[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Galera, pensa na depre que eu estou tendo, comprei todas as minhas peças do Socket am5 fora do Bronzil, o processador eu comprei no ali antes de começarem a taxar, foi um Ryzen 78003xd sem taxa, a ram também foi do ali, 2 adata de 16gb, a placa eu peguei no Paraguai uma b650 Gigabyte, economizei 1k só na placa, aproveitei a placa de vídeo e a fonte do setup antigo, fonte EVGA 600w, e uma RTX 3070ti, montei Pc todo certinho, e pra alegria não deu tela, como sou meio leigo na montagem, levei pra uma assistência, apesar de já ter montado setup antigo sozinho, e pra minha novidade como é plataforma muito nova não tinha placa e nem processador dessa gen pra testar, o cara testou de tudo e não foi, o assistente acabou detectando uns "pinos" meio tortos, aí acabei pensando que a placa mãe já veio "morta", aí eu meio burrão, fui lá e comprei uma Asus x670e, pensando que seria problema na placa, e de novo levei pra assistência e nada de dar tela, me bateu uma "depre" fudida kkkk, então não seria a placa aparentemente, aí comecei a desconfiar que recebi um lote de Ryzen "bichado", gastei 2k no processador, e eu já tinha comprado meu antigo no ali (Ryzen 3600) mas não na mesma loja que eu comprei esse processador, e na época o processador funcionou normalmente, antes de comprar eu até olhei os feedback, não tinha tantos assim, mas eram positivos e tinha uns com fotos, mas a loja era bem grande aparentemente, parece que eu perdi 2k, e vou ter que desembolsar mais 3k aqui no Brasil, o medo de comprar essa merda de novo e não funcionar kkkk. O Pc liga normal (sem vídeo) com as fans, o debug que ascende no led é justo o da "CPU". Não cheguei a testar em casa com a placa mãe nova, amanhã vou trazer da assistência e eu tentar arrumar sozinho, acabei pesquisando na Net, e achei um monte de informação o interessante pra tentar resolver, na primeira vez que montei e não deu vídeo já levei na assistência na pressa mesmo, nem cheguei a testar nada
Olha aí o barato saindo caro novamente :fami:

Tomei a liberdade de dar uma olhada em seus posts e aparentemente vc é frequentador do tópico de importações mas não tinha dado o ar da graça aqui ainda, espero que tenha lido algumas páginas pois há muita informação e dicas interessantes, tipo saber que é preciso/recomendado/possível atualizar a Bios antes mesmo de colocar o processador em cima da mobo, especialmente com os X3D.

Note que seu processador tem vídeo integrado então não é necessário espetar a placa de vídeo para saber se as coisas estão funcionando, basta plugar o monitor na placa mãe e consequentemente ter o mínimo de coisas 'penduradas' pois pode facilitar o diagnóstico (imagino que os técnicos saibam disso mas não custa avisá-los também).

Já a hipótese de pinos tortos na placa mãe pode muito bem ter ocorrido durante o manuseio pois pelas minhas contas pelo menos umas 4 ou 6 mãos já tocaram as peças sabe-se lá com qual nível de esmero, agora o único jeito é testar componente por componente pra ver onde está o problema torcendo para que tenha solução e que não seja dinheiro perdido.

Seu caso soma-se a pelo menos outros 3 ou 4 que vi aqui no fórum nas últimas semanas com plataformas AM5, o mais bizarro é que quase todos envolveram peças vindas do exterior, o que na prática obviamente não quer dizer nada, afinal as peças vendidas no BR também vem de fora, mas é uma coincidência bem intrigante que faz as pessoas gastarem mais tentando economizar.
Boa sorte na empreitada e se puder nos atualize da saga depois :joia:

Pessoal, me ajudem.
Qual o cooler ou Water cooler indicados para um ryzen 7800x 3D, além disso preciso de uma indicação de gabinete para montar o novo kit.

Pessoal, me ajudem.
Qual o cooler ou Water cooler indicados para um ryzen 7800x 3D, além disso preciso de uma indicação de gabinete para montar o novo kit.
Tem um user aqui no fórum que já relatou temps baixas no 7800x3D com o AK400 então creio que o AG400/AK400 dê conta tranquilo, vou ver se encontro o post
EDIT: Aqui o post

Sobre gabinete eu pessoalmente gosto dos Lancool da Lian Li, preço justo pra construção e refrigeração que eles vem de fábrica, precisa nem gastar em fans extra, só montar e boa e são espaçosos também, 216 provavelmente é o mais popular no momento por 650-700 reais, Montech lançou um budget legalzinho também que é o 903 Base e a versão preta tá 320~ reais ainda

Water cooler indicados para um ryzen 7800x 3D
Water cooler eu indicaria esse aqui

Se for aircooler eu diria pra vc esperar o sucessor do noctua nhd15 que virá em 2024 (o que eu estou fazendo)

Um amigo que ainda é novo aqui no fórum pediu pra postar uma dúvida aqui. Quem souber, ajude por favor.

Ele me disse que a placa mãe do PC dele, que é um i7 8700, com uma mobo Aorus Z370m deu problema depois que ele tirou o cooler pra trocar uma ventoinha barulhenta. Ele precisou retirar o cooler, que é um v8 da Coolermaster (modelo mais antigo que o GTS) pois só daria pra trocar a ventoinha ao retirar ela da mobo. Após instalar tudo de volta o PC ficava ligando e desligando, daí foi pra manutenção e só conseguiram ressuscitar a mobo depois que ela foi pro forno. Depois disso a placa só passou a funcionar quando estava ligada a um cooler mais leve, como o stock... O técnico da manutenção disse que a provável causa do problema tinha relação com o peso do cooler em cima do soquete por anos (uns 4 anos).

Ele aproveitou e está trocando de PC; comprou um R7 7800X3D, mas agora ao escolher um cooler, apesar de preferir um cooler a ar, que exige menos cuidado, está preocupado que isso possa se repetir.

Vocês acham mesmo que um cooler mais "pesado" pode acabar afetando o soquete? Segundo ele, esse modelo tinha 865 gramas...

Engraçado que ele criou uma conta no fórum e não tem privilégios para postar.

Vc atualizou a bios das mobos para o 7800x3d?:thinking:
Acredito que como é primeira gen ele já vem compatível, mas não, não atualizei, é a primeira coisa que me veio na mente pra tentar arrumar, torcer pro técnico não ter tentado atualizar kkkk.
Mas como a segunda placa mãe eu comprei na Pichau acredito que já venha atualizado com a bios, mas vamos ver.

Acredito que como é primeira gen ele já vem compatível, mas não, não atualizei, é a primeira coisa que me veio na mente pra tentar arrumar, torcer pro técnico não ter tentado atualizar kkkk.
Mas como a segunda placa mãe eu comprei na Pichau acredito que já venha atualizado com a bios, mas vamos ver.
Então, essas mobo vieram para os 7xxx, os 7xxx3D vieram depois, logo necessitam de update. Falo isso pq quando lançou o 5800X3D saiu uma bios especifica pra ele.

Então, essas mobo vieram para os 7xxx, os 7xxx3D vieram depois, logo necessitam de update. Falo isso pq quando lançou o 5800X3D saiu uma bios especifica pra ele.
Torcer pra ser isso mesmo, mas eu não atualizei, talvez o técnico nem sabia como atualizar a BIOS, meu receio é que eu comprei a segunda mobo na Pichau, e talvez a BIOS já veio atualizada, mas eu vi uns relatos que eles só atualizam a BIOS se você comprar processador junto, ou por no pedido, não foi o que aconteceu quando eu comprei lá.

mas agora ao escolher um cooler, apesar de preferir um cooler a ar, que exige menos cuidado, está preocupado que isso possa se repetir.

Vocês acham mesmo que um cooler mais "pesado" pode acabar afetando o soquete? Segundo ele, esse modelo tinha 865 gramas...
Lenda urbana, desde que a placa mãe esteja bem fixada ao gabinete não há nada para se preocupar, certamente a causa deve ter sido outra.

Já estou na terceira plataforma diferente (LGA 2011, LGA 1151, AM5) mantendo o mesmo Noctua que tem quase 1.5kg e nunca tive problemas.

Também prefiro cooler a ar pelos mesmos motivos.

Engraçado que ele criou uma conta no fórum e não tem privilégios para postar.
Algumas contas são aprovadas manualmente, outras não e o processo não é instantâneo. Se ainda não tiver sido aprovada manda o username dele por mensagem privada para eu dar uma olhada.

Torcer pra ser isso mesmo, mas eu não atualizei, talvez o técnico nem sabia como atualizar a BIOS, meu receio é que eu comprei a segunda mobo na Pichau, e talvez a BIOS já veio atualizada, mas eu vi uns relatos que eles só atualizam a BIOS se você comprar processador junto, ou por no pedido, não foi o que aconteceu quando eu comprei lá.
Na minha placa mãe o 7800x3d é suportado desde a primeira BIOS (F1), creio que nas outras não seja muito diferente.

A questão da atualização de BIOS é para evitar o problema de queima por causa do vSOC descontrolado e não necessariamente por falta de suporte. Não custa atualizar, conferir a montagem e testar novamente, torcendo para que alguma coisa já não tenha acontecido na 'primeira ligada', mas creio que haveriam indícios físicos se isso tivesse ocorrido.

Lembrando que não há necessidade de pedir para a loja atualizar a BIOS pra você, como disse anteriormente isso pode ser feito antes mesmo de instalar o processador na placa.

Water cooler eu indicaria esse aqui

Se for aircooler eu diria pra vc esperar o sucessor do noctua nhd15 que virá em 2024 (o que eu estou fazendo)
É um belo WC mas o preço esta muito alto visto que tem modelos com cxb bem melhor para o 7800X3D como por ex o ak400~ag400 custando quase 4x menos que o arctic freeze ii.

Pra galera que está acompanhando meu caso de ontem que deu uns problemas na CPU, então meu pai buscou o Pc lá no técnico, ele disse que tentou de tudo e não deu certo, cheguei em casa liguei na tomada e me deparo com isso.

https://ibb.co/g7Qd4Hz

A Led que ascendeu foi o da Dram, ou seja, talvez um problema nas memórias, mas naquele dia parece que tinha ascendido o da CPU, ou eu estava enganado e vi errado, então agora vou testar uma memória por vez nos slots, o que me deixa com uma pulga atrás da orelha é que meu pai disse que o tecnico tinha testado as memórias, mas como ele teria testado se não tinha soquete AM5? O que me leve a crer que ele acha que as memórias não seriam o problema por que tinham led e ascenderam? Então galera acho que só ascender os led da memória "RGB" não quer dizer nada certo? Ou eu estou enganado? Vou testar as memórias já que são duas, uma por uma e por slot, outra dúvida que surgiu, talvez a BIOS não esteja atualizada para essa memória no lançamento do socket confere? Mas isso vou deixar pra atualizar se as memórias não funcionarem nos slots, e essa é aquela placa mãe que eu disse que tinha "possíveis pinos tortos', na verdade até tem mas parece que não é algo grotesco que vá afetar o processador olhando por cima, depois se nada der jeito vou partir pra outra placa mãe que eu comprei aqui no Brasil, a Asus X670, e refazer os mesmos procedimentos, com pinos "devidamente normais" .

Pra galera que está acompanhando meu caso de ontem que deu uns problemas na CPU, então meu pai buscou o Pc lá no técnico, ele disse que tentou de tudo e não deu certo, cheguei em casa liguei na tomada e me deparo com isso.

https://ibb.co/g7Qd4Hz

A Led que ascendeu foi o da Dram, ou seja, talvez um problema nas memórias, mas naquele dia parece que tinha ascendido o da CPU, ou eu estava enganado e vi errado, então agora vou testar uma memória por vez nos slots, o que me deixa com uma pulga atrás da orelha é que meu pai disse que o tecnico tinha testado as memórias, mas como ele teria testado se não tinha soquete AM5? O que me leve a crer que ele acha que as memórias não seriam o problema por que tinham led e ascenderam? Então galera acho que só ascender os led da memória "RGB" não quer dizer nada certo? Ou eu estou enganado? Vou testar as memórias já que são duas, uma por uma e por slot, outra dúvida que surgiu, talvez a BIOS não esteja atualizada para essa memória no lançamento do socket confere? Mas isso vou deixar pra atualizar se as memórias não funcionarem nos slots, e essa é aquela placa mãe que eu disse que tinha "possíveis pinos tortos', na verdade até tem mas parece que não é algo grotesco que vá afetar o processador olhando por cima, depois se nada der jeito vou partir pra outra placa mãe que eu comprei aqui no Brasil, a Asus X670, e refazer os mesmos procedimentos, com pinos "devidamente normais" .
Novamente: Atualize a Bios, ela pode corrigir eventuais problemas de compatibilidade com memória também.

1692302760469.png

Você não mencionou especificamente o modelo da placa mãe mas esse procedimento serve para as Gigabyte, para outras o procedimento é parecido (há informação no site do fabricante).

Novamente: Atualize a Bios, ela pode corrigir eventuais problemas de compatibilidade com memória também.

Ver anexo 135453

Você não mencionou especificamente o modelo da placa mãe mas esse procedimento serve para as Gigabyte, para outras o procedimento é parecido (há informação no site do fabricante).

suspeito que a DDR5 simplesmente não tenha sido instalada corretamente, isso aconteceu comigo porque precisa ouvir o barulho do "click" da memória encaixando no slot sendo que a forma como fizeram exige apertar com um pouco mais de força e jeito. As DDR5 eram mais fáceis e fazem o mesmo barulho. E tb pode ser BIOS, felizmente a atualização não exige processador ou memória instalados.

aqui eu reduzi a tensão do processador no offset e estou usando dois algoritmos para gerenciar a corrente e a potência, agora tenho consumo máximo de 180 watts para obter desempenho igual ou até maior do que quando não se otimiza.

Ver anexo 135444
Atualizei hoje, memory training segue demorado no primeiro boot após carregar XMP ou mexer na config das memórias mas de resto tudo certo :joia:

Não percebi nada de anormal mas por algum motivo soltaram outra ontem e removeram a anterior.

1692323909210.png

meu 7800X3D chegou e vou te dizer man....pra jogo, é um monstro.
resfrio ele com um Lian Li Galahad 240mm sem problemas.
A 100% de uso (CPU-Z/Teste) chegou a 82 graus no maximo, em jogo fica frio (depende do % de uso, testei no Yuzu e GTA V e ficou frio)
Mas eu fiquei mesmo de cara é com o desempenho em jogos....GTA V Online 144 FPS cravado com tudo no ultra em FHD com uma 3070, antes, com 5950X, não chegava nem perto disso, ficava oscilando entre 70,80,90...To impressionado.

Vc rodou a quanto na CPU? E foi 8400CL38 ou os 8533CL38 da assinatura? Em 720p não muda nada, eu rodo pra não puxar da GPU, como vc tem 4090 pode rodar em 1080p mesmo que não puxa.
CPU stock com 8400 CL 38. Meus perfis de 8533 e 8600 CL38 estao com timings mais relaxados e precisam de mais voltagem no geral, acabam ficando pior que 8400. E de 8400 pra 8533 sao apenas 1.58%, nao compensa o trabalho pra estabilizar.

Ja saiu algum review com benchmarks em jogos e/ou no uso geral com a AGESA nova?

ao amigo aí que tá com problema de reconhecer o CPU.

Peguei uma MSI B650 Mortar do AliExpress (1K, BR = 2K), sem taxas.
Inicialmente combei essa mobo com o novo 7500F (só pra ir usando, hj chegou o 7800X3D).
Bom, tambem nao deu video e acendeu o led vermelho da CPU na placa mae no debug led.

Como a mobo é excelente, ja tem o recurso de atualizar bios pelo botão traseiro.

Só seguir as instruçoes da sua marca/modelo que deve resolver, aqui resolveu, passou a reconhecer tudo certinho.

A titulo de conhecimento e resumidamente: Nas mobos MSI, vc vai precisar um pendrive com partição FAT32, um arquivo MSI.ROM (talvez nao seja esse exatamente o nome, mas existe um nome padrao que deve ser usado) - na raiz no pendrive.

Espetar no slot USB indicado na mobo e apertar um botão, pronto, só esperar, nao precisa RAM, VGA, CPU nada! Tudo automatico (pra atualizar bios)

Boa sorte.

Como a mobo é excelente, ja tem o recurso de atualizar bios pelo botão traseiro.
Posso estar enganado mas reparei que é uma funcionalidade que está vindo em todas as AM5, ou pelo menos em todas as placas minimamente decentes, não cheguei a precisar usar na minha mas é uma baita mão na roda sem dúvida.

O procedimento de atualização em si é bem similar também.

Posso estar enganado mas reparei que é uma funcionalidade que está vindo em todas as AM5, ou pelo menos em todas as placas minimamente decentes, não cheguei a precisar usar na minha mas é uma baita mão na roda sem dúvida.

O procedimento de atualização em si é bem similar também.
opa, parece que é isso mesmo neo666.

Pensando em atualizar meu 3900x + x570-e Strix por um combo mais moderno.
Iria partir pra um 7900x (R$2.325,00) ou 7900x3d (R$3.165,00) + Asus Prime x670-e PRO (R$1730,00). No caso eu iria pegar no Paraguay as peças. Totalizando um investimento de MB+Proc que varia entre R$4.055 ~ R$4.900 dependendo o escolhido

Agora algumas duvidas. Vale a pena essa diferença de R$850,00 entre o modelo X e o X3D? Outra dúvida, por quanto eu conseguiria vender meu 3900x + Strix x570-e + 16gb GSKill TridentZ 3600 CL18? Pois iria vender meu setup atual pra investir em um novo.

Utilizo o PC pra renderização (hobby), por isso o foco nos 7900
A ideia é combar com uma 4080 em um futuro.

Atualizando o caso do possível problema da CPU e que não estava dando vídeo, então problema resolvido.

O Led da DRAM estava constando no led debug, cheguei em casa e o primeiro teste que eu fiz foi testar uma ram por vez, deixei uns 3 minutos pc ligado com um pente, e deu vídeo, testei nos 4 slots, e a memoria ram só deu vídeo no slot 2, então achei que uma memoria poderia estar estragada, coloquei a estragada no slot 2 que era o único que dava vídeo com o outro pente, não foi também, então passei uma borracha e ai sim ela funcionou e deu vídeo, mas só no slot 2 também, então fiz o teste da fonte, retirei a placa de vídeo e liguei o cabo na placa mãe, achei que a fonte não estaria dando energia suficiente para os dois pentes, ou poderia estar dando algum conflito, testei os 4 slots de memória, com os 2 pentes de ram, em duo channel e separadas, e nada de dar vídeo, só no slot 2, então comecei a desconfiar que o problema é os pinos tortos dessa placa mãe que eu tenho, e que eu disse aqui no tópico, então fui fazer um overclock na RAM pelas BIOS que vem padrão 4800mhz, ativei o perfil XPG para 6400mhz (lembrando que o pc estava ligado só com um pente no slot 2, que era o único que dava vídeo), reiniciou o pc e não deu mais vídeo. Fiz um reset na BIOS, e voltou ao normal, então o pior dos males foi resolvido, como eu tinha comprado outra placa mãe para fazer os testes vou poder usar ela no setup novo, pelo menos ela vais ser útil agora. Segunda vou levar pra um técnico instalar tudo certinho e arrumar os cabos, não tenho coragem de por o processador e entortar esses pinos kkk.
(O erro do técnico pra mim foi provavelmente não ter paciência de testar as memórias ram e de não ter percebido que existia um Led Debug que avisava problema na RAM, e que elas precisavam de alguns minutos pra dar primeiro start com vídeo).
Fiz uns testes aqui e que processador, sai de um 5600 e um ssd pra um 7800x3d e um nvme da Samsung.

Atualizando o caso do possível problema da CPU e que não estava dando vídeo, então problema resolvido.

O Led da DRAM estava constando no led debug, cheguei em casa e o primeiro teste que eu fiz foi testar uma ram por vez, deixei uns 3 minutos pc ligado com um pente, e deu vídeo, testei nos 4 slots, e a memoria ram só deu vídeo no slot 2, então achei que uma memoria poderia estar estragada, coloquei a estragada no slot 2 que era o único que dava vídeo com o outro pente, não foi também, então passei uma borracha e ai sim ela funcionou e deu vídeo, mas só no slot 2 também, então fiz o teste da fonte, retirei a placa de vídeo e liguei o cabo na placa mãe, achei que a fonte não estaria dando energia suficiente para os dois pentes, ou poderia estar dando algum conflito, testei os 4 slots de memória, com os 2 pentes de ram, em duo channel e separadas, e nada de dar vídeo, só no slot 2, então comecei a desconfiar que o problema é os pinos tortos dessa placa mãe que eu tenho, e que eu disse aqui no tópico, então fui fazer um overclock na RAM pelas BIOS que vem padrão 4800mhz, ativei o perfil XPG para 6400mhz (lembrando que o pc estava ligado só com um pente no slot 2, que era o único que dava vídeo), reiniciou o pc e não deu mais vídeo. Fiz um reset na BIOS, e voltou ao normal, então o pior dos males foi resolvido, como eu tinha comprado outra placa mãe para fazer os testes vou poder usar ela no setup novo, pelo menos ela vais ser útil agora. Segunda vou levar pra um técnico instalar tudo certinho e arrumar os cabos, não tenho coragem de por o processador e entortar esses pinos kkk.
(O erro do técnico pra mim foi provavelmente não ter paciência de testar as memórias ram e de não ter percebido que existia um Led Debug que avisava problema na RAM, e que elas precisavam de alguns minutos pra dar primeiro start com vídeo).
Fiz uns testes aqui e que processador, sai de um 5600 e um ssd pra um 7800x3d e um nvme da Samsung.
Não entendi ao certo seu veredicto mas quanto tempo vc aguardou pelo boot nesses testes?

É fato conhecido que as plataformas AM5 demoram um pouco no primeiro boot ao instalar e/ou configurar as memórias, por isso, sugiro colocar ambas nos slots corretos (2 e 4; ou A2 e B2) e aguardar por um tempo maior pra ver, se ligar normalmente provavelmente vc só estava se preocupando a toa.

Nunca cheguei a mensurar no detalhe mas aqui este 'primeiro boot' deve levar algo entre 2 e 3 minutos, já os seguintes são quase instantâneos.

Não entendi ao certo seu veredicto mas quanto tempo vc aguardou pelo boot nesses testes?

É fato conhecido que as plataformas AM5 demoram um pouco no primeiro boot ao instalar e/ou configurar as memórias, por isso, sugiro colocar ambas nos slots corretos (2 e 4; ou A2 e B2) e aguardar por um tempo maior pra ver, se ligar normalmente provavelmente vc só estava se preocupando a toa.

Nunca cheguei a mensurar no detalhe mas aqui este 'primeiro boot' deve levar algo entre 2 e 3 minutos, já os seguintes são quase instantâneos.
se estiver com bios antiga é até pior, pode levar até 25 minutos (sério mesmo)

Users who are viewing this thread

Voltar