[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

  • Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
esa banda de 53 gbps aí é de apenas 1 memoria single channel né, acho que com 2 vai passar facil de 100 gbps né, outra duvida todas as mobos pra am5 provavelmente virao ja com rede de 10 gbps?
Sim apenas um módulo se fosse em Dual dobrava a banda tudo indica que 10gbps somente nas mobo mais TOP do chipset X670E
 
Sim apenas um módulo se fosse em Dual dobrava a banda tudo indica que 10gbps somente nas mobo mais TOP do chipset X670E
se ve, aqui quad channel ddr3 1333 faz 40 gbps ali ddr5 uma memoria ja bem mais rapida q 4 ddr3 1333
 
Edit: Quanto ao score de 29k no Cinebench, confirmaram que era em um resfriamento a ar e por isso teve throttling. O mesmo cara testou esse 7950X CPU QS em um cooler a água e adivinhem, pegou 36k pontos em MT.
Quem comprar um 7900X/7950X com certeza precisará por watercooler, se chegou num ponto de núcleos e clock que não tem como fugir de um bom resfriamento, por mais que se tenha uma boa eficiência de consumo.

Tenho curiosidade de ver se herdou aquele problema no Zen3 de gerenciamento, tipo basta mexer o mouse que o consumo da picos de energia.
 
Quem comprar um 7900X/7950X com certeza precisará por watercooler, se chegou num ponto de núcleos e clock que não tem como fugir de um bom resfriamento, por mais que se tenha uma boa eficiência de consumo.
A tendência geral é, para um mesmo consumo de energia (130W, por ex), novas gerações irão atingir clocks mais altos e esquentar mais por conta da densidade térmica.

Pra cargas mais longas isso não vai ser problema pq o IHS/cooler vai ter tempo de absorver todo o calor até atingir um ponto de equilíbrio, porém pra picos curtos (mais comum em jogos), as CPUs vão ficar saltando pra temperaturas bem altas, e não há muito oq fazer além de segurar os clocks mesmo.
 
A tendência geral é, para um mesmo consumo de energia (130W, por ex), novas gerações irão atingir clocks mais altos e esquentar mais por conta da densidade térmica.

Pra cargas mais longas isso não vai ser problema pq o IHS/cooler vai ter tempo de absorver todo o calor até atingir um ponto de equilíbrio, porém pra picos curtos (mais comum em jogos), as CPUs vão ficar saltando pra temperaturas bem altas, e não há muito oq fazer além de segurar os clocks mesmo.

Hoje eu já faço isso com no 5800X via PBO pra melhora a temperatura, acredito que vai seguir a mesma linha com a nova geração.
 

EK COMPARTILHA O MAPA DE COMPATIBILIDADE AM5 PARA TODOS OS PRODUTOS DE REFRIGERAÇÃO DE CPU​

A EK®, líder de mercado em refrigeração a água de ponta para produtos de PC, deseja informar os clientes atuais e futuros sobre a compatibilidade de nossas soluções de refrigeração existentes com a plataforma AMD® Socket AM5 altamente antecipada. Comparado ao soquete AM4, o padrão de furos de montagem da placa traseira ainda é de 54 x 90 mm e usa roscas UNC 6-32, mas as placas-mãe AM5 agora possuem uma placa traseira de soquete de CPU integrada. A placa traseira de estoque é melhor mantida intocada, pois removê-la também significa mexer no mecanismo de carregamento da CPU e expor os pinos do soquete. Para evitar tais riscos, alguns produtos EK precisam ser atualizados, mas não tenha medo, pois a compatibilidade é feita para todos os produtos EK existentes.

kxV8WNE.jpg



7vN4xkS.jpg



EK-AIO E EK-NUCLEUS AIO​

Todos os coolers AIO atuais da linha de produtos EK suportam totalmente os processadores da série Ryzen 7000 e as placas-mãe Socket AM5 prontas para uso. Os espaçadores UNC 6-32 integrados são compatíveis com a nova placa traseira de soquete de CPU AM5.

EK-AIOs totalmente compatíveis:

  • EK-AIO Básico 240
  • EK-AIO Basic 360
  • EK-AIO 120 D-RGB
  • EK-AIO 240 D-RGB
  • EK-AIO 280 D-RGB
  • EK-AIO 360 D-RGB
  • EK-AIO Elite 280 D-RGB
  • EK-AIO Elite 360 D-RGB
  • EK-AIO Elite Aurum 360 D-RGB
Além disso, a próxima geração de coolers EK-Nucleus AIO também suporta totalmente o soquete AMD AM5. As versões Lux dos AIOs EK-Nucleus começarão a ser enviadas antes do final deste ano.


1PnTBtb.jpg



AIOs EK-Nucleus totalmente compatíveis:

  • EK-Nucleus AIO CR120 Lux D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR240 Lux D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR240 Vision D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR360 Vision D-RGB

h1rpFA7.jpg



EK-QUANTUM VELOCITY AMD​

O Velocity original e agora o bloco de água legado também não serão esquecidos e terão sua própria chance de encontrar um lar em futuras construções baseadas no AM5. A EK fornecerá um conjunto de espaçadores de bloco de água que funcionarão com a placa traseira do soquete AM5 integrada, permitindo assim que o bloco de água Velocity original seja usado em placas-mãe soquete AM5. A disponibilidade desses impasses ainda não foi especificada, mas você provavelmente poderá encontrá-los na loja virtual da EK até o final do mês e obtê-los por um preço simbólico.

Produtos EK-Quantum Velocity afetados:

  • EK-Quantum Velocity D-RGB – AMD Nickel + Plexi
  • EK-Quantum Velocity D-RGB – AMD Níquel + Acetal
  • EK-Quantum Velocity D-RGB – AMD Nickel + Frosted Plexi
  • EK-Quantum Velocity – AMD Nickel + Plexi
  • EK-Quantum Velocity – AMD Nickel + Acetal
  • EK-Quantum Velocity Honor D-RGB – AMD Black Nickel + Stars & Stripes
  • EK-Quantum Velocity Strike RGB – Preto fosco + Prata

vAoLies.jpg



EK-QUANTUM VELOCITY² AM4​

Embora os blocos de água Velocity² sejam projetados para serem específicos para tomadas, os proprietários das versões de blocos de água AM4 receberão um kit de atualização para evitar que seus blocos de água EK-Quantum Velocity² AM4 acabem como peso de papel. O kit de atualização virá na forma de uma placa traseira que exigirá que o cliente remova a placa traseira AM5 de estoque. Embora isso não seja recomendado e deva ser tratado por usuários experientes apenas por sua conta e risco, ainda parece a decisão certa oferecer aos clientes essa opção. A EK fará o possível para preparar um guia detalhado sobre como o usuário pode realizar a troca da placa traseira, minimizando o risco de danificar os pinos do soquete da CPU.

Considerando a pequena diferença na espessura da placa fria entre AM4 e AM5 e a necessidade de mexer na placa traseira do soquete da CPU, é recomendável simplesmente optar pela versão soquete AM5 do bloco de água EK-Quantum Velocity². Até a própria AMD apresentou o soquete AM5 para ser de longa duração (2025+), o que é outro argumento que apoia essa afirmação. A disponibilidade da placa traseira EK-ExactMount AM4 a AM5 ainda não foi especificada, mas deve ser encontrada no site da EK até o final do mês.

Produtos EK-Quantum Velocity² AM4 afetados:

  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Plexi
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Acetal
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Cobre + Acetal
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Satin Titanium
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Full Nickel
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Ouro
  • EK-Quantum Velocity² – AM4 Lignum Edition – Nogueira
G68dbS3.jpg



EK-QUANTUM MAGNITUDE AM4​

Embora os blocos de água da CPU Magnitude também sejam específicos do soquete, a versão AM4 não terá problemas em lidar com qualquer coisa que as CPUs da série Ryzen 7000 joguem neles. A EK fornecerá um conjunto de espaçadores de bloco de água para o Magnitude, tornando-o compatível com a placa traseira do soquete AM5 integrado e, portanto, adequado para uso em placas-mãe soquete AM5. A disponibilidade desses impasses ainda não foi especificada, mas você poderá encontrá-los no site da EK até o final do mês e obtê-los por um preço simbólico. Os blocos de água EK-Quantum Magnitude AM4 montados a partir deste ponto serão entregues com os espaçadores compatíveis com AM5 adicionados. Também atualizaremos as páginas do produto para abordar a compatibilidade com AM5.

Produtos EK-Quantum Magnitude AM4 afetados:

  • EK-Quantum Magnitude D-RGB – AM4 Níquel + Plexi
  • EK-Quantum Magnitude D-RGB – AM4 Níquel + Acetal
  • EK-Quantum Magnitude – AM4 Full Nickel
  • Magnitude EK-Quantum – Cobre AM4 + Acetal
  • EK-Quantum Magnitude – AM4 Lignum Edition – Nogueira


Pa8b6Dk.jpg



SUPREMACIA EK-CLÁSSICA​

Outro produto EK legado que ainda dá um soco quando se trata de refrigeração. Embora o bloco de água AMD Classic Supremacy seja EOL, todos os proprietários deste bloco de água podem migrar diretamente para placas-mãe soquete AM5. O kit de montagem Classic AMD oferecido disponível na loja EK pode transformar qualquer bloco de água de CPU EK-Classic Supremacy baseado em Intel em um produto compatível com AM5.

Kit de atualização EK-Classic AM5 para supremacia baseada em Intel:

  • Kit de montagem EK-Classic – AMD

IgoPGR4.jpg



EK-QUANTUM VELOCITY² AM5​

Os blocos de água de CPU de última geração da EK, Velocity², já possuem um modelo específico para AM5 que você pode encomendar. O mecanismo de resfriamento desses blocos de água específicos do AM5 é otimizado para obter cada grama de resfriamento possível para levar as novas CPUs da série Ryzen 7000 a novos patamares.


BN3t8CT.jpg



Esses novos sistemas de montagem serão um produto de peça única de última geração sem parafusos adicionais, suportes, placas traseiras, etc. Os parafusos Torx com mola são integrados ao bloco de água e são aparafusados por rotação no sentido anti-horário no a placa traseira de estoque da placa-mãe. Também implementamos outro mecanismo à prova de falhas – parada à prova de falhas. Quando os parafusos e as molas estiverem na posição ideal, eles travarão e evitarão que o usuário aperte demais o bloco de água e potencialmente danifique sua placa-mãe e/ou CPU.

Para simplificar a busca por blocos de água adequados e compatíveis, a EK está adicionando hardware recém-lançado de vários fabricantes ao banco de dados do EK Cooling Configurator, com placas-mãe compatíveis sendo adicionadas à lista diariamente.
 
Quem comprar um 7900X/7950X com certeza precisará por watercooler, se chegou num ponto de núcleos e clock que não tem como fugir de um bom resfriamento, por mais que se tenha uma boa eficiência de consumo.

Tenho curiosidade de ver se herdou aquele problema no Zen3 de gerenciamento, tipo basta mexer o mouse que o consumo da picos de energia.
 

AMD Ryzen 9 7950X 16-Core a par com o CPU Intel Core i9-13900K 16-Core em benchmark Cinebench R23 vazado.​



ahE9EQW.jpg



CPU AMD Ryzen 9 7950X a par com o Core i9-13900K da Intel no benchmark Cinebench R23 vazado, elimina 5950X e 12900K​

Atualização: Um benchmark de memória e cache AIDA64 muito melhor executando a memória DDR5-6000 CL30 vazou . A CPU oferece uma latência de 64,5ns enquanto produz uma largura de banda de memória de até 98.156 MB/s (Leitura).


e6qLBek.jpg



O último benchmark foi publicado no Chiphell Forums e mostra o AMD Ryzen 9 7950X rodando em sua configuração padrão em uma placa-mãe X670E sob refrigeração líquida. Nenhuma configuração ou configuração usada para teste foi mencionada além da nota de resfriamento a água, mas a CPU está tendo um desempenho muito melhor e próximo ao que um Intel Core i9-13900K oferecerá em estoque.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950x que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz (5,85 GHz F-Max), o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que tem uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo.

Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo). O carro-chefe custará US $ 699, o que significa que terá um preço ligeiramente superior ao da CPU Intel Core i9-12900K, oferecendo um salto significativo de desempenho em aplicativos multi-threading e single-thread.


TpRoVMZ.png



I7P2LN7.jpg



O AMD Ryzen 9 7950X obteve impressionantes 38984 pontos em testes multi-core. Agora, comparando-o com o Ryzen 9 5950X, o Ryzen 9 7950X se destaca com um uplift multi-thread 61% melhor. Ele também supera o Core i9-12900K com um impressionante aumento de desempenho de 42%. Finalmente, o chip perde para o Intel Core i9-13900K com desempenho 3% mais lento, mas está quase no mesmo nível do que o carro-chefe da 13ª geração produz. O Intel Core i9-13900K consome uma potência muito maior classificada em 350W com a configuração de energia ilimitada e isso dá ao Zen 4 uma grande vantagem de eficiência de energia sobre seu rival.


Gwt2J94.png



Em torno do mesmo limite de energia, o Intel Core i9-13900K (configuração de energia limitada de 250W) deve oferecer 35-37K pontos, um pouco menor que o Ryzen 9 7950X, no entanto, para piorar as coisas para a Intel, parece que os chips finais de varejo podem alcançar mais de 40 mil pontos conforme relatado por Greymon55.


dTuj0SQ.png



Esses são números realmente fortes em relação à família Ryzen 5000 baseada em Zen 3 e mal podemos esperar para ver os chips AMD Ryzen 7000 chegarem ao varejo e 27 de setembro.
 
6- 7 mil um kit novo...
Aonde? Eu compro agora se for isso.
Pelos meus calculos uns 12k+.... um 7900x deve ser uns 4k, mais uns 3.5k+ de uma motherboard e + 4k das memórias. Dá uns 12k+ um kit novo...
 
Eu só compro memória gskill:

 
Eu só compro memória gskill:


Então, é um luxo seu, não quer dizer que tenha outra memória com mesma performance com o preço melhor, famoso paga porque pode.. não pode chorar.
 
Se soubessem que as melhores memórias DDR5 são as com chip SK Hynix das mais baratas, que tem o XMP em 4800CL40, pessoal do 12900k em outro fórum tudo consegue 6800-7200Mhz CL30 com placa-mãe adequada obviamente e todos usam essas memórias, são as verdinhas sem dissipador. G.Skill costuma ter chip Samsung que é bem ruim por enquanto pra DDR5.
 
Última edição:
Uma boa notícia sobre as DDR5!

Preços de memória DDR5 de nível básico devem cair rapidamente este ano, beneficia Intel e AMD.​



diTl8xz.jpg



Estima-se que os preços DDR5 para sistemas básicos continuem caindo drasticamente até o final do ano, beneficiando empresas como Intel e AMD​

No relatório, os preços do próximo ano devem ser confortáveis, permitindo a adoção imediata dos módulos de memória DDR5. Prevê-se que a memória DDR5 estará próxima, se não perto do preço dos módulos de memória DDR4 anteriores, permitindo que mais usuários mudem para a tecnologia mais recente.

A série AMD Ryzen 7000trará o DDR5 para os holofotes com seus sistemas compatíveis apenas com os módulos de memória mais recentes. Esse foco na geração mais nova permitirá que o DDR5 esteja na vanguarda na maioria dos sistemas nos próximos anos. A empresa está trabalhando com vários fabricantes de memória DDR5 para oferecer kits ''EXPO'' que oferecerão a melhor experiência na próxima plataforma AM5.


EqE56GV.jpg



A redução de preço não apenas manterá a AMD competitiva no mercado, mas também beneficiará a Intel. A Intel verá um crescimento estimado nas vendas das gerações Aldar Lake e Raptor Lake centradas em DDR4 , bem como compatibilidade com o suporte DDR5 nos processadores Core atuais e de próxima geração.


A Intel ficou para trás na adoção total devido ao preço dos módulos DDR5 antes desta metade do ano. Para a Intel, o padrão de memória permitirá atualizações significativas de largura de banda graças às velocidades suportadas nativamente de até 5600 Mbps em comparação com as velocidades de transferência nativas de 5200 Mbps da AMD.

Comparado aos preços de 2021, o DDR5-4800 em kits de canal duplo de 32 GB custa cerca de US $ 149,99 atualmente, oferecendo kits de frequência mais alta que equivalem ao preço do DDR4 que testemunhamos alguns anos atrás. O preço de um kit de 6000 Mbps com temporizações CL36 e canais duplos de 32 MB foi de US$ 239,99.

Os leitores devem observar que esses módulos de memória, no início de 2022, eram o dobro do custo atual, se não mais alto, com módulos DDR5 premium sendo vendidos por até US $ 900. Se 2021 foi um exemplo de preços agressivos em módulos de memória, deve-se prever o mesmo ao longo do próximo ano.
 

AMD Ryzen 9 7950X 16-Core a par com o CPU Intel Core i9-13900K 16-Core em benchmark Cinebench R23 vazado.​



ahE9EQW.jpg



CPU AMD Ryzen 9 7950X a par com o Core i9-13900K da Intel no benchmark Cinebench R23 vazado, elimina 5950X e 12900K​

Atualização: Um benchmark de memória e cache AIDA64 muito melhor executando a memória DDR5-6000 CL30 vazou . A CPU oferece uma latência de 64,5ns enquanto produz uma largura de banda de memória de até 98.156 MB/s (Leitura).


e6qLBek.jpg



O último benchmark foi publicado no Chiphell Forums e mostra o AMD Ryzen 9 7950X rodando em sua configuração padrão em uma placa-mãe X670E sob refrigeração líquida. Nenhuma configuração ou configuração usada para teste foi mencionada além da nota de resfriamento a água, mas a CPU está tendo um desempenho muito melhor e próximo ao que um Intel Core i9-13900K oferecerá em estoque.

CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950x que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz (5,85 GHz F-Max), o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que tem uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo.

Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo). O carro-chefe custará US $ 699, o que significa que terá um preço ligeiramente superior ao da CPU Intel Core i9-12900K, oferecendo um salto significativo de desempenho em aplicativos multi-threading e single-thread.


TpRoVMZ.png



I7P2LN7.jpg



O AMD Ryzen 9 7950X obteve impressionantes 38984 pontos em testes multi-core. Agora, comparando-o com o Ryzen 9 5950X, o Ryzen 9 7950X se destaca com um uplift multi-thread 61% melhor. Ele também supera o Core i9-12900K com um impressionante aumento de desempenho de 42%. Finalmente, o chip perde para o Intel Core i9-13900K com desempenho 3% mais lento, mas está quase no mesmo nível do que o carro-chefe da 13ª geração produz. O Intel Core i9-13900K consome uma potência muito maior classificada em 350W com a configuração de energia ilimitada e isso dá ao Zen 4 uma grande vantagem de eficiência de energia sobre seu rival.


Gwt2J94.png



Em torno do mesmo limite de energia, o Intel Core i9-13900K (configuração de energia limitada de 250W) deve oferecer 35-37K pontos, um pouco menor que o Ryzen 9 7950X, no entanto, para piorar as coisas para a Intel, parece que os chips finais de varejo podem alcançar mais de 40 mil pontos conforme relatado por Greymon55.


dTuj0SQ.png



Esses são números realmente fortes em relação à família Ryzen 5000 baseada em Zen 3 e mal podemos esperar para ver os chips AMD Ryzen 7000 chegarem ao varejo e 27 de setembro.
No dia que a AGESA estiver o fino do fino esses novos Ryzen terão um desempenho monstruoso e com baixa latência nas memórias.

Os "únicos" problemas serão o preço tantos das memos quantos dos CPUs.
 
No dia que a AGESA estiver o fino do fino esses novos Ryzen terão um desempenho monstruoso e com baixa latência nas memórias.

Os "únicos" problemas serão o preço tantos das memos quantos dos CPUs.
O grande detalhe infelizmente é o preço surreal do combo pra quem pensar em migrar!
 
Se soubessem que as melhores memórias DDR5 são as com chip SK Hynix das mais baratas, que tem o XMP em 4800CL40, pessoal do 12900k em outro fórum tudo consegue 6800-7200Mhz CL30 com placa-mãe adequada obviamente e todos usam essas memórias, são as verdinhas sem dissipador. G.Skill costuma ter chip Samsung que é bem ruim por enquanto pra DDR5.

Posta o link ai.
 
Posta o link ai.
No BR não sei se tem, o que eu sei que por acompanhar muito outro fórum de OC, a melhor memória pra OC de DDR5 é com chip SK Hynix, atualmente tem uma bem recente que é A-Die da Hynix tbm, que é melhor ainda, nunca pesquisei pois nunca quis comprar, porém se for 4800Mhz CL40 no XMP, quase 100% de certeza que é SK Hynix.

Essa A-Die é como se fosse atualmente as Samsung B-Die das DDR4, dá só uma olhada, esse canal é de um frequentador lá do fórum, do tópico de OC das DDR5, já estão conseguindo em torno disso aí de OC:

 
No BR não sei se tem, o que eu sei que por acompanhar muito outro fórum de OC, a melhor memória pra OC de DDR5 é com chip SK Hynix, atualmente tem uma bem recente que é A-Die da Hynix tbm, que é melhor ainda, nunca pesquisei pois nunca quis comprar, porém se for 4800Mhz CL40 no XMP, quase 100% de certeza que é SK Hynix.

Essa A-Die é como se fosse atualmente as Samsung B-Die das DDR4, dá só uma olhada, esse canal é de um frequentador lá do fórum, do tópico de OC das DDR5, já estão conseguindo em torno disso aí de OC:



Relaxa, só precisava saber qual o chip e principalmente a voltagem que ele está usando.

E o cara é corajoso, 1.6v de VDD...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo