[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Peguei um outro SSD PCIE, mais fácil e nao fica meio que nam gambs! :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pow, o 8700K estava dando um gargalo na 3080 hein! A diferença no WARZONE para o 7800X3D é gigante...
Sem dúvidas! Eu tinha um desses que troquei pelo 5900x porque tinha gargalo na 3080. Agora estou trocando porque tenho gargalo na 4090.

Sem dúvidas! Eu tinha um desses que troquei pelo 5900x porque tinha gargalo na 3080. Agora estou trocando porque tenho gargalo na 4090.
Estou espantado... saí de 90~110 FPS para 180~200. Muito bom

Outra coisa: o 7800X3D com tudo padrão na BIOS, sem EXPO nem nada está batendo 64~68 C° com um AK400 hein jogando Warzone. Pensei em trocar ele mas eu vou ficar é de boa... vou fazer teste de Stress só quando sair a BIOS oficial que a AMD falou

Última edição:
Estou espantado... saí de 90~110 FPS para 180~200. Muito bom

Outra coisa: o 7800X3D com tudo padrão na BIOS, sem EXPO nem nada está batendo 64~68 C° com um AK400 hein jogando Warzone. Pensei em trocar ele mas eu vou ficar é de boa... vou fazer teste de Stress só quando sair a BIOS oficial que a AMD falou
De fps médio? Absurdo mesmo! Fora os frame drop que teve ter sumido e 0,1/1% mínimo que deve estar nas alturas!

Qual tua ram?

Me disseram que o 7700 não participa, só o 7700x
"Disseram" = Kabum? É esquisito pois basicamente todos os 7000 estão na lista.
Provavelmente nem vou jogar mas se é de graça eu quero :limo:

No e-mail que recebi o serial do jogo tem esse texto abaixo. Nem tinha descrito nem os x3d, mas ainda assim recebi. Talvez no site da AMD tenha informações atualizadas.

Get STAR WARS Jedi: Survivor™ when you buy select AMD Ryzen™ 7000 Series processors*

Game launch date: Jan 24, 2023

Redemption Deadline: May 6, 2023

Qualifying Ryzen Products:

• AMD Ryzen 9 7950X
  • AMD Ryzen 9 7900X
  • AMD Ryzen 7 7700X
  • AMD Ryzen 5 7600X

De fps médio? Absurdo mesmo! Fora os frame drop que teve ter sumido e 0,1/1% mínimo que deve estar nas alturas!

Qual tua ram?
Sim, médio. O jogo engasgava as vezes e tinha uns drops de FPS. Agora está liso e rodando sem nenhum problema... mt bom mesmo!

Olha, amigo, quanto ao uso desse frame não tenho como opinar sobre sua eficácia porque nunca o usei, porém confesso que sou um tanto cético quanto a utilidade dele. Esses frames apareceram por conta dos LGA1700, onde nesse caso fez sentido por conta do formato retangular do socket.

Quanto as temperaturas do 7700X, você chegou a mexer no CO e PBO? Caso não, experimente:

- CO: -30 (se possível, não são todos os processadores que conseguem -30, no meu caso tive a sorte de obter um 7700X que consegue)

No caso do PBO:

- PPT: 110
- TDC: 92
- EDC: 155

No caso do PBO, experimentei alguns valores e acabei utilizando os acima, que é uma receita de bolo tirada do review do 7700X do Peperaio 😄 Usando um aircooler NH-U12A obtive os mesmos resultados do review dele utilizando esses valores, meu 7700X pega no máximo 74 graus na carga do Cinebench R23. Estou usando dessa forma desde que montei meu AM5 há meses.

Muito obrigado por essa postagem, @dayllann 😄 Me programei pra instalar o 7800X3D nesse final de semana, não vou só instalar o processador como também desmontar o PC todo pra dar um trato, não quero fazer na correria e durante a semana sem condições de fazer isso com calma 😅 Tenho um pé atrás com BIOS Beta e minha esperança é da Asus trazer uma versão final até o final da semana, mas caso não aconteça esses testes me dão maior segurança de flashear essa versão 👍
Opa meu amigo, eu tbm segui a receita de bolo do peperaio na review do 7700x hehe vou fazer os refinamentos como vc disse e digo se consegui obter -30 ..
vou testar esse frame pq foi bem barato 52 reais então se ajudar no contato do wc ja esta valendo .. quando removi o bloco era bem nítido que não tinha contato total com ihs, a instalação do wc tenho certeza que esta certinha e justinha, sem forçar demais nem frouxo demais ..

ps. estou usando a bios beta também e no aguardo de uma versão final.

quando removi o bloco era bem nítido que não tinha contato total com ihs, a instalação do wc tenho certeza que esta certinha e justinha, sem forçar demais nem frouxo demais
Tem fotos? Fiquei curioso pra ver como ficou.

vou tirar foto, amanha é minha folga, dai eu desmonto a maquina e tiro as fotos e posto aqui.

Senhores, nunca me interesse por processadores AMD, porém, desde os Ryzen a coisa ficou interessante.
Noto que em alguns anuncios (assim como, já vi relato de alguns users), há informações sobre memória X ou Y que não é compatível.

É possível que, no futuro, eu compre um AMD.
Como escolher memórias para esses processadores, o que é ou não compatível?

Comprei o 7800X3D dia 06/04 na pré-venda na GK e até agora nem emitiram a nota fiscal, tá doido, se eu soubesse que iria demorar tudo isso teria comprado no aliexpress e economizado uma grana :crycat:

Comprei o 7800X3D dia 06/04 na pré-venda na GK e até agora nem emitiram a nota fiscal, tá doido, se eu soubesse que iria demorar tudo isso teria comprado no aliexpress e economizado uma grana :crycat:
Bem vindo ao grupo dos que compraram em pré-venda no Huezil (naquele "precinho") e ainda nem receberam! :thathue:

Estou na mesma situação (comprei exatamente no dia 06 também), só que com a Kabum. Já reclamei umas 3 vezes, falam que tem de aguardar. Pré venda de hardware nunca mais. Na próxima vou de China também...

Ao menos estou com o Star Wars Jedi Survivor garantido. Obrigado @neo666 pela informação. Pelo site oficial da AMD consta as lojas participantes e realmente, todos os Ryzen 7000. Quero ver a Kabum vir com "graça", o nome da loja está lá!

Última edição:
Bem vindo ao grupo dos que compraram em pré-venda no Huezil (naquele "precinho") e ainda nem receberam! :thathue:

Estou na mesma situação (comprei exatamente no dia 06 também), só que com a Kabum. Já reclamei umas 3 vezes, falam que tem de aguardar. Pré venda de hardware nunca mais. Na próxima vou de China também...

Ao menos estou com o Star Wars Jedi Survivor garantido. Obrigado @neo666 pela informação. Pelo site oficial da AMD consta as lojas participantes e realmente, todos os Ryzen 7000. Quero ver a Kabum vir com "graça", o nome da loja está lá!
Página oficial da promoção:

Termos e condições:

Período:

a. Período da Campanha: O Período da Campanha começa em 24 de janeiro de 2023 às 09:00:00, Hora do Leste ("ET"), e termina em 28 de maio de 2023 às 23:59:59 ET, ou quando o fornecimento de códigos de cupom estiver esgotado, o que ocorrer primeiro. Consulte o relógio mundial para obter informações sobre conversão de fuso horári

b. Período de Compra: Para receber um Código de Cupom, o Participante deve comprar um Produto AMD Qualificado durante o Período da Campanha de um Varejista Participante.

c. Período de Resgate: O Código de Cupom deve ser resgatado até 24 de junho de 2023 para obter os downloads do aplicativo; após esse prazo, o código de cupom será anulado

Processadores qualificados:

AMD Ryzen™ 9 7950X3D

AMD Ryzen™ 9 7900X3D

AMD Ryzen™ 7 7800X3D

AMD Ryzen™ 9 7950X

AMD Ryzen™ 9 7900X

AMD Ryzen™ 9 7900

AMD Ryzen™ 7 7700X

AMD Ryzen™ 7 7700

AMD Ryzen™ 5 7600X

AMD Ryzen™ 5 7600

Lojas oficiais citadas no site:

Brasil

Última edição:

7800x3d @ curva - 30
X670e Aorus Master
RAM Kingston Fury 64gb Expo 6000mhz
Rtx 4090 strix oc
Consumo desse cpu é incrível 13900k e 13900ks consumia por volta de 220 a 250w jogando torado no over... Próxima folga irei mexer nas ram... Cpu já consegui subir 5370mhz

XnlAmx0.jpg
KH3D0AZ.jpg

(clica na imagem pra aumentar)

A forma que aplico pasta: camada fina em todo ihs do processador, mesma aplicação ha 10 anos sem problemas, esse wc usada no am4 com 5600x overclocado sem problemas..

Última edição:
O meu eu comprei dia 11 no Ali e chgou faz 2 dias hahhaha é complicado.

7800x3d @ curva - 30
X670e Aorus Master
Rtx 4090 strix oc
Consumo desse cpu é incrível 13900k e 13900ks consumia por volta de 220 a 250w jogando torado no over... Próxima folga irei mexer nas ram... Cpu já consegui subir 5370mhz

Cara, depois da um resumo do config que vc usou na BIOS? Aliás, qual versão vc está usando dela? Estou querendo deixar o meu em 5.0ghz só e nao tenho familiaridade com gigabyte :(

Atualizei minha BIOS e o SOC nao passa de 1,24 com EXPO ligado

Como escolher memórias para esses processadores, o que é ou não compatível?
Buscar memórias certificadas já é um bom começo, grande parte das placas/marcas mantem uma lista de compatibilidade em seus sites.

Também estava receoso com o tema mas quando pesquisei melhor e analisei alguns reviews vi que não era uma ciência de foguete e que não é preciso comprar memórias caríssimas para se ter um desempenho satisfatório, a menos que o objetivo seja ter maior margem para overclock, quebrar recordes de benchmark ou algo do gênero, mas aí já é outro assunto.

Importante dizer que o fato de não estar listada no site não quer dizer necessariamente que não irá funcionar ou que terá problemas, mas aí o risco é maior.

XnlAmx0.jpg
KH3D0AZ.jpg

(clica na imagem pra aumentar)

A forma que aplico pasta: camada fina em todo ihs do processador, mesma aplicação ha 10 anos sem problemas, esse wc usada no am4 com 5600x overclocado sem problemas..

Que interessante, pensei em pegar um contact frame mas vi mais gente falando que não tem muita serventia do que indicando a compra, não sei...
Devo montar meu kit no final de semana e vou ficar de olho nas temperaturas, como o aircooler tem quase 1.5kg o contato deve vir na força bruta :limo:

Buscar memórias certificadas já é um bom começo, grande parte das placas/marcas mantem uma lista de compatibilidade em seus sites.

Também estava receoso com o tema mas quando pesquisei melhor e analisei alguns reviews vi que não era uma ciência de foguete e que não é preciso comprar memórias caríssimas para se ter um desempenho satisfatório, a menos que o objetivo seja ter maior margem para overclock, quebrar recordes de benchmark ou algo do gênero, mas aí já é outro assunto.

Importante dizer que o fato de não estar listada no site não quer dizer necessariamente que não irá funcionar ou que terá problemas, mas aí o risco é maior.

Que interessante, pensei em pegar um contact frame mas vi mais gente falando que não tem muita serventia do que indicando a compra, não sei...
Devo montar meu kit no final de semana e vou ficar de olho nas temperaturas, como o aircooler tem quase 1.5kg o contato deve vir na força bruta :limo:
bom, ja que gastei uma graninha considerável nesse pc um adaptador de 52 reais não vai faze diferença pra quem ja ta devendo ate o c* :bwahaha:
assim que chegar posto os resultados..

Colega, se não for pedir demais, assim que você tiver aplicado a pasta térmica (usando aquela técnica ninja), antes de fixar o Noctua, se puder postar uma foto aqui, só pra eu ter uma noção da quantidade aplicada e da "lâmina de pasta" espalhada, ficaria grato (nada como aprimorar a técnica)! Se for muita função ou esquecer, relaxa!

Se possível, só vai dando um feedback depois, principalmente em relação à temperatura! Temos o mesmo cooler (NH-D15, acredito eu), então me interessa muito essas informações, hehehe...

Eu peguei essas memórias sem pesquisar nada. Só me preocupei em pegar 6.000/C30/EXPO. Fiz bem, fiz mal?

Já tá na mão, só falta vir pro Brasil. Quarta tá aqui.

7800x3d @ curva - 30
X670e Aorus Master
Rtx 4090 strix oc

Não sei se vou brincar de overclock tão cedo. Nem sei se vale à pena fazer CO nele, quase não consome e não esquenta.

Última edição:
Colega, se não for pedir demais, assim que você tiver aplicado a pasta térmica (usando aquela técnica ninja), antes de fixar o Noctua, se puder postar uma foto aqui, só pra eu ter uma noção da quantidade aplicada e da "lâmina de pasta" espalhada, ficaria grato (nada como aprimorar a técnica)! Se for muita função ou esquecer, relaxa!

Se possível, só vai dando um feedback depois, principalmente em relação à temperatura! Temos o mesmo cooler (NH-D15, acredito eu), então me interessa muito essas informações, hehehe...
Sim, temos o mesmo cooler e não pretendo trocá-lo tão cedo, ainda mais agora com processadores menos beberrões.

A técnica que eu uso não tem muito mistério não, o resultado final é basicamente como o do último exemplo abaixo:

1682698443699.png

Fonte: https://www.technipages.com/how-do-you-apply-thermal-paste/, e também temos o tópico dedicado (link).

A camada que eu deixo é bem fina MESMO, até porque a própria pressão do cooler em cima depois irá espremer/espalhar ainda mais e se tiver demais vira bagunça.

Isso não é diferente de usar uma pequena espátula ou cartão como muita gente faz, mas prefiro esticar um pedaço de sacola de mercado no dedo e fazer, pessoalmente prefiro este método pois assim também tenho certeza de que está sobre toda a superfície de maneira relativamente uniforme e sem sobrar/faltar, mas sabemos que no final das contas há pouca diferença de temperatura entre uma forma de aplicar e outra, o mais importante é não faltar em algum ponto.

Achei que receberia processador e memórias hoje mas pelo andar da carruagem vão empurrar para amanhã, mas só terei algum tempo livre pra mexer com isso no feriado mesmo.

Eu peguei essas memórias sem pesquisar nada. Só me preocupei em pegar 6.000/C30/EXPO. Fiz bem, fiz mal?

Acho que está bem servido e se já tem experiência com AMD certamente não escolheu tão 'no escuro' assim, eu que tô chegando no baile agora :olha:

A técnica que eu uso não tem muito mistério não, o resultado final é basicamente como o do último exemplo abaixo:
Bolota grande que espalha até fora da CPU > resto.

Depois só limpo as beiras com um papel e tá tudo certo, duvido ter ficado parte descoberta assim :haha:

Depois só limpo as beiras com um papel e tá tudo certo, duvido ter ficado parte descoberta assim :haha:
Meu amigo, após assentar o NH-D15 no lugar dele tu não tem acesso a mais nada da GPU pra cima :limo:

Users who are viewing this thread

Voltar