[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Eu estou mais interessado num possível 7900X3D. Se ela tivesse anunciado agora, eu estaria com o pau na mão para comprar. Mas como não é o caso, vou esperar. Ainda mais que DDR5 tá o olho da cara, um kit com 32gb 6000mhz+, tá uns R$4000+....
Sim e sem contar que essas primeiras Ddr5 são lentas em comparação as que vão sair no próximo ano, se for pegar o inicio das Ddr4 as primeiras tinham 1600mhz

CPU de desktop AMD Ryzen 7000: CCDs Zen 4 banhados a ouro e IHS no estilo Octopus para maior compatibilidade com coolers.​

w6hIL2t.jpg

CPU AMD Ryzen 7000 Delidding revela CCDs IHS e Zen 4 banhados a ouro com TIM de alta qualidade​

A CPU que foi delidded faz parte da família Ryzen 9, pois possui dois dies e sabemos que a configuração de dois CCDs é aplicável apenas ao Ryzen 9 7950X e ao Ryzen 9 7900X. O chip tem um total de três matrizes, duas das quais são os já mencionados CCDs AMD Zen 4 fabricados no nó de processo de 5 nm e, em seguida, temos a matriz maior ao redor do centro que é o IOD e que é baseado em um nó de processo de 6 nm. O CCD AMD Ryzen 7000 mede um tamanho de matriz de 70 mm2 em comparação com 83 mm2 para Zen 3 e apresenta um total de 6,57 bilhões de transistores, um aumento de 58% em relação ao CCD Zen 3 com 4,15 bilhões de transistores,

Espalhados ao redor do pacote estão vários SMDs (capacitores/resistores) que geralmente ficam sob o substrato do pacote se considerarmos os CPUs da Intel. A AMD está apresentando-os na camada superior e, como tal, eles tiveram que projetar um novo tipo de IHS que é chamado internamente de Octopus. Já vimos o IHS delidded antes , mas agora podemos ver um chip de produção final sem tampa para cobrir essas pepitas de ouro do Zen 4!

Com isso dito, o IHS é um componente interessante das CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop. A única foto mostra o arranjo dos 8 braços que Robert Hallock 'Diretor de Marketing Técnico da AMD' chama de 'Octopus'. Cada braço tem uma pequena aplicação de TIM embaixo que é usada para soldar o IHS ao interposer. Agora, remover o chip vai ser muito difícil, já que cada braço está bem próximo ao enorme conjunto de capacitores. Cada braço também é ligeiramente levantado para dar espaço para os SMDs e os usuários não devem se preocupar com o calor ficando preso embaixo.

WILRAFl.png

Ucbp1Dd.png

yhRVrB8.png

YEfwD5N.png

Der8auer também deu uma declaração ao Gamers Nexus sobre seu próximo kit de deliding para CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop que está em andamento e ele também parece explicar por que as novas CPUs apresentam CCDs banhados a ouro:

Em relação ao revestimento de ouro, há o aspecto de que você pode soldar índio em ouro sem a necessidade de fluxo. Isso torna o processo mais fácil e você não precisa de produtos químicos agressivos em sua CPU. Sem o revestimento de ouro, teoricamente também funcionaria para soldar o silício ao cobre, mas seria mais difícil e você precisaria do fluxo para quebrar as camadas de óxido.
Der8auer para GamersNexus
A área mais interessante do AMD Ryzen 7000 Desktop CPU IHS, além dos braços, é o IHS banhado a ouro que é usado para aumentar a dissipação térmica das matrizes de CPU/IO e diretamente para o IHS. Os dois CCDs Zen 4 de 5 nm e a matriz IO singular de 6 nm possuem TIM de metal líquido ou material de interface térmica para melhor condutividade de calor e o revestimento de ouro mencionado acima ajuda muito na dissipação de calor. O que resta a ser visto é se os capacitores terão revestimento de silicone ou não, mas a partir do pacote anterior, parece que sim.

Renderização da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 (com/sem IHS):

qx5zzaQ.jpg

ZzME9tJ.jpg

uDVq1VN.jpg

uRIrWod.jpg

qCXpo2E.jpg

gEPf9Ah.jpg

nY4LtyT.jpg

BdqqEDo.jpg

J4MJwHs.jpg

zxblju9.jpg

YgxvARE.jpg

Outra coisa que precisa ser apontada é que cada CCD do Zen 4 está muito próximo da borda do IHS, o que não era necessariamente o caso das CPUs Zen anteriores. Portanto, não apenas o deslizamento será altamente difícil, mas o centro é principalmente o IO die, o que significa que o equipamento de resfriamento precisa estar pronto para esses chips. As CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 serão lançadas no outono de 2022 na plataforma AM5. Esse é um chip que pode atingir até 5.8Ghz com potência de pacote e até 230 W, portanto, cada pequena quantidade de resfriamento será obrigatória para overclockers e entusiastas.

Bom, eu decidi que vou sair da Intel e pegar um Ryzen X3D dessa nova geração e vender o 8700K (que nao faço a minima ideia de quanto vale). Pegar um kit DDR5 e ficar de boa. Eu fiquei aliviado pq pelo que vi, vou conseguir usar então o meu H100i V2 nesse ryzen AM5 :D E claro que venderei minha 2080 para pegar a séria 40xx da Nvidia! Isso para o ano que vem apenas...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém sabe onde conseguir os Bracket para AM4 do H100i V2?

Última edição:
Alguém ficou hypado e vai aderir a plataforma nova?
Aqui achei bom os ganhos, mas 0 vontade de investir na plataforma nova no momento. Esperar a série 13xx da Intel e no momento só interessado na série 4xxxx da Nvidia mesmo.
Não, vou só tentar pegar uma 3090 usada depois que sair a série 4000 (ou até mesmo uma 4000 com mais de 12gb de vram se o preço for bom), e talvez pular a geração ddr5 totalmente.

Eu estou mais interessado num possível 7900X3D. Se ela tivesse anunciado agora, eu estaria com o pau na mão para comprar. Mas como não é o caso, vou esperar. Ainda mais que DDR5 tá o olho da cara, um kit com 32gb 6000mhz+, tá uns R$4000+....
Se existir, acredito que amd deixou brecha para 2 produtos 3D, 7950x3d por 799 dólares e o 7800x3d por 450, acredito que esse será o target,novamente um 8/16 e um tão solicitado para os entusiastas 16/32

Tava aqui pensando, será que eles não podem lançar uma cpu sem a gpu? Fazendo uma cpu um pouco mais barata?

Tava aqui pensando, será que eles não podem lançar uma cpu sem a gpu? Fazendo uma cpu um pouco mais barata?
Também prefiro, não vejo sentido ter gpu integrada em cpu's high end

Tecnicamente o ruindows 11 começou a usar a GPU integrada pra algumas tarefas, então ela é útil até mesmo pra não interferir com a dedicada. Acredito que se tornará padrão na indústria sempre ter integrada.

CPU de desktop AMD Ryzen 7000: CCDs Zen 4 banhados a ouro e IHS no estilo Octopus para maior compatibilidade com coolers.​

w6hIL2t.jpg

CPU AMD Ryzen 7000 Delidding revela CCDs IHS e Zen 4 banhados a ouro com TIM de alta qualidade​

A CPU que foi delidded faz parte da família Ryzen 9, pois possui dois dies e sabemos que a configuração de dois CCDs é aplicável apenas ao Ryzen 9 7950X e ao Ryzen 9 7900X. O chip tem um total de três matrizes, duas das quais são os já mencionados CCDs AMD Zen 4 fabricados no nó de processo de 5 nm e, em seguida, temos a matriz maior ao redor do centro que é o IOD e que é baseado em um nó de processo de 6 nm. O CCD AMD Ryzen 7000 mede um tamanho de matriz de 70 mm2 em comparação com 83 mm2 para Zen 3 e apresenta um total de 6,57 bilhões de transistores, um aumento de 58% em relação ao CCD Zen 3 com 4,15 bilhões de transistores,

Espalhados ao redor do pacote estão vários SMDs (capacitores/resistores) que geralmente ficam sob o substrato do pacote se considerarmos os CPUs da Intel. A AMD está apresentando-os na camada superior e, como tal, eles tiveram que projetar um novo tipo de IHS que é chamado internamente de Octopus. Já vimos o IHS delidded antes , mas agora podemos ver um chip de produção final sem tampa para cobrir essas pepitas de ouro do Zen 4!

Com isso dito, o IHS é um componente interessante das CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop. A única foto mostra o arranjo dos 8 braços que Robert Hallock 'Diretor de Marketing Técnico da AMD' chama de 'Octopus'. Cada braço tem uma pequena aplicação de TIM embaixo que é usada para soldar o IHS ao interposer. Agora, remover o chip vai ser muito difícil, já que cada braço está bem próximo ao enorme conjunto de capacitores. Cada braço também é ligeiramente levantado para dar espaço para os SMDs e os usuários não devem se preocupar com o calor ficando preso embaixo.

WILRAFl.png

Ucbp1Dd.png

yhRVrB8.png

YEfwD5N.png

Der8auer também deu uma declaração ao Gamers Nexus sobre seu próximo kit de deliding para CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop que está em andamento e ele também parece explicar por que as novas CPUs apresentam CCDs banhados a ouro:

A área mais interessante do AMD Ryzen 7000 Desktop CPU IHS, além dos braços, é o IHS banhado a ouro que é usado para aumentar a dissipação térmica das matrizes de CPU/IO e diretamente para o IHS. Os dois CCDs Zen 4 de 5 nm e a matriz IO singular de 6 nm possuem TIM de metal líquido ou material de interface térmica para melhor condutividade de calor e o revestimento de ouro mencionado acima ajuda muito na dissipação de calor. O que resta a ser visto é se os capacitores terão revestimento de silicone ou não, mas a partir do pacote anterior, parece que sim.

Renderização da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 (com/sem IHS):

qx5zzaQ.jpg

ZzME9tJ.jpg

uDVq1VN.jpg

uRIrWod.jpg

qCXpo2E.jpg

gEPf9Ah.jpg

nY4LtyT.jpg

BdqqEDo.jpg

J4MJwHs.jpg

zxblju9.jpg

YgxvARE.jpg

Outra coisa que precisa ser apontada é que cada CCD do Zen 4 está muito próximo da borda do IHS, o que não era necessariamente o caso das CPUs Zen anteriores. Portanto, não apenas o deslizamento será altamente difícil, mas o centro é principalmente o IO die, o que significa que o equipamento de resfriamento precisa estar pronto para esses chips. As CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 serão lançadas no outono de 2022 na plataforma AM5. Esse é um chip que pode atingir até 5.8Ghz com potência de pacote e até 230 W, portanto, cada pequena quantidade de resfriamento será obrigatória para overclockers e entusiastas.

Isso ai vai ter que ter muita agulha pra resfriar, talvez os mais básicos como 7600x-7800x um wc de 360 possa dar conta

Dá até dá, mas seria mais custoso fazer um IOD sem isso já que a GPU é algo ínfimo nele.

Isso ai vai ter que ter muita agulha pra resfriar, talvez os mais básicos como 7600x-7800x um wc de 360 possa dar conta
E o 7900x resfria com um radiador desse:

sJPqhqv.jpg

Dá até dá, mas seria mais custoso fazer um IOD sem isso já que a GPU é algo ínfimo nele.

Pode ser tipo a Intel, que produz sempre com as ruins, isola a igpu e troca o microcode.

Mas com é uma igpu mais simples, o percentual que não funciona ou mto ruim a ponto de ser descartado deve ser bem baixo.

E o 7900x resfria com um radiador desse:

Cara, tem gente usando 12900KS em ITX, com 1 radiador de 92mm, roda no limite, as vezes um pouco fora, mas roda.

Pode ser tipo a Intel, que produz sempre com as ruins, isola a igpu e troca o microcode.
Lembrando que na intel a iGPU fica dentro do die da CPU mesmo, na AMD ele é separado e fica com a controladora de memória.
Mas com é uma igpu mais simples, o percentual que não funciona ou mto ruim a ponto de ser descartado deve ser bem baixo.
Além disso, é feito em um nó mais maduro (6 ou 7nm, não tenho certeza).

AMD 6-core Zen4 estreia no Geekbench​

Menos de 24 horas após a introdução oficial, a mais nova CPU de 6 núcleos da AMD está agora listada no Geekbench.

7ZxqQah.jpg

O Ryzen 5 7600X é um CPU de 6 núcleos com clock base de 4,7 GHz e clock boost de 5,3 GHz. No último vazamento, a CPU vai um pouco além dessa frequência, chegando a 5,395 GHz. O CPU foi testado na placa-mãe MEG ACE X670E high-end MSI equipada com 32GB de memória DDR5 de velocidade desconhecida.

wpSXzyN.png

A CPU pontua de 2092 a 2174 pontos no teste single-core e de 11337 a 11369 pontos no multi-core:

dhAKMrO.png

ZsYBnm5.png

Essa pontuação mais alta corresponde às reivindicações da AMD de 2175 pontos neste benchmark especificamente.

fHv4b9u.jpg

Em comparação com o Zen3 “Vermeer” Ryzen 5 5600X, o novo CPU baseado em Zen4 é até 35,5% mais rápido no teste single-core e 39,1% mais rápido no multicore, que pontua 1613 e 8149 pontos respectivamente no mesmo benchmark (em média).

De acordo com a AMD, o Ryzen 5 7600X é supostamente mais rápido que o CPU Core i9-12900K “Alder Lake” da Intel em jogos em 5% em média. Este processador estará à venda em 27 de setembro e é o SKU Ryzen 7000 mais barato por US $ 299.

Será?
eu vejo que muita gente tem dificuldade para refrigerar um 5900x por exemplo, esses novos ai o negócio vai ser tenso também
Boa sorte pra quem for tentar explicar pro pessoal que a CPU batendo 90~100ºC vai ser normal já que ela vai usar e abusar de todo headroom de temperatura que tiver, a não ser que a pessoa queira limitar os clocks agressivamente.

Se tiver batendo os clocks desejados, pode deixar torrar em 100ºC sem bronca.

Por mim batendo o clock boost e não desligando pode ficar 100°C... 120°C... 300°C e ainda ganho uma estufa :isquero:

Quero ver quando chegar os testes, vai ser bom o comparativo de um 5900X com um 7900X pra gente ver no mundo real quanto vai ser o ganho

Não, vou só tentar pegar uma 3090 usada depois que sair a série 4000 (ou até mesmo uma 4000 com mais de 12gb de vram se o preço for bom), e talvez pular a geração ddr5 totalmente.
Pois é: gostei bastante dessa nova geração, foi acima das minhas expectativas, maaaas...estou seriamente pensando em pegar um 5800x3D e esperar meteor lake e zen 5. Pouco gasto, baita CPU, e poderei pegar uma VGA 4xxx superior (quem sabe uma 4080 no lugar da 4070) sem me matar. Sem falar que a plataforma DDR5 estará mais rodada.

Pois é: gostei bastante dessa nova geração, foi acima das minhas expectativas, maaaas...estou seriamente pensando em pegar um 5800x3D e esperar meteor lake e zen 5. Pouco gasto, baita CPU, e poderei pegar uma VGA 4xxx superior (quem sabe uma 4080 no lugar da 4070) sem me matar. Sem falar que a plataforma DDR5 estará mais rodada.
Eu fiz essa escolha, acho que inicio da semana que vem meu 5800x3D chega. E partiu pras 4xxx acho que ele vai conseguir empurrar bem uma 4070/4080.

Lembrando que na intel a iGPU fica dentro do die da CPU mesmo, na AMD ele é separado e fica com a controladora de memória.

Além disso, é feito em um nó mais maduro (6 ou 7nm, não tenho certeza).
Igpu da AMD só serve pra vídeo, as Boas estão nos Laptops.

Os ganhos foram bem legais, porém os preços ainda tão um pouco altos, e o desempenho pra quem tem uma CPU atual não fica devendo.

No meu caso acho que o up vai ser pra um threadripper mesmo daqui à uns 2 anos só pra ter 8 canais de ram.

Igpu da AMD só serve pra vídeo, as Boas estão nos Laptops.
Antes tínhamos aqueles modelos G que eram bem bons, mas acho que nessa geração vão fazer que nem a intel e seguir oq vc disse.

Os ganhos foram bem legais, porém os preços ainda tão um pouco altos, e o desempenho pra quem tem uma CPU atual não fica devendo.

No meu caso acho que o up vai ser pra um threadripper mesmo daqui à uns 2 anos só pra ter 8 canais de ram.

Antes tínhamos aqueles modelos G que eram bem bons, mas acho que nessa geração vão fazer que nem a intel e seguir oq vc disse.
Não vale pq o Foco vai ser em Laptop, talvez apareça Rembrandt nos Desktop, Mas Phoenix? Nope foco daquilo é Laptop Total, vão tentar empurrar junto um RDNA3 mobile ainda.

Se conseguirem manter os Clocks Altos nas Versões com V-Cache, acho que nem os Zen 5 vanilla conseguem ganhar daquilo.

Última edição:
Alguém ficou hypado e vai aderir a plataforma nova?
Aqui achei bom os ganhos, mas 0 vontade de investir na plataforma nova no momento. Esperar a série 13xx da Intel e no momento só interessado na série 4xxxx da Nvidia mesmo.
Não, o DDR5 no Brasil está muito caro ainda.
E vou esperar os bugs aparecerem primeiro, serem resolvidos e só quando estiver mais maduro a plataforma, talvez seja o momento de comprar.

Por hora, gostei da apresentação, quero ver os testes reais.

Hoje ainda acho o 12400 com DDR4 uma alternativa bem interessante, se comparado ao 5600X e 5800X.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar