Na minha opinião são as placas com melhor custo/benefício pra quem não quer Gen5. Bem parrudas.Eu estava com uma placa mãe da Asus no carrinho. Agora não sei.
Seria a B650 MSI MAG Tomahawk Wi-Fi uma boa alternativa?
Na minha opinião são as placas com melhor custo/benefício pra quem não quer Gen5. Bem parrudas.Eu estava com uma placa mãe da Asus no carrinho. Agora não sei.
Seu eu não tivesse comprado Mobo ASUS há 1 mês e meio, atualmente iria de MSI, sem dúvidas!Eu estava com uma placa mãe da Asus no carrinho. Agora não sei.
Mas sobre as ASUS, após essas correções de BIOS, não acho que seja mais tão arriscado...
Bem, aí já não sei, não me informei a fundo sobre isso! Não discordo que provavelmente haja alguns problemas, li a respeito de falhas em portas USBs, mas não sei se dá pra generalizar em todos os modelos e Chipsets da linha x600 Asus. É uma das marcas mais vendidas, tem a questão de que se tem muito no mercado, acaba contabilizando mais em RMAs também.Se fosse só isso né, pq desde o começo da plataforma eu vejo inúmeros problemas quase sempre sendo placas da Asus, inclusive o jayztwocents teve problema e era culpa da placa mãe Asus, bem antes desses problemas atuais do SoC.
Acho que até vir os chipsets x700 o melhor é ficar longe de Asus mesmo.
Como não sou Prime não iria compensar, mas se fosse, não seria uma má ideia!
Mas finalmente consegui, despacharam hoje à tarde e já está em trânsito. Previsão de chegar aqui quarta ou quinta!
Reclamei novamente, ameacei cancelar a compra e abrir uma reclamação, mencionando a completa falta de respeito e organização, tendo como base o print do colega @Noobert, que comprou recentemente e já teve o produto despachado. Sugiro ao colega @makurino fazer o mesmo!
Pré venda de hardware na Kabum nunca mais!
Obrigado mais uma vez @Noobert
Seu eu não tivesse comprado Mobo ASUS há 1 mês e meio, atualmente iria de MSI, sem dúvidas!
Mas sobre as ASUS, após essas correções de BIOS, não acho que seja mais tão arriscado...
Acho isso um pouco dramático demais. E usando o cenário atual, nenhuma das empresas grandes querem esse tipo de problema, e os caras tão correndo atrás pra solucionar o problema.Se fosse só isso né, pq desde o começo da plataforma eu vejo inúmeros problemas quase sempre sendo placas da Asus, inclusive o jayztwocents teve problema e era culpa da placa mãe Asus, bem antes desses problemas atuais do SoC.
Acho que até vir os chipsets x700 o melhor é ficar longe de Asus mesmo.
Bem, aí já não sei, não me informei a fundo sobre isso!
Rapaz, resolveu. Eu foi reiniciar o PC e entrou um update do windows e quando reiniciou tava funcionando.Resolveu?
AMD não precisa de frame.Pessoal já tô com as peças todas pra montar o PC, b650 msi+7600+2x16GB 5600 corsair , mas tô com medo do processador fritar junto com a placa mãe, e agora? Também não montei ainda porque tô esperando o contact frame que deve chegar na terça.
Qual placa mãe?Testei a BIOS da Gigabyte com o 7800x3d e em stock ficou legal. Depois liguei o EXPO e as voltagens ficaram bem normal. Meti um teste de stress e tudo ficou normal também. Acho que estando assim, não vou me preocupar mais, e claro q vou atualizar a BIOS conforme for saindo. Lembrando que estou usando um AK400 nele e jogando não passou de 68 graus. Chegou a ficar em 5ghz de pico por várias vezes e nada de anormal rolou. Estou super contente
Podem negar e já negaram.Não tem que bater boca. Manda e-mail para eles com a página da promoção da AMD onde cita todos os processadores (https://www.amd.com/pt/gaming/star-wars-bundle), manda as regras e mostra que a Kabum está citada como loja parceira. Não podem negar. Ameaça de tudo que é jeito que dá certo.
Nunca mais pré venda! É um absurdo essa situação estar se repetindo e não resolverem.comprar na pré-venda e ter que provar que você precisa receber não é algo normal, uma total vergonha
Pelo que li a AMD planeja soltar a 1.0.0.7 final em 06/05.
Que ótimo! A gente vai lendo alguns casos e fica preocupado mesmo...Fiquei aliviado ao ver o PCB do 7700X estava normal sem deformações e o Socket também, tudo tranquilo![]()
Caraca, que aplicação bem feita! Muito bacana essa técnica! Estava pensando mesmo em deixar uma certa distância das bordas (ao contrário do que fiz essa semana em uma máquina Intel). Será que nessas extremidades não retangulares da CPU há necessidade de pasta? Fiquei na dúvida...Quem quiser testar, fica a ideia
![]()
Fico feliz que conseguiu resolver a questão do envio, @JetsonMas chegar ao ponto de precisar enviar prints da compra de outra pessoa e ainda ameaçar reembolso pra conseguir alguma resposta mostra o quão os caras são relaxados e sem compromisso algum - comprar na pré-venda e ter que provar que você precisa receber não é algo normal, uma total vergonha
Montei o 7800X3D ontem, como li em vários lugares que o uso do AGESA 1.0.0.7 Beta seria positivo para os X3D, acabei flasheando a BIOS underground baseda nessa nova AGESA. O sistema subiu sem problemas e está rodando tranquilo. Como essa BIOS é uma Beta de um Beta, estou rodando em Stock - pelo que li a AMD planeja soltar a 1.0.0.7 final em 06/05.
Depois de ver tantas matérias sobre PCBs de processadores e Sockets destruídos minha maior ansiedade em relação a troca do 7700X pelo 8700X3D era saber como estava o PCB do 7700X e o Socket da placa-mãe - fiquei aliviado ao ver o PCB do 7700X estava normal sem deformações e o Socket também, tudo tranquilo
Algo que lembrei ontem quando fazia a troca do processador foi do bate-papo que rolou neste tópico sobre a aplicação da pasta térmica. Na época em que peguei o 7700X havia visto um vídeo de um japonês aplicando pasta usando um tipo de película pré-cortada em cima do processador. Achei interessante, mas como não tinha essa película em mãos usei uma fita de mascaramento (essas fitas amarelas de hobby que não deixam resíduos de cola). Utilizei a técnica na época em que instalei o 7700X e ontem quando removi o cooler pude atestar que teve um resultado legal, a pasta havia preenchido toda a superfície do processador sem transbordar exageradamente nas bordas, o que facilitou a limpeza. Enfim, repeti a técnica no 7800X3D
Quem quiser testar, fica a ideia
![]()
Pessoal já tô com as peças todas pra montar o PC, b650 msi+7600+2x16GB 5600 corsair , mas tô com medo do processador fritar junto com a placa mãe, e agora? Também não montei ainda porque tô esperando o contact frame que deve chegar na terça.
Caraca, que aplicação bem feita! Muito bacana essa técnica! Estava pensando mesmo em deixar uma certa distância das bordas (ao contrário do que fiz essa semana em uma máquina Intel). Será que nessas extremidades não retangulares da CPU há necessidade de pasta? Fiquei na dúvida...
Usou a técnica ninja do saquinho no dedo?
B650m Aorus Pro AXQual placa mãe?
Quem quiser testar, fica a ideia
undefined
Esse trabalho todo me brocha nos AMD. Sempre tive Intel e tudo muito mais fácil, NMO. Mas (sempre tem um mas) fiquei empolgado com a performance do 7800x3d com baixo consumo e não precisa ficar fazendo tweak nenhum que fui nele. Se não der certo, volto pra Intel nas próximas gerações.Estou mexendo no Curve Optimizer com o 7900X. Realmente é um processo bem longo pra achar os valores pra cada núcleo.
No momento, estou com -19 em 10 núcleos, -25 em 1, e -31 em outro. +200mhz no boost.
-19 foi um valor base que achei que aparentemente está estável. Passou os testes de stress comuns, sem resets aleatórios em idle.
Depois, comecei otimizar núcleo por núcleo, e os dois primeiros ficaram estáveis com -25 (core 0) e -31 (core 1). O teste foi 24 horas no Core Cycler testando um núcleo só, 12 horas de Prime95 e 12 horas de Y-Cruncher.
Fazer isso é um processo bem longo.
Quanto aos resultados, eu reduzi os limites de energia para os mesmos valores do meu 3950X: 142W PPT, 90A TDC, 140A EDC. Os valores de referência do 7900X são 230W, 225A e 160A.
Também reduzi a temperatura limite de 95 graus pra 85 graus.
A performance dos (poucos) testes que eu fiz ficou igual ou melhor. No Cinebench R20, foi o seguinte:
Pontuação: 11138 pts -> 11258 pts
Temperatura: 95.3 C -> 82.1 C
Consumo de Energia: 170W -> 142W
Achei um resultado inicial bom, com espaço pra ir apertando mais.
Exatamente isso que penso em fazer. Montar tudo e rodar stock com EXPO e a 4090 e ser feliz.Testei a BIOS da Gigabyte com o 7800x3d e em stock ficou legal. Depois liguei o EXPO e as voltagens ficaram bem normal. Meti um teste de stress e tudo ficou normal também. Acho que estando assim, não vou me preocupar mais, e claro q vou atualizar a BIOS conforme for saindo. Lembrando que estou usando um AK400 nele e jogando não passou de 68 graus. Chegou a ficar em 5ghz de pico por várias vezes e nada de anormal rolou. Estou super contente
Esse trabalho todo me brocha nos AMD. Sempre tive Intel e tudo muito mais fácil, NMO. Mas (sempre tem um mas) fiquei empolgado com a performance do 7800x3d com baixo consumo e não precisa ficar fazendo tweak nenhum que fui nele. Se não der certo, volto pra Intel nas próximas gerações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Exatamente isso que penso em fazer. Montar tudo e rodar stock com EXPO e a 4090 e ser feliz.
Massa, eh a mesma que to usando tbm. BIOS F5b né?B650m Aorus Pro AX
Faça isso man! Aqui estou rodando numa boa sem preocupação. Na proxima BIOS eu vou ligar o EXPO.Esse trabalho todo me brocha nos AMD. Sempre tive Intel e tudo muito mais fácil, NMO. Mas (sempre tem um mas) fiquei empolgado com a performance do 7800x3d com baixo consumo e não precisa ficar fazendo tweak nenhum que fui nele. Se não der certo, volto pra Intel nas próximas gerações.
Exatamente isso que penso em fazer. Montar tudo e rodar stock com EXPO e a 4090 e ser feliz.
Exatamente hahahaha quero só ver quando eles vão soltar a nova BIOS.Massa, eh a mesma que to usando tbm. BIOS F5b né?
ainda to receioso em ativar o xmp... mas vamos ver como fica nessa semana, se eles soltam algo.Faça isso man! Aqui estou rodando numa boa sem preocupação. Na proxima BIOS eu vou ligar o EXPO.
Exatamente hahahaha quero só ver quando eles vão soltar a nova BIOS.