[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
que é ruim quando penso se for preciso mudar o IOD para reagir ao que a concorrência traga, isso pode significar uma morte prematura do AM5
Mas mudar o IOD não implica em mudança de socket. A AMD fez um socket bem future-proof e subiu bastante a barra das parceiras quanto à construção delas pra evitar problemas que teve nas b350 e b450 (por outro lado, o preço foi lá pra cima também).
e se o Zen5/Ryzen 8000 for melhor que a concorrência, os preços serão mais salgados
Preços vão ser salgados pq a AMD não aparenta estar sequer preocupada com a Intel, tanto que a Intel consegue ter CxB melhor que a AMD em vários produtos atualmente.
Se a venda dos ryzen não estiverem indo bem, eles podem só jogar a produção pros Epycs, que estão vendendo como água (e nesse setor a AMD tá esmagando a Intel com gosto) e com margens BEM maiores.

Pra quê vão se preocupar em baixar preços pra vender mais com margens menores se podem manter margens altas em linhas distintas?

isso tem lado bom e ruim. Imagino, em meus delírios, que é ruim quando penso se for preciso mudar o IOD para reagir ao que a concorrência traga, isso pode significar uma morte prematura do AM5, talvez quando vier o Ryzen 9000 (ainda zen5 ou zen6?). O bom é que a solução vai servir por igual entre os Ryzen 7000 para os 8000, então isso é muito positivo porque aumenta a confiabilidade e estabilidade da plataforma, além disso, será uma tremenda redução de custos para a AMD.

e se o Zen5/Ryzen 8000 for melhor que a concorrência, os preços serão mais salgados, isso porque o zen4 é bom e pode ser sugado até a última gota, sem ter de baixar tanto o preço, sendo que esse ainda não entrou com tanta força no mercado devido ao custo das DDR5 e das placas-mãe. Se não fosse assim, ninguém iria pegar um core i9 13900k para ser OBRIGADO a pagar um cooler de 360/420mm topo de linha na faixa dos R$ 1.400,00 (no preço atual) se eu posso, no meu Ryzen 9 7950x, sobreviver no Air Cooler de até R$ 600,00 com torre dupla graças aos perfis de economia presentes e que poderiam ser melhor, porque eu já consegui baixar mais 10 watts usando a função de algoritmos presente na Asus, relacionando a corrente com a tensão, mas no modo automático, o que pode dar valores diferentes a cada inicialização.
Para o lado do consumidor, só existirá um lado bom, que é um melhor amadurecimento do firmware em relação ao IOD (logo maior estabilidade), do resto apenas o CCD irá evoluir, ficaremos presos sem um aumento no número de trilhas (o que não impacta necessariamente muito, já que as chipsets tipo "E" oferecem mais) e sem uma evolução no IMC, então nada de sair dos mesmos 5200MHz de IMC (no lado azul apenas o Meteor/Arrow que irá além disso) e se o Zen5 for isso tudo mesmo que os vazamentos apontam, com um front-end mais largo, ele vai necessitar de um bom aumento de largura de banda para exibir aqueles números/ganhos, e manter o mesmo IOD vai no caminho oposto.

Se bem que... isso não é novidade, o Zen+ usava o mesmo IMC do Zen1, o Zen3 usou o mesmo IOD do Zen2 e o Zen5 usará o mesmo IOD do Zen4. Quem sairá no lucro disso, literalmente, será a AMD, e eu não esperaria por preços mais baixos, se muito será o mesmo preço ou, se ela quiser remar na maré da coroa do desempenho ST, virá mais caro, logo uma margem de lucro maior. E, ao meu ver, o Zen6 sai no AM5 ainda, mas não aposto todas as minhas fichas não, é apenas minha opinião mesmo.

Mas mudar o IOD não implica em mudança de socket. A AMD fez um socket bem future-proof e subiu bastante a barra das parceiras quanto à construção delas pra evitar problemas que teve nas b350 e b450 (por outro lado, o preço foi lá pra cima também).

Preços vão ser salgados pq a AMD não aparenta estar sequer preocupada com a Intel, tanto que a Intel consegue ter CxB melhor que a AMD em vários produtos atualmente.
Se a venda dos ryzen não estiverem indo bem, eles podem só jogar a produção pros Epycs, que estão vendendo como água (e nesse setor a AMD tá esmagando a Intel com gosto) e com margens BEM maiores.

Pra quê vão se preocupar em baixar preços pra vender mais com margens menores se podem manter margens altas em linhas distintas?
é até porque não sabemos o que o IOD atual pode fazer, será que escondem algo? E acho que estão preocupados sim, a China tem tornado caro a produção em Taiwan enquanto até agora não temos produtos semelhantes saindo do forno de outras fabs concorrentes. Será que a AMD tem contrato de exclusividade e não pode sair da TSMC?
Para o lado do consumidor, só existirá um lado bom, que é um melhor amadurecimento do firmware em relação ao IOD (logo maior estabilidade), do resto apenas o CCD irá evoluir, ficaremos presos sem um aumento no número de trilhas (o que não impacta necessariamente muito, já que as chipsets tipo "E" oferecem mais) e sem uma evolução no IMC, então nada de sair dos mesmos 5200MHz de IMC (no lado azul apenas o Meteor/Arrow que irá além disso) e se o Zen5 for isso tudo mesmo que os vazamentos apontam, com um front-end mais largo, ele vai necessitar de um bom aumento de largura de banda para exibir aqueles números/ganhos, e manter o mesmo IOD vai no caminho oposto.

Se bem que... isso não é novidade, o Zen+ usava o mesmo IMC do Zen1, o Zen3 usou o mesmo IOD do Zen2 e o Zen5 usará o mesmo IOD do Zen4. Quem sairá no lucro disso, literalmente, será a AMD, e eu não esperaria por preços mais baixos, se muito será o mesmo preço ou, se ela quiser remar na maré da coroa do desempenho ST, virá mais caro, logo uma margem de lucro maior. E, ao meu ver, o Zen6 sai no AM5 ainda, mas não aposto todas as minhas fichas não, é apenas minha opinião mesmo.
pois é, será que o IOD pode fazer milagres? o Hat Rat diz ter encontrado um range de tensão do vSoC que é onde certos problemas não acontecem, como PCI-E desconfigurando a velocidade. Eu não vi esse problema porque já havia colocado a tensão dentro da margem que ele diz ser o limite: 1,21~1.26v? (corrijam se errei de cabeça)

é até porque não sabemos o que o IOD atual pode fazer, será que escondem algo?
Se considerarmos que um update de agesa de repente fez o mesmo IOD ficar BEM melhor com frequências, acho que seria mais questão de que acham que o IOD em si já tá bom o suficiente e qualquer coisa podem tentar melhorar no firmware. E pra grande maioria dos usuários dá bem pro gasto mesmo.
Será que a AMD tem contrato de exclusividade e não pode sair da TSMC?
Até onde eu sei, não, mas a TSMC é a única com 5nm mesmo. Se a AMD quiser dar um passo atrás em node poderia ir pra Samsung facilmente.

Ryzen 7 7800X3D, o melhor CPU 3D V-Cache para jogadores novamente abaixo de US$ 385​

A melhor CPU para jogos da AMD retorna com um preço mais baixo.
lEFicoX.png

A AMD está gradualmente aceitando os desafios iminentes que enfrentará em breve. Em menos de um mês, a Intel deve lançar um novo lote de CPUs topo de linha da série K como parte da linha 14ª Geração Core, intensificando a competição pelas CPUs AMD Ryzen 7000.

No entanto, a AMD está bem preparada para a situação. A empresa revelou duas séries de CPU baseadas na arquitetura Zen4, uma com 3D V-Cache e outra sem. Para os jogadores que escolheram a AMD como plataforma preferida, a CPU Ryzen 7 7800X3D com 8 núcleos se destaca como a melhor CPU para jogos da AMD.

O preço desta CPU caiu recentemente para menos de US$ 385 após três semanas. Esta oferta promocional parece ser coordenada com os principais retalhistas dos EUA, com a Amazon e a Newegg a adotarem a mesma estratégia de preços, embora esta última exija a utilização de um código de desconto de 15 dólares.

Ofertas AMD Ryzen 7000 (todas as CPUs vêm com Starfield)

lzcb8nY.jpg

Lamentavelmente, o modelo de 16 núcleos teve pouco movimento em seus preços, pois ainda permanece acima de US$ 600, apesar de ter tido um preço mais baixo no passado. No entanto, é razoável antecipar alguns ajustes quando a Intel lançar seu processador Core i9-14900K, que deverá competir em uma faixa de preço semelhante. Enquanto isso, o Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos está lutando para manter seu preço sugerido de US$ 599, que tem apenas alguns meses, e parece improvável que retorne a essa faixa de preço.

Fonte: Amazon , Newegg

Ryzen 7 7800X3D, o melhor CPU 3D V-Cache para jogadores novamente abaixo de US$ 385​

lEFicoX.png

A AMD está gradualmente aceitando os desafios iminentes que enfrentará em breve. Em menos de um mês, a Intel deve lançar um novo lote de CPUs topo de linha da série K como parte da linha 14ª Geração Core, intensificando a competição pelas CPUs AMD Ryzen 7000.

No entanto, a AMD está bem preparada para a situação. A empresa revelou duas séries de CPU baseadas na arquitetura Zen4, uma com 3D V-Cache e outra sem. Para os jogadores que escolheram a AMD como plataforma preferida, a CPU Ryzen 7 7800X3D com 8 núcleos se destaca como a melhor CPU para jogos da AMD.

O preço desta CPU caiu recentemente para menos de US$ 385 após três semanas. Esta oferta promocional parece ser coordenada com os principais retalhistas dos EUA, com a Amazon e a Newegg a adotarem a mesma estratégia de preços, embora esta última exija a utilização de um código de desconto de 15 dólares.

lzcb8nY.jpg

Lamentavelmente, o modelo de 16 núcleos teve pouco movimento em seus preços, pois ainda permanece acima de US$ 600, apesar de ter tido um preço mais baixo no passado. No entanto, é razoável antecipar alguns ajustes quando a Intel lançar seu processador Core i9-14900K, que deverá competir em uma faixa de preço semelhante. Enquanto isso, o Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos está lutando para manter seu preço sugerido de US$ 599, que tem apenas alguns meses, e parece improvável que retorne a essa faixa de preço.

preção no EUA heim

Se considerarmos que um update de agesa de repente fez o mesmo IOD ficar BEM melhor com frequências, acho que seria mais questão de que acham que o IOD em si já tá bom o suficiente e qualquer coisa podem tentar melhorar no firmware. E pra grande maioria dos usuários dá bem pro gasto mesmo.

Até onde eu sei, não, mas a TSMC é a única com 5nm mesmo. Se a AMD quiser dar um passo atrás em node poderia ir pra Samsung facilmente.
não sei se o IOD será tão mágico onde todos irão conseguir bom desempenho, ao menos comigo as minhas memórias não ficaram estáveis nos 6400MTs ainda que sejam fabricadas nesse ano de 2023 (apenas XMP). Mas sei que tem muita gente testando aí.

TSMC também tá arrancando o couro porque tem o risco de guerra, mesmo sendo apenas ameaça já tem o impacto. Aí se a AMD perder a TSMC, como faz? Até agora não há movimento deles como plano B já em ação.

E tem o quanto a controladora pode acompanhar, não vejo bom desempenho quando tem de ir para 1/2, apenas no 1:1 como no meu caso fica em 58ns

1.272
1.250
VDD SOC respectivamente

CPU VDDIO MC 1.439 (parece alto, não?)
talvez vSoC possa abaixar no Bios e MC tá alto se você não está ao menos em 6400MTs, isso porque MC coloquei 1.260v no Bios o que dá 1.280v a 1.296v no HWiNFO64

TSMC também tá arrancando o couro porque tem o risco de guerra, mesmo sendo apenas ameaça já tem o impacto. Aí se a AMD perder a TSMC, como faz? Até agora não há movimento deles como plano B já em ação.
TSMC tá arrancando o couro pq pode e não tem concorrência. A AMD caso não ache que compense mais usar a TSMC pode ir pra Intel ou Samsung sem problemas, tendo uma regressão no nó.

não sei se o IOD será tão mágico onde todos irão conseguir bom desempenho, ao menos comigo as minhas memórias não ficaram estáveis nos 6400MTs ainda que sejam fabricadas nesse ano de 2023 (apenas XMP). Mas sei que tem muita gente testando aí.

E tem o quanto a controladora pode acompanhar, não vejo bom desempenho quando tem de ir para 1/2, apenas no 1:1 como no meu caso fica em 58ns

talvez vSoC possa abaixar no Bios e MC tá alto se você não está ao menos em 6400MTs, isso porque MC coloquei 1.260v no Bios o que dá 1.280v a 1.296v no HWiNFO64
Qual sua memória? Ficou estava com 1.26?

TSMC tá arrancando o couro pq pode e não tem concorrência. A AMD caso não ache que compense mais usar a TSMC pode ir pra Intel ou Samsung sem problemas, tendo uma regressão no nó.
acho que a AMD vai ter de passar alguma coisa pra outras fabs se quiser ter algo menos caro, ou podem tentar ver se a fama da nova séria 8000 dessa vez contagia a marca
Qual sua memória? Ficou estava com 1.26?
GeIL 6400 que diz ser A-die SK-Hynix.
sim, uso em 6200MHz estável com o menor valor que consegui tanto no vSoC quanto na controladora MC

lEFicoX.png

lzcb8nY.jpg

Tou pensando seriamente em pegar esse processador pra minha próxima build. Tou precisando muito de um PC de ponta, pois trabalho com game dev (e tbm jogo). Na loja que explode esse processador tá em "promoção" saindo por 2900. Acham que vale? Um dos pontos positivos que eu vi nele é o baixo consumo (o que seria interessante pra mim também).

acho que a AMD vai ter de passar alguma coisa pra outras fabs se quiser ter algo menos caro, ou podem tentar ver se a fama da nova séria 8000 dessa vez contagia a marca
Não acho que eles ligam em ter algo mais barato, tendência do mercado tá sendo aumentar as margens e que se lasque o consumidor final.

Tem algum processador de baixo consumo, tipo 15w pra vender ou só aqueles mini pcs?

Tem algum processador de baixo consumo, tipo 15w pra vender ou só aqueles mini pcs?
Não, esses de 25w ou menos são CPUs de mobile/embarcados que não vendem normalmente. Vc pode até achar uma, mas boa sorte arrumando alguma placa pra solda elas.

• Curtir
Reações: T3A
Tive uma oportunidade boa de trocar o 7700 pelo 7800X3D e de brinde ganhei o Starfield.
Esses processadores 3D são monstruosos, o 5800X3D que tive já era insano. O consumo x desempenho desse 7800X3D é bizarro de tão excelente, a não ser que haja uma oportunidade muito boa de um upgrade a curto prazo, só penso em upgrade de processador na série 9000.

Tou pensando seriamente em pegar esse processador pra minha próxima build. Tou precisando muito de um PC de ponta, pois trabalho com game dev (e tbm jogo). Na loja que explode esse processador tá em "promoção" saindo por 2900. Acham que vale? Um dos pontos positivos que eu vi nele é o baixo consumo (o que seria interessante pra mim também).
Vi ontem no aliexpress por 1890 R$

https://a.aliexpress.com/_msdKA4q

Última edição:

lEFicoX.png

lzcb8nY.jpg

mão do consumismo já ta coçando pois já tem ele no ebay por $335 :mdr2:

Barbadinha por esse preço fora o starfield que vem de brinde!
Esse anúncio não tem o Starfield pois o processador é oem, e esse jogo eu acho que vai ser outro grandioso flop :limo:

qb5w3OY.jpeg

5w5LrJl.jpeg

3CAW1OD.jpeg

Ajba87M.png

Pacote AMD Radeon RX 7900 XTX e Ryzen 7 7800X3D Starfield chega ao eBay​

AMD 1 dos 500 pacotes Starfield AMD Ryzen e Radeon está sendo leiloado no eBay​

6zPIKYE.png

A AMD prometeu distribuir centenas desses pacotes para jogadores e participantes da Gamescom, mas muito poucas pessoas se manifestaram para confirmar a vitória. A empresa preparou até 500 desses pacotes, que apresentavam o principal processador de jogos da AMD, o Ryzen 7 7800X3D, emparelhado com um Radeon RX 7900 XTX personalizado.

Embora a CPU basicamente tenha recebido apenas uma nova caixa (não havia muito o que modificar na própria CPU), a placa gráfica é uma história diferente. Este cartão passou por uma transformação completa, ostentando um esquema de cores que combina com as naves Starfield, com vinis personalizados e uma placa traseira que só aumenta sua exclusividade.

kOAEvl7.jpg

Embora o conceito de tal GPU não seja totalmente novo, já que vimos muitos modelos ASUS Gundam com esquemas de cores semelhantes, as GPUs Radeon não são a escolha certa para fabricantes de placas gráficas quando se trata de lançar produtos de nicho como esse. Portanto, a AMD assumiu a responsabilidade de lançar este modelo, mas o fez em números muito limitados.

ky1eqAs.jpg

6AwfhXX.jpg

O vendedor oferece outras recordações, e a maior parte delas não é para caridade. Infelizmente, o eBay não exibe mais quanto do preço de compra beneficiará diretamente a instituição de caridade. No entanto, o vendedor confirmou que todos os rendimentos irão para a Mental Drive Inc. Não podemos confirmar esta afirmação.

No momento em que este artigo foi escrito, o cartão estava sendo oferecido por US$ 2.000, o que é o dobro do preço de um modelo RX 7900 XTX de referência normal.

Fonte: eBay via Reddit

E se vier um pentium 3 no lugar? kkkk Sei não, tenho esse coragem de meter quase 2k numa peça pra não ter 100% de certeza do que ta vindo.
Claro que vêm, já comprei um PC praticamente todo da China, inclusive fonte. Loja boa confiavel, boa avaliações e um grande número de seguidores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Poderia ser um Ryze 10 ou 12

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar