, pagam mais por NVMes PCIe 4.0 só pra jogos, etc etc.

Muita gente só pode e quer comprar o do melhor, as vezes é mais questão de ficar satisfeito do que necessidade mesmo.

Opa pessoal, tô sem acompanhar o tópico a bastante tempos, tô a quase montar o meu Pc, só falta chegar algumas peças, tenho um r9 7900x e uma x670e-a Asus rog, já tem alguma novidade de bios corrigindo o problema?

Users who are viewing this thread

Voltar