na Asus existem três algoritmos para definir certos valores de tensão, corrente ou temperatura. Como corrente é a de reação mais rápida, faz mais sentido usar alguma relação com ela e tensão, mas não temperatura, porque os sensores de temperatura podem demorar nanosegundos fundamentais deixando passar valores errados de corrente e tensão, então, essa opção nem deveria existir. Já os demais sensores fazem mais sentido terem parâmetros de controle.
O porém é que não tem uma tabela testada de algoritmos que deem segurança, daí ficamos limitados, eu testei rapidamente até onde pude a corrente e a tensão com demais valores em automático, infelizmente não tem como verificar em tabela e aplicar, mas ainda assim foi possível consumir menos 10 watts obtendo o mesmo consumo com consequente queda na temperatura. Mas por não saber quais valores de tensão estavam sendo aplicados em cada limite de corrente, nem sempre a configuração se mantém a cada reinicialização da máquina, o que compromete a experiência. Isso resulta em que, por em quanto, é melhor desativar completamente os algoritmos para deixar o ECO MODE em ação.
DICA para poder baixar o consumo e a temperatura em placa Asus:
> ative o LLC (load line calibration) para o nível 6, o padrão é 5 (então 6 é um LLC maior do que no 5, mas tem placa-mãe onde é o contrário);
> retire 0,100v no offset, se ficar instável, ande passos de 5mV, por exemplo, de 0,100v para 0,095v;
> ative o PBO inicialmente no automático para os clocks dos núcleos e, depois, conforme os valores que os sensores e o algoritmo sugerem;
> ative o CO (curve optimze) em -30 para cada um núcleo individualmente (se perceber instabilidade, aumente o valor em passos de +5, por exemplo, de -30 para -25).
esse procedimento vai forçar na redução do consumo, mas também vai travar o clock em um valor máximo de estabilidade, já que nem todos os núcleos sobem igualmente.