[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Caraca, que processadorzinho interessante esse 7900, por ora rodando 100% stock e as primeiras impressões já foram excelentes.

BF2042 em 1440p com 128 caboclo no servidor agora fica em 40~50% de processamento enquanto o 9900KF beirava os 90% e em muitos momentos não conseguia empurrar bem a 4070 Ti.
Temperatura é um caso a parte, 55~60ºC no mesmo jogo com ajuste bem simplório na curva dos fans, fazia tempo que não tinha uma CPU mais fria que a GPU :limo:

De início dei uma apanhada na instalação do W11 e drivers for no reason mas no final deu certo, acabei esquecendo das fotos da já famosa técnica do dedo ensacolado e essa foi literalmente a última dose da pasta térmica que eu tinha, até cogitei usar o cooler box provisoriamente mas pelas temperaturas acho que foi suficiente e dá pra seguir assim por um tempo.

Verdinhas para a B650 Aorus Pro AX, bonita, pesada e de construção bem robusta, gostei da forma como os M.2 são presos sem parafusos, só vou entrar em contato com a Gigabyte para saber se os sensores externos de temperatura deveriam ter vindo com a mobo ou economizaram nisso (usei os da Z390), por outro lado veio até um sensor de ruído que ainda não sei bem para que serve.
Usando a Bios F5c (AGESA 1.0.0.6), XMP ativado e SoC entre 1.248~1.260v mesmo com ajuste em Auto ou Normal... so far, so good :yeah:

Caraca, que processadorzinho interessante esse 7900, por ora rodando 100% stock e as primeiras impressões já foram excelentes.

BF2042 em 1440p com 128 caboclo no servidor agora fica em 40~50% de processamento enquanto o 9900KF beirava os 90% e em muitos momentos não conseguia empurrar bem a 4070 Ti.
Temperatura é um caso a parte, 55~60ºC no mesmo jogo com ajuste bem simplório na curva dos fans, fazia tempo que não tinha uma CPU mais fria que a GPU :limo:

De início dei uma apanhada na instalação do W11 e drivers for no reason mas no final deu certo, acabei esquecendo das fotos da já famosa técnica do dedo ensacolado e essa foi literalmente a última dose da pasta térmica que eu tinha, até cogitei usar o cooler box provisoriamente mas pelas temperaturas acho que foi suficiente e dá pra seguir assim por um tempo.

Verdinhas para a B650 Aorus Pro AX, bonita, pesada e de construção bem robusta, gostei da forma como os M.2 são presos sem parafusos, só vou entrar em contato com a Gigabyte para saber se os sensores externos de temperatura deveriam ter vindo com a mobo ou economizaram nisso (usei os da Z390), por outro lado veio até um sensor de ruído que ainda não sei bem para que serve.
Usando a Bios F5c (AGESA 1.0.0.6), XMP ativado e SoC entre 1.248~1.260v mesmo com ajuste em Auto ou Normal... so far, so good :yeah:
Notou alguma mudança em stutter ou 1% fps?

Em relação ao VSOC, usa as configs do buildzoid. Deixa tudo em manual e com tensões menores.

Publicamente foi anunciado a limitação do VSOC em 1.3v porém existe especulação de outras voltagens e de diferenciais de voltagem. Também existe recomendação especulativa de desligar o igpu.

Estou mexendo no Curve Optimizer com o 7900X. Realmente é um processo bem longo pra achar os valores pra cada núcleo.
No momento, estou com -19 em 10 núcleos, -25 em 1, e -31 em outro. +200mhz no boost.
-19 foi um valor base que achei que aparentemente está estável. Passou os testes de stress comuns, sem resets aleatórios em idle.

Depois, comecei otimizar núcleo por núcleo, e os dois primeiros ficaram estáveis com -25 (core 0) e -31 (core 1). O teste foi 24 horas no Core Cycler testando um núcleo só, 12 horas de Prime95 e 12 horas de Y-Cruncher.

Fazer isso é um processo bem longo.

Quanto aos resultados, eu reduzi os limites de energia para os mesmos valores do meu 3950X: 142W PPT, 90A TDC, 140A EDC. Os valores de referência do 7900X são 230W, 225A e 160A.
Também reduzi a temperatura limite de 95 graus pra 85 graus.

A performance dos (poucos) testes que eu fiz ficou igual ou melhor. No Cinebench R20, foi o seguinte:
Pontuação: 11138 pts -> 11258 pts
Temperatura: 95.3 C -> 82.1 C
Consumo de Energia: 170W -> 142W

Achei um resultado inicial bom, com espaço pra ir apertando mais.

Acho bem legal esse negócio de achar o CO ideal para cada core, assim que a AMD e as fabricantes lançarem a versão final da AGESA para os X3D, vou tentar fazer isso 😄 Uma coisa @Morello , você sabe qual é o limite de CO para os Ryzen 7000? Achava que era 30 tendo como referência os Ryzen 5000, mas vi comentários em fóruns que nos 7000 seria 50 🤔

Em relação ao VSOC, usa as configs do buildzoid. Deixa tudo em manual e com tensões menores.

Publicamente foi anunciado a limitação do VSOC em 1.3v porém existe especulação de outras voltagens e de diferenciais de voltagem. Também existe recomendação especulativa de desligar o igpu.

Verdade, quem possui um chip X3D aguarde antes de sair fazendo loucuras na BIOS, a AGESA 1.0.0.7 Final está pra sair no dia 06/05 segundo a AMD, essa AGESA vai trazer diversas proteções, daí as fabricantes devem disponibilizar logo depois 👍

ByWKlqt.png

fonte: wccftech

Apesar da ansiedade de sair fuçando a BIOS, estou me segurando e até sair essa 1.0.0.7 Final vou mantendo tudo em stock 😅

Acho bem legal esse negócio de achar o CO ideal para cada core, assim que a AMD e as fabricantes lançarem a versão final da AGESA para os X3D, vou tentar fazer isso 😄 Uma coisa @Morello , você sabe qual é o limite de CO para os Ryzen 7000? Achava que era 30 tendo como referência os Ryzen 5000, mas vi comentários em fóruns que nos 7000 seria 50 🤔

Verdade, quem possui um chip X3D aguarde antes de sair fazendo loucuras na BIOS, a AGESA 1.0.0.7 Final está pra sair no dia 06/05 segundo a AMD, essa AGESA vai trazer diversas proteções, daí as fabricantes devem disponibilizar logo depois 👍

ByWKlqt.png

fonte: wccftech

Apesar da ansiedade de sair fuçando a BIOS, estou me segurando e até sair essa 1.0.0.7 Final vou mantendo tudo em stock 😅
Já compra uma camisa de força rgb!

Por ora só joguei BF2042 que come CPU com farinha e acabou sendo um dos motivadores do upgrade, agora o framerate fica quase o tempo todo próximo ao limite (152 fps, painel 155hz) e o período em que o uso de GPU fica em 99% ou próximo disso é bem maior.

Mas justiça precisa ser feita pois 9900k/kf/ks e equivalentes ainda seguram bem o rojão e sem alguma estatística nerd na tela a diferença é praticamente irrelevante para a jogatina em si, dependendo da situação ainda pode valer mais a pena fechar o Afterburner (ou pelo menos filtrar a relevância das informações que aparecem na tela) do que colocar a mão no bolso.

Publicamente foi anunciado a limitação do VSOC em 1.3v porém existe especulação de outras voltagens e de diferenciais de voltagem.
Ao colocar manualmente 1.250v (por exemplo) ele beira 1.300v enquanto em Auto ou Manual os valores ficam mais ok (informados no meu post anterior), talvez em manual os valores tenham que ser mais baixos do que se deseja para compensar alguma flutuação, vou dar outra olhada melhor nesses materiais depois.

Não passei pelos AM4 e estou chegando após anos com Intel então ainda estou me ambientando, especialmente em relação às nomenclaturas, voltagens, o que faz o que e etc.

Também existe recomendação especulativa de desligar o igpu.
Por enquanto está ativada (opção Auto na Bios) mas efetivamente só usei pra dar o primeiro boot, ver se estava tudo certo e atualizar a Bios.

A minha placa-mãe (Asus X670-P Prime WiFi) permite setar até -60. Não sei dizer de outras marcas/modelos. Também não sei dizer quais valores o povo consegue deixar estável.
Um dos núcleos que testei fez -31, faltam outros 10. Mas parece que todos fazem pelo menos -19, o que já é bem legal.

ASUS BIOS 1410 em diante agora dão aviso de que ativar EXPO/XMP ou mexer nas tensões/timming é considerado overclock (e portanto fere a garantia) e é de total responsabilidade do usuário e qualquer problema oriundo disso não é responsabilidade da ASUS. Pode parecer apenas um aviso mais do mesmo, mas na verdade é a fuga perfeita, para se ausentar de qualquer culpa que queiram jogar em cima dela sobre os casos recentes de queima de CPUs.

PS: Os perfis EXPO não impõem tensão extra, a JEDEC permite apenas alteração de timming e frequência, logo qualquer acréscimo dado no vCore e VSOC vem exclusivamente das próprias AIBs, e não do AGESA ou EXPO.

---
EDIT: Segundo um engenheiro da MSI, a AMD tinha deixado claro não exceder o VSOC acima de 1.35v, mas não impôs um limite pois as AIBs queriam a possibilidade de OC extremo. Ou seja, novamente se mostra cada vez mais que a culpa é das AIBs pelo excesso de vCore.

Última edição:
Estou procurando um cuponzinho de desconto na Kabum. Só mais um descontinho e compro a minha placa-mãe.

ASUS BIOS 1410 em diante agora dão aviso de que ativar EXPO/XMP ou mexer nas tensões/timming é considerado overclock (e portanto fere a garantia) e é de total responsabilidade do usuário e qualquer problema oriundo disso não é responsabilidade da ASUS. Pode parecer apenas um aviso mais do mesmo, mas na verdade é a fuga perfeita, para se ausentar de qualquer culpa que queiram jogar em cima dela sobre os casos recentes de queima de CPUs.

PS: Os perfis EXPO não impõem tensão extra, a JEDEC permite apenas alteração de timming e frequência, logo qualquer acréscimo dado no vCore e VSOC vem exclusivamente das próprias AIBs, e não do AGESA ou EXPO.

---
EDIT: Segundo um engenheiro da MSI, a AMD tinha deixado claro não exceder o VSOC acima de 1.35v, mas não impôs um limite pois as AIBs queriam a possibilidade de OC extremo. Ou seja, novamente se mostra cada vez mais que a culpa é das AIBs pelo excesso de vCore.

Possibilidade de socar a voltagem na estratosfera não é o problema, a treta é fazer isso automaticamente, no meu ponto de vista. E honestamente, acho que só essas "extreme godlike books on the table" deveriam vir com esse limite mais folgado.

Quanto ao EXPO/XMP, não era mais se resguardando caso o usuário não atinja estabilidade? Pq tu não conseguir ter o sistema estável é uma coisa, agora o bicho mandar um "gigabyte psu + nzxt h1" é foda mesmo.

Avisando o pessoal que a Asus resolveu upar as BIOS underground 1410 com AGESA 1.0.0.7 para os servidores de download deles (antes só era possível baixá-las de um Google Drive), então provavelmente devem aparecer nas páginas oficiais em breve :)

EDIT: Subiu 😄

lKXTlMr.png

Quem baixou do Google Drive a flasheou antes não precisa baixar e flashear de novo, chequei o MD5 deles e são os mesmos arquivos de BIOS :)

Última edição:
Hoje finalmente chegou a criança. Agora o kit está completo!

XDcsYyYq_o.jpg

2qwHXN99_o.jpg

Não tive muito tempo pra testar, só montei, formatei e instalei "malemá" o básico, o único game que testei foi a demo do Resident 4, que com o 9900K em algumas partes específicas, o uso da 4090 caia para uns 65% e os FPS dropavam bem. Em uma determinada cena que cheguei hoje, com o 9900K ficava em 95FPS, o 7800 fez mais de 150 (4K com tudo no máximo).
Usei a última BIOS da Asus (beta), CPU em stock e com EXPO off.

Só achei o processador um pouquinho esquentado aqui, tenho de testar mais e fazer alguns ajustes, claro, mas pesquisei e li vários relatos de que é um pouco esquentadinho mesmo.

Enfim, mais pro fim da semana vou conseguir testar melhor, mas por enquanto estou achando um excelente upgrade...

XDcsYyYq_o.jpg

2qwHXN99_o.jpg

Não tive muito tempo pra testar, só montei, formatei e instalei "malemá" o básico, o único game que testei foi a demo do Resident 4, que com o 9900K em algumas partes específicas, o uso da 4090 caia para uns 65% e os FPS caiam bem. Em uma determinada cena que cheguei hoje, com o 9900K ficava em 95FPS, o 7800 fez mais de 150 (4K com tudo no máximo).

Só achei o processador um pouquinho esquentado aqui, tenho de testar mais e fazer alguns ajustes, claro, mas pesquisei e li vários relatos de que é um pouco esquentado mesmo.

Enfim, mais pro fim da semana vou conseguir testar melhor, mas por enquanto estou achando um excelente upgrade...
Aí sim! O meu foi enviado hoje de manhã, deve chegar quinta-feira. Obrigado pela dica para a reclamação com a Kabum, surtiu efeito bem rápido...
Chegando o processador também vou montar, tirar umas fotos, fazer alguns testes e decidir o que fazer depois com a GPU, pois hoje tenho uma RTX 2070 que com certeza será o gargalo principal do PC

XDcsYyYq_o.jpg

2qwHXN99_o.jpg

Não tive muito tempo pra testar, só montei, formatei e instalei "malemá" o básico, o único game que testei foi a demo do Resident 4, que com o 9900K em algumas partes específicas, o uso da 4090 caia para uns 65% e os FPS dropavam bem. Em uma determinada cena que cheguei hoje, com o 9900K ficava em 95FPS, o 7800 fez mais de 150 (4K com tudo no máximo).
Usei a última BIOS da Asus (beta), CPU em stock e com EXPO off.

Só achei o processador um pouquinho esquentado aqui, tenho de testar mais e fazer alguns ajustes, claro, mas pesquisei e li vários relatos de que é um pouco esquentadinho mesmo.

Fico feliz que o seu 7800X3D finalmente chegou e já usando ele, Jetson 😁 Fiz um teste no CB23 em stock e também achei ele esquentado (chegou a 84°usando um NH-U12A), quando tivermos as versões finais dessas BIOS vou começar a fuçar o PBO e CO 😄👍

Ma-ma-ma-mas processador não importa em 4K :v

Deixando a frase acima de lado (foi de propósito, não podia deixar passar), a AMD está aumentando aos poucos a oferta das APUs Phoenix (série 7040) para notebooks, e apesar de não confiar nem um pouco na suficiência dessa oferta, ao menos ela está falando que aumentará e isso já é alguma coisa. A pergunta que se manté ainda é: No Brasil, quando (e por quanto)?

"Começamos a aumentar a produção desses [chips] Ryzen da série 7040. Nossos parceiros OEM começaram a enviar esses sistemas. Em grande parte sistemas 7040HS. Portanto, eles devem atingir o varejo nas próximas semanas. Começamos a enviar no último trimestre e esses sistemas devem estar disponíveis nas próximas semanas.”
— Porta-voz da AMD para Tom's Hardware

Aí sim! O meu foi enviado hoje de manhã, deve chegar quinta-feira. Obrigado pela dica para a reclamação com a Kabum, surtiu efeito bem rápido...
Chegando o processador também vou montar, tirar umas fotos, fazer alguns testes e decidir o que fazer depois com a GPU, pois hoje tenho uma RTX 2070 que com certeza será o gargalo principal do PC
Que ótimo colega, amanhã já vai estar curtindo o UP!
Fico feliz que o seu 7800X3D finalmente chegou e já usando ele, Jetson 😁 Fiz um teste no CB23 em stock e também achei ele esquentado (chegou a 84°usando um NH-U12A), quando tivermos as versões finais dessas BIOS vou começar a fuçar o PBO e CO 😄👍
Valeu meu caro! Pois é, aqui no Cine23 bateu quase 86°C. Não testei mais, só joguei um pouco de RE4 ontem e ficou nos 70 e poucos em alguns momentos. Vamos ver quando testar mais games!

No início até pensei que pudesse não ter reinstalado muito bem o cooler, ou exagerado um pouco na pasta térmica, porém com meu 9900K foi a mesma coisa, quando instalei achei bem quente, reinstalei e não mudou nada.
O airflow no meu gabinete é quase inexistente, não tenho nenhuma fan ativa nele, deixo apenas a lateral aberta e uso ar condicionado no quarto (ontem não usei).
Então acho que não posso reclamar muito de temperatura.

Ma-ma-ma-mas processador não importa em 4K :v

Deixando a frase acima de lado (foi de propósito, não podia deixar passar), a AMD está aumentando aos poucos a oferta das APUs Phoenix (série 7040) para notebooks, e apesar de não confiar nem um pouco na suficiência dessa oferta, ao menos ela está falando que aumentará e isso já é alguma coisa. A pergunta que se manté ainda é: No Brasil, quando (e por quanto)?

"Começamos a aumentar a produção desses [chips] Ryzen da série 7040. Nossos parceiros OEM começaram a enviar esses sistemas. Em grande parte sistemas 7040HS. Portanto, eles devem atingir o varejo nas próximas semanas. Começamos a enviar no último trimestre e esses sistemas devem estar disponíveis nas próximas semanas.”
— Porta-voz da AMD para Tom's Hardware
Hahaha! Essa questão da CPU não importar tanto em 4K (algumas pessoas ainda defendem como uma regra) poderia até fazer mais sentido antes da 4090 existir, mas a danada da GPU roda games em 4K "achando" que está em 1080p, pois em muitos games a taxa é bem alta, e o 9900K estava pedindo água! Impressionante como mudou no RE4 em alguns trechos!

Acredito que a questão do gargalo está mais relacionada à quantidade de quadros gerados em determinada resolução do que a contagem de pixels daquela resolução! O 1080p já foi uma resolução muito mais GPU bound no passado, quando as GPUs ainda não era capazes de gerar tantos quadros nessa resolução.
Em breve o 4K poderá ser tornar mais CPU bound, pelo menos é o que eu acho, na minha modesta opinião...

Última edição:
Terminei comprando o 7800X3D na Kabum, já foi emitido a NF e também já foi despachado, pedi o reembolso na GK e me deram 3 dias úteis para reembolsar, espero que cumpram pelo menos esse prazo. :bem:

Fiz mais alguns testes hoje com o 7800X3D. "Meti o loco" e liguei o EXPO mesmo com a BIOS beta. Kkkkkkk
Com EXPO ligado o boot fica bem mais lento...
Testei mais alguns poucos games (todos em 4K), e houve ganho de FPS em todos eles (em média uns 13%), em comparação a minha antiga CPU.
O uso da GPU agora fica a maior parte do tempo no talo e a estabilidade dos FPS é muito melhor que com o 9900K.

In-game fica em média entre 70 e 75ºC nos jogos mais exigentes aqui. Mas tem momentos de carregamento de mapas/levels/compilação de shaders, que passa dos 80ºC. Ao carregar um mapa do BF2042 houve um pico rápido em 88ºC (fiquei um pouco preocupado na hora, mas foi bem rápido).

Testei o CO em -20, mas não mudou muito as temperaturas! Saindo uma BIOS nova vou fuçar mais...

Última edição:
Fiz mais alguns testes hoje com o 7800X3D. "Meti o loco" e liguei o EXPO mesmo com a BIOS beta. Kkkkkkk
Com EXPO ligado o boot fica bem mais lento...
Testei mais alguns poucos games (todos em 4K), e houve ganho de FPS em todos eles (em média uns 13%), em comparação a minha antiga CPU.
O uso da GPU agora fica a maior parte do tempo no talo e a estabilidade dos FPS é muito melhor que com o 9900K.

In-game fica em média entre 70 e 75ºC nos jogos mais exigentes aqui. Mas tem momentos de carregamento de mapas/levels/compilação de shaders, que passa dos 80ºC. Ao carregar um mapa do BF2042 houve um pico rápido em 88ºC (fiquei um pouco preocupado na hora, mas foi bem rápido).

Testei CO em -20, mas não mudou muito as temperaturas! Saindo uma BIOS nova vou fuçar mais...

Acho que pra baixar drasticamente as temperaturas só mexendo no PBO mesmo, mas como sou pé atrás só vou mexer nisso quando lançarem a BIOS final 😅 Como paliativo você pode ver se tem algum perfil de ECO Mode pra habilitar - o problema do ECO Mode é que apesar de baixar as temperaturas drasticamente, ele também mata demais a performance 😅

Pra deixar o Boot rápido com o EXPO ligado você precisa habilitar também o Memory Context Restore (MCR), ele tá na parte do AI Tweaker > DRAM Timing Control. Na BIOS da Asus a opção de ligar o MCR aparece em 2 locais, alguns relatos dizem que se você ligar só no AI Tweaker podem ocorrer BSODs e que esse problema é resolvido se você ligar também em Advanced > AMD CBS > DDR Options > DDR Memory Features 😄👍

Apanhei pra montar o PC. Quando liguei, não deu boot. Depois de alguns minutos de pânico percebi que tinha esquecido de ligar o cabo do CPU.

Testei pouco. Mas no destiny, em uma área em neomuna que no 5800x rodava a 90 fps, no 7800x3d rodou a 200. Destiny é CPU bound.

No RE4 e Returnal além de fps mais alto e consistente notei a 4090 sendo melhor utilizada.

Estou usando BIOS beta da MSI. Não mexi em nada na BIOS.

Alguém usando bios beta 1410 da asus ? como esta a estabilidade da maquina e a solução dos problemas ?
..meu pc tem 2 semana que ta desligado kkk estou usando o pc do escritório ate sair uma bios que não seja beta..

Users who are viewing this thread

Voltar