CPU de desktop AMD Ryzen 7000: CCDs Zen 4 banhados a ouro e IHS no estilo Octopus para maior compatibilidade com coolers.
CPU AMD Ryzen 7000 Delidding revela CCDs IHS e Zen 4 banhados a ouro com TIM de alta qualidade
A CPU que foi delidded faz parte da família Ryzen 9, pois possui dois dies e sabemos que a configuração de dois CCDs é aplicável apenas ao Ryzen 9 7950X e ao Ryzen 9 7900X. O chip tem um total de três matrizes, duas das quais são os já mencionados CCDs AMD Zen 4 fabricados no nó de processo de 5 nm e, em seguida, temos a matriz maior ao redor do centro que é o IOD e que é baseado em um nó de processo de 6 nm. O CCD AMD Ryzen 7000 mede um tamanho de matriz de 70 mm2 em comparação com 83 mm2 para Zen 3 e apresenta um total de 6,57 bilhões de transistores, um aumento de 58% em relação ao CCD Zen 3 com 4,15 bilhões de transistores,
Espalhados ao redor do pacote estão vários SMDs (capacitores/resistores) que geralmente ficam sob o substrato do pacote se considerarmos os CPUs da Intel. A AMD está apresentando-os na camada superior e, como tal, eles tiveram que projetar um novo tipo de IHS que é chamado internamente de Octopus. Já vimos o IHS delidded antes , mas agora podemos ver um chip de produção final sem tampa para cobrir essas pepitas de ouro do Zen 4!
Com isso dito, o IHS é um componente interessante das CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop. A única foto mostra o arranjo dos 8 braços que Robert Hallock 'Diretor de Marketing Técnico da AMD' chama de 'Octopus'. Cada braço tem uma pequena aplicação de TIM embaixo que é usada para soldar o IHS ao interposer. Agora, remover o chip vai ser muito difícil, já que cada braço está bem próximo ao enorme conjunto de capacitores. Cada braço também é ligeiramente levantado para dar espaço para os SMDs e os usuários não devem se preocupar com o calor ficando preso embaixo.
Der8auer também deu uma declaração ao Gamers Nexus sobre seu próximo kit de deliding para CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop que está em andamento e ele também parece explicar por que as novas CPUs apresentam CCDs banhados a ouro:
A área mais interessante do AMD Ryzen 7000 Desktop CPU IHS, além dos braços, é o IHS banhado a ouro que é usado para aumentar a dissipação térmica das matrizes de CPU/IO e diretamente para o IHS. Os dois CCDs Zen 4 de 5 nm e a matriz IO singular de 6 nm possuem TIM de metal líquido ou material de interface térmica para melhor condutividade de calor e o revestimento de ouro mencionado acima ajuda muito na dissipação de calor. O que resta a ser visto é se os capacitores terão revestimento de silicone ou não, mas a partir do pacote anterior, parece que sim.
Renderização da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 (com/sem IHS):
Outra coisa que precisa ser apontada é que cada CCD do Zen 4 está muito próximo da borda do IHS, o que não era necessariamente o caso das CPUs Zen anteriores. Portanto, não apenas o deslizamento será altamente difícil, mas o centro é principalmente o IO die, o que significa que o equipamento de resfriamento precisa estar pronto para esses chips. As CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 serão lançadas no outono de 2022 na plataforma AM5. Esse é um chip que pode atingir até 5.8Ghz com potência de pacote e até 230 W, portanto, cada pequena quantidade de resfriamento será obrigatória para overclockers e entusiastas.