Finalmente, após 5 anos, sai do meu primeiro Ryzen 7 1700 para um update completo de plataforma.
Ai só queria deixar aqui minhas impressões e testes que fiz caso alguém esteja fazendo um movimento semelhante.
UPDATE
Minha configuração anterior
CPU / Ryzen 7 1700 @ 3,2 Ghz
MOBO / MSI B350 Tomahawk
GPU / Zotac GTX 1070 ti mini
RAM / 2x8GB DDR4 3200 Mhz@2933Mhz Gskill CL16
SSD / Adata XPG sx8200 Pro 512 GB
HD / 2 HDs Seagate 2TB 7200 RPM
PSU / EVGA GQ 650W
COOLER / Noctua NH-U14s
CASE / Aerocool DS 200
Minha configuração atual
CPU / Ryzen 5 7600 @ 3,8 Ghz / 5,1 Ghz
MOBO / Asus TUF B650M Gaming Plus WIFI
GPU / MSI Gaming Xtrio 3070 ti LHR
RAM / 2x16GB DDR5 6000 Mhz@5600Mhz Kingston Fury Beast CL40
SSD / Kingston KC3000 1TB
HD / 2 HDs Seagate 2TB 7200 RPM
PSU / EVGA GQ 650W
COOLER / Noctua NH-U14s
CASE / Aerocool DS 200
TESTES
Todas as vezes que troquei algum componente fiz testes para comparar o impacto.
Antes de atualizar para a plataforma AM5 fiz dois upgrades: a 3070ti e um kit 2x16GB de RAM.
Na época rodei uns testes para a configuração original e depois alguns focados em GPU para verificar a diferença entre a 1070ti e a 3070ti.
Abaixo as configurações que tive ao longo do tempo.
Obs.: como o controlador de memória da primeira geração era muito novo era difícil rodar memórias acima do padrão 2666 Mhz. Por um tempo conseguir rodar a 2933, mas dificilmente conseguir colocar a 3200 que era a velocidade original das memórias DDR4 da Gskill.
Depois que fiz um upgrade de memória, passei a rodar direto em 2666, no dia a dia não fazia muita diferença pra mim.
Tinha rodado na minha primeira configuração alguns testes. Na troca de ram/gpu rodei os testes focados na GPU (3D Mark)
E agora com a nova plataforma tentei testar quase todos os mesmos testes de 2017
CONFIG1 vs CONFIG2 Antigas
Então na primeira coluna temos os resultados da minha configuação original e na terceira a segunda configuração com a 3070ti / 32GBRAM
Tive um aumento brutal com a troca da 1070 ti para a 3070 ti, chegando a momentos de 100% de desempenho a mais.
Porém, como era de se esperar, o score de CPU / Física se manteve parecido.
Não registri ai mas lembro de ter tido uma redução grande nos tempos de render no blender.
CONFIG1 e 2 VS AM5
Bem, na segunda parte da imagem, fiz um compativo entre as duas configurações e a nova plataforma.
Se compararmos a config orignal (1) com a atual foi um salto no desempenho gráfico de quase 100%.
E mesmo contra a config B que já tinha a 3070ti o score melhorou uns 10%.
E na parte de CPU houve um aumento entre 30 a 60% se considerarmos todo pacote 3Dmark, chegando a 100% se levar em conta o resultado combinado.
Nos testes do PCMark do dia a dia que mostra como deu um salto enorme de desempenho. kkk
No Cinebench, testei com o R20 porque era a versão que eu tinha os dados antigos, mas rodei o teste do R23 na plataforma nova e comparei com resultados médios que encontrei na net.
No geral foi um aumento de 60 a 90% considerando ambos os testes.
No geral, fiquei muito satisfeito com o incremento de desempenho e percebo que o sistema é muito mais responsivo.
Por ter utilizado um 8/16 por tanto tempo e com a troca de GPU, chegei a conclusão, que para o meu uso que envolvia edição no pacote adobe e estudos em 3D no Blender, não precisaria mais que um 6/12. A minha dúvida era se, apesar de a mudança brusca de plataforma, se os dois núcleos a menos faria muita diferença. Pelo visto, os 6/12 zen 4 atropela os 8/16 antigos.
Então acredito que mais que um 6/12 hoje em dia só se a pessoa realmente trabalha full load com edição de vídeo ou algo que exija de forma específica mais núcleos.
CLOCK, TEMPERATURAS, XMP, VSoC, etc.
Como é de conhecimento geral, essa nova plataforma trouxe uns probleminhas meio sérios que acho que vale a pena comentar.
Quando comprei o kit não tava sabendo da treta toda sobre a queima de CPUs e Mobos e toda a questão das tensões acima dos padrões.
Eu não me interesso por overclock, só quero plugar e usar da forma mais estável possível. Então pesquisei bastante pra saber como proceder.
BIOS 1616
Quando eu fui atualizar a BIOS a pós a compra a última bios disponível era a 1616 que já era a oficial sem ser a beta.
Então meio que eu dei sorte de pegar e atulizar sem ter que ficar aguardando update de correção.
Não tive absolutamente nenhum problema com essa BIOS até agora. (2 dias de uso). Seja no boot, ou memórias.
ARMORY CRATE
Como vim da MSI, estava acontumado com aquele software horrível dele para controlar as coisas. E tudo era separado em apps que tinham caras e jeitos totalmente diferentes. Um caos.
Pelo visto, esse armory crate da Asus é muito superior para atulizar driver, controlar, fan, e tudo mais.
XMP/DOCP/SoC
Como eu disse eu não me interesso por forçar os componentes, então normalmente eu simplesmente deixaria a RAM nas configurações indicadas pela AMD, que seria 5200 Mhz.
Acontece que no primeiro uso após a instalação do W10 coloquei o DOCP 1 que era o perfil de 6000Mhz, CL40.
Como fiquei sabendo depois que ativar o perfil poderia fazer a tensão MC e do SoC aumentar então fui verificar como estavam. A tensão MC que a BIOS da ASUS informava era de 1,37 v que acho que deve estar ligada a RAM (Memory Controller, talvez). Como o perfil DOCP que eu setei colocar as memórias para 1,35 v que era a tensão máxima das memórias, fiquei achando que poderia ser um problema. Então acabei escolhendo uma segunda configuração no DOCP 1 que era mais próxima ao 5200, por isso que nos teste que rodei indica ali em cima as memórias a 5600 Mhz. E como essa configuração setava as memórias a 1.25 v achei mais seguro manter assim.
No geral o desempenho com 5600Mhz como foi mostrado ai trouxe um melhora grande ainda, então não vejo razão pra subir mais que isso.
Já a tensão do SoC realmente se manteve sempre abaixo 1,3, como foi prometido pela a ASUS. Não percebi nenhum comportamento anormal.
TEMPERATURAS
Eu imaginava que as temperaturas poderiam aumentar em relação ao o que eu estava acostumado devido aos clocks e boost maiores, mas confesso que fiquei meio assustado no começo.
No uso normal do dia a dia o CPU se mantém a 50, 60 graus. Mas dependendo do que vc estiver fazendo, de forma quase automática, a temperatura dá um salto absurdo para próximo de 85 graus. Como eu testei por pouco tempo, eu imagino que uns 10, 15 minutos de qualquer coisa intensa vá fazer a CPU chegar sem muita dificuldade aos tais 95 graus "normais" da AMD, kkkk.
Bom lembrar que meu gabinete é quase todo fechado na frente com algumas aberturas laterais, mas tem saídas por cima, atrás e abaixo. São 5 fans ao todo. Então não é por falta de vento que esse CPU bomba nas temps, kkk.
Por isso procurei mitigar isso de alguma forma e a que solução que eu achei menos complicada foi usar um tal de ASUS Enhancement na BIOS em que basicamente você determina um limite térmico pré-definido. Tem 90, 80 e 70 graus. COnfigurei para 80. E foi com esse limite que rodei os teste. Talvez os resultados fossem até maiores, mas não acho que seria maior a ponte de justificar ficar mantendo o CPU sem rédea nenhuma nesse ponto.
Um outra solução que achei útil, mas acaba limitando a performance um pouco foi configurar os perfis de energia do Windows.
Se eu seto a energia máxima do CPU em 100% o Windows mantém o boost ativado. Mas se vc configurar menos que isso, mesmo que seja 99%, o Windows desativa o boost e trabalha com um clock stock-X% de diferença de 100%. COmo eu estou vindo de um upgrande enorme, manter o 7600 a 3,7 sem boost ainda é muito mais rápido, kkkk.
Perfil de energia do W10 com 20-100% de energia na CPU
Perfil de energia do W10 com 5-75% de energia na CPU
Então eu estou pensando em manter um perfil de energia para o dia a dia dessa forma e quando for jogar e realmente for fazer algo mais pesado, apenas mudo o perfil para algum setado em 100% de máximo no CPU e volto ao "normal" da CPU. Achei isso melhor do que ficar testando undervolting até porque nem conhecó direito a BIOS da ASUS e nem o PBO direito.
Uma curiosidade: vi em algum canal conhecido no youtube que o design de chiplets da AMD faz com que a fonte de calor não fique centralizada na CPU e acabe emanando a partir da borda inferior. E isso poderia estar fazendo com que os coolers tivessem mais dificuldade em dissipar o calor.
Além disso, como o 7600 usa apenas 1 CCD, o calor gerado pela CPU ficaria mais concentrado em uma área menor, o que poderia "escapar" do contato mais "direto" com os heatpipes dos coolers. Ou seja, mesmo dando retrocompatibilidade de coolers ao manter o tamanho do socket, acredito que as fabricantes de coolers vão ter que repensar os seus projetos.
Tanto é verdade isso que a Noctua lançou uma espécie de kit de atualização com duas furações no suporte onde você parafusa. O segundo espaço de parafuso serve para deslocar o cooler uns milímetros para abaixo para tentar "aproveitar" a área de contato ótima do cooler com a parte que mais esquenta da CPU. Ou seja, ume bela de uma gambiarra, kkkkk.
JOGOS
Confesso que testei muito pouco, mas o pouco que testei já vi futuro demais. Estava jogando Spider Man: Miles Morales e estava rodando bem no 1700 (diferente do Resmaster, que abusava da CPU). Acontece que eu nunca puder ligar o Ray Tracing porque só fui saber que pra essa joça funcionar direito precisaria de um CPU mais moderno e com o 1700 era inviável. E só fiquei sabendo disso depois de comprar a 3070 ti.
Testei com o RT ligar e era como se nada tivesse acontecido no sentido de perda de desempenho ou engasgos. Uma diferença brutal. Se o RT é útil ou não é outro papo (até hoje não morri por jogar sem isso, kk) mas só de ter a oportunidade de testar isso já é um alivio.
Resizeble BAR
É tanta coisa nova que fiquei me perguntanto o que era o tal do BAR. A verifiquei e percebiq ue veio ativado por padrão na minha mobo. Aparentemente isso ajuda não só a dar uns FPS a mais mas também aumenta o 1% low. Achei ótimo isso daí.
IGPU
Um dos motivos que me fizeram migrar para AM5 direto foi a existência de IGPU nos CPUs "normais" da AMD. Melhor 10% de alguma coisa do que 100% de nada, kkkkk.
Eu mantenho ele ativado, não saberia dizer se desligar na BIOS vai dar alguma melhoria ou não, mas como li que a IGPU ela atua num esquema híbrido onde ela é usada separada da dedicada para outras tarefas como stream e coisas do tipo, então mantive ligado.
PCIe 5.0
Essa mobo tem suporte para SSD PCIe 5.0. Mas confesso que nem quiser ver o preço de SSDs NVMe focados nesse protocolo, kkk. Mas é legal saber que tem espaço para num futuro atualizar pra algo ainda melhor. Uma coisa que achei legal foi que, com as novas atualizações, tem disponível portas thunderbolt. Eu sinceramente não tenho nada com Thunderbolt pra usar externamente, mas é possível utilizar com uma placa da Asus avulsa.
WIFI 6 e Bluetooth 5.2
Sempre fui adepto das placas PCI para prover WIFI mas sempre quis um MOBO com o recurso de fábrica. Depois que passei a usar por muito tempo um wifi via USB muito bom da TPLink, acabei desapegando de ter que me preocupar com slot pra isso. O WiFI da Mobo funciona bem e o bluetooth que eu tinha era bem vagabundo e dava problema toda hora. Agora só alegria, até agora né, kkk.
Bem acho que é isso. Pra quem tá saindo de primeira ou segunda geração e tá pensando se vai valer a pena, acho que vale dar uma chance. Mas eu confesso que eu esperava depois de algum tempo do lançamento ter menos notícias de problemas do tipo do v SoC, perfil de memória subindo voltagem e coisas do tipo. Então eu esperaria um promo da BF para ver se as BIOS já melhoraram mais.