[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Comprei a placa-mãe hoje, comprei a hero, chorando aqui ainda pela facada que tive que pagar. Agora falta só as memórias que os correios ainda não receberam no br.

Alguém usando bios beta 1410 da asus ? como esta a estabilidade da maquina e a solução dos problemas ?
..meu pc tem 2 semana que ta desligado kkk estou usando o pc do escritório ate sair uma bios que não seja beta..

Estou usando a 1410 desde que ela saiu, a máquina está estável, tenho jogado RE4 regularmente com ela, não notei nenhum problema, só estou usando em stock até sair a versão final dela.

Pela baixa de quantidade de pessoas com algum problema de queima de processadores e com todos os bugs da beta, vocês acham que vale a pena baixar a beta ou pode usar o 7800x3d sem forçar nada até sair uma versão final mais ajustada? Ainda mais considerando que minha placa não é nenhum modelo Asus, que foi a que mais apresentou problemas (modelos mais tops). Peguei a MSI x670e Tomahawk com memórias G.Skill 6000 e o 7800x3d. Pretendo ativar o EXPO.

Devo montar hoje à noite.

Pela baixa de quantidade de pessoas com algum problema de queima de processadores e com todos os bugs da beta, vocês acham que vale a pena baixar a beta ou pode usar o 7800x3d sem forçar nada até sair uma versão final mais ajustada? Ainda mais considerando que minha placa não é nenhum modelo Asus, que foi a que mais apresentou problemas (modelos mais tops). Peguei a MSI x670e Tomahawk com memórias G.Skill 6000 e o 7800x3d. Pretendo ativar o EXPO.

Devo montar hoje à noite.
Monta ele e deixa expo desligado mais uns dias, até sair a bios final.

Então, mas eu li que EXPO não tinha influência nesses problemas de processador queimado. O problema era mais nas placas top da Asus que já "assumiam " algumas configurações mais agressivas ou extremas de vsoc, por exemplo, só porque você ativava outras configurações, que às vezes nem era nada de mais e já vinha alguma coisa mais extrema. Sobre o EXPO não sabia, perdi alguma coisa?

Então, mas eu li que EXPO não tinha influência nesses problemas de processador queimado. O problema era mais nas placas top da Asus que já "assumiam " algumas configurações mais agressivas ou extremas de vsoc, por exemplo, só porque você ativava outras configurações, que às vezes nem era nada de mais e já vinha alguma coisa mais extrema. Sobre o EXPO não sabia, perdi alguma coisa?
Assumiam configurações agressivas justamente quando o perfil XMP/EXPO era carregado, até onde eu sei.

Por aqui estou usando sem problemas, mas minhas memórias são bem singelas, o processador não é um X3D e coloquei um vSOC mais baixo na mão pra garantir.

Assumiam configurações agressivas justamente quando o perfil XMP/EXPO era carregado, até onde eu sei.

Por aqui estou usando sem problemas, mas minhas memórias são bem singelas, o processador não é um X3D e coloquei um vSOC mais baixo na mão pra garantir.
Usando o que? EXPO?

Eu tô trabalhando que nem um FDP esses dias, só esse final de semana que vou conseguir montar tudo. Caixa tá pegando poeira já heauheuah

Usando o que? EXPO?

Eu tô trabalhando que nem um FDP esses dias, só esse final de semana que vou conseguir montar tudo. Caixa tá pegando poeira já heauheuah
As minhas são só XMP mas bati na partida e pegou de primeira sem incomodar, após ver AMDs enjoados com memórias admito que cheguei receoso com isso, mesmo sendo certificadas pela mobo.

Gostei do fato das Corsair Vengeance básicas terem sensor de temperatura, não sei se é mandatório nas DDR5 mas achei que era coisa de modelos mais topo de linha como nas DDR4.
Aqui tá puxado tb, montei a máquina no final de semana/feriado e tive pouco tempo pra brincar nele, ainda tô instalando coisa pra trabalhar ao invés de jogos :crycat:

Acho que pra baixar drasticamente as temperaturas só mexendo no PBO mesmo, mas como sou pé atrás só vou mexer nisso quando lançarem a BIOS final 😅 Como paliativo você pode ver se tem algum perfil de ECO Mode pra habilitar - o problema do ECO Mode é que apesar de baixar as temperaturas drasticamente, ele também mata demais a performance 😅

Pra deixar o Boot rápido com o EXPO ligado você precisa habilitar também o Memory Context Restore (MCR), ele tá na parte do AI Tweaker > DRAM Timing Control. Na BIOS da Asus a opção de ligar o MCR aparece em 2 locais, alguns relatos dizem que se você ligar só no AI Tweaker podem ocorrer BSODs e que esse problema é resolvido se você ligar também em Advanced > AMD CBS > DDR Options > DDR Memory Features 😄👍

Muito obrigado pelas dicas meu caro! Ajudou muito! Depois da BIOS final vou tentar fazer uns ajustes, qualquer coisa peço um help por aqui pois conheço um pouco só, o básico do básico! Hehehehe...

Alguém usando bios beta 1410 da asus ? como esta a estabilidade da maquina e a solução dos problemas ?
..meu pc tem 2 semana que ta desligado kkk estou usando o pc do escritório ate sair uma bios que não seja beta..

Usando a 1414 aqui (Beta), por enquanto de boa. Tive um único probleminha com falha repentina de algumas portas USBs, mas isso foi antes de instalar os drivers do Chipset (baixando do site de suporte da própria AMD, pois o da página de suporte da ASUS estava desatualizado e não instalava o driver do 3D V-cache performance optimizer). Após essa instalação, pelo menos até então não tive mais problema algum.

Última edição:
Estou usando a 1410 desde que ela saiu, a máquina está estável, tenho jogado RE4 regularmente com ela, não notei nenhum problema, só estou usando em stock até sair a versão final dela.
Muito obrigado pelas dicas meu caro! Ajudou muito! Depois da BIOS final vou tentar fazer uns ajustes, qualquer coisa peço um help por aqui pois conheço um pouco só do básico do básico! Hehehehe...

Usando a 1414 aqui (Beta), por enquanto de boa. Tive um único probleminha com falha repentina de algumas portas USBs, mas isso foi antes de instalar os drivers do Chipset (baixando do site de suporte da própria AMD, pois o da página de suporte da ASUS estava desatualizado e não instalava o driver do 3D V-cache performance optimizer). Após essa instalação, pelo menos até então não tive mais problema algum.
muito obrigado pelo feedback turma. amanha estarei atualizando a minha bios, aproveitar e testar o star wars ganhei o jogo e ate hj nem sequer joguei kkkk

APUs AMD Ryzen 7040U “Phoenix” detalhadas: Ryzen 7 7840U, Ryzen 5 7640U, Ryzen 5 7540U, Ryzen 3 7440U

Eu não vou transcrever/traduzir o artigo do WccfTech aqui porque é muita ladainha e enrolação para dizer o básico, então vou trazer as informações que importam unido com outras que coletei de outras fontes que são interessantes:
- Ryzen 7 7840U = 8c/16t, 12CU (780M), 16MB L3$, FP8, 178mm² TSMC N4
- Ryzen 5 7640U = 6c/12t, 8CU (760M), 16MB L3$, FP8, 178mm² TSMC N4
- Ryzen 5 7540U = 6c/12t, 4CU (740M), 16MB L3$, FP7r2, 178mm² TSMC N4
- Ryzen 3 7440U = 4c/8t, 4CU (740M), 8MB L3$, FP7r2, 137mm² TSMC N4

AMD-Ryzen-7040U-Phoenix-APU-Laptops-_7.png

O que quis destacar com apenas essas informações? Teremos dois dies para os Phoenix, um com oito núcleos no CPU e 768 na GPU (medindo 178mm²) e outro com quatro núcleos no CPU e 256 núcleos na GPU (medindo 137mm²), ambos no nó de 4nm da TSMC (que é um refinamento do N5 usado nos Raphael). E por que isso importa? Pois se esses chips desembarcarem no desktop AM5 teremos processadores quad-core de entrada :D

E temos dois Ryzens 5 hexa-core pois um deles é socket FP7 enquanto outro é FP8, onde a maior diferença disso é além do tamanho do encapsulamento, a presença de núcleos dedicados à IA (e outras partes para controle de câmera e afins).

Quanto ao desempenho da iGPU, bem, a 780M conseguiu ser ~13% mais rápida que a 680M em uma comparação honesta (ambas usando LPDDR5-6400). Se colocados em um sistema LPDDR5x-7500, o ganho sobe para ~16% (ou seja, apenas 3% extra em uma largura de banda 17% maior). O ganho parece interessante, mas ao colocarmos o aumento de clock em cima dessa matemática (boost 22% maior) vemos que a arquitetura RDNA3 trouxe zero ganho em cima da RDNA2 (para sermos justos, o ganho de clock só foi possível graças à reorganização interna da RDNA3). Números de desempenho retirados dessa review aqui.

Creio que ficou claro que, quando os Meteorlake chegarem, a AMD ficará atrás em termos de desempenho no iGPU e não só pela rápida evolução da Intel, mas também pelo excesso de confiança em sua on-board. Bem, ao menos se a Xe² for realmente isso tudo a AMD decida evoluir as suas APUs, colocar InfinityCache nelas já ajudará bastante, mas bom mesmo seria além disso ir para 16CUs ao invés de reciclar os 12CUs novamente.

AMD%20Ryzen%207040U%20Slide%20Deck%203.PNG

AMD%20Ryzen%207040U%20Slide%20Deck%204.PNG

AMD%20Ryzen%207040U%20Slide%20Deck%206.PNG

Última edição:
AMD não seria AMD se não deixasse seu dever de casa incompleto, não é mesmo? 🤣 🤣
Bora ver se na plataforma nova deles dá menos merda, e se mais empresas voltadas pro mainstream adotam o coreboot.

Chegou o 7800X3D aqui hoje e já comecei a fazer alguns testes, primeiro, comecei "refinando" os timings das RAM, 2x32GB 6000 Hynix A-Die da GSkill (que comprei no aliexpress inclusive), usei os timings do Buildzoid e fiz algumas mudanças, invés de 1.25 no SOC coloquei 1.20 que PELO MENOS no que diz na BIOS da Asus e em outros 2 programas diferentes, "está" rodando em 1.216V (mas vai saber né), estou usando a BIOS BETA mais recente com o tal AGESA 1.0.0.7, estou usando uma B650E-E Gaming WiFi.

Tentei também setar PBO + CO -30 mas quando chegava no windows, o PC simplesmente *poof*, desligava, então deixei em -20 por ora, depois eu vejo o que posso fazer depois. No momento vou rodar um TM5 com o preset do anta, depois um Y-Cruncher pra conferir a estabilidade das RAM, mas CO -30, no meu caso pelo menos, zero chance, não tive sorte neste caso.

79fbdsC.png

Chegou o 7800X3D aqui hoje e já comecei a fazer alguns testes, primeiro, comecei "refinando" os timings das RAM, 2x32GB 6000 Hynix A-Die da GSkill (que comprei no aliexpress inclusive), usei os timings do Buildzoid e fiz algumas mudanças, invés de 1.25 no SOC coloquei 1.20 que PELO MENOS no que diz na BIOS da Asus e em outros 2 programas diferentes, "está" rodando em 1.216V (mas vai saber né), estou usando a BIOS BETA mais recente com o tal AGESA 1.0.0.7, estou usando uma B650E-E Gaming WiFi.

Tentei também setar PBO + CO -30 mas quando chegava no windows, o PC simplesmente *poof*, desligava, então deixei em -20 por ora, depois eu vejo o que posso fazer depois. No momento vou rodar um TM5 com o preset do anta, depois um Y-Cruncher pra conferir a estabilidade das RAM, mas CO -30, no meu caso pelo menos, zero chance, não tive sorte neste caso.

79fbdsC.png
Qual essa RAM que vc pegou?

Meu 7800X3D chegou ontem, montei o PC à noite quando cheguei em casa mas só consegui usar hoje à noite. Estou com o seguinte hardware:
7800X3D
CPU fan Thermalright Phantom Spirit 120SE
Motherboard Gigabyte B650 Gaming X
Memória RAM 2x16GB Hyperx Beast 5600MHz (escolhi essa pelo fato do Expo II ser de 5200MHz, o "limite" informado pela AMD para o processador - já fui viciado em OC, mas essa fase passou)
Fonte XPG Core Reactor 850W Gold
Gabinete Lian Li 216 (airflow absurdamente bom, meu antigo gabinete era um Gamemax "marba", fiquei impressionado com a qualidade dele)
E por fim o único sobrevivente do meu antigo PC: RTX 2070

Sobre a GPU, estou em dúvida se espero a próxima geração ou se compensa pegar uma 4080, meu uso é bem atípico, pois tenho um monitor Full HD 240Hz que desperdiçaria o potencial da 4080, mas também uso bastante VR que aproveitaria bem até a 4090.

Na BIOS, mexi apenas nas curvas das fans e nada mais, deixando até o expo off. Pelo HWinfo o vcore não passou de 1.025 e o teste multi core do Cinebench bateu 18150 pontos, com temperatura máxima de 84ºC.

Fiquei bem satisfeito com o PC, principalmente por ter vindo de um i5 8400

Galera tem algum tópico de placa mãe AM5?

To tentando achar uma mas os preços não condizem com os preços lá de fora. Minha preferência é por Gigabyte ou Asrock, mas só tem em um lugar ou nem tem os modelos que eu queria. Os modelos que estou vendo tem que ser future proof, então tem que ter PCI5.0 pra GPU e SSD.

Queria saber o que vocês estão pegando, ta complicado achar algo bom por menos de 3k.

Galera tem algum tópico de placa mãe AM5?

To tentando achar uma mas os preços não condizem com os preços lá de fora. Minha preferência é por Gigabyte ou Asrock, mas só tem em um lugar ou nem tem os modelos que eu queria. Os modelos que estou vendo tem que ser future proof, então tem que ter PCI5.0 pra GPU e SSD.

Queria saber o que vocês estão pegando, ta complicado achar algo bom por menos de 3k.
Têm tópico não. Pessoal tá usando este aqui mesmo para informações sobre isso.
Mas não têm muito para onde fugir, placa am5 tá cara mesmo. Chorando até agora pelo valor que tive que pagar na minha essa semana... Comprei uma x670e hero.
Mas tive que comprar ela, pois precisava de uma com 6 satas e que não dividisse sata com linha pcie.
Se quiser pagar "barato" só comprando pela alie. Pessoal têm feito muito isso ai pelo tópico, eu que sou azarado e por causa do tamanho, não importei com medo de tomar taxas. Têm uma galera que importou e veio 0 taxas.
Postaram essa tabela de comparativo, vê se te ajuda:

Bah vai me ajudar demais essa tabela. Show, obrigado!

Essa noite a Gigabyte soltou uma BIOS nova para minha B650 (f5d) mencionando as limitações no vSOC mas ainda com AGESA 1.0.0.6, mais tarde vou testar.

Acho que vai demorar um pouco mais até que tudo esteja resolvido de fato.

A AMD precisa pegar todo o lucro que está obtendo com os chips Epyc e contratar mais engenheiros de software. Sai geração, entra geração de CPUs e GPUs, e sempre tem esses problemas nos firmwares e drivers de seus produtos, parece que ela é incapaz de desenvolver algo 100% plug and play.

Tava olhando aqui, a Gigabyte soltou uma atualização hj. Fala desse proglema e tal mas ainda eh baseada na Agesa 1.0.0.6.

1. Checksum : 974F
  2. Update AMD AGESA 1.0.0.6
  3. Support DDR5 48GB/24GB high capacity DIMMs
  4. Fix TPM 2.0 potential vulnerabilities
  5. Follow AMD guidance to limit max. SOC voltage to 1.3V for Ryzen 7000 series X3D and non-X3D CPUs. Certain EXPO/XMP memory performance may be impacted due to this change.

Tava olhando aqui, a Gigabyte soltou uma atualização hj. Fala desse proglema e tal mas ainda eh baseada na Agesa 1.0.0.6.

1. Checksum : 974F
  2. Update AMD AGESA 1.0.0.6
  3. Support DDR5 48GB/24GB high capacity DIMMs
  4. Fix TPM 2.0 potential vulnerabilities
  5. Follow AMD guidance to limit max. SOC voltage to 1.3V for Ryzen 7000 series X3D and non-X3D CPUs. Certain EXPO/XMP memory performance may be impacted due to this change.
Parece que arrumaram os problemas antes da agesa 1.0.0.7 ficar pronta.

Users who are viewing this thread

Voltar