[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Acho que é pela quantidade de posts de usuários reclamando que não funciona. Tem algum bug aí que ainda não resolveram. No reddit está cheio de gente reclamando da ethernet Intel e recomendando a Realtek.
Isso, e de também existir relato de latência DPC alta desde a época do z390 com ethernet intel (sem motivo específico, somente especulações). Pior caso, dá para pegar uma placa de rede avulsa 8125 e ocupar um slot que liga direto na CPU.
Eu imaginei que fosse por isso mesmo.

Eu aqui no Windows nunca tive problema, 0 mesmo.

Mas no Linux acontece as vezes, deve ser alguma correção via driver.
Acho que o TOC me impediria de comprar uma mobo AMD com ethernet intel... :limo:

Brincadeiras à parte, aqui uso o I219-V de uma Z390 desde sempre (quase 4 anos) e zero problemas, mas já vi reclames aleatórios desses chips intel mais recentes também.

Killer tá prestando? No passado lembro de queixas sobre eles também, especialmente ao querer usar as firulas extras que prometiam mil coisas (QoS, etc) ao invés de instalar apenas o driver...

Opção para escolher o valor só aparece se eu ligar a iGPU no modo forçado, mesmo assim só tem auto ou maior que 64MB mas não desligado ou zerado.

Até onde sei os gráficos integrados são desligados quando o sistema detecta uma placa de vídeo discreta.

Outro user postou esse site aqui que mostra as diferenças entre elas, eu diria que as diferenças de uma boa mobo mid-tier pra uma super high-end é frufru pra maioria das pessoas, só sabendo a necessidade exata de cada um pra dizer essas coisas mesmo

ASUS ROG Strix X670E-E Gaming WIFI vs MSI MAG B650 Tomahawk WIFI
l0Qq6R3.png
Entendi! Realmente não irei fazer muita coisa a mais e acho que não justificaria esse investimento a mais. Obrigado pela ajuda!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas aí não tá meio que comparando laranja com tangerina?

Nesse caso não seria melhor comparar uma strix vs crosshair hero ou uma strix b650 vs MAG b650?
Fui eu que perguntou... é que estou meio por fora de qual comprar e um outro user tinha indicado essa B650 Tomahawk ... aí queria saber se valeria a pena ou a outra tem mais "frufru" mesmo...rs

Acho que o TOC me impediria de comprar uma mobo AMD com ethernet intel... :limo:

Brincadeiras à parte, aqui uso o I219-V de uma Z390 desde sempre (quase 4 anos) e zero problemas, mas já vi reclames aleatórios desses chips intel mais recentes também.

Killer tá prestando? No passado lembro de queixas sobre eles também, especialmente ao querer usar as firulas extras que prometiam mil coisas (QoS, etc) ao invés de instalar apenas o driver...
O Killer sofre do mesmo problema do i-225 e 226. É o mesmo chip.

Eu só quero um hardware sem detalhes... é um saco ter que ficar pesquisando sobre vícios. Parece que não sabem mais fazer produtos.

Até onde sei os gráficos integrados são desligados quando o sistema detecta uma placa de vídeo discreta.

Eu não sei se é pelo motivo de ser uma placa-mãe de nicho (no caso, segundo o marketing, destinada a "criação de conteúdo"), no caso da ProArt o vídeo onboard fica ativado mesmo espetando uma placa de vídeo offboard. Pra desativar a onboard você precisa acessar a BIOS e desligar ela :)

Como comentei não sei se é coisa de nicho, uma vez que possuo apenas a ProArt e nunca mexi em outras AM5, acredito que os outros colegas que possuem AM5 possam confirmar

Última edição:
Pior é que eu pesquisei sobre isso e não achei muito sobre o assunto, normalmente é desligando a iGPU mesmo que para de sugar a RAM.
Depois vou tentar o reset pela bateria no final de semana, só fiz o reset direto na bios.

Galera, atualizando minhas compras:

Memórias: compradas dia 31/03. Chegou dia 17 e sem taxas.

Placa mãe: comprada dia 11/03. Liberou hoje na alfândega. Sem Taxa.

7800X3D: comprado dia 11. Deve estar em algum lugar do planeta, voando há 3 dias.

Vi 2 casos de 7800X3D e um 7950X3D queimando:

Show de bola! 👍 Foi taxado em alguma peça ou passou tudo liso?
Entre semana passada e retrasada recebi:
- 64Gb DDR4
- 32Gb DDR5
- 1TB SSD NVME

todos passaram liso, sem taxas.

Alguém me ajuda por favor 🥲
Fala rapaziada pretendo lançar meu primeiro PC, com um Ryzen 7 7800x3D, mas não sei se a versão da BIOS da placa-mãe já é a compatível com esse processador eu já vi que essa placa suporta tranquilamente esse processador e já vi qual é a versão da BIOS específico pra esse Ryzen, mas minha dúvida é caso ela não venha atualizada para o R7 7800x3D

O PC ira da vídeo? Ou não ira reconhecer o processador e terei que atualizar a BIOS pelo ez flash? Ou ao menos dara imagem para eu poder entrar na BIOS e atualizar com o pendrive? PS: minha placa é uma 4070ti

Caramba, tenso. Parece que os dois casos foram com X670e Strix.
Peguei X670e TUF, de queimar não estou com tanto medo, mas estou com receio de problemas com USBs, parecem estar ocorrendo muitos com as ASUS AM5, independente de Chipset. Semana que vem chega meu 7800X3D, já dá um desânimo enorme pensar em algum possível problema na instalação, já se foi o tempo que eu tinha mais paciência pra essas coisas!

@Snap, você não teve nenhum problema aí com a Mobo Asus, né?

Alguém me ajuda por favor 🥲
Fala rapaziada pretendo lançar meu primeiro PC, com um Ryzen 7 7800x3D, mas não sei se a versão da BIOS da placa-mãe já é a compatível com esse processador eu já vi que essa placa suporta tranquilamente esse processador e já vi qual é a versão da BIOS específico pra esse Ryzen, mas minha dúvida é caso ela não venha atualizada para o R7 7800x3D

O PC ira da vídeo? Ou não ira reconhecer o processador e terei que atualizar a BIOS pelo ez flash? Ou ao menos dara imagem para eu poder entrar na BIOS e atualizar com o pendrive? PS: minha placa é uma 4070ti
Fica tranquilo pois nas placas mãe AM5 existe uma porta USB dedicada para a atualização automática de BIOS, onde nem mesmo há necessidade do processador instalado para realizar a atualização!

Já ia postar, já tá virando padrão. Por via das dúvidas, se eu fosse fazer upgrade para Ryzen 7000, eu evitaria chips com o 3D V-cache, principalmente em mobos AM5 da Asus, que parecem estar enviando voltagem muito alta e fritando os chips. Mas não descartaria algum curto entre os pinos do soquete, vai saber.

Pelo visto o cache L3 dos Ryzen 7000X3D é ainda mais sensível à voltagem e temperatura que o 5800X3D.

Última edição:
Na verdade, uma foi a Strix o outro caso uma Extreme.
Fiquei até com medo agora com meu 7950X3D. Pior que to pensando em pegar uma hero....

Galera uma dúvida.

Faz muita diferença pra um ryzen 5900x memórias 3200mhz ou mais rápidas?
E outra coisa, dual channel ou quadchannel, tem diferença tb?

To pegando um pc com um kit de 2x8gb 3200 e não sei se vale eu pegar com esse e comprar mais 2 pra deixar quad, ou pego sem memórias e pego melhores e 2x16gb.

Edit: é uma b550m aorus elite

Última edição:
Que recurso tem na HERO que você precisa e que não tem em placas bem mais baratas?
Poder usar 6 satas, sem ter problema de dividir banda com slot pcie.

Galera uma dúvida.

Faz muita diferença pra um ryzen 5900x memórias 3200mhz ou mais rápidas?
E outra coisa, dual channel ou quadchannel, tem diferença tb?

To pegando um pc com um kit de 2x8gb 3200 e não sei se vale eu pegar com esse e comprar mais 2 pra deixar quad, ou pego sem memórias e pego melhores e 2x16gb.
Tópico errado. Mas, cara eu estou usando o meu com 3200 padrão da memória. Antes eu fazia over, mas atualizava bios e tinha que refazer, ai deixei no padrão mesmo e não senti diferença.
Eu uso 8gbx4 aqui.

Entre semana passada e retrasada recebi:
- 64Gb DDR4
- 32Gb DDR5
- 1TB SSD NVME

todos passaram liso, sem taxas.

Em meio a tantas notícias sobre taxas, pacotes sendo barrados, voltando e até multados, fico feliz de ver que o pessoal está recebendo seus pacotes, me pergunto o quão reais são essas notícias, pois parece que serviram apenas pra gerar pânico 🤔

Novidade sobre o 7800X3D que peguei no Ali, acordo hoje de manhã pra olhar o status e... além de já ter chegado ao Brasil, foi liberado pela receita!! PQP, que alegria!! 🥳😄🥳😄

uvk6cBC.png

41c48b88757772179d662b0bd0702bbf.gif

Acredito que devo receber o 7800X3D na segunda-feira 😄 Acho que com todas essas notícias sobre taxas a galera correu pra comprar a rodo e o povo da receita não tá dando conta 😅😂

O mais curioso é que pelas as fotos ambas as CPUs queimaram exatamente no mesmo lugar 🤔
Comentaram q parece ser mais problema da mobo da Asus q a CPU, já q ambos os casos são com essa marca.
Peguei X670e TUF, de queimar não estou com tanto medo, mas estou com receio de problemas com USBs, parecem estar ocorrendo muitos com as ASUS AM5, independente de Chipset. Semana que vem chega meu 7800X3D, já dá um desânimo enorme pensar em algum possível problema na instalação, já se foi o tempo que eu tinha mais paciência pra essas coisas!
Já ia postar, já tá virando padrão. Por via das dúvidas, se eu fosse fazer upgrade para Ryzen 7000, eu evitaria chips com o 3D V-cache, principalmente em mobos AM5 da Asus, que parecem estar enviando voltagem muito alta e fritando os chips. Mas não descartaria algum curto entre os pinos do soquete, vai saber.

Pelo visto o cache L3 dos Ryzen 7000X3D é ainda mais sensível à voltagem e temperatura que o 5800X3D.
Analisando o layout dos pinos, e suas devidas funções, fica claro que essa área está povoada por "pinos" dedicados ao VDDCR, VDDIO_MEM_S3 e VSS, que são responsáveis, respectivamente, pela alimentação dos núcleos (vCore), alimentação do estado de energia S3 (ativo) das memórias e aterramento (GND). Não dá para saber quais pinos exatos são esses mais a maior probabilidade seja a de que eles são da alimentação.

Ou seja, quase certo que o problema é da ASUS colocando mais vCore que o necessário no processador, e curioso que é apenas com os X3D... BIOS/AGESA não refinada ainda, provavelmente.

Users who are viewing this thread

Voltar