[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Peguei meu R5 7600 e kit de ram ddr5 da china, varios ssds, e tb minha rtx3070 e uma rtx 2060 super pra namorada, assim como outros acessorios, tudo perfeito, sem taxa, o problema é que as vezes demora mais de vir de curitiba pra itajai (depois de liberar ate) do que demorou de sair da china até ser liberado...
Mas a placa mãe vou pegar aqui do Brasil, a diferença em preços não é grande mesmo, mas se fosse taxado ficaria mais caro que aqui.

O problema é quando o fiscal não curtir e simplesmente barrar a entrega como ocorreram com alguns celulares. E se não retornar e for dado como abandono muito difícil reaver a grana, não?

Eu to colocando os 60% de taxa na hora de avaliar se valerá a pena a compra.
E só tenho comprado coisas pequenas, pois qq embalagem tamanho de placa-mãe sempre param...

Eu também costumo pegar apenas componentes menores, já cheguei a pegar 2 placas-mãe no Ali, porém eram ITX. Vejo o pessoal comprando placa-mãe ATX, eu particularmente ainda não tenho esse nível de confiança, não que eu ache que o vendedor vá sacanear, mas é por conta de ser um componente eletrônico grande, frágil e com muitas peças pequenas expostas, tenho receio que chegue quebrado 😅

Que show colega! Só alegria!
Além de muito mais barato, vai receber antes do que se tivesse feito a pré-compra na Kabumda!
Só vão começar a enviar na segunda, devo receber entre quarta e sexta-feira que vem apenas...

E vou começar as "orações" aqui pra nada pegar fogo! Esses casos com Asus estão me deixando com a pulga atrás da orelha... Já basta o susto de alguns meses atrás, onde quase fiz RMA da 4090 que parou de dar vídeo. No fim resolvi com um novo cabo de alimentação comprado no Ali...

A vantagem de se comprar no Brasil é a paz de espírito, de ter nota fiscal, garantia 😄 ... o problema é que quando a gente se acostuma a comprar no Ali fica difícil resistir, as diferenças de preços são muito grandes, o ruim é a ansiedade e a expectativa de ser pego ou não pela receita 😅

Queria ter essa coragem de vcs que importam essas coisas do ali

A primeira compra de fato dá um certo receio, mas a medida que você vai se acostumando, conhecendo as lojas, as épocas de cupons, etc... fica impossível resistir, principalmente por conta das diferenças de preços entre lá e aqui, que dependendo do produto chegam até a +2000 reais, vide o 7950X3D que o Keiji Kawamori pegou, aqui no Brasil o valor é de R$5.800,00 e ele pagou cerca de R$ 3.700,00 no Ali 😄 2000 reais é muita coisa, mais que um salário mínimo 😅

=====

EDIT: A Asus removeu hoje uma cacetada de BIOS AM5 de suas páginas de download e fez o upload da nova BIOS 1202 😮

No patch note:

nl7Y2XT.png

"Recommended for optimum performance with AMD Ryzen™ 7000X9D series processors" seria uma forma elegante de se dizer "não vai fritar o seu processador X3D"? 😅 Vou atualizar a BIOS mais tarde 😮

Última edição:
Eu também costumo pegar apenas componentes menores, já cheguei a pegar 2 placas-mãe no Ali, porém eram ITX. Vejo o pessoal comprando placa-mãe ATX, eu particularmente ainda não tenho esse nível de confiança, não que eu ache que o vendedor vá sacanear, mas é por conta de ser um componente eletrônico grande, frágil e com muitas peças pequenas expostas, tenho receio que chegue quebrado 😅

A vantagem de se comprar no Brasil é a paz de espírito, de ter nota fiscal, garantia 😄 ... o problema é que quando a gente se acostuma a comprar no Ali fica difícil resistir, as diferenças de preços são muito grandes, o ruim é a ansiedade e a expectativa de ser pego ou não pela receita 😅

A primeira compra de fato dá um certo receio, mas a medida que você vai se acostumando, conhecendo as lojas, as épocas de cupons, etc... fica impossível resistir, principalmente por conta das diferenças de preços entre lá e aqui, que dependendo do produto chegam até a +2000 reais, vide o 7950X3D que o Keiji Kawamori pegou, aqui no Brasil o valor é de R$5.800,00 e ele pagou cerca de R$ 3.700,00 no Ali 😄 2000 reais é muita coisa, mais que um salário mínimo 😅

=====

EDIT: A Asus removeu hoje uma cacetada de BIOS AM5 de suas páginas de download e fez o upload da nova BIOS 1202 😮

No patch note:

nl7Y2XT.png

"Recommended for optimum performance with AMD Ryzen™ 7000X9D series processors" seria uma forma elegante de se dizer "não vai fritar o seu processador X3D"? 😅 Vou atualizar a BIOS mais tarde 😮

Situação complicada essa hein. Espero q de tudo certo agora

A Asus removeu hoje uma cacetada de BIOS AM5 de suas páginas de download e fez o upload da nova BIOS 1202 😮

No patch note:

nl7Y2XT.png

Muito interessante, apenas lançar uma atualização com "otimização de desempenho da série X3D" já significa muito, mas remover vários BIOS anteriores... isso significa mais ainda, praticamente confirmando que o problema está sendo causado pelo firmware. Vale notar que o AGESA/ComboPI também foi atualizado para um mais atual, então a mudança é importante.

Esperando que ele resolva os problemas que veem aparecendo, principalmente nas mobos da ASUS.

Saiu um review no TechPowerUp do processador i9-13900KS e dois gráficos que foram publicados destacam a enorme diferença de consumo entre o processador da Intel e processador 7800X3D da AMD:
power-applications-compare-vs-7800x3d.png

power-games-compare-vs-7800x3d.png

É absurda a diferença de consumo entre os dois processadores, sendo que o processador da AMD encosta e até mesmo supera o da Intel em alguns cenários/games
:mother:

vish ta feio situacao?

vish ta feio situacao?
Tive um AMD XP1700+ que liguei sem cooler até ver sair fumacinha e puff, já Elvis...foi um teste proposital, o chip durou 7 segundos.

vish ta feio situacao?

Acho que tá quase, mas a ASUS não falou nada ainda e botou uma bios nova no sapatinho e sumiu com as anteriores. Acredito que vai deixar o suporte cuidar do RMA e o assunto morre por aí.

Já tem quanto tempo que lançaram os 7950x3d? 1 mês e meio? E começou a pipocar agora?
Pode ter sido alguma dessas últimas bios + povo querendo fazer OC.

Acho que tá quase, mas a ASUS não falou nada ainda e botou uma bios nova no sapatinho e sumiu com as anteriores. Acredito que vai deixar o suporte cuidar do RMA e o assunto morre por aí.

Já tem quanto tempo que lançaram os 7950x3d? 1 mês e meio? E começou a pipocar agora?
Pode ter sido alguma dessas últimas bios + povo querendo fazer OC.
Vcore acima do suportado, provavelmente.

Pow... Mas precisa realmente fazer overclock nesses processadores kkkkkk? Eu só fiz no meu i7 quando vi q tava meio estranho as coisas

Pow... Mas precisa realmente fazer overclock nesses processadores kkkkkk? Eu só fiz no meu i7 quando vi q tava meio estranho as coisas

Nem sempre é por necessidade, é por gosto mesmo, desafio ou competição(3dmark e afins).

Alguém pode, por super gentileza, me descolar o link daquele protetor que não deixa o processador virar um cabaré de pasta térmica nesses vãos laterais?

Ué, o povo desaprendeu a aplicar pasta térmica e agora precisa disso?
Eu quero é pra testar. O bicho, depois de aplicar pasta térmica por 25 anos e não souber mais, pode internar :bem:

Eu quero é pra testar. O bicho, depois de aplicar pasta térmica por 25 anos e não souber mais, pode internar :bem:
Dizem que cheirar pasta térmica dá uns barato sinistro.
Tem uns mané lezera que tentaram...

Ainda tenho um pouco de NT-H1 sobrando mas acho que já tá velha, pensando em mandar vir um negócio desse com uma H2 pra deixar no esquema.

Ué, o povo desaprendeu a aplicar pasta térmica e agora precisa disso?
Mas hein... também acho que não preciso desse aparato mas se por ventura escapulir uma lasca de pasta no vão do processador não vai sair faiscando tudo, né? :limo:

Mês passado ainda usei uma mx-4 comprada em 2012 na extinta JustShop, ela veio com aquele selo 8 anos na embalagem, mas mesmo com 11 ainda tá segurando 5800x3d que é uma beleza :limo:

Ainda tenho um pouco de NT-H1 sobrando mas acho que já tá velha, pensando em mandar vir um negócio desse com uma H2 pra deixar no esquema.

Mas hein... também acho que não preciso desse aparato mas se por ventura escapulir uma lasca de pasta no vão do processador não vai sair faiscando tudo, né? :limo:
Eu espalho bem espalhado, geralmente é muito pouco que escapa, quando escapa. Mas usar ele pra testes com MX-4 MX-5 já fica chato pq essa pasta é pegajosa tipo baba de alien hehehe.

Edit: MX-5

Mês passado ainda usei uma mx-4 comprada em 2012 na extinta JustShop, ela veio com aquele selo 8 anos na embalagem, mas mesmo com 11 ainda tá segurando 5800x3d que é uma beleza :limo:
A Noctua recomenda o seguinte:

1682207311916.png

Pensando bem acho que vou deixar pra comprar mais pra frente e usar alguma margem de erro hipotética, minha NT-H1 veio com o cooler em 2019 :bem:

A Noctua recomenda o seguinte:

Ver anexo 135058
Pensando bem acho que vou deixar pra comprar mais pra frente e usar alguma margem de erro hipotética, minha NT-H1 veio com o cooler em 2019 :bem:
Aqui se ainda tá líquida eu uso sem pestanejar heuehuehue. Inclusive usei uma MX-4 mais velha que minha vó no setup atual e tá 100%, inclusive melhor que a pasta q veio no AIO de fábrica e novo.

inclusive melhor que a pasta q veio no AIO de fábrica e novo.
A menos que tenham subido a qualidade nos últimos tempos até corega era melhor que esses chicletões pré-aplicados né :fami:

Users who are viewing this thread

Voltar