[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Não vi nada demais nestas temps fazendo benchmark. 90ºc em bench? Acho super de boa. Negócio e se tiver chegando 90ºc jogando.
Eu mesmo, quando for pegar um 7900x/X3D da vida, nem vou perder meu tempo fazendo over. Se chegar em 5.6ghz em stock já fico feliz d+.

Não vi nada demais nestas temps fazendo benchmark. 90ºc em bench? Acho super de boa. Negócio e se tiver chegando 90ºc jogando.
Eu mesmo, quando for pegar um 7900x/X3D da vida, nem vou perder meu tempo fazendo over. Se chegar em 5.6ghz em stock já fico feliz d+.
De boa não é pois aquece todo o sistema...
Mas cada CPU tem um temperatura máxima
Tem cpu que da um "golinho" a mais de clock dependendo da temperatura

Isso porque os caras devem testar numa temparatura ambiente na casa dos 20º. Fico imaginando isso no pico do calor aqui no Rio, com sensação de 50º, pc nem liga.
Eu falei isso em outro fórum e disseram que não tem nada haver.....vai ser um show de RMA.
Pra mim é um retrocesso essas temperaturas e TDP tão altos. Vamos ver o resultado disso nos próximos meses, eu espero está totalmente errado.
Para ambos a resposta é a mesma: Não teremos temperaturas muito acima disso pois o funcionamento deles agora será pela temperatura, tal como nos notebooks, onde os clocks é que irão cair para manter o CPU sempre abaixo do seu Tjmax. Repetirei o que o @igormp disse:
"Não gosta de temperaturas altas? Então aceite clocks menores. Se quiser extrair todo o potencial da CPU vai ter de aguentar ela mesma controlando os clocks e ficando na faixa dos 95ºC, não é como se a CPU fosse morrer por conta disso."

A tabela diz que uma configuração típica com dois módulos de 16 GB leva 100 segundos para treinar (ou até a primeira inicialização). Dois módulos de 32 GB levam 200 segundos, assim como quatro módulos de 16 GB. A configuração menos ideal, quatro módulos de classificação dupla em uma configuração 2DPC, leva 400 segundos (quase 7 minutos) para treinar. Isso é 100 a 400 segundos de uma tela preta, ou nenhum sinal de exibição, o suficiente para enervar qualquer um e assumir que algo é DOA.
Segundo tenho lido de outros usuários com Alderlake rodando em plataforma DDR5, o tempo da primeira inicialização é alto mesmo, parece ser inerente do DDR5: Nos tempos do DDR3 era sub 5s, DDR4 ficava entre 20~30s e DDR5 está na faixa de 2~3min. Mas 400s (6m40s) é bastante coisa ein =X

Então, chegando ao cerne dos detalhes, é relatado que o AMD Ryzen 9 7950X irá acelerar abaixo de 5,0 GHz em tarefas intensivas, pois vem com um limite térmico de 95C ou TjMax e você precisará de alguns coolers robustos para manter o chip funcionando sob este. Em carga total na configuração de estoque, diz-se que a CPU consome até 230 Watts de energia e opera em até 95C. O Ryzen 5 7600X também é um cenário semelhante com o chip consumindo até 120W de potência em plena carga e atingindo temperaturas de até 90C.

Também ouvimos relatos de nossas fontes afirmando que os chips AMD Ryzen 9 7000 series estão rodando a 92-94C usando um cooler líquido AIO de 360 mm de ponta em AIDA64. Nenhum overclock foi aplicado e, mais uma vez, este é o resultado de um chip QS padrão. O vazador passou a comparar a densidade térmica e o desempenho dos processadores Ryzen 7000 da AMD com os próximos processadores Raptor Lake de 13ª geração da Intel.

"Desta vez Zen4 vs. RPL, o multi-core 7950X perderá para o 13900K sem suspense. O calor acumulado combinado com a parede de temperatura fará com que o 7950X sob carga pesada não consiga manter 5G, 230W a 95 graus, e será cinzas quando sair. Mesmo o R5 não é muito melhor, 120W 90 graus, o que é um compromisso no custo. Zen4 de 95 graus de 230 W vs RPL de 82 graus de 270 W."

Ele relata que, apesar de consumir uma potência muito maior de 270W, a CPU Raptor Lake pode manter temperaturas muito mais baixas de 82C em plena carga usando o mesmo equipamento de refrigeração das CPUs Ryzen. Ele ainda mostra um resultado de overclock de todos os núcleos de 5,3 GHz do Intel Core i9-13900K que pode suportar temperaturas abaixo de 85C.

Tudo isso significa que os usuários devem definitivamente investir em alguns coolers AIO realmente sofisticados se planejam construir um novo PC com as CPUs Ryzen 7000 Desktop da AMD. Claro, isso é apenas um boato por enquanto e vamos esperar pelos testes e análises finais para confirmar a validade desse boato,As CPUs AMD Ryzen 7000 serão lançadas juntamente com a plataforma AM5 no dia 27 de setembro.
Deixa ver se entendi, o 7950X bate no Tjmax de 95ºC, consumindo todo seu PPT (230W) e por isso sofre throttling e não passa dos 5GHz enquanto que o 7900X alcança 90ºC e consome apenas 120W, permitindo se manter no turbo de 5.6GHz, é isso? ...tem algo entranho nessas baterias de testes ein :v

E quanto a alcançar os 95ºC com um AIO de 360mm em stock no AIDA64 vale constar que o FP stress-test está usando AVX-512, e quem já fez o mesmo em um Core da décima geração sabe que a temperatura sobe exponencialmente quando estressamos o FPU com esse vetor SIMD em uso.

Fora isso, mais uma vez, densidade térmica/temperatura não é o mesmo que consumo, os Raphael serão quentes porque são muitos transistores espremidos em um die menor com clocks acima dos 5GHz em um IHS igualmente menor, diferente dos Raptorlake que serão quentes pelo clock acima de 5GHz mas em uma proporção menor pois dá para conduzir bem melhor o calor gerado em um die enorme sob um grande IHS, mas mesmo assim um RPL tem um teto PPT de 230W enquanto que o outro RPL tem um teto PL3 de 350W (sim, a sigla oficial do Raphael é Raptorlake são a mesma, "RPL").

PS: Dados, números para quem gosta de saber mais :D
- Escala dos nós Zen3 x Zen4 = 12nm GloFo cIOD + 7nm TSMC CCD x 6nm cIOD + 5nm TSMC CCD
- Tamanho do Die do CCD Zen3 x Zen4 = 81mm² x 70mm² (-13%)
- Tamanho do Die do cIOD Zen3 x Zen4 = 123mm² x 118mm² (-4%)
- Tamanho do contato do IHS do CPU Zen3 x Zen4 = 37x37mm x 28x28mm (-30%)
- Raptorlake (para comparação) = 257mm² die; 28x38mm contato do IHS

Última edição:
Para ambos a resposta é a mesma: Não teremos temperaturas muito acima disso pois o funcionamento deles agora será pela temperatura, tal como nos notebooks, onde os clocks é que irão cair para manter o CPU sempre abaixo do seu Tjmax. Repetirei o que o @igormp disse:
"Não gosta de temperaturas altas? Então aceite clocks menores. Se quiser extrair todo o potencial da CPU vai ter de aguentar ela mesma controlando os clocks e ficando na faixa dos 95ºC, não é como se a CPU fosse morrer por conta disso."

Segundo tenho lido de outros usuários com Alderlake rodando em plataforma DDR5, o tempo da primeira inicialização é alto mesmo, parece ser inerente do DDR5: Nos tempos do DDR3 era sub 5s, DDR4 ficava entre 20~30s e DDR5 está na faixa de 2~3min. Mas 400s (6m40s) é bastante coisa ein =X

Deixa ver se entendi, o 7950X bate no Tjmax de 95ºC, consumindo todo seu PPT (230W) e por isso sofre throttling e não passa dos 5GHz enquanto que o 7900X alcança 90ºC e consome apenas 120W, permitindo se manter no turbo de 5.6GHz, é isso? ...tem algo entranho nessas baterias de testes ein :v

E quanto a alcançar os 95ºC com um AIO de 360mm em stock no AIDA64 vale constar que o FP stress-test está usando AVX-512, e quem já fez o mesmo em um Core da décima geração sabe que a temperatura sobe exponencialmente quando estressamos o FPU com esse vetor SIMD em uso.

Fora isso, mais uma vez, densidade térmica/temperatura não é o mesmo que consumo, os Raphael serão quentes porque são muitos transistores espremidos em um die menor com clocks acima dos 5GHz em um IHS igualmente menor, diferente dos Raptorlake que serão quentes mas em uma proporção menor pois dá para conduzir bem melhor o calor gerado em um die enorme sob um grande IHS, mas mesmo assim um RPL tem um teto PPT de 230W enquanto que o outro RPL tem um teto PL3 de 350W (sim, a sigla oficial do Raphael é Raptorlake são a mesma, "RPL").

PS: Dados, números para quem gosta de saber mais :D
- Escala dos nós Zen3 x Zen4 = 12nm GloFo cIOD + 7nm TSMC CCD x 6nm cIOD + 5nm TSMC CCD
- Tamanho do Die do CCD Zen3 x Zen4 = 81mm² x 70mm² (-13%)
- Tamanho do Die do cIOD Zen3 x Zen4 = 123mm² x 118mm² (-4%)
- Tamanho do contato do IHS do CPU Zen3 x Zen4 = 37x37mm x 28x28mm (-30%)
- Raptorlake (para comparação) = 257mm² die; 28x38mm contato do IHS
Algo bem estranho na bateria desses testes por isso que não da pra cravar essas temperaturas ainda, eu espero que seja menos com testes ''oficiais'' mas vale lembrar que esses testes são em bench sintéticos em jogos que a maioria aqui espera deve ser bem menos que esses 90°~95°C.

Algo bem estranho na bateria desses testes por isso que não da pra cravar essas temperaturas ainda, eu espero que seja menos com testes ''oficiais'' mas vale lembrar que esses testes são em bench sintéticos em jogos que a maioria aqui espera deve ser bem menos que esses 90°~95°C.
Eu chuto que, em jogos, com alguns poucos cores no talo bem acima dos 5GHz, temperaturas acima de 80ºC nesses cores em específicos vão ser a norma.

Eu chuto que, em jogos, com alguns poucos cores no talo bem acima dos 5GHz, temperaturas acima de 80ºC nesses cores em específicos vão ser a norma.
Nesse clock deve ser manter nessa faixa talvez um pouco menos, nesse caso vai entrar um bom fluxo no gabinete e claro temperatura ambiente.

O que pode ser preocupante é que os Benchs duram pouco tempo, apesar de espremerem bem o hardware. Temos que ver em uso extensivo se os clocks vão baixar por causa das temps.
Jogos nunca foram um problema para temperaturas, acho que não será dessa vez que as coisas vão mudar. (apesar de que provavelmente teremos valores mais altos que os atuais)

O que pode ser preocupante é que os Benchs duram pouco tempo, apesar de espremerem bem o hardware. Temos que ver em uso extensivo se os clocks vão baixar por causa das temps.
Jogos nunca foram um problema para temperaturas, acho que não será dessa vez que as coisas vão mudar. (apesar de que provavelmente teremos valores mais altos que os atuais)

Rexona Gamer já é uma realidade, os verdinhos da política vão pedir a cabeça da Intel, AMD e Nvidia.

Última edição:
Eu tenho um 12700K e em bechmark @5GHz não passa de 75C usando Noctua U12A.
O 12400 não passa de 63C, nas mesmas configurações.

Acho que um prime95 pode fazer bater nos 90C, mas é stress test e não benchmark.

Não acho que esses novos AMD vão chegar nos 95~100C.

Acho que um prime95 pode fazer bater nos 90C, mas é stress test e não benchmark.

Os Zen 4 serão BEM mais densos que o seu alder lake, além de terem clocks bem mais altos, logo essa sua comparação não serve de muita coisa.

em jogos dificilmente vai chegar nessa temperatura, agora em testes sintéticos como cinebench por exemplo ou Prime deve chegar bem próximo disso!

Começando a aparecer mais informações sobre essas temperaturas. E adivinhem, aparente e curiosamente pode ser apenas BIOS :v

"Ryzen 7000 stock VS tensão manual.
No clock padrão em uma carga pesada, não apenas o CPU tende a dar throttling como também abusa do vCore.
Se setarmos um vCore manual com o mesmo clock do padrão, o cenário muda completamente.
E aqui acaba sobrando espaço para mais clock/temperatura de sobra."

Fble-As-DUYAEY6a-D.png

Começando a aparecer mais informações sobre essas temperaturas. E adivinhem, aparente e curiosamente pode ser apenas BIOS :v

No clock padrão em uma carga pesada, não apenas o CPU tende a dar throttling como também abusa do vCore.
Se setarmos um vCore manual com o mesmo clock do padrão, o cenário muda completamente.

Fble-As-DUYAEY6a-D.png

A diferença é gritante. Que loucura uma situação dessas tão próximo do lançamento

Fble-As-DUYAEY6a-D.png

Ta mais pra bios ''zuada'' isso porque a diferença é bem grande de temperatura nada que uma atualização não resolva.

A diferença é gritante. Que loucura uma situação dessas tão próximo do lançamento
Ta mais pra bios ''zuada'' isso porque a diferença é bem grande de temperatura nada que uma atualização não resolva.
BIOS zuada no lançamento não é novidade para a AMD, mas tão perto do lançamento é preocupante ainda estar nesse nível de problema.

Eu estou boqueaberto mesmo é com a eficiência energética: 5GHz em apenas ~70W nesse 7900X. A linha para notebooks Zen4 vai vir em outro nível!

BIOS zuada no lançamento não é novidade para a AMD, mas tão perto do lançamento é preocupante ainda estar nesse nível de problema.

Eu estou boqueaberto mesmo é com a eficiência energética: 5GHz em apenas ~70W nesse 7900X. A linha para notebooks Zen4 vai vir em outro nível!
Curioso pra saber a linha Zen4 dos laptops da AMD, deve chegar com duração de bateria melhor que a geração passada que já era boa, tenho o Zephyrus G15 e consigo 7~8 horas tranquilo navegando.

Placa-mãe ASRock X670E Steel Legend precisa de centenas de segundos na primeira inicialização ou limpar CMOS para treinar a memória.

A tabela diz que uma configuração típica com dois módulos de 16 GB (leia-se: dois módulos de classificação única em uma configuração de 1 DIMM por canal/1 DPC), leva 100 segundos para treinar (ou até a primeira inicialização). Dois módulos de 32 GB (normalmente um par de módulos de classificação dupla na configuração 1DPC) levam 200 segundos, assim como quatro módulos de 16 GB (quatro módulos de classificação única em uma configuração 2DPC). A configuração menos ideal, quatro módulos de classificação dupla em uma configuração 2DPC, leva 400 segundos (quase 7 minutos) para treinar. Isso é 100 a 400 segundos de uma tela preta, ou nenhum sinal de exibição, o suficiente para enervar qualquer um e assumir que algo é DOA.

LJ9m5In.jpg

Aqui está o kicker - uma vez que as atualizações do UEFI BIOS normalmente limpam o CMOS, você terá algumas centenas de segundos até que a tela se acenda, informando que a atualização do BIOS foi concluída. Curiosamente, ainda não vimos nada que sugira que o overclock de memória (que envolve dezenas de reinicializações e retreinamento de memória) leva centenas de segundos - a menos que você limpe o CMOS por algum motivo.

Ou seja, é treinamento de memória sim, assim como nos Alderlake (como disse, inerente do DDR5), mas o tempo longo era problema da BIOS da ASRock, e foi devidamente corrigido na última atualização. Ainda temos 3 semanas para bugfixes e contando...

PS: O outro tuíte mostra que existirão memórias que possuirão ambos perfís XMP e EXPO :)

Última edição:

Ou seja, é treinamento de memória sim, assim como nos Alderlake (como disse, inerente do DDR5), mas o tempo longo era problema da BIOS da AsRock, e foi devidamente corrigido na última atualização. Faltam 3 semanas para bugfixes e contando...

Sim foi corrigo, esperamos que não aconteca no dia do lançamento oficial ate lá tem tempo para corrigirem outros problemas!

Fble-As-DUYAEY6a-D.png

Mas isso é o básico de overclock e todos sabem disso kkkkkk
Voltagem (tensão) em AUTO pela mobo sempre joga um valor acima do que a CPU REALMENTE PRECISA pra aquele clock, portanto setar um vcore manual e mais próximo do limite mínimo para tal clock vai esquentar muito menos.

O que achei curioso que mesmo os Ryzen 7000 reduzindo a litografia pra 5nm, que em teoria é pra reduzir e muito a temperatura (consumo obviamente reduz), acontece que aquecem mais por serem dies mais densos e quanto menor o die mais difícil fica a transferência de calor pro dissipador.

Última edição:
Não tem mt pra onde correr nos Zen 4 não, se for rodar um 7900X pra cima vai ter que ter um Bom watercooler de 240mm e olhe lá, densidade termal é absurda e mesmo se for pegar um de 360mm vai continuar batendo 95 pq o processador vai pegar mais performance.

CPU AMD Ryzen 9 7950X Benchmark Cinebench R23 vazado, uplift de núcleo único até 34% mais rápido e 23% mais rápido em comparação ao 5950X.​

nupKFUt.png

AMD Ryzen 9 7950X destrói o Ryzen 9 5950X em desempenho de CPU single-core e multi-core no Cinebench R23​

O AMD Ryzen 9 7950X é o principal CPU Zen 4 com um preço de US $ 699 e tem como alvo o Core i9-12900K de 12ª geração da Intel e o Core i9-13900K de 13ª geração em breve. O benchmark da CPU vazou nos fóruns do Baidu (via Harukaze5719 ).

De acordo com o vazador, a CPU é um chip próximo ao varejo que possui um clock base de 4,5 GHz, clock de impulso de 5,7 GHz e uma frequência de impulso de todos os núcleos de 5,0 GHz. O chip estava rodando com clocks padrão e uma voltagem padrão de 1,48V na placa- mãe Gigabyte AORUS X670E Xtreme com 16 GB de memória DDR5-5600. O usuário informa que a placa custará cerca de 4999 Yuan ou cerca de US$ 700. Mas antes da performance, vamos falar das especificações.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950x , que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz (5,85 GHz F-Max), o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que tem uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo.

Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo). O carro-chefe custará US $ 699, o que significa que terá um preço um pouco mais alto que o Core i9-12900K, oferecendo um salto significativo de desempenho em aplicativos multi-threading, como Chaos V-Ray, de até + 57% e fazendo isso com eficiência energética até 47% maior.

geCwbXQ.jpg

Em termos de desempenho de jogos, o AMD Ryzen 9 7950X oferecerá um aumento de até 35% em jogos como Shadow of The Tomb Raider versus o Core i9-12900K.

XnzmA2f.jpg

A AMD também apresentou o desempenho do AMD Ryzen 9 7950X contra o Intel Core i9-12900K em tarefas de jogos e criação de conteúdo. A CPU foi de -1% a +23% mais rápida nos benchmarks de jogos e +36 a +62% mais rápida nas cargas de trabalho de criação.

33LPrbK.jpg

Então, essas são todas as especificações oficiais, desempenho e preços que a própria AMD divulgou. Agora, temos que ver como o chip se comporta no resultado do benchmark Cinebench R23 vazado. O AMD Ryzen 9 7950X obteve impressionantes 2205 pontos em testes single-core e 29649 pontos em testes multi-core. Agora, comparando-o com o Ryzen 9 5950X, parece que o chip Zen 4 vai esmagar o chip Zen 3 mais antigo inteiramente com uma melhoria de 34% single-core e 23% multi-core. A CPU também acaba sendo 7-8% mais rápida que o Core i9-12900K em testes single e multi-core.

n9TeqYo.jpg

Os resultados são fornecidos abaixo:

lbYK7Gx.png

Greymon55 também publicou os benchmarks de desempenho multi-thread para os dois processadores. O AMD Ryzen 7 7700X supostamente marca cerca de 19800 pontos, enquanto o Ryzen 5 7600X marca cerca de 15100 pontos. Isso coloca o Ryzen 5 7600X 34% mais rápido que seu antecessor, mas mais lento que o i5-12600K. Ao mesmo tempo, o Ryzen 7 7700X é cerca de 29% mais rápido que seu antecessor, mas mais lento que o Core i7-12700K.

TTyC1SK.png

O desempenho foi avaliado usando um resfriador de ar, então não podemos dizer com certeza se o chip estava sendo afetado por estrangulamento térmico pois esse parece ser o caso de muitas amostras. Com isso dito, também podemos comparar o desempenho do Ryzen 9 7950X com o carro-chefe do Raptor Lake, o Core i9-13900K, e ver como ele se compara. Parece que a CPU AMD Zen 4 é cerca de 4% mais lenta em single e 26% mais lenta em desempenho multi-core. Essa é uma grande diferença no desempenho multi-core, mas também temos que levar em conta o TDP de 250-350W muito mais alto no qual a CPU Raptor Lake estará funcionando.

O vazador também relata que o chip não consegue atingir uma frequência de todos os núcleos de 5,0 GHz, a menos que você esteja executando o resfriamento a água. Com refrigeração a água, a temperatura não excede 100C, mas também não é estável no Cinebench R23. A AMD apresentou oficialmente um aumento multithread de +48% / +41% no Cinebench R23 versus o 5950X e 12900K em sua própria apresentação, então parece haver um grande problema com esse vazamento específico.

sTCXJYR.png

va7AhY8.png

Quanto ao desempenho da memória, o resultado da memória AIDA64 é fornecido abaixo e oferece cerca de 89,6 ns. Não sabemos se a EXPO foi ativada ou não, mas com a nova tecnologia, diz-se que a AMD atinge uma latência mais baixa de cerca de 63ns.

spMHbqo.jpg

Esses são números realmente fortes em relação à família Ryzen 5000 baseada em Zen 3 e mal podemos esperar para ver os chips AMD Ryzen 7000 chegarem em 27 de setembro,para que os usuários possam desfrutar de grandes melhorias nas cargas de trabalho de um e vários núcleos.

CPU AMD Ryzen 9 7950X Benchmark Cinebench R23 vazado, uplift de núcleo único até 34% mais rápido e 23% mais rápido em comparação ao 5950X.​

nupKFUt.png

AMD Ryzen 9 7950X destrói o Ryzen 9 5950X em desempenho de CPU single-core e multi-core no Cinebench R23​

O AMD Ryzen 9 7950X é o principal CPU Zen 4 com um preço de US $ 699 e tem como alvo o Core i9-12900K de 12ª geração da Intel e o Core i9-13900K de 13ª geração em breve. O benchmark da CPU vazou nos fóruns do Baidu (via Harukaze5719 ).

De acordo com o vazador, a CPU é um chip próximo ao varejo que possui um clock base de 4,5 GHz, clock de impulso de 5,7 GHz e uma frequência de impulso de todos os núcleos de 5,0 GHz. O chip estava rodando com clocks padrão e uma voltagem padrão de 1,48V na placa- mãe Gigabyte AORUS X670E Xtreme com 16 GB de memória DDR5-5600. O usuário informa que a placa custará cerca de 4999 Yuan ou cerca de US$ 700. Mas antes da performance, vamos falar das especificações.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950x , que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz (5,85 GHz F-Max), o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que tem uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo.

Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo). O carro-chefe custará US $ 699, o que significa que terá um preço um pouco mais alto que o Core i9-12900K, oferecendo um salto significativo de desempenho em aplicativos multi-threading, como Chaos V-Ray, de até + 57% e fazendo isso com eficiência energética até 47% maior.

geCwbXQ.jpg

Em termos de desempenho de jogos, o AMD Ryzen 9 7950X oferecerá um aumento de até 35% em jogos como Shadow of The Tomb Raider versus o Core i9-12900K.

XnzmA2f.jpg

A AMD também apresentou o desempenho do AMD Ryzen 9 7950X contra o Intel Core i9-12900K em tarefas de jogos e criação de conteúdo. A CPU foi de -1% a +23% mais rápida nos benchmarks de jogos e +36 a +62% mais rápida nas cargas de trabalho de criação.

33LPrbK.jpg

Então, essas são todas as especificações oficiais, desempenho e preços que a própria AMD divulgou. Agora, temos que ver como o chip se comporta no resultado do benchmark Cinebench R23 vazado. O AMD Ryzen 9 7950X obteve impressionantes 2205 pontos em testes single-core e 29649 pontos em testes multi-core. Agora, comparando-o com o Ryzen 9 5950X, parece que o chip Zen 4 vai esmagar o chip Zen 3 mais antigo inteiramente com uma melhoria de 34% single-core e 23% multi-core. A CPU também acaba sendo 7-8% mais rápida que o Core i9-12900K em testes single e multi-core.

n9TeqYo.jpg

Os resultados são fornecidos abaixo:

lbYK7Gx.png

Greymon55 também publicou os benchmarks de desempenho multi-thread para os dois processadores. O AMD Ryzen 7 7700X supostamente marca cerca de 19800 pontos, enquanto o Ryzen 5 7600X marca cerca de 15100 pontos. Isso coloca o Ryzen 5 7600X 34% mais rápido que seu antecessor, mas mais lento que o i5-12600K. Ao mesmo tempo, o Ryzen 7 7700X é cerca de 29% mais rápido que seu antecessor, mas mais lento que o Core i7-12700K.

TTyC1SK.png

O desempenho foi avaliado usando um resfriador de ar, então não podemos dizer com certeza se o chip estava sendo afetado por estrangulamento térmico pois esse parece ser o caso de muitas amostras. Com isso dito, também podemos comparar o desempenho do Ryzen 9 7950X com o carro-chefe do Raptor Lake, o Core i9-13900K, e ver como ele se compara. Parece que a CPU AMD Zen 4 é cerca de 4% mais lenta em single e 26% mais lenta em desempenho multi-core. Essa é uma grande diferença no desempenho multi-core, mas também temos que levar em conta o TDP de 250-350W muito mais alto no qual a CPU Raptor Lake estará funcionando.

O vazador também relata que o chip não consegue atingir uma frequência de todos os núcleos de 5,0 GHz, a menos que você esteja executando o resfriamento a água. Com refrigeração a água, a temperatura não excede 100C, mas também não é estável no Cinebench R23. A AMD apresentou oficialmente um aumento multithread de +48% / +41% no Cinebench R23 versus o 5950X e 12900K em sua própria apresentação, então parece haver um grande problema com esse vazamento específico.

sTCXJYR.png

va7AhY8.png

Quanto ao desempenho da memória, o resultado da memória AIDA64 é fornecido abaixo e oferece cerca de 89,6 ns. Não sabemos se a EXPO foi ativada ou não, mas com a nova tecnologia, diz-se que a AMD atinge uma latência mais baixa de cerca de 63ns.

spMHbqo.jpg

Esses são números realmente fortes em relação à família Ryzen 5000 baseada em Zen 3 e mal podemos esperar para ver os chips AMD Ryzen 7000 chegarem em 27 de setembro,para que os usuários possam desfrutar de grandes melhorias nas cargas de trabalho de um e vários núcleos.
esa banda de 53 gbps aí é de apenas 1 memoria single channel né, acho que com 2 vai passar facil de 100 gbps né, outra duvida todas as mobos pra am5 provavelmente virao ja com rede de 10 gbps?

spMHbqo.jpg

Raichu disse que esse score MT está muito baixo (pode ser throttling é throttling), pois o valor comum é na casa dos 37k pontos (e não 29k), inclusive a própria notícia fala disso, de que essa pontuação não bate com os números informados. Quanto ao consumo/temperatura, novamente foi batido na tecla de aguardar até o lançamento que a AGESA está sendo mexida constantemente para resolver isso, inclusive o Raichu citou dois exemplos:
(1) Em Julho o Zen4 ES pegava 260W no FPU stress-test em apenas 4.8 GHz, mas agora esse ES já está conseguindo 5.0GHz em ~220W;
(2) O Raptorlake precisava de 350W para concluir o CB23 e o stress-test do AIDA64. Após duas versões do microcódigo, o consumo foi para abaixo dos 300W.

essa banda de 53 gbps aí é de apenas 1 memoria single channel né, acho que com 2 vai passar facil de 100 gbps né, outra duvida todas as mobos pra am5 provavelmente virao ja com rede de 10 gbps?
Segundo a fonte, esses 53GB/s vem de apenas um módulo DDR5-5600 (ou seja, single-chanel), caso fosse dual-chanel daria uns 104GB/s. E quanto à rede de 10Gbps, creio que só nas X670E e mesmo assim nas top das top, as demais virão apenas com uma ethernet de 2.5Gbps, mas quem decide isso mesmo é o fabricante, na ASUS mesmo está assim:
Screenshot-2022-09-02-at-10-57-39-The-Best-X670-E-B650-motherboards-for-AMD-Ryzen-7000-Series-CPUs-R.png

Edit: Quanto ao score de 29k no Cinebench, confirmaram que era em um resfriamento a ar e por isso teve throttling. O mesmo cara testou esse 7950X CPU QS em um cooler a água e adivinhem, pegou 36k pontos em MT.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar