percebi isso ao mexer na impedância das memórias conseguindo estabilizar melhor clock com latência menor. Mas tem muito o que melhorar no fw porque o processador fica numa configuração bem louca por padrão, gastando muito e sendo menos eficiente. Com alguns ajustes já consigo bater 170W em 5.4GHz e estabilizar o BCLK em 100.50MHz, um leve OC para subir um tiquinho nas memórias tb. Detalhe que não preciso do padrão de 1.4V para atingir bom desempenho, agora faço menos de 1.250V no automático e com o AI OC ativoApesar de uma boa notícia só mostra o quão rushado a AMD lança seus hardwares: Essa informação deixa claro que eram apenas afinamento no BIOS, comunicação do AGESA com o IMC, e não que o IMC da AMD é ruim... SOFTWARE, o calcanhar de Aquiles da AMD, SOFTWARE :V
Quanto à Intel, com o refresh do Raptor provavelmente veremos 8000 estáveis lá também, mas ao menos com a AMD isso virá sem precisar trocar de processador :3
Eles deixaram uma configuração assim, por padrão, no estilo vai com tudo, mas se a refrigeração não der conta, tentam turbinar a ventoinha antes de pisar no freio, daí o bixo fica quente demais. E está sendo assim: melhor refrigeração, menor tensão e clock mais alto por mais tempo.
Existem um modo que agiliza a queda no clock mudando de auto para '0' (zero) e isso faz muita diferença, porque uma refrigeração top para esses processadores significa contato mais direto com WC de 360mm ou muito mais. Sem WC, os clocks precisam cair mais depressa e o mínimo de refrigeração em Air Cooler é torre dupla, pode esquecer modelos baratos a menos que seja transitório, como foi meu Hyper T4 incrivelmente full compatível com AM5, ainda que tenha na caixa até o AM3, no máximo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
eu acho que o problema nesse caso foi a tentativa de aumentar demais o clock ao compartilhar unidades e, se no papel chegaria a compensar a perda de performance com mais clock, na prática o calor gerado aumentando a resistência dos materiais provou a hipótese de clock infinito falha. Também poderia dar certo se houvesse um sistema capaz de gerenciar melhor esse compartilhamento e a arquitetura viesse com um espaçamento maior entre os transístores, tornado o chip maiorCaches são um ponto forte da AMD então fico tranquilo quanto a isto, nem parece a Empresa que fez Bulldozer(cujo caches ferravam o bichinho).
Última edição: