[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você usa ele em qual processador?

E teria alguma
Opção até uns 1000 reais melhor que ele? Eu poderia vender o que chegou e pegar outro
Uso num 13900k. Se eles te enviaram sem vc enviar o seu (que foi o meu caso nas 2 vezes), eles enviam somente a unidade (o bloco/radiador em si) e os parafusos e bracket pra instalação, não vem com as fans, a não ser que vc venda ele sem as fans.
Qualquer um de 360mm de marca boa vai ter desempenho muito próximo.
 
Uso num 13900k. Se eles te enviaram sem vc enviar o seu (que foi o meu caso nas 2 vezes), eles enviam somente a unidade (o bloco/radiador em si) e os parafusos e bracket pra instalação, não vem com as fans, a não ser que vc venda ele sem as fans.
Qualquer um de 360mm de marca boa vai ter desempenho muito próximo.
Foda que é tudo rebrand asetek.

Eu descobri hj que não vem os fans.

Eu instalei aqui, testei pouco, no BF 2042 caiu 15-20 graus.
No 3DMark Time Spy subiu uns 4% no melhor caso, pode ser pouco, mas tava abaixo dos reviews.
Na parte final do Time Spy, segundo o time Spy fica em 80 graus.

Foda que amanhã fico 2 semanas sem usar o PC direito, não vai dar pra testar muito.
 
Se é só pra jogos eu esqueceria o 7900 porque mais cores não ajudam nesse tipo de uso, iria de 7600 (ou 7700) pra algo mais CxB ou 7800x3D pro melhor do AM5 mas com uma 4070 não acho que vale a pena, eu economizaria um pouco na CPU pra tentar pegar uma GPU melhor, ainda mais se pensa em jogar 1440p ultra nativo e com RT, acho que 1 tier de GPU acima seria bom
É pra jogos e fazer umas gambiarra aqui, to querendo deixar uns bot de cripto rodando (quando eu aprender essa parte) + maquinas virtuais pra rodar uns mmo, sem falar que eu sempre fico com umas trocentas paginas abertas aqui, por isso mesmo eu to indo pra um desse naipe logo.

Mas la pra frente se eu achar uma promoção massa na 4070 TI, talvez eu ja pegue ela logo
 
Pessoal, como estão os Updates de BIOS das placas mãe? Fiquei ausente um tempo e nem me atentei mais a isso! @diefen, atualizou a sua Aorus com qual versão?
 
Pessoal, como estão os Updates de BIOS das placas mãe? Fiquei ausente um tempo e nem me atentei mais a isso! @diefen, atualizou a sua Aorus com qual versão?
O @diefen acho que tem uma Asus não?

Falando em Asus:
Ta mais estável do que estava antes, eu não posso falar muito por causa do problema no WC, mas em linhas gerais está ok.
 
O @diefen acho que tem uma Asus não?

Falando em Asus:
Ta mais estável do que estava antes, eu não posso falar muito por causa do problema no WC, mas em linhas gerais está ok.
Ele tem uma AORUS acho... hahahaha
 
Pessoal, como estão os Updates de BIOS das placas mãe? Fiquei ausente um tempo e nem me atentei mais a isso! @diefen, atualizou a sua Aorus com qual versão?
Tô usando a mais recente (F7a) na minha Aorus Pro e tá 100%.
 
CPUs AMD Ryzen têm aumento de desempenho de até 27% no Cyberpunk 2077 com correção SMT não oficial

AMD-Ryzen-CPU-SMT-Fix-Cyberpunk-2077-Before-After-_-PCGH-Benchmarks.png
 
Pessoal, como estão os Updates de BIOS das placas mãe? Fiquei ausente um tempo e nem me atentei mais a isso! @diefen, atualizou a sua Aorus com qual versão?
O @diefen acho que tem uma Asus não?

Falando em Asus:
Ta mais estável do que estava antes, eu não posso falar muito por causa do problema no WC, mas em linhas gerais está ok.
Ele tem uma AORUS acho... hahahaha

Estou com 2 setups, um deles é 7800X3D + Asus X670E e o outro 7700X + Aorus B650 😄

@cesarkalel , sobre os updates de BIOS, do lado da Gigabyte não saiu nada de novo nas últimas semanas, depois que resolveram a questão do VSOC as coisas deram uma acalmada, estou na última versão oficial F7a, que já tem mais de 1 mês. Eu vi que a Asus soltou uma BIOS não oficial hoje com o AGESA 1.0.0.7b então é capaz da Gigabyte lançar algum update em breve 👍

Um comentário sobre Asus x Aorus, uma diferença notável de implementação transparece no tempo de boot do sistema, a diferença é monstruosa entre as duas. No caso da Asus, mesmo habilitando o MCR o tempo de boot fica "OK", no caso da Aorus o Boot é quase que instantâneo, você liga o sistema e quando o sinal chega no monitor já está na tela do Windows. Não sei que mágica a Gigabyte fez. O boot da Aorus é tão rápido que é muito comum eu perder o timing de apertar DEL pra acessar a BIOS. Cheguei até a pensar em desligar o fastboot, mas vi que ele já vem desligado por padrão 😅 Interessante essa diferença considerando que ambas são a mesma plataforma AM5 🤔
 
após agora estar usando a thermal grizzly conductonaut, as temperaturas dos núcleos caíram ao menos 11°C e isso porque passei a nova por cima da velha ressecada.


no spoiler, foi feito um teste com OC gerenciado pela AI OC, porém, travado na tensão e com perfil ECO MODE 175/105w. Nesse teste e em outros era possível bater 95°C facilmente, agora ficou bem menor não apenas a temperatura, mas o consumo que, no PPT está em 185W máximo, contra 199W antes.

DETALHE: passei uma camada extra fina da thermal grizzly conductonaut, não apenas porque já tinha um pouco da antiga ressecada, mas também porque nos AMD o IHS, aquela capa metálica onde ficam as inscrições do processador, costuma ser mais plano do que no Intel, que é convexo e exige mais pasta e vira uma lambança. A quantidade que coloquei é tão pouca que se escorrer devido à pressão e por inclinação, deve ser bem pouco.
Estou com 2 setups, um deles é 7800X3D + Asus X670E e o outro 7700X + Aorus B650 😄

@cesarkalel , sobre os updates de BIOS, do lado da Gigabyte não saiu nada de novo nas últimas semanas, depois que resolveram a questão do VSOC as coisas deram uma acalmada, estou na última versão oficial F7a, que já tem mais de 1 mês. Eu vi que a Asus soltou uma BIOS não oficial hoje com o AGESA 1.0.0.7b então é capaz da Gigabyte lançar algum update em breve 👍

Um comentário sobre Asus x Aorus, uma diferença notável de implementação transparece no tempo de boot do sistema, a diferença é monstruosa entre as duas. No caso da Asus, mesmo habilitando o MCR o tempo de boot fica "OK", no caso da Aorus o Boot é quase que instantâneo, você liga o sistema e quando o sinal chega no monitor já está na tela do Windows. Não sei que mágica a Gigabyte fez. O boot da Aorus é tão rápido que é muito comum eu perder o timing de apertar DEL pra acessar a BIOS. Cheguei até a pensar em desligar o fastboot, mas vi que ele já vem desligado por padrão 😅 Interessante essa diferença considerando que ambas são a mesma plataforma AM5 🤔
Asus também permite um boot rápido, mas por padrão vem 3 segundos de espera até apertar o botão para entra no BIOS. Tirando um monte de coisas e ativando o fastboot, deve ficar mais rápido também, mas o fastboot ignora algumas coisas e pode apresentar problema se, por exemplo, pular as configurações apertadas de memória.
 
Última edição:
Será que nosso sonho de usar memórias mais rápidas nos Ryzens 7000 vai ser tornar realidade?

 
Quero informações sobre o Ryzen 8000 e se será possível colocar as mãos nele no 1o semestre de 24.
 
Um comentário sobre Asus x Aorus, uma diferença notável de implementação transparece no tempo de boot do sistema, a diferença é monstruosa entre as duas. No caso da Asus, mesmo habilitando o MCR o tempo de boot fica "OK", no caso da Aorus o Boot é quase que instantâneo, você liga o sistema e quando o sinal chega no monitor já está na tela do Windows. Não sei que mágica a Gigabyte fez. O boot da Aorus é tão rápido que é muito comum eu perder o timing de apertar DEL pra acessar a BIOS. Cheguei até a pensar em desligar o fastboot, mas vi que ele já vem desligado por padrão 😅 Interessante essa diferença considerando que ambas são a mesma plataforma AM5 🤔
Confirmo, não tenho outro AM5 pra comparar mas achei o tempo de boot equivalente ao de outras plataformas que usei antes, incluindo a última que também era Aorus (Z390).

Uma ou outra Bios era um pouco mais lenta mas mesmo a que veio com a placa (F2) nada que chegasse perto de muitos relatos que vi pela internet antes de montá-la, sem precisar ativar fastboot, desabilitar training das memórias e nem nada disso.

Comprei outro SSD NVMe pra colocar no lugar do SSD SATA que ainda uso para o S.O. mas acho que não vai fazer muita diferença nesse aspecto.
 
Estão me tentando a comprar memórias mais rápidas:

Apesar de uma boa notícia só mostra o quão rushado a AMD lança seus hardwares: Essa informação deixa claro que eram apenas afinamento no BIOS, comunicação do AGESA com o IMC, e não que o IMC da AMD é ruim... SOFTWARE, o calcanhar de Aquiles da AMD, SOFTWARE :V

Quanto à Intel, com o refresh do Raptor provavelmente veremos 8000 estáveis lá também, mas ao menos com a AMD isso virá sem precisar trocar de processador :3
 
Se Zen 5 for Profundo e Largo como esperado vai ser menos dependente de latencia de memória, nesse caso esse novo modo vai ser perfeito.
 
Se Zen 5 for Profundo e Largo como esperado vai ser menos dependente de latencia de memória, nesse caso esse novo modo vai ser perfeito.
Mas ficaria muito mais dependente de largura de banda pra manter o encoder alimentado, não? Se eles derem uma de Apple e saírem aumentando o decoder, mOP cache, ROB e tudo mais, vai ser difícil manter isso alimentado com a limitação de banda que temos nos desktops atualmente.
 
Mas ficaria muito mais dependente de largura de banda pra manter o encoder alimentado, não? Se eles derem uma de Apple e saírem aumentando o decoder, mOP cache, ROB e tudo mais, vai ser difícil manter isso alimentado com a limitação de banda que temos nos desktops atualmente.
Acho que isso dependeria mais da Estrutura dos Caches, principalmente os de baixo nivel.
Eles teriam que mexer nisso de qualquer forma já que o bixo ao que parece vai ser 8-wide.
 
Acho que isso dependeria mais da Estrutura dos Caches, principalmente os de baixo nivel.
Eles teriam que mexer nisso de qualquer forma já que o bixo ao que parece vai ser 8-wide.
Tem alguma fonte pra isso? 8-wide em x86 parece algo super ambicioso, não sei se um core tão grande faria sentido pra AMD, especialmente com eles vendendo coisas como o bergamo agora (os cores Zen que já são pequenos com caches ainda menores).

Um decoder dessa largura pra x86 ia precisar de um mOP cache GIGANTE. Sabe dizer se o Zen 4 é 4 ou 5-wide?
 
Tem alguma fonte pra isso? 8-wide em x86 parece algo super ambicioso, não sei se um core tão grande faria sentido pra AMD, especialmente com eles vendendo coisas como o bergamo agora (os cores Zen que já são pequenos com caches ainda menores).

Um decoder dessa largura pra x86 ia precisar de um mOP cache GIGANTE. Sabe dizer se o Zen 4 é 4 ou 5-wide?
Zen 4 é 4 Wide, Zen 5 ao que parece vai ser 2x4 wide, é um Core novo feito do Zero igual Zen 3 e Zen 1.
Sobre o 8 wide é a rumor mill e umas patentes que a AMD posta tipo essa.
jWfhmOw.png
 
Zen 4 é 4 Wide, Zen 5 ao que parece vai ser 2x4 wide, é um Core novo feito do Zero igual Zen 3 e Zen 1.
Sobre o 8 wide é a rumor mill e umas patentes que a AMD posta tipo essa.
jWfhmOw.png
Interessante, única coisa que tenho a dizer kkkk
 
Mas ficaria muito mais dependente de largura de banda pra manter o encoder alimentado, não? Se eles derem uma de Apple e saírem aumentando o decoder, mOP cache, ROB e tudo mais, vai ser difícil manter isso alimentado com a limitação de banda que temos nos desktops atualmente.
Acho que isso dependeria mais da Estrutura dos Caches, principalmente os de baixo nivel.
Eles teriam que mexer nisso de qualquer forma já que o bixo ao que parece vai ser 8-wide.
Aumentar a cache desenfreada a latência vai lá para cima, é tudo questão de balanço, vamos ver como a AMD vai implementar isso direito.

Se bem que grande parte do problema seria resolvido de forma bem mais simples/rápida se saíssemos do dual-chanel para no mínimo triple-chanel. Uma mudança dessa não deve encarecer tanto as mobos, e aumentaria a largura de banda em 50% sem muito esforço.
 
Aumentar a cache desenfreada a latência vai lá para cima, é tudo questão de balanço, vamos ver como a AMD vai implementar isso direito.

Se bem que grande parte do problema seria resolvido de forma bem mais simples/rápida se saíssemos do dual-chanel para no mínimo triple-chanel. Uma mudança dessa não deve encarecer tanto as mobos, e aumentaria a largura de banda em 50% sem muito esforço.
Ou jogar logo pra 4 channel, fazendo bom uso dos 4 slots de ram que muita gente ama popular só por estética.

Mas eu pessoalmente ainda acho que o Zen 5 deve ir pra um 6-wide ao invés de 8, de forma mais similar como a Intel fez.
 
Aumentar a cache desenfreada a latência vai lá para cima, é tudo questão de balanço, vamos ver como a AMD vai implementar isso direito.

Se bem que grande parte do problema seria resolvido de forma bem mais simples/rápida se saíssemos do dual-chanel para no mínimo triple-chanel. Uma mudança dessa não deve encarecer tanto as mobos, e aumentaria a largura de banda em 50% sem muito esforço.
Caches são um ponto forte da AMD então fico tranquilo quanto a isto, nem parece a Empresa que fez Bulldozer(cujo caches ferravam o bichinho).
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo