[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Meu amigo, após assentar o NH-D15 no lugar dele tu não tem acesso a mais nada da GPU pra cima :limo:
Bem assim mesmo
Eu nem consegui remover a VGA com ele instalado

Vendi o meu por causa disso, é um monstro em desmepenho, mas é muito grande, atrapalha tudo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, temos o mesmo cooler e não pretendo trocá-lo tão cedo, ainda mais agora com processadores menos beberrões.

A técnica que eu uso não tem muito mistério não, o resultado final é basicamente como o do último exemplo abaixo:

Ver anexo 135081
Fonte: https://www.technipages.com/how-do-you-apply-thermal-paste/, e também temos o tópico dedicado (link).

A camada que eu deixo é bem fina MESMO, até porque a própria pressão do cooler em cima depois irá espremer/espalhar ainda mais e se tiver demais vira bagunça.

Isso não é diferente de usar uma pequena espátula ou cartão como muita gente faz, mas prefiro esticar um pedaço de sacola de mercado no dedo e fazer, pessoalmente prefiro este método pois assim também tenho certeza de que está sobre toda a superfície de maneira relativamente uniforme e sem sobrar/faltar, mas sabemos que no final das contas há pouca diferença de temperatura entre uma forma de aplicar e outra, o mais importante é não faltar em algum ponto.

Achei que receberia processador e memórias hoje mas pelo andar da carruagem vão empurrar para amanhã, mas só terei algum tempo livre pra mexer com isso no feriado mesmo.

Acho que está bem servido e se já tem experiência com AMD certamente não escolheu tão 'no escuro' assim, eu que tô chegando no baile agora :olha:
Depoisn de ver o vídeo abaixo eu passei a espalahar por toda a superficie, antes eu usava o esquema de um pingo no meio.

Espalhar a pasta é um saco, não adere na superfície do processador. As ceramic eram bem mais fáceis. Na próxima vez vou usar a técnica do saquinho plástico esticado até o osso do dedo by neo666 pra ver o que acontece.

Cpu chegou guys. Falta as memórias e ssd agora. Memórias ainda nem entraram no país sad....

A ASUS removeu as betas e colocaram as versões definitivas pra download :omfg:

Comprei o 7700x e estou com algumas dúvidas. Li as páginas anteriores sobre esse problema com as mobos e os am5, pelo que eu entendi é só não ligar o Expo pra não dar problema correto? Só ligar sem nenhuma configuração adicional? Vcs que compraram esse processador, indicam Air cooler ou water cooler? Se puderem recomendar marcas e modelos. E por fim essa recompensa do Star Wars ferrou pra quem comprou no ali né? Ou alguém que comprou lá conseguiu resgatar?

Bem assim mesmo
Eu nem consegui remover a VGA com ele instalado

Vendi o meu por causa disso, é um monstro em desmepenho, mas é muito grande, atrapalha tudo
VRM frio, memórias frias, só vantagens!

1682714574652.png

Não costumo fazer nada ao redor dele então o tamanho não me incomoda, desmonto 1x/ano e olhe lá, porque se quiser dá pra tirar só os fans, dar uma assoprada e ir seguindo a vida :bem:

Mas sim, dependendo da distância do slot PCIe em relação à CPU pode ser bem chato destravar a placa de vídeo mesmo, na Z390 tenho que usar uma chave de fenda (e fiz isso muitas vezes enquanto estava lidando com mineração), na plataforma nova espero deixar o gabinete fechado por mais tempo.

Algo que pode incomodar mais é o espaço livre para memórias, eu utilizo pentes baixos e sem frufrus então isso não é problema mas módulos com mais de 32mm já fazem um dos fans ficar um pouco deslocado e isso pode atrapalhar o fechamento de gabinetes mais estreitos, muita gente acaba usando com apenas um dos fans por isso, a temperatura em si não muda muita coisa.

VRM frio, memórias frias, só vantagens!

Ver anexo 135083
Não costumo fazer nada ao redor dele então o tamanho não me incomoda, desmonto 1x/ano e olhe lá, porque se quiser dá pra tirar só os fans, dar uma assoprada e ir seguindo a vida :bem:

Mas sim, dependendo da distância do slot PCIe em relação à CPU pode ser bem chato destravar a placa de vídeo mesmo, na Z390 tenho que usar uma chave de fenda (e fiz isso muitas vezes enquanto estava lidando com mineração), na plataforma nova espero deixar o gabinete fechado por mais tempo.

Algo que pode incomodar mais é o espaço livre para memórias, eu utilizo pentes baixos e sem frufrus então isso não é problema mas módulos com mais de 32mm já fazem um dos fans ficar um pouco deslocado e isso pode atrapalhar o fechamento de gabinetes mais estreitos, muita gente acaba usando com apenas um dos fans por isso, a temperatura em si não muda muita coisa.
A época que eu estava com o Noctua e vivia mexendo no PC e era sempre um terror, acabei pegando raiva dele, mas é um absurdo o desempenho dele

Eu cheguei a usar ele sem fan, e segurou meu 3800x de boa

Um dia volto a usar ele, gosto muito de aircooler e ele é o melhor, sem dúvidas.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu até ia comprar air cooler, mas me senti voltando no tempo, retrocedendo e não aguentei, peguei outro wc aio. :alan:

Eu já sou fã de air cooler. Quase zero risco de b.o e dura uma vida.

Sei bem como é, Ryu! :limo:

Bem vindo ao grupo dos que compraram em pré-venda no Huezil (naquele "precinho") e ainda nem receberam! :thathue:

Estou na mesma situação (comprei exatamente no dia 06 também), só que com a Kabum. Já reclamei umas 3 vezes, falam que tem de aguardar. Pré venda de hardware nunca mais. Na próxima vou de China também...

Ao menos estou com o Star Wars Jedi Survivor garantido. Obrigado @neo666 pela informação. Pelo site oficial da AMD consta as lojas participantes e realmente, todos os Ryzen 7000. Quero ver a Kabum vir com "graça", o nome da loja está lá!
Não tem essa, fiquei batendo boca com a atendente da kabum dizendo que estava no site da AMD que o 7700 fazia parte da promoção e fui ignorado.
Disseram que somente os processadores que tinham o banner do jogo participavam, então tinha que ser o 7700x que de fato tinha o banner.

Eu devia ter comprado na Pichau.

Bem vindo ao grupo dos que compraram em pré-venda no Huezil (naquele "precinho") e ainda nem receberam! :thathue:

Estou na mesma situação (comprei exatamente no dia 06 também), só que com a Kabum. Já reclamei umas 3 vezes, falam que tem de aguardar. Pré venda de hardware nunca mais. Na próxima vou de China também...

Ao menos estou com o Star Wars Jedi Survivor garantido. Obrigado @neo666 pela informação. Pelo site oficial da AMD consta as lojas participantes e realmente, todos os Ryzen 7000. Quero ver a Kabum vir com "graça", o nome da loja está lá!
Tô surpreso que até a kabum está tendo atrasos, eu até vi que a data de envio na pichau mudou do dia 02/05 para 15/05, não sei como está na Terabyte mas provavelmente tá na mesma pegada, até nisso o Brasil é complicado haha, não emitiram sua NF também né?

E lá vamos nós pra mais uma rodada de bios beta.
Saiu a 1408 agorinha pra hero, então acredito que deva estar rolando uma nova pras outras placas (da asus pelo menos) tbm.

Asus "soltou" uma nova BIOS (1410/1601), agora com a nova AGESA 1.0.0.7. Digo "soltou" com ressalvas porque só é possível obtê-la por fontes extraoficiais 😅

Anúncio na wccftech: ASUS Issues AGESA 1.0.0.7 BETA BIOS For AM5 Motherboards, New Firmware With AMD Ryzen 7000 CPU Thermal Limits & More

Análise do Igor: AGESA ComboAM5 1.0.7.0 for AMD’s Ryzen 7000 in detail: memory management and an important update of the protection features against overheating

É informado que se trata de uma AGESA 1.0.0.7 Beta numa BIOS Beta, ou seja, é uma Beta de um Beta 🫣 Aliás, a Asus fez o que, soltou 4 BIOS em 2, 3 dias? Nunca vi algo assim 🤯

Última edição:
Um pouco desapontado com a Rede Sul, sempre recebia coisas da Kabum em 2 dias, dessa vez fiquei na mão :crycat:

Processador e memórias estão na cidade desde ontem de manhã e nada de sair para entrega, entrei em contato e falaram que provavelmente só na terça por causa do feriado é que não é possível ir retirar.
Enquanto isso a placa mãe veio da Tera em 1 dia e já está até pegando pó :fami:

@neo666 e outras pessoas com CPU non-X:
mesmo se seus processadores não forem modelos 3D, pode ser interessante limitar o máximo que der a tensão do SoC na BIOS. Vai sobrar uns watts a mais pros cores e melhorar a performance, sem piorar o consumo ou eficiência das CPUs.

Vale pra todos os processadores, mas é mais relevante pra quem usa perfis de baixo consumo de energia.

Para quem tá interessado em um 7800X3D, tá com desconto para prime na Kabum.

AMD lançando novo AGESA para limitar o vcore em até 1.3v. Problema assumido e resolvido.

O pessoal acusou a Asus rápido demais. Não que ela não tenha culpa, mas Mas a AMD também foi negligente em não impor um limite de voltagem do SoC no AGESA, deixando as fabricantes terem total liberdade de enviar muita voltagem pros processadores e assim matá-los. Pior que como o IMC dos Ryzen 7000 já não é grandes coisas, limitar a tensão deve deixar os perfis EXPO (desenvolvido pela AMD) ainda mais instáveis.

E segundo esse usuário, a AMD já sabia do problema desde o lançamento do Zen 4, mas pediu pra ele ficar quieto.

fc42b1b14be9ec6b27832b8445ae1af68a538676f2be9b5fa8f97d5d3e6ed8a8.png

Última edição:
Ja ta de boa ir de 7800X3D com placa mae Gigabyte usando a Bios F5b?

Comprei o 7800X3D na Kabum. Já consta como enviado. Agora só preciso decidir o resto do PC.
Não achei que fosse ser tão rápido.

A camada que eu deixo é bem fina MESMO, até porque a própria pressão do cooler em cima depois irá espremer/espalhar ainda mais e se tiver demais vira bagunça.

Obrigado pelas dicas! Vou usar um pouquinho menos do que usei na máquina de um amigo esta semana!

Não tem essa, fiquei batendo boca com a atendente da kabum dizendo que estava no site da AMD que o 7700 fazia parte da promoção e fui ignorado.
Disseram que somente os processadores que tinham o banner do jogo participavam, então tinha que ser o 7700x que de fato tinha o banner.

Eu devia ter comprado na Pichau.

Vish, então já era mesmo! Certeza que vão negar para os X3D também!

Tô surpreso que até a kabum está tendo atrasos, eu até vi que a data de envio na pichau mudou do dia 02/05 para 15/05, não sei como está na Terabyte mas provavelmente tá na mesma pegada, até nisso o Brasil é complicado haha, não emitiram sua NF também né?

Pois é, nem emitiram minha NF ainda, e tem usuário que acabou de comprar e já foi enviado!

Comprei o 7800X3D na Kabum. Já consta como enviado. Agora só preciso decidir o resto do PC.
Não achei que fosse ser tão rápido.

Meu Deus do céu, olha o desrespeito dessa loja! Comprei dia 06/04 e não emitiram nem mesmo a nota fiscal do meu processador! Reclamei 3 vezes, falando que já está disponível no site e deve ter gente comprando e recebendo, e falaram que acabou de chegar que tem de esperar!

Colega, será que você faria um grande favor pra mim? Se puder me mandar um print do seu produto constando como enviado, só pra eu esfregar esse desrespeito na cara deles. Eu te passaria meu contato inbox pra vc me enviar!

Última edição:
Meu Deus do céu, olha o desrespeito dessa loja! Comprei dia 06/04 e não emitiram nem mesmo a nota fiscal do meu processador! Reclamei 3 vezes, falando que já está disponível no site e deve ter gente comprando e recebendo, e falaram que acabou de chegar que tem de esperar!
Se não me engano, aconteceu algo muito parecido com a pré-venda da 13th gen da intel, quem comprou depois recebeu primeiro kkkkkkk

Se não me engano, aconteceu algo muito parecido com a pré-venda da 13th gen da intel, quem comprou depois recebeu primeiro kkkkkkk
Exatamente, acho que o colega @diefen tinha mencionado isso!
É de cair o c* da bunda uma coisa dessas, ainda mais não sendo a primeira vez que acontece, pois já devem ter reclamado disso anteriormente...

Users who are viewing this thread

Voltar