[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Analisando o layout dos pinos, e suas devidas funções, fica claro que essa área está povoada por "pinos" dedicados ao VDDCR, VDDIO_MEM_S3 e VSS, que são responsáveis, respectivamente, pela alimentação dos núcleos (vCore), alimentação do estado de energia S3 (ativo) das memórias e aterramento (GND). Não dá para saber quais pinos exatos são esses mais a maior probabilidade seja a de que eles são da alimentação.

Ou seja, quase certo que o problema é da ASUS colocando mais vCore que o necessário no processador, e curioso que é apenas com os X3D... BIOS/AGESA não refinada ainda, provavelmente.

No final da semana passada atualizei a BIOS para a última disponível (era uma BIOS nova, devem ter disponibilizado ela na página oficial 1 ou 2 dias antes de eu baixá-la), lembro que achei curiosa a descrição do patch note dela, que diz "stabilize AMD Ryzen 7000 X3D series processors". Não sei se tem haver com esse problema do processador fritar, ao que parece me leva a crer que sim 🤔

Última edição:
No final da semana passada atualizei a BIOS para a última disponível (era uma BIOS nova, devem ter disponibilizado ela na página oficial 1 ou 2 dias antes de eu baixá-la), lembro que achei curiosa a descrição do patch note dela, que diz "stabilize AMD Ryzen 7000 X3D series processors". Não sei se tem haver com esse problema do processador fritar, ao que parece me leva a crer que sim 🤔
Pode ser, a ASUS não vai colocar na descrição que é para "correção de vCore exagerado nos Ryzen 7000 X3D", ela não quer esse marketing negativo direto na sua página, ela vai deixar como "estabilizar" que pode significar 1001 coisas xD

O legal é que teremos uma investigação por parte do Gamernexus em breve, então veremos a análise e conclusão deles :3

image.png

Ou seja, quase certo que o problema é da ASUS colocando mais vCore que o necessário no processador, e curioso que é apenas com os X3D... BIOS/AGESA não refinada ainda, provavelmente.
Mas esse problema de queimar chips só ocorre em mobos da Asus? E se o firmware é desenvolvido pela AMD, então ela também tem sua parcela de culpa na história.

Em meio a tantas notícias sobre taxas, pacotes sendo barrados, voltando e até multados, fico feliz de ver que o pessoal está recebendo seus pacotes, me pergunto o quão reais são essas notícias, pois parece que serviram apenas pra gerar pânico 🤔

Novidade sobre o 7800X3D que peguei no Ali, acordo hoje de manhã pra olhar o status e... além de já ter chegado ao Brasil, foi liberado pela receita!! PQP, que alegria!! 🥳😄🥳😄

Acredito que devo receber o 7800X3D na segunda-feira 😄 Acho que com todas essas notícias sobre taxas a galera correu pra comprar a rodo e o povo da receita não tá dando conta 😅😂
Eu to colocando os 60% de taxa na hora de avaliar se valerá a pena a compra.
E só tenho comprado coisas pequenas, pois qq embalagem tamanho de placa-mãe sempre param...

Acabei de migrar do 13700K para o 7800X3D. Como faço uso basicamente de simuladores e jogos de estratégia, estou satisfeito com a nova plataforma.

Minha primeira experiência, entretanto, não foi das melhores. Peguei um chip que mal fazia 16k no teste multicore do Cinebench e dificilmente subia acima de 4.4Ghz:

O5URnpg.png

Depois de quase um dia testando e debugando, concluí que tinha perdido na famosa silicon lottery. Acabei devolvendo o processador e pegando um novo.

Desta vez, o resultado foi o oposto: CPU rodando estável a 5Ghz com -30 no Curve Optimiser e resultados satisfatórios em benchmarks e jogos:

6PSio9r.png

N50XaCH.png

Mas esse problema de queimar chips só ocorre em mobos da Asus? E se o firmware é desenvolvido pela AMD, então ela também tem sua parcela de culpa na história.
De queimar por excesso de vCore não, teve casos na AsRock, MSI e Gigabyte, mas a esmagadora maioria é da ASUS. Agora esse de corrente exagerada nos pinos, até o momento, só ocorreu com as ASUS. Quanto ao AGESA, a AMD fornece ele para as AIBs customizarem de acordo com suas necessidades, então não sabemos quanto de culpa tem a AMD nessa jogada, pois pode ser apenas algo que as AIBs estão mudando no AGESA, ou um bug que se torna latente após a modificação... veja como é na Intel (exemplo): Ela fornece o firmware de uma forma, os fabricantes modificam e colocam os processadores com MCE ativado e sem respeitar o PL1/PL2/PL3 imposto pela Intel, logo se o processador queimar por excesso de vCore, culpa da Intel, que forneceu o firmware, ou AIB, que adulterou o firmware?

Complicado dizer onde começa a culpa de um e termina a do outro, mas até o momento a tendência é ser algo dos AIBs, já que a incidência é muito maior nas placas ASUS. Como disse o Steve colocou as mãos numa das placas queimadas e processador com essa área dos contatos estufada, então dentro de pouco tempo teremos uma teoria bem embasada para olharmos melhor e, quem sabe, finalmente apontar o dedo com razão.

Eu to colocando os 60% de taxa na hora de avaliar se valerá a pena a compra.
E só tenho comprado coisas pequenas, pois qq embalagem tamanho de placa-mãe sempre param...
Acho que não é nem tamanho e sim o peso, quando comprei a x670e, ela foi dividida em dois pacote, um onde ficava a caixa (com acessórios e tudo) e cheio de plástico bolha e o outro pacote com a placa mãe com umas 7 camadas de plástico bolha e um caixa da FedEx

Tava lendo os comentários. Têm uns casos com 7950X também, motherboard da Asus do pessoal.

Na verdade, uma foi a Strix o outro caso uma Extreme.
Fiquei até com medo agora com meu 7950X3D. Pior que to pensando em pegar uma hero....
Pô, peguei uma, e tô esperando o processador chegar, mas caramba, a caixa não vem lacrada e a placa não vem num saco antiestático. E até olhei um unboxing de youtuber pra ver se tava certo lol.
Mas não ando preocupado se vai fritar ou não. Cabo de 4090 derretendo teve amostragem maior e geral comprou mesmo assim. 7900 xtx é a mesma coisa.

Última edição:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pô, peguei uma, e tô esperando o processador chegar, mas caramba, a caixa não vem lacrada e a placa não vem num saco antiestático. E até olhei um unboxing de youtuber pra ver se tava certo lol.
Mas não ando preocupado se vai fritar ou não. Cabo de 4090 derretendo teve amostragem maior e geral comprou mesmo assim. 7900 xtx é a mesma coisa.
Comprou aonde? Normalmente não vêm com lacre mesmo, agora o saco antiestático e estranho. Ainda falta comprar a placa-mãe, mas estou esperando a cpu chegar primeiro para decidir.
Com estes problemas ai nas placas Asus, to olhando uma aorus master ou a msi ace. Gostei da Ace, mas não encontra no br... Sad...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um comentário do vídeo que postei acima:

0xoHpwj.png

Última edição:

Em meio a tantas notícias sobre taxas, pacotes sendo barrados, voltando e até multados, fico feliz de ver que o pessoal está recebendo seus pacotes, me pergunto o quão reais são essas notícias, pois parece que serviram apenas pra gerar pânico 🤔

Novidade sobre o 7800X3D que peguei no Ali, acordo hoje de manhã pra olhar o status e... além de já ter chegado ao Brasil, foi liberado pela receita!! PQP, que alegria!! 🥳😄🥳😄

uvk6cBC.png

41c48b88757772179d662b0bd0702bbf.gif

Acredito que devo receber o 7800X3D na segunda-feira 😄 Acho que com todas essas notícias sobre taxas a galera correu pra comprar a rodo e o povo da receita não tá dando conta 😅😂
Que show colega! Só alegria!
Além de muito mais barato, vai receber antes do que se tivesse feito a pré-compra na Kabumda!
Só vão começar a enviar na segunda, devo receber entre quarta e sexta-feira que vem apenas...

E vou começar as "orações" aqui pra nada pegar fogo! Esses casos com Asus estão me deixando com a pulga atrás da orelha... Já basta o susto de alguns meses atrás, onde quase fiz RMA da 4090 que parou de dar vídeo. No fim resolvi com um novo cabo de alimentação comprado no Ali...

Comprou aonde? Normalmente não vêm com lacre mesmo, agora o saco antiestático e estranho. Ainda falta comprar a placa-mãe, mas estou esperando a cpu chegar primeiro para decidir.
Com estes problemas ai nas placas Asus, to olhando uma aorus master ou a msi ace. Gostei da Ace, mas não encontra no br... Sad...

Peguei na loja que explode. Semana passada tava rolando cupom do prime ninja, e eles já tinham baixado 300 lula coins, e o cupom deu mais 520 lula coins de desconto.

Peguei na loja que explode. Semana passada tava rolando cupom do prime ninja, e eles já tinham baixado 300 lula coins, e o cupom deu mais 520 lula coins de desconto.
Ah sim. Eu vi a promo mas ainda achando caro ela... Estou vendo as opções, ainda mais depois de ver estes problemas nas Asus. Pior que depois que acabou a promo, eles abaixaram em + de 500 reais o preço da placa.

uvk6cBC.png

41c48b88757772179d662b0bd0702bbf.gif

Estou com uma encomenda parada desde o dia 04/04.

No meu caso está sendo rápido... Memórias e placa mãe já foram liberados na alfândega. O 7800 está na alfândega. Tudo está da do 21 dias, sendo que as memórias chegaram no dia 11.

Queria ter essa coragem de vcs que importam essas coisas do ali

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar