[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Bem bacana as novas CPU's, mas vou ficar no aguardo do preço pra decidir se vale a pena ir pra AM5.

To achando que no meu caso é partir direto pra um 5800X3D, saindo de um 1800x.

Montei meu PC no começo da geração AM4 e acho que fiz bem em aguardar até o final da geração pra decidir o upgrade da CPU.

Bichinho aqui já tá sofrendo com o baixo clock em alguns jogos, mais recentes o CP 77 e o BF 2042, do resto ele segura bem.

Olhei aqui e minha x370 tem a bios pro upgrade, vendo alguns vídeos o desempenho é praticamente inexistente entre uma x570.

É gastar R$2500 pra pegar um 5800X3D ou 2.5x esse valor pra subir de geração com: mobo, mem DDR5 + CPU AM5.

Os ganhos foram bem legais, porém os preços ainda tão um pouco altos, e o desempenho pra quem tem uma CPU atual não fica devendo.

No meu caso acho que o up vai ser pra um threadripper mesmo daqui à uns 2 anos só pra ter 8 canais de ram.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Ganho foi safisfatório agora quem já tem o combo acho que da pra esperar alguns anos pra migrar, não vejo no momento fazer a troca só se for muito entusiasta.

Lembrando que na intel a iGPU fica dentro do die da CPU mesmo, na AMD ele é separado e fica com a controladora de memória.

Além disso, é feito em um nó mais maduro (6 ou 7nm, não tenho certeza).

Pesquisando um pouco... vai ser difícil ter CPU sem igpu.

Fica no I/O die, é feito em novo processo de 6nm e além da saída de vídeo é responsável por video decode/encoding.

Não, o DDR5 no Brasil está muito caro ainda.
E vou esperar os bugs aparecerem primeiro, serem resolvidos e só quando estiver mais maduro a plataforma, talvez seja o momento de comprar.

Por hora, gostei da apresentaçã, quero ver os testes reais.

Hoje ainda acho o 12400 com DDR4 uma alternativa bem interessante, se comparado ao 5600X e 5800X.

Um kit DDr4 de 32gb da pra achar a 650 reais... Já as DDR5 mais de 1500 reais...

bem louca essa ASRock

A placa-mãe B650 LiveMixer da ASRock foi fotografada​

Uma das primeiras placas-mãe AMD B650 de gama média posa para uma foto.

4aXRPuB.png

Ontem, a AMD anunciou que oferecerá uma gama de placas-mãe da série 600 com suporte para CPUs Ryzen 7000. Estas são as novas placas-mãe equipadas com soquete AM5 LGA-1718, slots de memória DDR5 e PCIe Gen5 para armazenamento de última geração.

A empresa também anunciou que oferecerá o chipset B650E, que é a versão “Extreme” com suporte PCIe Gen5 para os slots PCIe x16 e M.2 (então GPU e armazenamento). No entanto, ainda não houve anúncios das placas-mãe B650.

nnVS42b.jpg

No Weibo, há uma primeira foto da nova série LiveMixer da ASRock usando a melhor combinação de cores de todos os tempos: preto, amarelo e branco. A imagem mostra apenas o design da placa B650 não-E sem nenhum componente instalado ainda.

A placa pode ser equipada com design 16+2+1 VRM, conectores EPS duplos e um slot PCIe X16 de tamanho normal e dois slots X4. Como esta é uma placa-mãe não Extreme, elas devem ser Gen4. Também há espaço para até dois dispositivos M.2 e um Mini-PCIe.

De acordo com a AMD, a série de placas-mãe B650 deve estar disponível em outubro.

bem louca essa ASRock

A placa-mãe B650 LiveMixer da ASRock foi fotografada​

Uma das primeiras placas-mãe AMD B650 de gama média posa para uma foto.

4aXRPuB.png

Ontem, a AMD anunciou que oferecerá uma gama de placas-mãe da série 600 com suporte para CPUs Ryzen 7000. Estas são as novas placas-mãe equipadas com soquete AM5 LGA-1718, slots de memória DDR5 e PCIe Gen5 para armazenamento de última geração.

A empresa também anunciou que oferecerá o chipset B650E, que é a versão “Extreme” com suporte PCIe Gen5 para os slots PCIe x16 e M.2 (então GPU e armazenamento). No entanto, ainda não houve anúncios das placas-mãe B650.

nnVS42b.jpg

No Weibo, há uma primeira foto da nova série LiveMixer da ASRock usando a melhor combinação de cores de todos os tempos: preto, amarelo e branco. A imagem mostra apenas o design da placa B650 não-E sem nenhum componente instalado ainda.

A placa pode ser equipada com design 16+2+1 VRM, conectores EPS duplos e um slot PCIe X16 de tamanho normal e dois slots X4. Como esta é uma placa-mãe não Extreme, elas devem ser Gen4. Também há espaço para até dois dispositivos M.2 e um Mini-PCIe.

De acordo com a AMD, a série de placas-mãe B650 deve estar disponível em outubro.
Placa bonita, placa formosa, uma pena que provavelmente vão enfiar uma tonelada de dissipadores escondendo o PCB :v
E essas mobos coloridas assim trazem a nostalgia do tempo das placas Soyo Dragon, Abit, PCChips (só da cor dela mesmo)...

Onde vemos placas com cores assim hoje em dia?
c-cd-cd46048a-board.jpg

Nostalgia assim pega e traz mais de brinde, agora lembrei das GPUs, como suas caixas e adesivos eram legais antigamente >.<

Placa bonita, placa formosa, uma pena que provavelmente vão enfiar uma tonelada de dissipadores escondendo o PCB :v
E essas mobos coloridas assim trazem a nostalgia do tempo das placas Soyo Dragon, Abit, PCChips (só da cor dela mesmo)...

Onde vemos placas com cores assim hoje em dia?
c-cd-cd46048a-board.jpg

Nostalgia assim pega e traz mais de brinde, agora lembrei das GPUs, como suas caixas e adesivos eram legais antigamente >.<
Nossa essa é raridade mas deveria sair nesse estilo mesmo bem colorida, lembro das antigas que algumas soyo e DFI eram nesse estilo!

7600X é 40% > 5600X em single core. Testes realizados em Geekbench.
7700X é 23% > 5800X em single core. Testes realizados em Cinebench R20.

7600X é 40% > 5600X em single core. Testes realizados em Geekbench.
7700X é 23% > 5800X em single core. Testes realizados em Cinebench R20.
Já que ambos são o mesmo core, com diferenças mínimas de clock, deveria ser possível comparar o desempenho SC diretamente entre os modelos sem se preocupar com o core count, dando pra extrapolar que o 7600x é 23% melhor que o 5800x no cinebench r20, por ex.

Maioria deve esta esperando em jogos que certamente não será essa diferença toda!
Sim, teste sintético difere do real world, mas mostra uma tendência onde o 7600X "valeria" mais a compra do que o 7700X.
Sempre acho que ou se compra o mais barato ou se tiver grana o mais caro. A solução mediana não compensa.

Estou ansioso para ver os testes reais.

Sim, teste sintético difere do real world, mas mostra uma tendência onde o 7600X "valeria" mais a compra do que o 7700X.
Sempre acho que ou se compra o mais barato ou se tiver grana o mais caro. A solução mediana não compensa.

Estou ansioso para ver os testes reais.
7600x deve compensar mais digo em jogos é claro, mas temos que esperar os testes reais ainda!

Esses inúmeros testes que vão sair em breve mostrando bilhões de fps já nem me cativam tanto. Interesse é no low 1%. É onde a frustração acontece. Se meu PC tá rodando média de 100~120 fps, mas poderia tá rodando 140~150 por causa de CPU melhor, eu sinceramente não ando me importando mais. Sobre essa geração, absolutamente zero interesse. No máximo troco o 5600X ano que vem por um 5800X3D se aparecer por um preço muito bom.

Esses inúmeros testes que vão sair em breve mostrando bilhões de fps já nem me cativam tanto. Interesse é no low 1%. É onde a frustração acontece. Se meu PC tá rodando média de 100~120 fps, mas poderia tá rodando 140~150 por causa de CPU melhor, eu sinceramente não ando me importando mais. Sobre essa geração, absolutamente zero interesse. No máximo troco o 5600X ano que vem por um 5800X3D se aparecer por um preço muito bom.
Penso da mesma forma, dependendo do game que tu joga as vezes nem vale a pena também
Só fazer uns ajustes no 5600x e manda bala
Queria usar o meu em 4850 mas tenho medo por causa das tensões altas

Ainda mais nos games que eu vejo o cpu ficando sempre no talo (de acordo com o msi afterburner)

O 5600X para jogos já é excelente, o que mais importa é o combo com a VGA.

Para mim o que busco é 120fps com RT on em 1440p.

Não me interessa 400fps+ em CS-GO e afins, não é o gênero que jogo.

imagina desempenho e preço de um 7950x, asus strix hero + rtx 4090 + ddr5 gskill ... nussss roda warzone em 1000 fps kkkkk

Eu vou passar direto nessa nova gen.

Sejamos sinceros. Os novos processadores aparentemente estão excelentes comparados a geração AM4 e 12th Intel. Mas ai entra o X da questão.. Se você for o gamer que roda em 1080p, há necessidade da troca geral do kit? O 5700x entrega um ótimo desempenho e vai estar servido por no mínimo mais um 3 anos de boa. A troca pra AM5 só vai valer pra quem joga a mais de 200 fps e tem monitor pra isso e pra quem é tarado por novas tecnologias, quando as atuais já dão conta de acordo com sua necessidade! Sem falar que é a primeira geração, e sempre na segunda o ganho é maior,

Entenderam o enigma? Sim, 3D V-Cache nos Ryzens 7950, 7900 e 7800 :D
E segundo o leaker, a AMD irá apresentá-los na CES do próximo ano (JAN'23)

Agora quem vai chutar o preço deles? O mais fácil de acertar será o 7800X3D :3

Bom dia , estou usando um 9900ks a 4.9 ghz , com uma 3080 compensa trocar de cpu? Uso um watercooler h115 pro , estou preocupado se vai ser compativel o cooler... ter que trocar mobo cpu e ram que fodde.
Sendo bem sincero eu não trocaria, investiria em um monitor 1440p para tirar proveito dessa 3080 e aliviar o cpu. Fica uma combinação ótima!

Bom dia , estou usando um 9900ks a 4.9 ghz , com uma 3080 compensa trocar de cpu? Uso um watercooler h115 pro , estou preocupado se vai ser compativel o cooler... ter que trocar mobo cpu e ram que fodde.
CPU é muito forte ainda não vale a pena a troca no momento, concordo com o @Zz_FSN_zZ mais vantagem trocar o monitor para QHD no mínimo vai dar uma boa aliviada no 9900ks.

Users who are viewing this thread

Voltar