mais GHz exige melhor refrigeração. No teste eu foquei em reduzir o consumo com estabilidade, tanto é que estou reduzindo o que for possível, ainda que o desempenho final caia.Galahad 360mm (defeituoso, esperando vir o novo da garantia) com 3 fans Arctic P12 PST. Surpreso de ver o 13900k rendendo mais no mesmo consumo (até coincidiu os 175W com os seus, mas não foi nada proposital, uso com undervolt/underclock em 5.3Ghz tem um tempo, quando fizer o delid volto ele pra 5.5 e consigo usar o Ring em 4.9Ghz na mesma voltagem), mas eu já sabia que ele ganhava do 7950X em multi e single e nos jogos tbm, eu imagino que vc comprou apenas pelo fato de 4 gerações no mesmo soquete, pois era no passado (não sei hj em dia) uma plataforma mais cara e com pior rendimento em relação ao 13900k mas com o benefício das 4 gerações em uma mesma placa-mãe.
E sobre o CPUz, ele é um teste fechado como é o Winrar, não dá para saber o quanto reflete nesse ou naquele outro aplicativo e a única coisa que sei foi a mudança que fizeram no CPUz quando os Bulldozer FX começaram a ganhar dos Core-i, depois não fizeram muita atualização e eu acho que não focaram em algo sem viés, como C++/LLVM. Então, dá para comparar Zen com Zen e Core-i com Core-i, porque são arquiteturas iguais ou ao menos muito próximas. E ao executar o Multi Thread, o clock ficou em 5.2GHz/5.1GHz quase no meio a meio e 5.447MHz foi de um a dois núcleos já no Single Thread.
não vejo um pior rendimento no 7950x se estou usando um Air Cooler que sempre terá a desvantagem de espalhar o calor gerado. Se eu colocar o gabinete aberto, como fazem de modo errado nos testes, esse torre dupla vai igualar-se aos melhores WC. Já o WC é um radiador e isso lhe dá vantagens como poder ser instalado de modo a pegar o ar frio e dispersar o quente rapidamente. Como eu havia dito antes, minha pasta térmica de metal líquido mais antiga estava ressecada dando um desempenho bem ruim, agora com a nova que passei por cima, porque não precisa ficar trocando a pasta e limpando tudo, a menos que se perceba uma sujeira, o desempenho vai melhorando. Ressecada o consumo podia bater 200W, com o Hyper T4 já chegava nos 250W a depender do ajuste. Quanto melhor a refrigeração, melhor o clock e menor o consumo.
Última edição: