[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Relaxa, só precisava saber qual o chip e principalmente a voltagem que ele está usando.

E o cara é corajoso, 1.6v de VDD...
Ah sim, SK Hynix mesmo, costuma ser a memória sem dissipador com o PCB verdinho, bem aparência de vagabunda igual aquelas DDR4 2400Mhz iniciais saca? Sei que o XMP dela é 4800Mhz CL40.

EK COMPARTILHA O MAPA DE COMPATIBILIDADE AM5 PARA TODOS OS PRODUTOS DE REFRIGERAÇÃO DE CPU​

A EK®, líder de mercado em refrigeração a água de ponta para produtos de PC, deseja informar os clientes atuais e futuros sobre a compatibilidade de nossas soluções de refrigeração existentes com a plataforma AMD® Socket AM5 altamente antecipada. Comparado ao soquete AM4, o padrão de furos de montagem da placa traseira ainda é de 54 x 90 mm e usa roscas UNC 6-32, mas as placas-mãe AM5 agora possuem uma placa traseira de soquete de CPU integrada. A placa traseira de estoque é melhor mantida intocada, pois removê-la também significa mexer no mecanismo de carregamento da CPU e expor os pinos do soquete. Para evitar tais riscos, alguns produtos EK precisam ser atualizados, mas não tenha medo, pois a compatibilidade é feita para todos os produtos EK existentes.

kxV8WNE.jpg

7vN4xkS.jpg

EK-AIO E EK-NUCLEUS AIO​

Todos os coolers AIO atuais da linha de produtos EK suportam totalmente os processadores da série Ryzen 7000 e as placas-mãe Socket AM5 prontas para uso. Os espaçadores UNC 6-32 integrados são compatíveis com a nova placa traseira de soquete de CPU AM5.

EK-AIOs totalmente compatíveis:

• EK-AIO Básico 240
  • EK-AIO Basic 360
  • EK-AIO 120 D-RGB
  • EK-AIO 240 D-RGB
  • EK-AIO 280 D-RGB
  • EK-AIO 360 D-RGB
  • EK-AIO Elite 280 D-RGB
  • EK-AIO Elite 360 D-RGB
  • EK-AIO Elite Aurum 360 D-RGB
Além disso, a próxima geração de coolers EK-Nucleus AIO também suporta totalmente o soquete AMD AM5. As versões Lux dos AIOs EK-Nucleus começarão a ser enviadas antes do final deste ano.

1PnTBtb.jpg

AIOs EK-Nucleus totalmente compatíveis:

• EK-Nucleus AIO CR120 Lux D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR240 Lux D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR240 Vision D-RGB
  • EK-Nucleus AIO CR360 Vision D-RGB

h1rpFA7.jpg

EK-QUANTUM VELOCITY AMD​

O Velocity original e agora o bloco de água legado também não serão esquecidos e terão sua própria chance de encontrar um lar em futuras construções baseadas no AM5. A EK fornecerá um conjunto de espaçadores de bloco de água que funcionarão com a placa traseira do soquete AM5 integrada, permitindo assim que o bloco de água Velocity original seja usado em placas-mãe soquete AM5. A disponibilidade desses impasses ainda não foi especificada, mas você provavelmente poderá encontrá-los na loja virtual da EK até o final do mês e obtê-los por um preço simbólico.

Produtos EK-Quantum Velocity afetados:

• EK-Quantum Velocity D-RGB – AMD Nickel + Plexi
  • EK-Quantum Velocity D-RGB – AMD Níquel + Acetal
  • EK-Quantum Velocity D-RGB – AMD Nickel + Frosted Plexi
  • EK-Quantum Velocity – AMD Nickel + Plexi
  • EK-Quantum Velocity – AMD Nickel + Acetal
  • EK-Quantum Velocity Honor D-RGB – AMD Black Nickel + Stars & Stripes
  • EK-Quantum Velocity Strike RGB – Preto fosco + Prata

vAoLies.jpg

EK-QUANTUM VELOCITY² AM4​

Embora os blocos de água Velocity² sejam projetados para serem específicos para tomadas, os proprietários das versões de blocos de água AM4 receberão um kit de atualização para evitar que seus blocos de água EK-Quantum Velocity² AM4 acabem como peso de papel. O kit de atualização virá na forma de uma placa traseira que exigirá que o cliente remova a placa traseira AM5 de estoque. Embora isso não seja recomendado e deva ser tratado por usuários experientes apenas por sua conta e risco, ainda parece a decisão certa oferecer aos clientes essa opção. A EK fará o possível para preparar um guia detalhado sobre como o usuário pode realizar a troca da placa traseira, minimizando o risco de danificar os pinos do soquete da CPU.

Considerando a pequena diferença na espessura da placa fria entre AM4 e AM5 e a necessidade de mexer na placa traseira do soquete da CPU, é recomendável simplesmente optar pela versão soquete AM5 do bloco de água EK-Quantum Velocity². Até a própria AMD apresentou o soquete AM5 para ser de longa duração (2025+), o que é outro argumento que apoia essa afirmação. A disponibilidade da placa traseira EK-ExactMount AM4 a AM5 ainda não foi especificada, mas deve ser encontrada no site da EK até o final do mês.

Produtos EK-Quantum Velocity² AM4 afetados:

• EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Plexi
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Acetal
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Cobre + Acetal
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Satin Titanium
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Full Nickel
  • EK-Quantum Velocity² D-RGB – AM4 Níquel + Ouro
  • EK-Quantum Velocity² – AM4 Lignum Edition – Nogueira
G68dbS3.jpg

EK-QUANTUM MAGNITUDE AM4​

Embora os blocos de água da CPU Magnitude também sejam específicos do soquete, a versão AM4 não terá problemas em lidar com qualquer coisa que as CPUs da série Ryzen 7000 joguem neles. A EK fornecerá um conjunto de espaçadores de bloco de água para o Magnitude, tornando-o compatível com a placa traseira do soquete AM5 integrado e, portanto, adequado para uso em placas-mãe soquete AM5. A disponibilidade desses impasses ainda não foi especificada, mas você poderá encontrá-los no site da EK até o final do mês e obtê-los por um preço simbólico. Os blocos de água EK-Quantum Magnitude AM4 montados a partir deste ponto serão entregues com os espaçadores compatíveis com AM5 adicionados. Também atualizaremos as páginas do produto para abordar a compatibilidade com AM5.

Produtos EK-Quantum Magnitude AM4 afetados:

• EK-Quantum Magnitude D-RGB – AM4 Níquel + Plexi
  • EK-Quantum Magnitude D-RGB – AM4 Níquel + Acetal
  • EK-Quantum Magnitude – AM4 Full Nickel
  • Magnitude EK-Quantum – Cobre AM4 + Acetal
  • EK-Quantum Magnitude – AM4 Lignum Edition – Nogueira

Pa8b6Dk.jpg

SUPREMACIA EK-CLÁSSICA​

Outro produto EK legado que ainda dá um soco quando se trata de refrigeração. Embora o bloco de água AMD Classic Supremacy seja EOL, todos os proprietários deste bloco de água podem migrar diretamente para placas-mãe soquete AM5. O kit de montagem Classic AMD oferecido disponível na loja EK pode transformar qualquer bloco de água de CPU EK-Classic Supremacy baseado em Intel em um produto compatível com AM5.

Kit de atualização EK-Classic AM5 para supremacia baseada em Intel:

• Kit de montagem EK-Classic – AMD

IgoPGR4.jpg

EK-QUANTUM VELOCITY² AM5​

Os blocos de água de CPU de última geração da EK, Velocity², já possuem um modelo específico para AM5 que você pode encomendar. O mecanismo de resfriamento desses blocos de água específicos do AM5 é otimizado para obter cada grama de resfriamento possível para levar as novas CPUs da série Ryzen 7000 a novos patamares.

BN3t8CT.jpg

Esses novos sistemas de montagem serão um produto de peça única de última geração sem parafusos adicionais, suportes, placas traseiras, etc. Os parafusos Torx com mola são integrados ao bloco de água e são aparafusados por rotação no sentido anti-horário no a placa traseira de estoque da placa-mãe. Também implementamos outro mecanismo à prova de falhas – parada à prova de falhas. Quando os parafusos e as molas estiverem na posição ideal, eles travarão e evitarão que o usuário aperte demais o bloco de água e potencialmente danifique sua placa-mãe e/ou CPU.

Para simplificar a busca por blocos de água adequados e compatíveis, a EK está adicionando hardware recém-lançado de vários fabricantes ao banco de dados do EK Cooling Configurator, com placas-mãe compatíveis sendo adicionadas à lista diariamente.
Não tenho conhecimento da qualidade e eficiência desses EK, são lindos no sistema, mas absurdamente caros.

Ah sim, SK Hynix mesmo, costuma ser a memória sem dissipador com o PCB verdinho, bem aparência de vagabunda igual aquelas DDR4 2400Mhz iniciais saca? Sei que o XMP dela é 4800Mhz CL40.
mais isso não e mérito dela e o padrão DDR5
tem que esperar as outras irem saindo pra ver se vai ser igual no DDR4 onde tem ram batendo 5333MHZ
a questão e qual processador hoje roda nisso e um over de quase 100% em cima do controlador

mais isso não e mérito dela e o padrão DDR5
tem que esperar as outras irem saindo pra ver se vai ser igual no DDR4 onde tem ram batendo 5333MHZ
a questão e qual processador hoje roda nisso e um over de quase 100% em cima do controlador
Tô falando que não existe chip Samsung ou Micron ou etc que esteja fazendo OC tão bem quanto as SK Hynix, em DDR5.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então antes de sair pagando fortuna em par de RAM DDR5, não cometa esse erro, agora se pretender usar XMP e não fazer OC vai fundo, agora se pretende fazer OC e afinar os timings, saiba que Samsung, etc é tudo porcaria atualmente. SK Hynix >>>> all.
Aliás usar DDR5 no XMP seja qual for é bem ruim, latência fica bem alta.

Aliás usar DDR5 no XMP seja qual for é bem ruim, latência fica bem alta.
Teoricamente as DDR5 com EXPO terão 2 modos, um voltado para menores latencias, vamos ver se na prática isso realmente ocorrerá.

Sim, no tópico tem o link do taobao, mandei msg pro china que redireciona, já trouxe algumas peças itx e watercooler de lá. Vou tentar pegar 2 pentes.

Galera, do nada meu afterburner parou de registrar a frequência da minha CPU e nas opções lá não tem mais pra ativar.

Alguém percebeu?

CPUs AMD Ryzen 5000 veem grandes cortes de preço à medida que o lançamento no varejo do Ryzen 7000 se aproxima: 5800X3D para US$ 379, 5950X para US$ 499, 5900X para US$ 349, 5800X para US$ 239, 5600X para US$ 179.​

0EgNWOi.jpg

Os preços da CPU AMD Ryzen 5000 veem grandes cortes de varejistas com apenas algumas semanas restantes no lançamento do Ryzen 7000, 5800X3D até US $ 379​

Faltando menos de um mês para o lançamento do Ryzen 7000 da AMD, a pilha de produtos existente finalmente caiu para menos de US$ 500. As CPUs Ryzen 5000 da AMD foram lançadas há quase dois anos, oferecendo o desempenho multithread e de jogos mais competitivo em relação à linha da Intel vista em anos. Agora, dois anos depois, a AMD vai repetir o mesmo, oferecendo desempenho single-thread muito maior e em um pacote altamente eficiente para jogadores, criadores de conteúdo e usuários de alto desempenho.

Embora as CPUs Ryzen 7000 da AMD sem dúvida superem seus antecessores, a atual pilha de CPUs Ryzen 5000 em seus preços atuais é boa demais para ser ignorada pela maioria dos jogadores e construtores que não veem necessidade de atualizar para o Plataforma AM5 , ainda. Embora o AM5 seja o caminho a percorrer para a longevidade futura, a AMD já confirmou que permacecerá comprometida com os usuários do AM4 no futuro próximo .

Outra razão pela qual o AM4 pode parecer uma escolha mais orientada para o valor é que ele ainda suporta memória DDR4, que é muito mais barata de se obter em comparação com o DDR5 e que ainda não atingiu a paridade de preço com o padrão mais antigo. Além disso, as placas-mãe AM4 oferecem aos usuários a opção de escolher entre uma placa-mãe de US$ 50 a US$ 500, enquanto a AM5 começará com um preço ligeiramente superior de US$ 125. Portanto, enquanto aqueles que querem algo novo e fresco com desempenho mais rápido devem apontar para o AM5, o resto do público que está construindo PCs econômicos deve apontar para o AM4 enquanto ainda tem algum suco e esperar até que o AM5 fique mais maduro.

MOl2aGV.png

Com isso dito, vamos dar uma olhada nos preços mais recentes das CPUs AMD Ryzen 5000. Começando com o top-dog, o Ryzen 9 5950X, o chip caiu de seu preço sugerido de US$ 799,99 para apenas US$ 499,99. Esse é um acordo impecável para um processador de 16 núcleos, mas se você quiser economizar ainda mais dinheiro e ainda obter muitos núcleos de alto desempenho, o Ryzen 9 5900X com 12 núcleos por US $ 349,99 é um negócio incrível. Na verdade, é ainda mais barato que o Ryzen 7 5800X3D, que atualmente custa US $ 379,99, mas é definitivamente uma escolha interessante. Se você deseja seguir a rota de criação de conteúdo e multi-threading, o 5900X será sua melhor escolha e se você deseja jogar, o 5800X3D será sua melhor aposta.

Por US $ 379,99, o 5800X3D está posicionado bem entre o Ryzen 5 7600X e o Ryzen 7 7700X, que terá a mesma quantidade de desempenho nos jogos. Os próprios benchmarks da AMD mostram que o 7600X seria 5,6% mais rápido que o Core i9-12900K por apenas US$ 299. O 5800X3D é de 5 a 10% mais rápido que o 12900K, mas comparado ao 7600X, o 5800X3D tem mais núcleos e threads. Você também pode obter 8 núcleos e 16 threads com o Ryzen 7 7700X do Zen 4, mas custará um pouco mais alto em US $ 449.

Descendo na pilha, temos o Ryzen 7 5800X, que pode ser comprado por apenas US$ 239,99, enquanto o Ryzen 5 5600X de 6 núcleos pode ser comprado por apenas US$ 179,99. A seguir estão os links de vários varejistas dos EUA onde você pode comprar os chips. Você também pode encontrar vários processadores AMD Ryzen 5000 ainda mantendo suas posições de vendas em & .

Para fps e min fps qual a opinião a respeito de:
7950x vs 13900k vs 7800x3d ou 7950x3d.

x3d vai ser lançado até março?
Haverão ddr5 com latência menor que as atuais até março? 2x32GB/6000mhz/32cas.
13900k é defunto?
É possível conseguir overlock decente no 7950x e 7950x3d usando AIO?

Para fps e min fps qual a opinião a respeito de:
7950x vs 13900k vs 7800x3d ou 7950x3d.

x3d vai ser lançado até março?
Haverão ddr5 com latência menor que as atuais até março? 2x32GB/6000mhz/32cas.
13900k é defunto?
É possível conseguir overlock decente no 7950x e 7950x3d usando AIO?

diferença entre o 13900k e 7950x deve ser pequena, mas uma versão X3D deve fumar qualquer outro processador em jogos
X3D deve ser anunciado na CES btw
se for de X3D tem que ir de memorias que permitam afinar os Timings pra reduzir a Latência (algo entre50-60ns já estaria bom), enquanto o V-Cache resolveria o Problema da Banda.
Memorias da Hynix que são as melhores DDR5 devem ser lançadas esse final do Ano.
OC no 7950x talvez, no 7950X3D acho que não, mas o Beneficio em jogos vai vir do V-Cache então é uma Troca Justa.

Última edição:
diferença entre o 13900k e 7950x deve ser pequena, mas uma versão X3D deve fumar qualquer outro processador em jogos
X3D deve ser anunciado na CES btw
se for de X3D tem que ir de memorias que permitam afinar os Timings pra reduzir a Latência (algo entre50-60ns já estaria bom), enquanto o V-Cache resolveria o Problema da Banda.
Memorias da Hynix que são as melhores DDR5 devem ser lançadas esse final do Ano.
OC no 7950x talvez, no 7950X3D acho que não, mas o Beneficio em jogos vai vir do V-Cache então é uma Troca Justa.

eu vou esperar o 7950X3D ... não vai ter samsung b-die para ddr5 kkkk?

eu vou esperar o 7950X3D ... não vai ter samsung b-die para ddr5 kkkk?
Not Yet, acho que a samsung nem fabrica ddr4 ainda, as melhores memorias ddr5 tão vindo da Hynix, as CxB DDR4 que eram a Micron tão um Lixo ainda no DDR5, talvez melhore no Futuro tho.

Not Yet, acho que a samsung nem fabrica ddr4 ainda, as melhores memorias ddr5 tão vindo da Hynix, as CxB DDR4 que eram a Micron tão um Lixo ainda no DDR5, talvez melhore no Futuro tho.

Fabrica sim, a Samsung encerrou a DDR3 em 2019 (nem imaginava que durou tanto tempo) e converteu pra DDR5, a DDR4 continua firme e forte.

As Micron e-die tem um custo beneficio excelente, o pessoal tem conseguido um bom resultado custando menos que as b-die.

Mas nas DDR5 a Samsung (por enquanto) está tomando balão, inverteu as posições hahahaha

Nos servidores a história é outra desde 2021 a Samsung tem módulos de até 512gb. Parece que eles estão buscando maior quantidade, ao invés da memoria mais rápida/over.

Fabrica sim, a Samsung encerrou a DDR3 em 2019 (nem imaginava que durou tanto tempo) e converteu pra DDR5, a DDR4 continua firme e forte.

As Micron e-die tem um custo beneficio excelente, o pessoal tem conseguido um bom resultado custando menos que as b-die.

Mas nas DDR5 a Samsung (por enquanto) está tomando balão, inverteu as posições hahahaha

Nos servidores a história é outra desde 2021 a Samsung tem módulos de até 512gb. Parece que eles estão buscando maior quantidade, ao invés da memoria mais rápida/over.
É o que mais vende, somos o nicho afinal.

Só esperando esses na versão 3D Cache ano que vem
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por quanto chegou o R5-5600x no Bostil?
Eu não lembro.
Se não me engano aqui era bem comum o valor de R$2300 nele

Sem_t%C3%ADtulo.png

Já esperava que o 7900x iria aterrissar na banania por 4k, as mobos que não tenho coragem de dar palpite..

Essa loja não serve nem de parâmetro, tudo nessa loja é caro, não sei como não faliu ainda.

E a bagunça que é ... devolvi um negócio em 2018, e naum me devolveram o dinheiro, sorte que eu tinha anotado e cobrei eles, ae me pagaram ... esses dias, me ligaram de novo, mandaram no endereço da minha sogra um negócio que era para um cliente da bahia ... ainda ficaram me ligando, achando que eu ia pegar para mim ... nem sabia q tinha entregado lá, minha sogra é idosa e não entende nada ... minha mulher que teve que correr e postar por sedex para o cara na Bahia ... pergunta se agradeceram, mandaram algum brinde ... não compro nada lá mais

Enfim, o parâmetro para a pré venda tem q ser as três mosqueteiras ... tera, pi e ka

Mas sei lá, naum entendo pq eles não lançam direto a linha 3d ao invés desta ... eu mesmo, que queria migrar de volta para a amd, vou esperar ano que vem ... a hora que vier a versão 3d desses chips, vão cabalizar essa geração inteira ...

No DDR5 a micron e a samsung tão bem cagadas no Desktop, bem longe da Hynix que possuem os melhores chip que ja chegam a quase 7000(sem contar os novos que vão sair e vão passar facilmente)
OBS: agora que eu vi que eu botei samsung ddr4, era pra ser ddr5.

Users who are viewing this thread

Voltar