[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Olá, pessoal! Depois de quase 7 anos, chegou a hora de trocar meu i7 4790K.
Comprei um R9 7950x, 16gbx2 Dd5 6400 e um SSD 2tb 7400m/s. Gostaria de ajuda para escolher uma placa mãe que suportasse isso tudo. Gosto da ASUS, mas estou aberto para outras marcas. O ideal seria na faixa de R$2000-2500.
Obrigado pela ajuda!
B650 Mortar ou Tomahawk

CPU Top? Foi exatamente assim que o cara mandou meu r5 7600, e hoje mesmo foi liberado pela alfandega, até mesmo 10 dolares (mesmo o vendedor ter falado anteriormente que iria mandar como 30 dolares).
To começando a desconfiar dos rumores de que descrição genéricas era certeza de barrar.

Edit: agora vi o nome da loja no outro post, o meu foi da cpu-top-store, mas a descrição foi essa tb igual, capaz de serem a mesma loja, normal lá.

Rapaz, meu 13600K é da JS-Computer Store, mas o meu 7700X é da Cpu-Top Store... fui dar uma olhada nas mensagens das compras e não é que ambas as lojas são de fato o mesmo vendedor? 😂 Inclusive o endereço do remetente é o mesmo para ambas as lojas 🤣

5NUcNJH.png

7vMvuHC.png

Como vou sentir saudades disso, viu....

Última edição:
Comprei o 7950x3d box. Vamos ver se a receita vai ser "paz e amor" com a minha encomenda, assim espero.
As memórias eu comprei, mas fui burro e comprei na loja errada.... Ai cancelei a compra e estou esperando o reembolso para comprar na loja certa. Vou comprar 64gb logo.
A motherboard vou comprar no br. Estou decidindo entre a X670e-e ou a Hero. Mas infelizmente acho que vou na hero, por causa da quantidade de sata. Uso 5 satas aqui, mas acho que posso deixar 4 satas e a economia que faria comprava um m.2 de 2tb.

Última edição:
Pra quem tem AM5:

- A nova Bios da Asus da pra ativar o MCR e o boot fica rápido igual nas AM4, etc.

- A última BIOS também melhorou o Overclock do CPU e memória.

Comprei o 7950x3d box. Vamos ver se a receita vai ser "paz e amor" com a minha encomenda, assim espero.
As memórias eu comprei, mas fui burro e comprei na loja errada.... Ai cancelei a compra e estou esperando o reembolso para comprar na loja certa. Vou comprar 64gb logo.
A motherboard vou comprar no br. Estou decidindo entre a X670e-e ou a Hero. Mas infelizmente acho que vou na hero, por causa da quantidade de sata. Uso 5 satas aqui, mas acho que posso deixar 4 satas e a economia que faria comprava um m.2 de 2tb.
Qual seria a diferença dessa que quer para uma MSI B650 Tomahawk?

Boa! 👍 Espero que todos que estão comprando produtos dos nossos amigos asiáticos recebam seus itens sem problemas (e sem taxas 😄), nesse que parece ser o último suspiro antes do amor tomar conta das importações

Pra quem tem AM5:

- A nova Bios da Asus da pra ativar o MCR e o boot fica rápido igual nas AM4, etc.

- A última BIOS também melhorou o Overclock do CPU e memória.

@Snap , você testou pra ver se realmente esse lance do MCR funciona? No final de semana atualizei para a última BIOS 1101 e notei algo que não havia percebido anteriormente, se inicio a máquina com o EXPO desligado o Boot é super rápido, mas quando ativo o EXPO a inicialização é demorada. Nunca havia percebido isso, não sei se já era assim ou se é coisa dessa BIOS. Depois vou testar esse bagulho do MCR :)

Fui olhar no chat do aliexpress e a loja me enviou as fotos da cpu e da declaração. Tá como computer accessories e 10 dólares :bwahaha: .
Espero que a receita deixe meu brinquedo passar sem problemas.

Fui olhar no chat do aliexpress e a loja me enviou as fotos da cpu e da declaração. Tá como computer accessories e 10 dólares :bwahaha: .
E o meu que declarou o nome e modelo da placa mãe certinho e com valor de 45 dólares. Provável que seja taxado, mas.... As memórias chegaram com a descrição exata também ddr5 Corsair e blá blá blá e passou sem taxa. Vamos ver

Boa! 👍 Espero que todos que estão comprando produtos dos nossos amigos asiáticos recebam seus itens sem problemas (e sem taxas 😄), nesse que parece ser o último suspiro antes do amor tomar conta das importações

@Snap , você testou pra ver se realmente esse lance do MCR funciona? No final de semana atualizei para a última BIOS 1101 e notei algo que não havia percebido anteriormente, se inicio a máquina com o EXPO desligado o Boot é super rápido, mas quando ativo o EXPO a inicialização é demorada. Nunca havia percebido isso, não sei se já era assim ou se é coisa dessa BIOS. Depois vou testar esse bagulho do MCR :)
Eu tô com ele ativado faz uns dias, na bios 1004.
Sem problema date agora.

Qual seria a diferença dessa que quer para uma MSI B650 Tomahawk?
Outro user postou esse site aqui que mostra as diferenças entre elas, eu diria que as diferenças de uma boa mobo mid-tier pra uma super high-end é frufru pra maioria das pessoas, só sabendo a necessidade exata de cada um pra dizer essas coisas mesmo

ASUS ROG Strix X670E-E Gaming WIFI vs MSI MAG B650 Tomahawk WIFI
l0Qq6R3.png

Outro user postou esse site aqui que mostra as diferenças entre elas, eu diria que as diferenças de uma boa mobo mid-tier pra uma super high-end é frufru pra maioria das pessoas, só sabendo a necessidade exata de cada um pra dizer essas coisas mesmo

ASUS ROG Strix X670E-E Gaming WIFI vs MSI MAG B650 Tomahawk WIFI
l0Qq6R3.png
Mas aí não tá meio que comparando laranja com tangerina?

Nesse caso não seria melhor comparar uma strix vs crosshair hero ou uma strix b650 vs MAG b650?

Mas aí não tá meio que comparando laranja com tangerina?

Nesse caso não seria melhor comparar uma strix vs crosshair hero ou uma strix b650 vs MAG b650?
Ele perguntou qual a diferença dessas placas ("X670e-e ou a Hero") pra uma B650 Tomahawk então foi o que eu comparei no site pra mostrar, só botei X670E-E e botei a primeira que apareceu daí kkkkk, mas como disse dependendo do usuário uma B650 de 1,5k~ ou até A620 já atendem da mesma forma que uma X670E de >5k

Acho que se o vendedor continua colocando essa descrição até hoje é porque não deve ter tido problemas, é um bom sinal 😄👍

E o meu que declarou o nome e modelo da placa mãe certinho e com valor de 45 dólares. Provável que seja taxado, mas.... As memórias chegaram com a descrição exata também ddr5 Corsair e blá blá blá e passou sem taxa. Vamos ver

Mesmo que seja taxado, em cima de 45 dólares você ainda sai no lucro 👍 Mas vamos torcer pra que não seja taxado mesmo assim 😁

Eu tô com ele ativado faz uns dias, na bios 1004.
Sem problema date agora.

@Snap , liguei o MCR aqui e.... PQP, mudou da água pro vinho, o Boot ficou super rápido!! 🤯 Agora sim resolveram o lance do Boot lento que era o que mais me incomodava 🤯 Valeu por ter postado a dica! 😄👍

EDIT: Pessoal, vocês viram? Saiu agora há pouco no UOL, o amor voltou atrás 😁

Compras na Shein e Shopee: Governo recua e mantém isenção de até US$ 50

Última edição:

A Prime X670-P tem 6 satas e um preço mais em conta.

A Prime X670-P tem 6 satas e um preço mais em conta.
Mas ela cai em um problema que a maioria das placas deste tipo têm, que é um dos slots pcie que você usar, você não pode usar dois satas. Ou usa um ou usa outro, pelo motivo deles usarem a mesma banda.
Acho que só a hero e as extremes da vida que não têm esse tipo de problema.

Mas ela cai em um problema que a maioria das placas deste tipo têm, que é um dos slots pcie que você usar, você não pode usar dois satas. Ou usa um ou usa outro, pelo motivo deles usarem a mesma banda.
Acho que só a hero e as extremes da vida que não têm esse tipo de problema.

As duas satas extras só compartilham banda com aquele slot PCI-E x1 menor. Acho safe se tu não for por nada lá. Os outros PCI-E x16 tu pode usar normal.

Considerando 7800x3d com overclock, qual das placas mães abaixo?
Precisa ter PCIE 5.0. Não pode ter ethernet 225 da intel. E para fazer overlock precisa ter eclk1.

Considerações sobre codec 1220 vs 4080 devido a mudança de conectividade?

Caro por caro era melhor a PROART mas não faz overclock.

ASUS​
Preço​
Codec​
Ethernet​
ECLK​
PROART​
4000​
S1220A​
8125+10G​
NÃO?​
PRIME X670E-PRO WIFI​
2900​
S1220A​
8125​
?​
TUF GAMING X670E-PLUS WIFI​
2500​
S1220A​
8125​
?​
TUF GAMING X670E-PLUS​
2600​
S1220A​
8125​
?​
ASROCK​
X670E STEEL LEGEND​
3100​
ALC1220​
8125​
B650E Taichi​
3900​
ALC4082 + ESS9218​
KILLER E3100​
SIM?​
B650E PG-ITX Wifi​
2900​
ALC1220​
KILLER E3100​
?​

Alguém sabe de algum cupom que tá funcionando com a série 7000 na loja que explode?

Considerando 7800x3d com overclock, qual das placas mães abaixo?
Precisa ter PCIE 5.0. Não pode ter ethernet 225 da intel. E para fazer overlock precisa ter eclk1.

Considerações sobre codec 1220 vs 4080 devido a mudança de conectividade?

Caro por caro era melhor a PROART mas não faz overclock.

ASUS​
Preço​
Codec​
Ethernet​
ECLK​
PROART​
4000​
S1220A​
8125+10G​
NÃO?​
PRIME X670E-PRO WIFI​
2900​
S1220A​
8125​
?​
TUF GAMING X670E-PLUS WIFI​
2500​
S1220A​
8125​
?​
TUF GAMING X670E-PLUS​
2600​
S1220A​
8125​
?​
ASROCK​
X670E STEEL LEGEND​
3100​
ALC1220​
8125​
B650E Taichi​
3900​
ALC4082 + ESS9218​
KILLER E3100​
SIM?​
B650E PG-ITX Wifi​
2900​
ALC1220​
KILLER E3100​
?​
Por curiosidade, pq não quer o 225 da Intel?

As duas satas extras só compartilham banda com aquele slot PCI-E x1 menor. Acho safe se tu não for por nada lá. Os outros PCI-E x16 tu pode usar normal.
Aí que mora o problema. Se eu acabar arranjando alguma coisa para colocar lá, quebra minhas pernas.

Aí que mora o problema. Se eu acabar arranjando alguma coisa para colocar lá, quebra minhas pernas.

Mas aí tu poderia só usar os outros slots PCI-E x16, não?
Diria até que seria mais confortável, já que o slot x1 fica colado na GPU.

Por curiosidade, pq não quer o 225 da Intel?
Acho que é pela quantidade de posts de usuários reclamando que não funciona. Tem algum bug aí que ainda não resolveram. No reddit está cheio de gente reclamando da ethernet Intel e recomendando a Realtek.

Acho que é pela quantidade de posts de usuários reclamando que não funciona. Tem algum bug aí que ainda não resolveram. No reddit está cheio de gente reclamando da ethernet Intel e recomendando a Realtek.
Isso, e de também existir relato de latência DPC alta desde a época do z390 com ethernet intel (sem motivo específico, somente especulações). Pior caso, dá para pegar uma placa de rede avulsa 8125 e ocupar um slot que liga direto na CPU.

Eu imaginei que fosse por isso mesmo.

Eu aqui no Windows nunca tive problema, 0 mesmo.

Mas no Linux acontece as vezes, deve ser alguma correção via driver.

Users who are viewing this thread

Voltar