[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
e suas temperaturas? Isso aí é sinal de temperaturas bem altas. Se eu libero todo o poder de consumo, nem adianta usar o Curve Optimize negativo, tem de ser positivo enviando mais tensão e gerando mais calor
Tenho um WC 360, as temps tao boas, em Idle na casa dos 30-35, jogando na casa dos 60-70.

Como eu posso limitar o poder de consumo?

Hoje tentei usar o Curve Optimizer do Ryzen Master, depois de umas 30 tela azul, ta em 99% e não vai mais, tela azul sempre que eu abro ele pra terminar.
Acho que vc corrompeu seu sistema de tantas telas azuis aí.
E pra ficar bom, ta cheirando queimado o PC
Aí provavelmente já é noia sua, acho que é praticamente impossível queimar assim, a não ser que vc tenha socado as tensões pro céu kkkkk
São aquelas opções de EDC/TDC/PPT e tal

Tenho um WC 360, as temps tao boas, em Idle na casa dos 30-35, jogando na casa dos 60-70.

já fez algum teste de estresse para ver o que acontece? De repente a temperatura pode dar um pico rápido e você nem nota, nessa hora dá pau.

tem vários tutoriais mostrando como configurar os parâmetros de consumo, ativar o ECO MODE e etc. tudo no youtube, alguns são mais completos outros mais resumidos, no geral dá na mesma.
Também tente reinstalar o Windows ou Linux, quando perceber que já está mais estável, e ative as configurações para recuperação do Windows, isso ajuda a resolver instabilidades por corrupção de arquivos DEPOIS que o hardware estiver funcionando sem problema.

pra mim ainda não deu nos 6400MTs, voltei para a versão 1616 e a configuração estável que consegui em 6200. Na nova bios versão 1654 ativaram um enorme set de configurações da DDR5 a se perder de vista e com o treinamento também cheio de sets. Minhas DDR5 não estão suportando os modos de largura e os de timings apertados, alguma configuração de impedância que não bate, nem mesmo usando a impedância que tenho na versão 1616 dá certo, ainda que coloque em 6000MTs.

que eu já tenha visto as Hynix A-die são as melhores de overclock, pegando uma EXPO pode ser que consiga fazer over até 6000MHz ainda que ela seja 5600MHz, mas não é garantido. Naquele fórum OC tem uma galera testando vários tipos de DDR5 e dando altos cavalos de pau, a questão é: você acha aquelas memórias por aqui?

cheiro de queimado é algo quente que está tocando o quê? papel, plástico ou outro material?

Ryzen Master é fraco, nem precisa dele no AM5. Coloca CO -30 para todos os cores e testa. Mas o Curve Optimizer funciona bem quando você tem margem térmica, daí ele consegue baixar a tensão necessária para certo valor de clock, mas se você não tem margem, ele não reduz muito a tensão.
É bom deixar ativo na placa-mãe alguns parâmetros de VRM para manter uma corrente estável, isso ajuda. E LLC pode ser necessário o L6, por default vai somente até L5 no auto, mas não passe do L6, a menos que saiba o que está fazendo e suas temperaturas estejam muito boas.
A-die não precisa nem ser Expo, aqui estão funcionando de boa em 6400 no XMP.

A-die não precisa nem ser Expo, aqui estão funcionando de boa em 6400 no XMP.
vou testar novamente quando tiver mais tempo, percebi que essa nova bios está mais estável no geral, apenas não consegui mexer direito na memória, até porque já fui direto nos parâmetros de desempenho máximo, aí pode dar ruim fácil.

Como que está a exigência do 7800x3d com os aircoolers? Um aircooler basico consegue segurar bem o 7800x3d em jogos? Pelos videos que vi, ele esta consumindo bem pouco, ao ponto de existir vídeo dele rodando em jogos abaixo dos 70° com um wraith stealth, ele na prática esta tão fácil assim mesmo de resfriar? Pergunto pq pretendia pegar um 5800x3d, mas vendo isso fico pensando se n compensaria pular logo pro 7800x3d e usar um wraith stealth por coisa de 1~2 meses ate comprar um aircooler melhor (teria que fazer isso pq ja estou com orçamento limitado, e pulando para o 7800x3d, ainda teria que incluir as DDR5 no orçamento, ai deixaria o cpu cooler para dps caso o coolerbox segurasse ele em jogos em uma temperatura aceitável)

Como que está a exigência do 7800x3d com os aircoolers? Um aircooler basico consegue segurar bem o 7800x3d em jogos? Pelos videos que vi, ele esta consumindo bem pouco, ao ponto de existir vídeo dele rodando em jogos abaixo dos 70° com um wraith stealth, ele na prática esta tão fácil assim mesmo de resfriar? Pergunto pq pretendia pegar um 5800x3d, mas vendo isso fico pensando se n compensaria pular logo pro 7800x3d e usar um wraith stealth por coisa de 1~2 meses ate comprar um aircooler melhor (teria que fazer isso pq ja estou com orçamento limitado, e pulando para o 7800x3d, ainda teria que incluir as DDR5 no orçamento, ai deixaria o cpu cooler para dps caso o coolerbox segurasse ele em jogos em uma temperatura aceitável)
Não posso afirmar que o cooler em questão irá segurar o rojão pois há outros fatores envolvidos (case, temperatura ambiente, etc.) mas creio que o review abaixo pode responder boa parte das suas dúvidas na comparação entre os processadores em si.

1693920024378.png

cpu-temperature-gaming.png

já fez algum teste de estresse para ver o que acontece? De repente a temperatura pode dar um pico rápido e você nem nota, nessa hora dá pau.

tem vários tutoriais mostrando como configurar os parâmetros de consumo, ativar o ECO MODE e etc. tudo no youtube, alguns são mais completos outros mais resumidos, no geral dá na mesma.
Também tente reinstalar o Windows ou Linux, quando perceber que já está mais estável, e ative as configurações para recuperação do Windows, isso ajuda a resolver instabilidades por corrupção de arquivos DEPOIS que o hardware estiver funcionando sem problema.
Fiz isso ontem e continua ruim, peguei um cara com o mesmo proc, placa mãe Asus também, os valores usei igual, e quando ligo o processador fica em 10% da capacidade, ~500 mhz só.
Tentei outros valores e nada.

Pra ser sincero eu não aguento mais.
Desde que comprei tenho muitos problemas com a plataforma, já troquei o WC e nada. Eu sei que da pra ir mais fundo pra tentar refinar isso, mas to cansado já, ta atrapalhando minha produtividade.

Eu vou ver se acho mais algo, mas do jeito que ta, em Outubro eu vou acionar a garantia da AMD e se não funcionar, vou trocar de proc ou combo no final do ano.

Fiz isso ontem e continua ruim, peguei um cara com o mesmo proc, placa mãe Asus também, os valores usei igual, e quando ligo o processador fica em 10% da capacidade, ~500 mhz só.

Desde que comprei tenho muitos problemas com a plataforma, já troquei o WC e nada. Eu sei que da pra ir mais fundo pra tentar refinar isso, mas to cansado já, ta atrapalhando minha produtividade.

Eu vou ver se acho mais algo, mas do jeito que ta, em Outubro eu vou acionar a garantia da AMD e se não funcionar, vou trocar de proc ou combo no final do ano.
Pq só não usa em stock mesmo?

como o @igormp falou você pode deixar no modo de fábrica, isso porque tem um WC que deveria ser capaz de tirar coisa de 300 watts, ou seja, seu WC de 360 mm serviria até para o i9 13900k, não é mesmo?

essa velocidade de 500MHz somente acontece em algumas ocasiões bem específicas, em uma delas como proteção contra configurações erradas que tenha feito de corrente. Se não consegue mexer nas configurações do BIOS é melhor deixar como vem de fábrica e, no máximo, se já conseguiu fazer, ative o XMP/EXPO da memória e pronto.

no meu caso estou usando um aircooler muito inferior ao seu e que nem é cogitado como adequado para um 7950x na página da AMD, mesmo assim estou tendo ótimo desempenho, desde que eu respeite a limitação do meu cooler, então, não tenho como deixar 95°C porque esquenta demais e ultrapassa facilmente a capacidade de refrigeração, daí optei por 89°C para limite térmico e, com isso, o desempenho melhora bastante e posso colocar o CO em -40 e -45, ainda com tensão offset negativo em -0,065v. Mas veja que há uma relação entre a temperatura e o CO que você coloca, quanto mais quente, mais positivo tem de ser o CO, ou seja, quando deixo nos 95°C e a depender do consumo eu preciso até colocar valores positivos para o Curve Optimizer.

não sei se vai conseguir um rma na AMD nesse caso porque não parece ser problema no processador, acho que vão testar porque já vi algo a respeito e o pessoal que conseguiu foi geralmente por algum problema reconhecidamente presente em lotes, mas nos casos de pinos tortos de AM4 ou que o arrancaram podem negar e se alguém conseguiu foi depois de muito reclamar porque eles sabem que nesses casos específicos é imprudência ou imperícia do usuário. E eles podem lhe enviar outro processador, como sempre faz a Intel, não necessariamente ressarcir em dinheiro (no caso da Intel, eles atualizam o valor para baixo porque eu havia comprado um Core i7 4790k por R$ 1100,00, que já era o menor preço que encontrei, e na nota fiscal do RMA estava por volta de R$ 850,00 aproximadamente, então, atualizaram pela depreciação do produto).

agora você tem uma X670E-E ASUS Strix que deveria ser muito melhor que minha B650E-E, mas minha placa-mãe tem se mostrado inferior à concorrência em seu setup, por exemplo, não tem pré-sets de CO e Temperatura, como nas AsRock e não tem modo fácil de configurar as DDR5 como nas Gigabyte, nessa última BIOS liberada da Asus tem uma pancada de novas configurações disponíveis sem qualquer texto de ajuda dizendo do que se trata, para piorar essa placa ainda vem com um jumper, coisa mais antiquada, para liberar tensão infinita no processador, mas quem tem em casa nitrogênio líquido para usar o computador o dia inteiro no navegador e em MS Office? Um desperdício no projeto que a gente PAGA para deixar lá, sem uso. Acho que o pior hardware aí é a placa-mãe e se quer uma mudança, começaria tentando um RMA na Asus.

Última edição:

Calma lá, vc tentou os mesmos valores em uma plataforma diferente ou trocou seus componentes com os dele e testou-os individualmente? São coisas bem diferentes.

Se for a primeira opção será que o raio caiu duas vezes no mesmo lugar? Devemos chegar a conclusão de que realmente há um problema? No 7900x ou na Asus? Será que cabe RMA mesmo?

Por favor não me entenda mal mas acho que vc está tentando todas as receitas de bolo que encontra pela internet sem o devido conhecimento para entender os resultados/comportamento e fazer o ajuste fino para adequar ao seu ambiente, mas isso demanda tempo e a essa altura já não sei mais se vc faz esses tweaks para resolver um problema efetivo, melhorar a performance, reduzir consumo/temperatura ou só 'porque sim', mas se está atrapalhando sua vida já era melhor ter parado.

Afinal, com as configurações de fábrica na Bios e apenas carregando o perfil XMP/EXPO sem alterar mais nada sua plataforma funciona de maneira estável ou não?

Pq só não usa em stock mesmo?
essa velocidade de 500MHz somente acontece em algumas ocasiões bem específicas, em uma delas como proteção contra configurações erradas que tenha feito de corrente. Se não consegue mexer nas configurações do BIOS é melhor deixar como vem de fábrica e, no máximo, se já conseguiu fazer, ative o XMP/EXPO da memória e pronto.
De fato, até então estava achando que a saga de problemas do @Snap ocorriam até com o processador/plataforma em stock mas admito que me perdi.

Não tem cabimento ficar fuçando se afeta o dia a dia, mas se ele já pegou nojinho o negócio é passar o combo inteiro pra frente e torcer para ter mais sorte na próxima fornada.

De fato, até então estava achando que a saga de problemas do @Snap ocorriam até com o processador/plataforma em stock mas admito que me perdi.

Não tem cabimento ficar fuçando se afeta o dia a dia, mas se ele já pegou nojinho o negócio é passar o combo inteiro pra frente e torcer para ter mais sorte na próxima fornada
Até onde eu sei ele só tá encucado pq pegou um chip ruim pra OC/uv kkkkkkk

Até onde eu sei ele só tá encucado pq pegou um chip ruim pra OC/uv kkkkkkk
OC hj em dia é reduzir o clock, ao menos o Adrenaline anda fazendo isso... não acho que o chip seja ruim, mas que deve estar subindo muito depressa a temperatura pelo clock, aqui no meu se eu tento algo como liberar para 5.8GHz nem dá boot, mas é do processador a culpa se tenho um Air Cooler não adequado, ainda que seja de duas torres e de desempenho, em testes de revisores, próximo ao do Noctua NH-D15? Tenho que me adaptar, reduzir tensões, limitar o clock máximo, o consumo e a temperatura está em 89°C

tenho visto que o Hat Rat bate na tecla de que precisa haver uma melhora nos WC de 360mm ou de radiador maior, precisam ser mais "grossos", ou seja, sair do padrão 27mm para bem mais que isso para ter mais água, porque um monte desses WC não estão dando conta para OC

esses processadores vêm com overclock de fábrica, manter o consumo divulgado exige uma refrigeração muito boa ou a perda de garantia com delid, que é por conta e risco do usuário.

OC hj em dia é reduzir o clock, ao menos o Adrenaline anda fazendo isso... não acho que o chip seja ruim, mas que deve estar subindo muito depressa a temperatura pelo clock, aqui no meu se eu tento algo como liberar para 5.8GHz nem dá boot, mas é do processador a culpa se tenho um Air Cooler não adequado, ainda que seja de duas torres e de desempenho, em testes de revisores, próximo ao do Noctua NH-D15? Tenho que me adaptar, reduzir tensões, limitar o clock máximo, o consumo e a temperatura está em 89°C

tenho visto que o Hat Rat bate na tecla de que precisa haver uma melhora nos WC de 360mm ou de radiador maior, precisam ser mais "grossos", ou seja, sair do padrão 27mm para bem mais que isso para ter mais água, porque um monte desses WC não estão dando conta para OC

esses processadores vêm com overclock de fábrica, manter o consumo divulgado exige uma refrigeração muito boa ou a perda de garantia com delid, que é por conta e risco do usuário.

Só uma observação quanto ao trecho em negrito: creio que um radiador com maior espessura aumenta o desempenho por uma questão de maior área útil. Não sou expert no assunto, mas por ter usado WC custom posso te dizer que a diferença entre, sei lá, 500 e 700 ml de água no loop é que com 700 ml apenas demora um pouco mais pra atingir a temperatura máxima. E radiadores muito grossos ainda possuem um problema que é fazer o ar atravessar de forma eficiente. De qualquer forma eu espero muito que essa parte de refrigeração continue evoluindo, principalmente soluções air cooling, já que não estou muito disposto a voltar a mexer com WC.

Só uma observação quanto ao trecho em negrito: creio que um radiador com maior espessura aumenta o desempenho por uma questão de maior área útil. Não sou expert no assunto, mas por ter usado WC custom posso te dizer que a diferença entre, sei lá, 500 e 700 ml de água no loop é que com 700 ml apenas demora um pouco mais pra atingir a temperatura máxima. E radiadores muito grossos ainda possuem um problema que é fazer o ar atravessar de forma eficiente. De qualquer forma eu espero muito que essa parte de refrigeração continue evoluindo, principalmente soluções air cooling, já que não estou muito disposto a voltar a mexer com WC.
entendo, não tenho hoje um WC e a função da água seria o transporte do calor até o radiador e esses selados nem tem tanta água assim pelo que já vi o pessoal retirando o líquido. Essa questão dessa espessura foi observado por um cara de Portugal que testou modelos mas grossos/espessos e outros normais, então disse que baixou a temperatura. Mas vamos ver mais testes.

Última edição:
Fala pessoas.
Quero fazer um upgrade do 10700k.

7800x3d

Alguém pode indicar o melhor custo x beneficio de mobo e memoria que combina bem e não vai me dar dor de cabeça ? não quero nem o melhor nem o pior. Meu ultimo AMD foi um turion, vou dar uma chance pra amd novamente, intel nunca me deu problemas, mas esses novos parecem esquentar muito, ter menos performance, e no AM5 ainda vou ter + upgrades futuros . PS estava pensando tbm em pegar um 7600 so pra mudar de plataforma, e dps aproveitar e mandar um 8800x3d que possa vir

Última edição:
vou testar novamente quando tiver mais tempo, percebi que essa nova bios está mais estável no geral, apenas não consegui mexer direito na memória, até porque já fui direto nos parâmetros de desempenho máximo, aí pode dar ruim fácil.
testei e descobri uma coisa:

a minha memória é 6400MTs no papel, atualmente consigo até 6200MTs com estabilidade, com 6400MTs não tenho estabilidade tanto na bios v1616 quanto na v1654 (AGESA 1.0.0.7c). Já na v1654 tentei verificar se daria para subir o clock para 6600MHz, meio que tentando observar margem de overclock, e o resultado foi 6400MHz, então, nada de margem?

a nova bios v1654 não ficou mais estável, infelizmente, ao contrário, passa a brigar com essa memória, então vou ter de esperar uma evolução e pode ser que a memória não seja capaz de fazer 6400MTs, essa GeIL com apenas XMP 3.0.

também observei o desempenho, fica melhor na v1616 em 6200MTs e parece, ao menos por enquanto, um limite.

Fala pessoas.

7800x3d

Alguém pode indicar o melhor custo x beneficio de mobo e memoria que combina bem e não vai me dar dor de cabeça ? não quero nem o melhor nem o pior. Meu ultimo AMD foi um turion, vou dar uma chance pra amd novamente, intel nunca me deu problemas, mas esses novos parecem esquentar muito, ter menos performance, e no AM5 ainda vou ter + upgrades futuros . PS estava pensando tbm em pegar um 7600 so pra mudar de plataforma, e dps aproveitar e mandar um 8800x3d que possa vir
se você já tem esse processador, não seria melhor colocar um NVME nele e mais memória por enquanto? E uma placa de vídeo mais forte no lugar de mudar de plataforma. As placas AM5 podem ser atualizadas sem processador e memória instalados, então não precisa se preocupar em já ter um processador em mãos, portanto, pode esperar as novas gerações saírem para pegar um AMD ou Intel, conforme lhe seja mais interessante.

Fala pessoas.

7800x3d

Eu saí de um 9900KF (que é basicamente um 10700K) para o setup da assinatura há alguns meses e estou bem satisfeito, minha última plataforma AMD tinha sido um Athlon 64 lá nas antigas.

Difícil saber o que vale a pena sem conhecer o restante do seu hardware, seus objetivos e o tamanho do seu bolso, se a ideia é jogos o 7800x3d é o que há de melhor atualmente do lado da AMD atualmente mas 7600/7700 também já são bem competentes, mais baratos e irão te dar pelo menos 10% extras de performance, resta saber se vc realmente precisa disso.

Estou pra fazer um upgrade do meu setup atual (Asus Strix x570e gaming + R9 3900x + 16gb GSkill 3600mhz) para um AM5.

Estou cogitando pegar um R9 7900x3D + Asus Prime X670e Plus + 32gb Corsair Vengeance. Vou pegar no PY e infelizmente no momento não tem mais em estoque as memorias de 6000mhz na cor branca. Só encontrei as de 5600mhz. Sabem me dizer se essa diferença no mhz das memorias vão influenciar muito o sistema? lembro que quando comprei as peças pro 3900x a diferença de Mhz das memorias impactavam de forma significativa.

Specs das memorias
Corsair Vengeance 5600mhz (CMH32GX5M2D6000C36W) - 1.25v - 40-40-40-77 (R$543,00 - com estoque)

Corsair Vengeance 6000mhz (CMH32GX5M2D6000C36W) - 1.35v - 40-40-40-77 (R$633,00 - sem estoque)

Última edição:
Sabem me dizer se essa diferença no mhz das memorias vão influenciar muito o sistema? lembro que quando comprei as peças pro 3900x a diferença de Mhz das memorias impactavam de forma significativa.

Specs das memorias
Corsair Vengeance 5600mhz (CMH32GX5M2D6000C36W) - 1.25v - 40-40-40-77 (R$543,00 - com estoque)

Corsair Vengeance 6000mhz (CMH32GX5M2D6000C36W) - 1.35v - 40-40-40-77 (R$633,00 - sem estoque)
Acho que vc deu uma bagunçada no copia/cola das specs mas uso pentes Corsair Vengeance de 5600Mhz e recomendo, as minhas são CMK32GX5M2B5600C36 (36-36-36-76 @ 1.25v).

Consegui colocá-las em 6000Mhz com facilidade, sem alterar qualquer outro parâmetro adicional (tensão, latência, etc.) e uso assim há tempos, nunca tive uma única ocorrência de tela azul ou instabilidade no sistema mas posso afirmar que no dia a dia a diferença entre 5600 e 6000Mhz é praticamente imperceptível, só vai aparecer em benchmarks.

Uma pela outra, se as memórias estiverem listadas na página de suporte da placa mãe que pretende comprar não há com que se preocupar, e lembre-se de atualizar a Bios antes do primeiro boot.

Acho que vc deu uma bagunçada no copia/cola das specs mas uso pentes Corsair Vengeance de 5600Mhz e recomendo, as minhas são CMK32GX5M2B5600C36 (36-36-36-76 @ 1.25v).

Consegui colocá-las em 6000Mhz com facilidade, sem alterar qualquer outro parâmetro adicional (tensão, latência, etc.) e uso assim há tempos, nunca tive uma única ocorrência de tela azul ou instabilidade no sistema mas posso afirmar que no dia a dia a diferença entre 5600 e 6000Mhz é praticamente imperceptível, só vai aparecer em benchmarks.

Uma pela outra, se as memórias estiverem listadas na página de suporte da placa mãe que pretende comprar não há com que se preocupar, e lembre-se de atualizar a Bios antes do primeiro boot.
Realmente dei uma misturada nas codigos delas, corrigindo a 5600, seria o codigo cmh32gx5m2b5600c36wk.

As latencias 40-40-40-77 são as que constam no proprio site da Corsair. Pode ser que lá tenha algo meio errado.
Segue os links:
5600mhz - https://www.corsair.com/ww/en/p/mem...mhz-c36-memory-kit-white-cmh32gx5m2b5600c36wk
6000mhz - https://www.corsair.com/us/en/p/mem...0mhz-c36-memory-kit-white-cmh32gx5m2d6000c36w

Mas bacana saber que deu certo pra subir a frequencia. Vou partir pra elas tambem.

Pesquisando aqui, vi que os cores no 7900x3d são divididos diferente, e me deu uma desanimada em colocar os R$700,00 a mais no 3900x3D perante o 7800x3D pra jogos. Pois os cores extras seriam para hobbys de renderização. Pelo que vi parece que o 7900X3D ficou meio perdido entre o 7800X3D e o 7950X3D. Não fazendo um serviço tão bom quanto o 7800 pra games e ficando atras tambem do 7950. Uma pena a arquitetura dele ter sido feita assim.
Agora bateu a dúvida novamente do que fazer hahahahaah.. To parecendo o urso do pica pau, sem saber o que decidir

Eu saí de um 9900KF (que é basicamente um 10700K) para o setup da assinatura há alguns meses e estou bem satisfeito, minha última plataforma AMD tinha sido um Athlon 64 lá nas antigas.

Difícil saber o que vale a pena sem conhecer o restante do seu hardware, seus objetivos e o tamanho do seu bolso, se a ideia é jogos o 7800x3d é o que há de melhor atualmente do lado da AMD atualmente mas 7600/7700 também já são bem competentes, mais baratos e irão te dar pelo menos 10% extras de performance, resta saber se vc realmente precisa disso.
to com uma 3080ti.
mas vou pegar uma 4090, o negocio que o cpu é prioridade, quero trocar primeiro. o orçamento vai no 7800x3d, como é so para jogar, foquei nele.

Não posso afirmar que o cooler em questão irá segurar o rojão pois há outros fatores envolvidos (case, temperatura ambiente, etc.) mas creio que o review abaixo pode responder boa parte das suas dúvidas na comparação entre os processadores em si.

Ver anexo 135492
cpu-temperature-gaming.png
7800X3D monstro, sem mais

Fala pessoas.

7800x3d

Achou algo interessante de mobo/memória nesse tempo? Tava cogitando dar um up do 5800x aqui também e pensei no 7800x3D a princípio, mas pela diferença de preço e minha GPU atual + o fato de jogar praticamente sempre em 3840x1600 também tava cogitando até pegar um 7600

To mais em dúvida nas memórias ainda por não saber quais costumam vir com dies bons (só via falarem dos Hynix) pra DDR5, nas DDR4 as Crucial Ballistix por exemplo eram relativamente baratas e boas de OC (Micron E-die garantido), as Samsung B-die mesmo sendo melhores custavam mais que o dobro e não fazia sentido o $ extra nesse caso muitas vezes, não sei se no DDR5 atualmente é uma situação parecida

De mobo eu fiz uma lista um tempo atrás com as que achei disponível nas 3 grandes lojas e outras menores mas as vezes surgiram outras opções nesse tempo, preços variaram etc, e mobo a princípio qualquer uma vai tocar bem, eu focaria mais na conectividade a princípio ou se quiser uma garantia mais longa ir de MSI

Users who are viewing this thread

Voltar