[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
No review abaixo o buildzoid comenta no minuto 22:51 que na placa-mãe em questão (que possui 6 camadas) a área próxima ao socket esquenta mais que o próprio VRM, ele explica que o problema poderia ter sido evitado se o PCB tivesse mais camadas. Mais camadas = projeto mais refinado 👍

Não cheguei a ver o vídeo pra ver qual foi a situação em questão mas válido se atentar a isso, já que as vezes ele ta falando de um 7950x no talo do OC em softwares all-core pesadíssimos e a pessoa vai usar um 7700/7700x mais pra jogos as vezes e daí não chega a ser algo tãao relevante assim, mas tem que avaliar a situação certinho já que não cheguei a ver no vídeo quão crítico é isso

Alguém que é entusiasta em Overclock ou manja um pouquinho. Como está o PBO de vocês no Ryzen 7800x3d? queria dar uma mexida pra ver se dá uma diminuída nas temperaturas e talvez um overclockzinho básico da CPU, acabei pegando umas dicas do YouTube mas a única coisa que eu mexi foi no Curve Optimizer de todos os cores, negativo e -30, não sei se deu pra notar alguma diferença na troca da configuração, também nunca mexi com overclock, e sei que tem programas de teste pra fazer stress, não que eu precise mexer por que as temperaturas estão altas, uso um Water cooler da Deepcool Le500, pegando no máximo em 86° aonde eu vi. No Cyberpunk fica suave o processador em boost maximo sem queda, já no The Last "BUG" of US ele da uma queda de boost e não fica tão estável, e temperatura já dá uma esquentadinho maior.

Instalei a bios nova do agesa 1.0.0.7c. Aproveitei e fiz um over na memória, sai de 6000mhz para 6400mhz 1:1. Parece que tá tudo ok. Latência permaneceu igual, mas read, write e copia deu um salto aqui. Vamos ver ingame se melhorou alguma coisa depois.

Não cheguei a ver o vídeo pra ver qual foi a situação em questão mas válido se atentar a isso, já que as vezes ele ta falando de um 7950x no talo do OC em softwares all-core pesadíssimos e a pessoa vai usar um 7700/7700x mais pra jogos as vezes e daí não chega a ser algo tãao relevante assim, mas tem que avaliar a situação certinho já que não cheguei a ver no vídeo quão crítico é isso

Ah sim, amigo, o buildzoid menciona no vídeo que ele identificou o problema fazendo OC em uma bancada sem nenhum airflow. Ele disse que sob condições normais de uso (num case com ventilação) o usuário não terá problemas. Postei o vídeo para exemplificar a resposta para o colega que perguntou sobre as camadas de PCB 😄

Alguém que é entusiasta em Overclock ou manja um pouquinho. Como está o PBO de vocês no Ryzen 7800x3d? queria dar uma mexida pra ver se dá uma diminuída nas temperaturas e talvez um overclockzinho básico da CPU, acabei pegando umas dicas do YouTube mas a única coisa que eu mexi foi no Curve Optimizer de todos os cores, negativo e -30, não sei se deu pra notar alguma diferença na troca da configuração, também nunca mexi com overclock, e sei que tem programas de teste pra fazer stress, não que eu precise mexer por que as temperaturas estão altas, uso um Water cooler da Deepcool Le500, pegando no máximo em 86° aonde eu vi. No Cyberpunk fica suave o processador em boost maximo sem queda, já no The Last "BUG" of US ele da uma queda de boost e não fica tão estável, e temperatura já dá uma esquentadinho maior.

Olha, amigo, tenho um 7800X3D e brinquei com o PBO há um tempo atrás, cheguei a postar os resultados neste tópico. De qualquer forma, resumindo, não adianta mexer no PBO pra tentar baixar as temperaturas, os X3D consomem tão pouco que você vai ser limitado pela temperatura (~86°) antes mesmo de chegar a bater os valores que colocar no PBO. Experimente colocar o ECO Mode 65W, não fará diferença alguma, ele vai atingir ~86° antes mesmo de chegar nos limites de PPT/TDC/EDC 😅

Instalei a bios nova do agesa 1.0.0.7c. Aproveitei e fiz um over na memória, sai de 6000mhz para 6400mhz 1:1. Parece que tá tudo ok. Latência permaneceu igual, mas read, write e copia deu um salto aqui. Vamos ver ingame se melhorou alguma coisa depois.
Aqui tbm esta em 6400 no perfil XMP(achei que ia dar ruim) :full:, latência na casa dos 60ns, fds vou tentar chegar nos 53~55ns.

Alguém ja acionou o RMA da AMD? É tranquilo?

Pessoal, tenho um PC com a seguinte configuração: Intel 12900K, placa mãe Gigabyte Aorus Elite, 32 GB DDR5 6000 mhz, SSD Corsair M600 Pro e Nvidia 3060 ti.

Eu estou pensando em montar outro pc ou apenas trocar a placa mãe e o processador (para um Intel 13900K ou AMD 7950X).

Alguém saberia me dizer algo sobre a diferença em performance? Eu não jogo, mas uso intensamente o computador.
Agradeço qualquer ajuda.

pessoal diz que é tranquilo, mas deve ser parecido com o que a Intel faz, né? Deu algum problema notável no comportamento da máquina que suspeite ser o processador?
Pessoal, tenho um PC com a seguinte configuração: Intel 12900K, placa mãe Gigabyte Aorus Elite, 32 GB DDR5 6000 mhz, SSD Corsair M600 Pro e Nvidia 3060 ti.

Eu estou pensando em montar outro pc ou apenas trocar a placa mãe e o processador (para um Intel 13900K ou AMD 7950X).

Alguém saberia me dizer algo sobre a diferença em performance? Eu não jogo, mas uso intensamente o computador.
Agradeço qualquer ajuda.
pra quê trocar de máquina? R9 7950x é um pouco mais rápido do que o 12900k e o 13900k é bem mais esquentado e gasta mais energia. Espere as novas gerações.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AMD Ryzen 9 7945HX review, um bom notebook que rivaliza até com 13700k

Muitas tabs, por exemplo, MUITAS, download e transferência de vídeos para o NAS, e uso três monitores para trading.
E vc tá realmente sentindo que o problema é cpu? Mais provável vc tá ficando sem ram. Fica observando o gerenciador de tarefas e vê qual parte tá mais perto dos 100%

Abas por abas eu devo ter mais de 500 abertas sem bronca.

E vc tá realmente sentindo que o problema é cpu? Mais provável vc tá ficando sem ram. Fica observando o gerenciador de tarefas e vê qual parte tá mais perto dos 100%

Abas por abas eu devo ter mais de 500 abertas sem bronca.
Pela primeira vez na vida tive ou uma mensagem ou vi eu mesmo que estava sem ram. Mas foi a primeira vez, estou consciente disso.

De qualquer forma, quero mais desempenho e queria saber se o processador 13900K me daria mais performance ou o AMD 7950x.

Pela primeira vez na vida tive ou uma mensagem ou vi eu mesmo que estava sem ram. Mas foi a primeira vez, estou consciente disso.

De qualquer forma, quero mais desempenho e queria saber se o processador 13900K me daria mais performance ou o AMD 7950x.
O 13900k deve ser marginalmente mais rápido pelos clocks maiores, mas repito que vc não vai notar diferença alguma em desempenho.

já verificou a tensão vSoc e IMC? Também as tensões das memórias até 1.40v e depois testando uma redução? essa DDR5 sua é de 6000mts?
Não sei se entendi bem, o IMC eu vejo aonde?

O vSoc, se eu estiver olhando certo no Hwinfo (CPU Soc) 1.288 em idle.

A memória ta em 1.4 é o que o EXPO coloca.

A memória é 6000c30

Até tentei tirar uma print do HWinfo, mas perde qualidade demais, fica dificil de ler.

Saiu atualização de driver de chipset AMD para AM5
Revision Number
5.08.02.027

B650 Drivers & Support
X670E Drivers & Support
já testou os novos drivers?

mais memória então já basta
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se entendi bem, o IMC eu vejo aonde?

O vSoc, se eu estiver olhando certo no Hwinfo (CPU Soc) 1.288 em idle.

A memória ta em 1.4 é o que o EXPO coloca.

A memória é 6000c30

Até tentei tirar uma print do HWinfo, mas perde qualidade demais, fica dificil de ler.

veja se isso aqui ajuda

Última edição:
Muitas tabs, por exemplo, MUITAS, download e transferência de vídeos para o NAS, e uso três monitores para trading.
Não deve estar usando metade do processador…eu tenho um 3900x e não consigo usar 100% nem com 4-5 projetos autocad abertos, illustrator, pvsol e 100 abas do Chrome. Meus 32GB já deram uma chorada uma vez, mas o processador nunca. Só trocarei por causa de jogos mesmo.

Eu não gastaria grana nisso, aumentaria a RAM.

na Asus existem três algoritmos para definir certos valores de tensão, corrente ou temperatura. Como corrente é a de reação mais rápida, faz mais sentido usar alguma relação com ela e tensão, mas não temperatura, porque os sensores de temperatura podem demorar nanosegundos fundamentais deixando passar valores errados de corrente e tensão, então, essa opção nem deveria existir. Já os demais sensores fazem mais sentido terem parâmetros de controle.
O porém é que não tem uma tabela testada de algoritmos que deem segurança, daí ficamos limitados, eu testei rapidamente até onde pude a corrente e a tensão com demais valores em automático, infelizmente não tem como verificar em tabela e aplicar, mas ainda assim foi possível consumir menos 10 watts obtendo o mesmo consumo com consequente queda na temperatura. Mas por não saber quais valores de tensão estavam sendo aplicados em cada limite de corrente, nem sempre a configuração se mantém a cada reinicialização da máquina, o que compromete a experiência. Isso resulta em que, por em quanto, é melhor desativar completamente os algoritmos para deixar o ECO MODE em ação.

DICA para poder baixar o consumo e a temperatura em placa Asus:
> ative o LLC (load line calibration) para o nível 6, o padrão é 5 (então 6 é um LLC maior do que no 5, mas tem placa-mãe onde é o contrário);
> retire 0,100v no offset, se ficar instável, ande passos de 5mV, por exemplo, de 0,100v para 0,095v;
> ative o PBO inicialmente no automático para os clocks dos núcleos e, depois, conforme os valores que os sensores e o algoritmo sugerem;
> ative o CO (curve optimze) em -30 para cada um núcleo individualmente (se perceber instabilidade, aumente o valor em passos de +5, por exemplo, de -30 para -25).

esse procedimento vai forçar na redução do consumo, mas também vai travar o clock em um valor máximo de estabilidade, já que nem todos os núcleos sobem igualmente.

Guys, Estou com duas Adata Lancer de 6400, por padrão vem com 4800, mas nos perfis tem EXPO e XMP, já setei as duas em 6400, e não dá video, preciso ficar resetando a BIOS, tem um jeito mais fácil de fazer isso manualmente? Ryzen 7800 e uma Gigabyte B650 Gaming X.

Galera, como vocês medem o resultado de OC nas RAMs? Coloquei meus pentes de 5600mhz para 6400 mantendo as mesmas latencias CL40, ficou estavel mas não sei se ganhei algo com isso.
inclusive vocês acham que só mexer no multiplicador é uma boa maneira de fazer OC nas ram?
Guys, Estou com duas Adata Lancer de 6400, por padrão vem com 4800, mas nos perfis tem EXPO e XMP, já setei as duas em 6400, e não dá video, preciso ficar resetando a BIOS, tem um jeito mais fácil de fazer isso manualmente? Ryzen 7800 e uma Gigabyte B650 Gaming X.
Tive esse problema quando tentei botar 7000 nas minhas ram, a bios morreu, no caso você pode ativar o XMP e depois diminuir o multiplicador, deve funcionar.
Veja se esta na ultima bios tambem.

Galera, como vocês medem o resultado de OC nas RAMs? Coloquei meus pentes de 5600mhz para 6400 mantendo as mesmas latencias CL40, ficou estavel mas não sei se ganhei algo com isso.
inclusive vocês acham que só mexer no multiplicador é uma boa maneira de fazer OC nas ram?
Gosto de testar no dia a dia/jogatina mas o AIDA vai mostrar números (banda/latência) e nas páginas anteriores o pessoal mencionou outros apps para aferir estabilidade.

Minhas memos também são 5600 mas só fui até 6000 mantendo latências (36-36-36-76) e voltagem (1.25v), ainda não tentei ir além.

Se não me engano da pra setar o perfil expo/xmp e alterar apenas a frequência mantendo o resto. Tenta colocar 6000 e subir gradativamente.

fonte (source)
aida64-cache-and-memory-benchmark_28-08-2023-png.2626131

Rumores apontam que CPUs desktop AMD Ryzen 8000 “Granite Ridge” utilizam o mesmo IOD dos Ryzen 7000

"De acordo com algumas novas informações do Olrak29_ e Kepler_L2, parece que a AMD manterá uma parte de suas CPUs Ryzen 8000 Desktop de próxima geração, codinome Granite Ridge, iguais às CPUs Ryzen 7000 existentes. As CPUs AMD Ryzen 8000 Desktop utilizarão a arquitetura de núcleo Zen 5 de última geração, oferecendo um grande salto em desempenho e eficiência de energia, mas ao mesmo tempo, um chiplet será mantido o mesmo e esse é o IOD (I/O Die). O rumor afirma que nada mudará em relação ao Ryzen 7000 para o IOD, o que significa que as 28 pistas PCIe Gen 5, controladores de memória, funcionalidades USB e até mesmo núcleos RDNA 2 iGPU permanecerão intactos.

A reutilização do mesmo dado IO não deve ter grande impacto. A empresa já reutilizou o IOD do Zen 2 para o Zen 3. Na verdade, a reutilização definitivamente economizará alguns custos para a AMD e tornará mais fácil a produção de chips Ryzen 8000 usando uma solução IOD pronta para uso."

-----

Ou seja, nada de aumento de linhas PCIe ou de suporte JEDEC além do atual 5200MHz, e claro, a mesma iGPU RDNA2. Pelo visto a AMD não estava vendo a 14ª geração como ameaça, e aquele slide realmente condizia apena com as APUs mesmo =X

Rumores apontam que CPUs desktop AMD Ryzen 8000 “Granite Ridge” utilizam o mesmo IOD dos Ryzen 7000

"De acordo com algumas novas informações do Olrak29_ e Kepler_L2, parece que a AMD manterá uma parte de suas CPUs Ryzen 8000 Desktop de próxima geração, codinome Granite Ridge, iguais às CPUs Ryzen 7000 existentes. As CPUs AMD Ryzen 8000 Desktop utilizarão a arquitetura de núcleo Zen 5 de última geração, oferecendo um grande salto em desempenho e eficiência de energia, mas ao mesmo tempo, um chiplet será mantido o mesmo e esse é o IOD (I/O Die). O rumor afirma que nada mudará em relação ao Ryzen 7000 para o IOD, o que significa que as 28 pistas PCIe Gen 5, controladores de memória, funcionalidades USB e até mesmo núcleos RDNA 2 iGPU permanecerão intactos.

A reutilização do mesmo dado IO não deve ter grande impacto. A empresa já reutilizou o IOD do Zen 2 para o Zen 3. Na verdade, a reutilização definitivamente economizará alguns custos para a AMD e tornará mais fácil a produção de chips Ryzen 8000 usando uma solução IOD pronta para uso."

-----

Ou seja, nada de aumento de linhas PCIe ou de suporte JEDEC além do atual 5200MHz, e claro, a mesma iGPU RDNA2. Pelo visto a AMD não estava vendo a 14ª geração como ameaça, e aquele slide realmente condizia apena com as APUs mesmo =X
isso tem lado bom e ruim. Imagino, em meus delírios, que é ruim quando penso se for preciso mudar o IOD para reagir ao que a concorrência traga, isso pode significar uma morte prematura do AM5, talvez quando vier o Ryzen 9000 (ainda zen5 ou zen6?). O bom é que a solução vai servir por igual entre os Ryzen 7000 para os 8000, então isso é muito positivo porque aumenta a confiabilidade e estabilidade da plataforma, além disso, será uma tremenda redução de custos para a AMD.

e se o Zen5/Ryzen 8000 for melhor que a concorrência, os preços serão mais salgados, isso porque o zen4 é bom e pode ser sugado até a última gota, sem ter de baixar tanto o preço, sendo que esse ainda não entrou com tanta força no mercado devido ao custo das DDR5 e das placas-mãe. Se não fosse assim, ninguém iria pegar um core i9 13900k para ser OBRIGADO a pagar um cooler de 360/420mm topo de linha na faixa dos R$ 1.400,00 (no preço atual) se eu posso, no meu Ryzen 9 7950x, sobreviver no Air Cooler de até R$ 600,00 com torre dupla graças aos perfis de economia presentes e que poderiam ser melhor, porque eu já consegui baixar mais 10 watts usando a função de algoritmos presente na Asus, relacionando a corrente com a tensão, mas no modo automático, o que pode dar valores diferentes a cada inicialização.

Users who are viewing this thread

Voltar