[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Galahad 360mm (defeituoso, esperando vir o novo da garantia) com 3 fans Arctic P12 PST. Surpreso de ver o 13900k rendendo mais no mesmo consumo (até coincidiu os 175W com os seus, mas não foi nada proposital, uso com undervolt/underclock em 5.3Ghz tem um tempo, quando fizer o delid volto ele pra 5.5 e consigo usar o Ring em 4.9Ghz na mesma voltagem), mas eu já sabia que ele ganhava do 7950X em multi e single e nos jogos tbm, eu imagino que vc comprou apenas pelo fato de 4 gerações no mesmo soquete, pois era no passado (não sei hj em dia) uma plataforma mais cara e com pior rendimento em relação ao 13900k mas com o benefício das 4 gerações em uma mesma placa-mãe.
mais GHz exige melhor refrigeração. No teste eu foquei em reduzir o consumo com estabilidade, tanto é que estou reduzindo o que for possível, ainda que o desempenho final caia.

E sobre o CPUz, ele é um teste fechado como é o Winrar, não dá para saber o quanto reflete nesse ou naquele outro aplicativo e a única coisa que sei foi a mudança que fizeram no CPUz quando os Bulldozer FX começaram a ganhar dos Core-i, depois não fizeram muita atualização e eu acho que não focaram em algo sem viés, como C++/LLVM. Então, dá para comparar Zen com Zen e Core-i com Core-i, porque são arquiteturas iguais ou ao menos muito próximas. E ao executar o Multi Thread, o clock ficou em 5.2GHz/5.1GHz quase no meio a meio e 5.447MHz foi de um a dois núcleos já no Single Thread.

não vejo um pior rendimento no 7950x se estou usando um Air Cooler que sempre terá a desvantagem de espalhar o calor gerado. Se eu colocar o gabinete aberto, como fazem de modo errado nos testes, esse torre dupla vai igualar-se aos melhores WC. Já o WC é um radiador e isso lhe dá vantagens como poder ser instalado de modo a pegar o ar frio e dispersar o quente rapidamente. Como eu havia dito antes, minha pasta térmica de metal líquido mais antiga estava ressecada dando um desempenho bem ruim, agora com a nova que passei por cima, porque não precisa ficar trocando a pasta e limpando tudo, a menos que se perceba uma sujeira, o desempenho vai melhorando. Ressecada o consumo podia bater 200W, com o Hyper T4 já chegava nos 250W a depender do ajuste. Quanto melhor a refrigeração, melhor o clock e menor o consumo.

Última edição:
Pessoal o que acham da B650M PG RIPTIDE pro 7800x3D?

Em questão de portas USB, SATA, M2 me atendem... será que vou ter algum ganho real comprando algo além disso (excluindo as placas com clock externo)?

Alguma sugestão de placa? valeu

Algo contra as Giga? Eu iria de B650M Aorus Elite que custa o mesmo ou até B650M Gaming X AX que é mais barata e ainda vem com Wi-Fi, ambas me parecem mais robustas.

Certamente a diferença entre uma placa e outra de mesmo chipset é quase nula, ainda mais no uso cotidiano.

I mean essa é a maior vantagem da AMD tho, só ver quanto o AM4 ainda dura.
O cara pra ter acesso ao Novo core da Intel vai ter que mudar de Placa-Mãe enquanto que no AM5 é so fazer upgrade da Bios.
Esse último soquete até que durou bastante, comporta 12900k, 13900k e agora 14900k, mas acho que isso não vai ser algo que vai se repetir, vai voltar no padrão da Intel de 2 gerações por soquete. Eu quando comprei o 13900k eu escolhi pelo melhor desempenho em relação ao 7950X e pela estabilidade conhecida da plataforma e a facilidade/familiaridade que tenho já com OC na Intel, normalmente quando troco de CPU eu sempre troco de placa-mãe pois gosto da mais atual que normalmente é melhor em OC de RAM.

pelo visto acertaram mesmo a mão na bios nova hein

Esse último soquete até que durou bastante, comporta 12900k, 13900k e agora 14900k, mas acho que isso não vai ser algo que vai se repetir, vai voltar no padrão da Intel de 2 gerações por soquete. Eu quando comprei o 13900k eu escolhi pelo melhor desempenho em relação ao 7950X e pela estabilidade conhecida da plataforma e a facilidade/familiaridade que tenho já com OC na Intel, normalmente quando troco de CPU eu sempre troco de placa-mãe pois gosto da mais atual que normalmente é melhor em OC de RAM.
I Mean as 3 gerações são Baseadas no Golden Cove, tem 0 motivos deles mudarem.
Era a msm situação dos Skylake só que la eles mudaram por fdputagem msm.

"ao infinito e além!"

será que alguém já atualizou? algum fabricante liberou?

Conforme eu imaginei, não mudou nada em performance pois entra em modo ''Gear 2'', já na Intel muda e muito hehe.

u4WbcOn.png

Amigo vc tá meio desinformado, já tem 13900k com 8800CL36 estável 24/7 em Asus Apex Z790, não tem que trocar processador nenhum. E com o 14900k provavelmente veremos acima de 9000Mhz.

Não, a maioria das placas-mãe pra não dizer todas com 2 DIMM slot fazem 8000Mhz+ estável tranquilamente, as 4 DIMM costumam parar em 7600Mhz por aí, e uma Asus Apex Z790 custa o mesmo preço de uma Asus Hero Z790, ao menos quando olhei ambas estavam 4999 reais aqui no BR, mas a Apex é raríssimo de aparecer a venda nas lojas, ela é bem escassa até no exterior. Mas tem Aorus Tachyon, EVGA Dark (F EVGA), MSI Z790i Edge (essa é baratinha e faz OC quase igual Apex), etc.

E outra, uma coisa é usar RAM no XMP e outra coisa é afinar todos timings, resultando em muito mais performance.

Agora a respeito desse OC novo de RAM nos Ryzen 7000:

Curisoso pra ver se o IMC fica em modo igual se usava antes, mantendo a mesma relação com o IF em 6000-6400Mhz, pq se ficar isso vai ser um salto absurdo de performance, agora se 8000Mhz na RAM equivaler a ''relaxar'' o modo do IMC/IF, provavelmente não vai mudar quase nada em performance, talvez até piorar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou um 13900k e placa-mãe DDR4 baratinha com as velhas Samsung B-Die com OC que ganha de Ryzen 3D em vários jogos ;)

Conforme falei, se esse aumento no clock manter a relação com o IF, o salto de desempenho é pra ser absurdo, se afrouxar significa que provavelmente não vai mudar nada, talvez até piorar, algo parecido com o que acontece hj nos Intel em DDR4 modo Gear 1 e Gear 2. Curioso pra ver os benchmarks.
Diga alguns games por exemplo que Intel ganha dos 3d? Pode ser até com ddr5 que para mim só tem efeito acima dos 8000mhz...

Jogos como pubg, bf, cod, r6 são games que fps fazem diferença gostaria de ver cpu da intel nesses games se tiver mande alguns vídeos por gentileza...

Última edição:
Lá no forum do overclock, pessoal linkou a bios beta. Mas vou esperar a versão final.
Asus liberou beta?
Conforme eu imaginei, não mudou nada em performance pois entra em modo ''Gear 2'', já na Intel muda e muito hehe.

u4WbcOn.png
olha só, é o caso das 6400MHz que agora estão pegando nessa velocidade e com tempos apertadíssimos, então, clock alto acima de 6400MTs vai dividir muito provavelmente. E estamos falando de memórias XMP na maioria dessas casos de clocks mais elevados. Ainda não vi falar que FCLK pegue 4.000MHz para poder acompanhar.

para quem quiser ver o consumo e resultado no Blender v3.1.2:

obs.: o Clock máximo é de 5.452MHz para até uns dois núcleos. Ao executar o Blender fica em média 5.188MHz all cores

Última edição:
Diga alguns games por exemplo que Intel ganha dos 3d? Pode ser até com ddr5 que para mim só tem efeito acima dos 8000mhz...

Jogos como pubg, bf, cod, r6 são games que fps fazem diferença gostaria de ver cpu da intel nesses games se tiver mande alguns vídeos por gentileza...
Vc não viu os benchmarks dos Ryzen 3D? Ele não ganha em todos jogos mano kkkkk, ganha na maioria mas tem jogo que ele nem empata, ele perde. E um Ryzen 3D em stock com RAM XMP ainda perde pra 13900k com RAM com OC mesmo em games que ele ganha em stock, mas claro se o Ryzen fizer OC na RAM ele volta a ganhar, como ganha naturalmente em stock (comparando ambos em stock).

R6 inclusive que vc citou é um dos que ele perde:

QkdtD6I.png

Asus liberou beta?

olha só, é o caso das 6400MHz que agora estão pegando nessa velocidade e com tempos apertadíssimos, então, clock alto acima de 6400MTs vai dividir muito provavelmente. E estamos falando de memórias XMP na maioria dessas casos de clocks mais elevados. Ainda não vi falar que FCLK pegue 4.000MHz para poder acompanhar.

para quem quiser ver o consumo e resultado no Blender v3.1.2:

obs.: o Clock máximo é de 5.452MHz para até uns dois núcleos. Ao executar o Blender fica em média 5.188MHz all cores

Vc não entendeu não é questão de XMP ou não, nesse caso é com OC em todos timings, quem comparou foi um cara do OCnet, acontece que a relação 1:1 que vc pegava anteriormente com 6400Mhz muda pra algo como 1:2 (parecido com o que acontece com DDR4 Gear 1 vs Gear 2 na Intel, porém DDR5 na Intel é SEMPRE Gear 2), por isso o aumento de frequência não resulta em algo melhor, é como se tivesse em uma ''segunda marcha'' mais relaxado, vc consegue maiores velocidades/largura de banda porém sua latência é piorada, então no fim fica tudo balanceado e não traz ganho nenhum entende? Pq esses OC que estão pegando está saindo da relação com o IF 1:1 menor.

BF 2042 o 13900k ganha tbm:

7so4HOD.png

As vezes eu acho que vcs compram muito essa idéia de que a AMD é melhor que a Intel em tudo, desde os Ryzen 5000x, mas saem da realidade verdadeira que a AMD não ganha em todos jogos da Intel e isso vem desde os Ryzen 5000x que perdiam em alguns jogos pro 10900k por exemplo (Ryzen 1000x, 2000x e 3000x preciso nem falar né, sempre perderam), mas criou-se essa idéia de que a AMD é boa em tudo e a salvadora pq ela aceita 4 gerações no mesmo soquete e é mais barata e deve ser defendida até quando perde e o pessoal sai afirmando inverdades...

Última edição:
Vc não viu os benchmarks dos Ryzen 3D? Ele não ganha em todos jogos mano kkkkk, ganha na maioria mas tem jogo que ele nem empata, ele perde. E um Ryzen 3D em stock com RAM XMP ainda perde pra 13900k com RAM com OC mesmo em games que ele ganha em stock, mas claro se o Ryzen fizer OC na RAM ele volta a ganhar, como ganha naturalmente em stock (comparando ambos em stock).

QkdtD6I.png

Vc não entendeu não é questão de XMP ou não, nesse caso é com OC em todos timings, quem comparou foi um cara do OCnet, acontece que a relação 1:1 que vc pegava anteriormente com 6400Mhz muda pra algo como 1:2 (parecido com o que acontece com DDR4 Gear 1 vs Gear 2 na Intel, porém DDR5 na Intel é SEMPRE Gear 2), por isso o aumento de frequência não resulta em algo melhor, é como se tivesse em uma ''segunda marcha'' mais relaxado, vc consegue maiores velocidades/largura de banda porém sua latência é piorada, então no fim fica tudo balanceado e não traz ganho nenhum entende? Pq esses OC que estão pegando está saindo da relação com o IF 1:1 menor.

7so4HOD.png

As vezes eu acho que vcs compram muito essa idéia de que a AMD é melhor que a Intel em tudo, desde os Ryzen 5000x, mas saem da realidade verdadeira que a AMD não ganha em todos jogos da Intel e isso vem desde os Ryzen 5000x que perdiam em alguns jogos pro 10900k por exemplo (Ryzen 1000x, 2000x e 3000x preciso nem falar né, sempre perderam), mas criou-se essa idéia de que a AMD é boa em tudo e a salvadora pq ela aceita 4 gerações no mesmo soquete e é mais barata e deve ser defendida até quando perde e o pessoal sai afirmando inverdades...
Essas comparações em 1080p são bem estranhas. Mesmo que a pessoa seja jogadora profissional de fps, ela vai utilizar monitor de 240hz e olhe lá, nesse caso todos os processadores aí já passam do limite do monitor.

Já para jogadores que prezam por jogos single player, iriam jogar em 4K, nesse caso qualquer processador até da geração passada dão e sobram pq ficam sem diferença em cenários GPU bound.

Essas comparações em 1080p são bem estranhas. Mesmo que a pessoa seja jogadora profissional de fps, ela vai utilizar monitor de 240hz e olhe lá, nesse caso todos os processadores aí já passam do limite do monitor.

Já para jogadores que prezam por jogos single player, iriam jogar em 4K, nesse caso qualquer processador até da geração passada dão e sobram pq ficam sem diferença em cenários GPU bound.
Pois é, é uma discussão meio sem sentido pra quem joga em 4k na maioria dos jogos com uma 4090.

Pois é, é uma discussão meio sem sentido pra quem joga em 4k na maioria dos jogos com uma 4090.
Isso vale pra qualquer GPU. Se o foco for jogo competitivo qualquer processador e gpu dá e sobra, já que os pro players rodam tudo no low propositalmente. Seu primeiro print lá do GN ta rodando a 800 fps, já dá pra te ruma ideia do "desperdício".

Isso vale pra qualquer GPU. Se o foco for jogo competitivo qualquer processador e gpu dá e sobra, já que os pro players rodam tudo no low propositalmente. Seu primeiro print lá do GN ta rodando a 800 fps, já dá pra te ruma ideia do "desperdício".
Depende do jogo, Warzone 2.0 pra pegar acima de 240fps nenhuma CPU pega, seja Intel ou AMD se não houver OC pesado de RAM + CPU, em stock elas não pegam normalmente nem 200 direito.

QkdtD6I.png

7so4HOD.png

para jogos, as mínimas importam e você acabou de provar o contrário do que disse, então a concorrência chegou bem lá e até com menor consumo, como no caso dos Ryzen 3D, ou você vai ir contra vários revisores testando exaustivamente e reafirmando sobre esse fato?

e eu entendi certo sobre as memórias, não estou dizendo que vai ficar 1:1 em 8.000MTs e que o limite está sendo 3200MHz x2 = 6400MHz para UCLK = MCLK

O user em questão só considera casos de OC de RAM bem extremos, acho que é algo irrelevante pra 95% dos usuários.

Se vc for dos que gosta, então provavelmente consegue afinar melhor essa RAM na intel (talvez isso mude na nova bios, mas talvez não). Mas se for só ligar o XMP e mais nada, então acaba sendo algo irrelevante de se discutir.

para jogos, as mínimas importam e você acabou de provar o contrário do que disse, então a concorrência chegou bem lá e até com menor consumo, como no caso dos Ryzen 3D, ou você vai ir contra vários revisores testando exaustivamente e reafirmando sobre esse fato?

e eu entendi certo sobre as memórias, não estou dizendo que vai ficar 1:1 em 8.000MTs e que o limite está sendo 3200MHz x2 = 6400MHz para UCLK = MCLK
Provar o contrário do que vc disse? What? Nas fotos que mandei o 13900k ganha em média e mínima, 1% low e etc. Do que adianta uma CPU consumir 20-30w a menos e esquentar igual ou até mais devido a densidade maior pela litografia 5nm? E outra, eu te mostrei que no mesmo consumo minha CPU ganhou da sua no CPU-Z, onde está o menor consumo e melhor rendimento? Agora se vc tá falando tudo em stock, mobo no auto e padrão, realmente 7950x consome menos que 13900k, mas é coisa de 20-25W *jogando* e isso não deve mudar nem 10 reais na sua conta de energia no fim do mês, agora pra quem faz a regulagem consegue reduzir e muito o consumo/temperatura. Não tem motivo nenhum pra escolher um AMD mais caro e pior a não ser manter a mesma placa-mãe por 4 gerações, e eu duvido muito que a maioria que sair de um Ryzen 7000x pra um Ryzen 10000x da vida vai usar a mesma placa-mãe de hoje, pra mim isso é uma economia sem sentido, eu vou no que for melhor/mais barato e nisso a Intel ganhou, agora se vc vai pra um Ryzen 3D ele sim ganha mais do que perde da Intel, mas ainda perde em alguns jogos... Principalmente se a pessoa usa RAM no XMP no 3D e o cara do 13900k faz OC na RAM.

O user em questão só considera casos de OC de RAM bem extremos, acho que é algo irrelevante pra 95% dos usuários.

Se vc for dos que gosta, então provavelmente consegue afinar melhor essa RAM na intel (talvez isso mude na nova bios, mas talvez não). Mas se for só ligar o XMP e mais nada, então acaba sendo algo irrelevante de se discutir.
Não ganha só com OC de RAM, se vc for sensato e tirar o fanboylismo de lado e ver os reviews, tudo no stock (CPU e RAM) o 3D perde em alguns jogos, conforme mostrei aí do GN no R6, OC de RAM só faz o 13900k chegar mais perto e/ou até passar nos que ele perde para os 3D. É simples de entender, só ir atrás dos reviews...

Última edição:

QkdtD6I.png

7so4HOD.png

A tá vc usou testes da intermet e reviews em stok... Porque nos testes que fiz até o 5800x3d chega à ser um pouco melhor que o 13900k no bf2042 isso com Overclocking, outro detalhe 13900k com Over não consome somente 50w à + (tive 13900k 13900ks 5800x3d 7800x3d)

Só lembrando o 7800x3d é um pouco melhor ainda que o 5800x3d no bf2042... (Overclocking)

A tá vc usou testes da intermet e reviews em stok... Porque nos testes que fiz até o 5800x3d chega à ser um pouco melhor que o 13900k no bf2042 isso com Overclocking, outro detalhe 13900k com Over não consome somente 50w à + (tive 13900k 13900ks 5800x3d 7800x3d)

Só lembrando o 7800x3d é um pouco melhor ainda que o 5800x3d no bf2042... (Overclocking)

13900k ou ks para fazer o mesmo fps ou próximo consome de 200 a 250w tem informações errada ai no meio... Pegue os testes do slugoliver em games cpu bound e veja o consumo do cpu dele aonde esta...

7800x3d com expo sem ajuste extremo...
Tenho um outro perfil com if 2200 ram 6200 1:1 e over na cpu batendo 5200mhz que faz mais fps ainda... Quero ver o 13900ks ou 13900k fazer igual do vídeo ai consumindo apenas 20 a 40w achei até Hilário esse comentário do consumo....

Última edição:

E só pesquisar nos fóruns de over e ver o quão difícil é subir ram ddr5 em intel... Tem à mobo certa o chip precisa ter um bom Imc e por final ter conhecimento pois não é só ir subindo... Pessoal vende que é só plugar e subir

Provar o contrário do que vc disse? What? Nas fotos que mandei o 13900k ganha em média e mínima, 1% low e etc. Do que adianta uma CPU consumir 20-30w a menos e esquentar igual ou até mais devido a densidade maior pela litografia 5nm? E outra, eu te mostrei que no mesmo consumo minha CPU ganhou da sua no CPU-Z, onde está o menor consumo e melhor rendimento? Agora se vc tá falando tudo em stock, mobo no auto e padrão, realmente 7950x consome menos que 13900k, mas é coisa de 20-25W *jogando* e isso não deve mudar nem 10 reais na sua conta de energia no fim do mês, agora pra quem faz a regulagem consegue reduzir e muito o consumo/temperatura. Não tem motivo nenhum pra escolher um AMD mais caro e pior a não ser manter a mesma placa-mãe por 4 gerações, e eu duvido muito que a maioria que sair de um Ryzen 7000x pra um Ryzen 10000x da vida vai usar a mesma placa-mãe de hoje, pra mim isso é uma economia sem sentido, eu vou no que for melhor/mais barato e nisso a Intel ganhou, agora se vc vai pra um Ryzen 3D ele sim ganha mais do que perde da Intel, mas ainda perde em alguns jogos... Principalmente se a pessoa usa RAM no XMP no 3D e o cara do 13900k faz OC na RAM.

Não ganha só com OC de RAM, se vc for sensato e tirar o fanboylismo de lado e ver os reviews, tudo no stock (CPU e RAM) o 3D perde em alguns jogos, conforme mostrei aí do GN no R6, OC de RAM só faz o 13900k chegar mais perto e/ou até passar nos que ele perde para os 3D. É simples de entender, só ir atrás dos reviews...
Acho que a questão do soquete é justamente o ponto positivo do lado vermelho, por exemplo a minha mobo eu peguei em 2018 junto com um 2xxx, com ela nesses anos passei por vários 3xxx, 5xxx e por fim o 5800X3D. :thinking:

13900k ou ks para fazer o mesmo fps ou próximo consome de 200 a 250w tem informações errada ai no meio... Pegue os testes do slugoliver em games cpu bound e veja o consumo do cpu dele aonde esta...

7800x3d com expo sem ajuste extremo...
Tenho um outro perfil com if 2200 ram 6200 1:1 e over na cpu batendo 5200mhz que faz mais fps ainda... Quero ver o 13900ks ou 13900k fazer igual do vídeo ai consumindo apenas 20 a 40w achei até Hilário esse comentário do consumo....

Cadê o teste do 13900k? Vc usou a RAM em quanto? Tá maluco que o 13900k consome 250w jogando? Se vc ver os reviews do 13900k e 7950x em stock ***JOGANDO*** vai ver que a diferença de consumo é essa que citei sim. Se vc tá falando do Sugiolover ele usa um OC extremamente pesado, algo irreal pra 99.9% das pessoas, e sim quando eu comparei era tudo em stock, em stock o 3D já perde, com OC de RAM perde mais ainda.

E só pesquisar nos fóruns de over e ver o quão difícil é subir ram ddr5 em intel... Tem à mobo certa o chip precisa ter um bom Imc e por final ter conhecimento pois não é só ir subindo... Pessoal vende que é só plugar e subir
Na Apex Z790 é praticamente plug and play sim, ela aceita de cara XMP de RAM 8000Mhz e se a pessoa tiver o mínimo conhecimento das voltagens e timings é tranquilo.

Última edição:
Tenho colega com z790 apex e z790 evga dark e não sobe 8000... Desculpe mas vc está bem por fora sobre overcloking... 13900k com over 5.7 5.8 já consome na faixa de 150w em jogos que usam pouca cpu um bf ou cod já ultrapassa os 200w... Se for um pouco além em overcloking mais pesados beira os 250 a 270w... Vc está bem equivocado meu amigo...

Como mencionei com Overclocking para alcançar um 7800x3d gasta é não é pouco e nesse gamre o 7800x3d é bem mais forte...

Users who are viewing this thread

Voltar