• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Para quem pensa em montar maquina, acho que vale esperar uns meses..

já disseram +66% e +55%, acho que é melhor comprar o que há de acordo com a possibilidade, a necessidade e naquilo que atende a ambos

edit.: dei uma olhada no vídeo e o cara não sabe, especula muito, então vejamos, a Intel tá forçando a barra ao máximo para se manter na liderança de desempenho chutando o balde do consumo, coisa que muito usuário criticava e hoje aceitam como se dinheiro fosse coisa fácil de achar no chão. Não acho que possa chegar em 40 a 66% e isso pode ser um cenário bem variado, pode ser muito em 66% clock a clock em um notebook de baixo consumo ou 15% em desktop. Talvez seja um 14900K da AMD onde o consumo sobe ao infinito, acho que o legal vai ser apenas a crítica pelo consumo mais elevado.

um redesenho total no Zen5 pode fazer mágica? pode, assim como pode ser lindo no papel como era o Bulldozer que não teve revisão que ajudou muito. Detalhe que quando havia vazamento inventado do Bulldozer era tipo isso, que seria uma monstruosidade de performance aliado a muita força bruta e clock alto uma promessa, mas veio também uma chuva imensa de falsos números com imagens forjadas, seria a comédia? Bom, é cada vez mais difícil subir os MHz com manutenção de IPC alto e a evolução do Zen1 ao 4 mostra como foi lento o difícil juntar as duas coisas, no lado da Intel não está muito diferente e não me agrada um processador gastão.

Zen 4 tem boa performance, mas não nos esqueçamos de que é bom ter uma boa placa-mãe com suporte a um monte de novas tecnologias, principalmente Wi-fi, ainda que surjam novas tecnologias de conexão, o wi-fi 6 já é de bom tamanho
 
Última edição:
acho que é melhor comprar o que há de acordo com a possibilidade, a necessidade e naquilo que atende a ambos

E ignorar completamente o roadmap de lançamentos? É uma forma de pensar. Eu esperaria.

Seu comentário me fez lembrar do filho do Mauricio de Souza que comprou uma 3090ti por R$ 14.5k a 3 meses do lançamento da 4090. Aiai... coitado, devia estar desesperado.
 
E ignorar completamente o roadmap de lançamentos? É uma forma de pensar. Eu esperaria.

Seu comentário me fez lembrar do filho do Mauricio de Souza que comprou uma 3090ti por R$ 14.5k a 3 meses do lançamento da 4090. Aiai... coitado, devia estar desesperado.
entendo, mas esse caso embora seja extremo, por conta da falta de placas de vídeo, acontece o tempo todo. Tem vez que lançam coisas de modo silencioso. Vamos ver então em breve esse Zen5 e tomara que seja tudo isso que andam falando, ainda que já tenham feito esse tipo de vazamento inflado em outras ocasiões, principalmente nos AMD. Geralmente esse ganho é para coisas como o novo avx512 onde os demais processadores não vêm com essa instrução e vão perder.
 
entendo, mas esse caso embora seja extremo, por conta da falta de placas de vídeo, acontece o tempo todo. Tem vez que lançam coisas de modo silencioso. Vamos ver então em breve esse Zen5 e tomara que seja tudo isso que andam falando, ainda que já tenham feito esse tipo de vazamento inflado em outras ocasiões, principalmente nos AMD. Geralmente esse ganho é para coisas como o novo avx512 onde os demais processadores não vêm com essa instrução e vão perder.
Dado que vai possivelmente ser TSMC 4nm, acho que o maior ganho vai ser AVX-512 mesmo. Eu esperaria ganhos na média de 10~20%, longe de ruim, mas nada incrível também. Espero que a AMD consiga esses ganhos usando clocks e TDP mais razoáveis sem precisar socar tudo no talo.
 
Dado que vai possivelmente ser TSMC 4nm, acho que o maior ganho vai ser AVX-512 mesmo. Eu esperaria ganhos na média de 10~20%, longe de ruim, mas nada incrível também. Espero que a AMD consiga esses ganhos usando clocks e TDP mais razoáveis sem precisar socar tudo no talo.
isso, e o avx512 aquece horrores não sendo à toa que a Intel desativou, tá lá meio podendo voltar, se não já voltou a ativar. Geralmente é clock que dá ganhos mais consistentes no uso diário e as instruções novas até podem ajudar, mas até o suporte ser 100% podemos ver uma queda no desempenho dada a evolução natural das coisas, no entanto, depois do AVX2 em diante o uso de novas instruções dá um gás nos equipamentos antigos e essas avx512 é uma pancada de instrução prometendo transformar a máquina em um Cyberdyne Systems Model 101 Series 800 Terminator
 
isso, e o avx512 aquece horrores não sendo à toa que a Intel desativou
Não acho que seja tão problema assim hoje em dia, nos Zen 4 e implementações modernas da intel ele puxa mais um pouco mas não é nada drástico, clocks até se mantém os mesmos (ao contrário das primeiras implementações da intel anos atrás).
essas avx512 é uma pancada de instrução prometendo transformar a máquina em um Cyberdyne Systems Model 101 Series 800 Terminator
Com todas as coisas de AI rolando por aí AVX512 vai ter uma bela relevância como fallback das NPUs.
 
Não acho que seja tão problema assim hoje em dia, nos Zen 4 e implementações modernas da intel ele puxa mais um pouco mas não é nada drástico, clocks até se mantém os mesmos (ao contrário das primeiras implementações da intel anos atrás).
sim, é mais quente quando se usa os testes sintéticos que pegam pesado, é um cenário exagerado onde os aplicativos devem ser bem mais modestos quando forem usar.

Com todas as coisas de AI rolando por aí AVX512 vai ter uma bela relevância como fallback das NPUs.
foi por isso que animei já pegar o ryzen 7000, será que a Intel vai reativar nos processadores já lançados até agora?
 
será que a Intel vai reativar nos processadores já lançados até agora?
não faço ideia, não entendo nada como tá o roadmap deles no mercado de consumer com todos esses atrasos na fab.
 


legal, mas é uma plataforma para trabalho e acho que seria relevante também ver a questão de compartilhamento com outras máquinas jogando tarefas para esse Threadripper. Outra coisa é essa questão de fazer overclock, até agora os revisores colocam a máquina no talo e fazem poucos testes, para overclock a estabilidade é tudo, então, quero ver ficar em uso por 30 dias seguidos ininterruptos para saber se o overclock é estável e o impacto na energia com e sem o overclock.

Queria ver essa questão do overclock melhorada não apenas com WC mas com Air Cooler e buscando outras alternativas separadas ou em conjunto, como ativar outras otimizações disponíveis para se verificar pontos de instabilidade. Podia ser uma live de 30 dias.

só eu acho que não faz sentido fazer OC nessa plataforma?
 
só eu acho que não faz sentido fazer OC nessa plataforma?
overclock não faz mesmo, aquele turbo boost lá que vc sobe te dá ganhos de 1 a 2% apenas, o que vale a pena é fazer ajuste na curva pra deixar mais frio e ganhar um pouquinho em multi core, aqui consigo reduzir até 7 graus mexendo na curva, sem ganho nem perda de performance, pq sim também não acho válido reduzir performance como uns fazem pra ficar mais frio
 
só eu acho que não faz sentido fazer OC nessa plataforma?
já vem em overclock de fábrica e tensão dos inferno kkkkk, reduzi porque o Air Cooler não dá conta mesmo, fala em 280Watts mas peida antes disso e sai chorando, isso se a máquina não reiniciar em algum momento, nem tento esses ajustes agressivos demais, vai tudo abaixo de 1.250 ou bem menos
overclock não faz mesmo, aquele turbo boost lá que vc sobe te dá ganhos de 1 a 2% apenas, o que vale a pena é fazer ajuste na curva pra deixar mais frio e ganhar um pouquinho em multi core, aqui consigo reduzir até 7 graus mexendo na curva, sem ganho nem perda de performance, pq sim também não acho válido reduzir performance como uns fazem pra ficar mais frio
faz a curva e sobe o LLC para ter o mínimo de estabilidade, tb tem de balancear junto com a temperatura, tendo margem dá pra subir mais
 
Geralmente esse ganho é para coisas como o novo avx512 onde os demais processadores não vêm com essa instrução e vão perder.

Novo? AVX512 já é passado, a Intel agora está introduzindo o AVX10 e o APX. O APX é meio que o AVX-512 renomeado, mas modificado para ser mais eficiente. Já o AVX10 é o sucessor, que aumenta os registradores vetorias para 1024 bits.

Eles introduziram no Xeon Sapphire Rapids, mas ainda é um processo de transição em modo de compatibilidade. A mudança mesmo só no AVX10.2.
O Clear Linux, distribuição Linux da Intel, já dá suporte.

Intel-AVX10.png
 
Novo? AVX512 já é passado, a Intel agora está introduzindo o AVX10 e o APX. O APX é meio que o AVX-512 renomeado, mas modificado para ser mais eficiente. Já o AVX10 é o sucessor, que aumenta os registradores vetorias para 1024 bits.
Acho que vc se confundiu aí, não tem registradores maiores. AVX10 é o AVX512 misturado com o AVX2 e que tem um suporte mais "dinâmico", onde registradores de 512 bit passam a serem opcionais pelo que entendi.
Aplicações AVX10 compiladas pra registradores de 512 bit podem não funcionar em processadores AVX10 que só tem registradores de 256-bit.

APX não tem nada a ver com o AVX, ele é basicamente um overhaul da ISA e deixa mais parecido com outras "RISC" (ARM, MIPS, RISC-V...), dobrando o número de registradores de uso geral que são visíveis pra uso, oq deve reduzir bastante a quantidade de loads e stores que o código faz. Da mesma forma, também vai trazer umas mudanças na forma dos operandos, possibilitando ter instruções no formato "op dest, operando1, operando2", ao invés do clássico "op dest, operando1".
Isso vai facilitar um monte de trabalho para compiladores poderem otimizar código.
 
Novo? AVX512 já é passado, a Intel agora está introduzindo o AVX10 e o APX. O APX é meio que o AVX-512 renomeado, mas modificado para ser mais eficiente. Já o AVX10 é o sucessor, que aumenta os registradores vetorias para 1024 bits.

Eles introduziram no Xeon Sapphire Rapids, mas ainda é um processo de transição em modo de compatibilidade. A mudança mesmo só no AVX10.2.
O Clear Linux, distribuição Linux da Intel, já dá suporte.

Intel-AVX10.png
novo na plataforma AMD/desktop/AM5/Ryzen 7000/para usuário comum

acho que agora tá melhor, mas pensei que tinham entendido que era isso desde sempre.
 
Acho que vc se confundiu aí, não tem registradores maiores. AVX10 é o AVX512 misturado com o AVX2 e que tem um suporte mais "dinâmico", onde registradores de 512 bit passam a serem opcionais pelo que entendi.
Aplicações AVX10 compiladas pra registradores de 512 bit podem não funcionar em processadores AVX10 que só tem registradores de 256-bit.

APX não tem nada a ver com o AVX, ele é basicamente um overhaul da ISA e deixa mais parecido com outras "RISC" (ARM, MIPS, RISC-V...), dobrando o número de registradores de uso geral que são visíveis pra uso, oq deve reduzir bastante a quantidade de loads e stores que o código faz. Da mesma forma, também vai trazer umas mudanças na forma dos operandos, possibilitando ter instruções no formato "op dest, operando1, operando2", ao invés do clássico "op dest, operando1".
Isso vai facilitar um monte de trabalho para compiladores poderem otimizar código.

Pelo que entendi você pode ter um conjunto de instruções de comprimento vetorial maior, mas esse conjunto de instruções ainda podem ser executados em hardware de comprimento vetorial menor. O AVX10 pode executar suas instruções AVX512 em hardwares de comprimento vetorial de 256 e 128 bits, dependendo do compilador e do hardware.
E que no futuro, instruções como de 1024 bits poderiam ser introduzidas, mantendo compatibilidade.

Sobre o APX, está correto, eu li uma notícia onde o autor se confundiu também. Eu não sabia do APX, só sabia da existência do AVX10, porque tem vários patches no kernel Linux feito pela Intel. Mas vi aqui no documento deles sobre o APX.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rumores de que CPUs “Medusa” Zen6 terão gráficos RDNA5 integrados

Duas arquiteturas principais estão sendo trabalhadas pela AMD: Zen5 “Nirvana” e Zen6 “Morpheus”. Espera-se que esses núcleos sejam uma atualização substancial para a família de arquitetura Zen, seja em termos de desempenho ou de tecnologia usada para empacotamento.

A arquitetura Zen5 está programada para estrear este ano nas séries Granite Ridge CPU e Strix Point APU. Diz-se que a primeira incorpora o mesmo iGPU RDNA2 que a série Raphael, já que ambas as arquiteturas usam o mesmo IO Die onde a GPU está localizada. O Strix Point, por outro lado, é um design de APU com uma poderosa GPU integrada com design Navi 3.5 (RDNA3.5).

O próximo na linha, a arquitetura cliente Zen6 com o codinome “Medusa”, será uma grande mudança para a AMD, já que há rumores de que a empresa empregará interconexões 2,5 em vez de um design tradicional de múltiplas matrizes. Isso melhoraria a velocidade da largura de banda entre os chips.

AMD-MEDUSA.png


De acordo com Everest (@ Olrak29_), a empresa estaria planejando RDNA5 iGPU para CPUs Zen5. Presumivelmente, isso significa que um dos chips apresentaria um bloco RDNA5, o que também significa que a AMD ignoraria o RDNA4.

AMD RDNA5 (Navi5) ainda não foi muito discutido, mas foi mencionado em documentos oficiais da Microsoft como candidato para GPU do seu novo console.

XBOX-SERIES-NEXT-GEN-SPEC-1536x859.jpg


No que diz respeito aos rumores, a arquitetura cliente AMD Zen6 poderia estar usando um nó de processo menor (possivelmente uma mistura de 3nm e 2nm), e isso deve ser esperado o mais tardar em 2025/2026.

 
Última edição:
Pelo que entendi você pode ter um conjunto de instruções de comprimento vetorial maior, mas esse conjunto de instruções ainda podem ser executados em hardware de comprimento vetorial menor. O AVX10 pode executar suas instruções AVX512 em hardwares de comprimento vetorial de 256 e 128 bits, dependendo do compilador e do hardware.
E que no futuro, instruções como de 1024 bits poderiam ser introduzidas, mantendo compatibilidade.
Eu li melhor a doc e ela não é 100% clara, mas o AVX10 1.0 é meio que uma camada de compatibilidade que torna opicional o uso de 512-bit. Segue meu entendimento:
- Programas AVX512 que não tenham nenhuma instrução específica de 512-bit poderão ser compilados como AVX10 e irão rodar até em processadores somente com registradores de 256-bit (acho que esse caso vai ser praticamente inexistente).
- Programas AVX512 que tenham elas e sejam recompilados só vão rodar em processadores AVX10 que tem registradores de 512-bit.
- Programas genéricos já feitos pensados com AVX10 sem especificar tamanho poderão fazer uso tanto de 256 quanto 512-bit, a depender do suporte da CPU.
- Se seu programa for AVX10 e PRECISAR de instruções de 512-bit, se enquadra no segundo caso novamente.

AVX10 meio que só unifica o AVX2 e AVX512 debaixo de um mesmo nome e simplifica a vida dos compiladores, mas não parece resolver as limitações existentes. Eles deveriam só copiar a AMD e fazer double pump dos registradores 256-bit pra ter suporte ao AVX512 e pronto.

Não há nenhuma menção de 1024-bit na doc, em teoria seria possível adicionar isso mas seria a mesma gambiarra onde CPUs sem esses registradores não iriam rodar de todo jeito.
 
Eu li melhor a doc e ela não é 100% clara, mas o AVX10 1.0 é meio que uma camada de compatibilidade que torna opicional o uso de 512-bit. Segue meu entendimento:
- Programas AVX512 que não tenham nenhuma instrução específica de 512-bit poderão ser compilados como AVX10 e irão rodar até em processadores somente com registradores de 256-bit (acho que esse caso vai ser praticamente inexistente).
- Programas AVX512 que tenham elas e sejam recompilados só vão rodar em processadores AVX10 que tem registradores de 512-bit.
- Programas genéricos já feitos pensados com AVX10 sem especificar tamanho poderão fazer uso tanto de 256 quanto 512-bit, a depender do suporte da CPU.
- Se seu programa for AVX10 e PRECISAR de instruções de 512-bit, se enquadra no segundo caso novamente.

AVX10 meio que só unifica o AVX2 e AVX512 debaixo de um mesmo nome e simplifica a vida dos compiladores, mas não parece resolver as limitações existentes. Eles deveriam só copiar a AMD e fazer double pump dos registradores 256-bit pra ter suporte ao AVX512 e pronto.

Não há nenhuma menção de 1024-bit na doc, em teoria seria possível adicionar isso mas seria a mesma gambiarra onde CPUs sem esses registradores não iriam rodar de todo jeito.

Aparentemente os processadores com registradores de 256-bits são os E-cores das CPUs Intel.
 
Aparentemente os processadores com registradores de 256-bits são os E-cores das CPUs Intel.
Por hora sim, são eles mesmos. Mas já tem Xeons que são E-cory only, e aparentemente pode ter outros produtos nesse mesmo estilo no futuro pra eles tentarem fazer uma extensão assim.
 
fala em performar igual ou acima de 40% no desempenho single core do CineBench R23. Essa aplicação é fechada, mas se diz focada em instruções modernas, como AVX2 e mencionam como mínimo exigido, embora o AVX 512 digam não fazer parte. Eu acho estranho dizerem que tem ganho de 15% (mais realista) a 20% na média sem falar de aplicações com dados abertos ou em quais, porque 20% ou 40% pode ser "pouco" permitindo apenas empatar, sendo superado em seguida

a AMD precisa melhorar o suporte do AGESA, ajustar mais porque tem uma grande leva de placas AM5 que hora melhora e hora piora o suporte a algum hardware a cada nova BIOS, e são essas AM5 x670 e B650 que vão pegar boa parte dos novos lançamentos até haver placas novas com seus novos chipsets disponíveis. Se for verdade e o desempenho surpreender, os preços vão bombar porque a AMD vai ter essa margem para explorar enquanto não houver resposta da concorrência, vai ser o momento de arrancar dinheiro, como já faz a Intel.

estou cético, para mim é um bulldozer/piledriver
 
fala em performar igual ou acima de 40% no desempenho single core do CineBench R23. Essa aplicação é fechada, mas se diz focada em instruções modernas, como AVX2 e mencionam como mínimo exigido, embora o AVX 512 digam não fazer parte. Eu acho estranho dizerem que tem ganho de 15% (mais realista) a 20% na média sem falar de aplicações com dados abertos ou em quais, porque 20% ou 40% pode ser "pouco" permitindo apenas empatar, sendo superado em seguida

a AMD precisa melhorar o suporte do AGESA, ajustar mais porque tem uma grande leva de placas AM5 que hora melhora e hora piora o suporte a algum hardware a cada nova BIOS, e são essas AM5 x670 e B650 que vão pegar boa parte dos novos lançamentos até haver placas novas com seus novos chipsets disponíveis. Se for verdade e o desempenho surpreender, os preços vão bombar porque a AMD vai ter essa margem para explorar enquanto não houver resposta da concorrência, vai ser o momento de arrancar dinheiro, como já faz a Intel.

estou cético, para mim é um bulldozer/piledriver
mais não teve uma informação que eles mudariam a bios pro modelo open soruse como e nos servidores
assim esses problemas acabariam
eu prefiro comparações com programas de código aberto pois assim vc ve se tem mutretas
 
mais não teve uma informação que eles mudariam a bios pro modelo open soruse como e nos servidores
assim esses problemas acabariam
eu prefiro comparações com programas de código aberto pois assim vc ve se tem mutretas
acho que não vem agora isso aí, deve demorar bastante
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo