[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, como estão as temperaturas das memórias de vcs?
é pq aqui as minhas no XMP estão esquentando, a temperatura estava dando pico de 63° em jogos coloquei um fan de 140mm apontado pra elas,vamos ver quanto vai melhorar.
Aqui geralmente ficam na faixa dos 50ºC em jogos mais pesados/dias quentes mas quais seriam os valores aceitáveis/máximos? 63ºC é demais?

WC é complicado por isso, aqui o cooler do processador está literalmente em cima delas.

Estava procurando algo do nível de uma Asus TUF Gaming x670e-PLUS WIFI (link da kabum abaixo)
Olhei algumas da MSI e da Gigabyte tb (linha AORUS)

https://www.kabum.com.br/produto/37...Xh3nphm_iu1nVHdEyRB_oC0nhOcn3rTIaAnzgEALw_wcB
Da pra pegar uma MB x670E WIFI com M2 PCIe5 por uns R$2000~R$2200, enquanto que uma MB Intel 13th com M2 PCi5 beira os R$2900, ou seja, com essa diferença de preço (na mb) eu pego o 7800x3D, ja que o foco do PC eh jogos.

A Asus TUF GAMING Z790-PLUS WIFI por exemplo não tem M2 PCIe5, apenas a ROG Strix Z790, que custa acima dos R$3000.

Historicamente as MBs top de linha intel são mais caras que as AMD, parece q isso se mantem.
Se fizer 100% questão de PCIe 5.0 pra SSD e GPU aí só resta olhar alguma B650E ou X670E como opção mesmo, por 2k essa Asus acho que não tá ruim não, dei uma olhada rápida e disponibilidade de modelos ainda tá bem fraca infelizmente

HWtfEu3.png

A diferença de M2 PCIe4 e 5 n existe hj, mas daki 3 ou 4 anos n sei, podemos ter evoluções consideráveis nesse sentido nos próximos anos, eh impressionante o quanto barateou o preço dos NVME nos últimos anos.
Possivelmente sim com DirectStorage pros SSDs ou algo assim mas do jeito que todo jogo vem cagado e sem implementação de coisas mais importantes sei não kkk, eu saí de SSD Sata pra PCIE 3.0 e 4.0 (e ambos com a famigerada DRAM) e sinceramente a diferença é 0 no dia a dia e jogos, só se tiver com cronômetro do lado pra conseguir ver alguma pouca diferença, tirando usos bem específicos eu diria que ainda é extremamente limitado quem vai sentir alguma diferença nisso, de HD pra SSD Sata foi uma mudança gigantesca aqui, daí pra frente nada praticamente, fica mais como uma conveniência quando faço transferências grandes

Pra GPU também por enquanto nada e duvido que mude em só 3-4 anos já que mesmo a 4090 mal tem diferença com 3.0 ou 4.0, talvez em uns 10 anos? No caso quando digo mudar tô dizendo alguma diferença considerável de >5% no mínimo e não 1-2%, apesar que com a mobo por 2k até vale a pena porque o preço não tá tão distante de outras mobos inferiores que são 4.0, tem menos slots M2 e devem ter menos features/conectividade no geral

Acho estranho que essa X670E da Asus esteja "tão barata" considerando que é o chipset high-end da geração e Asus sempre cobra mais caro que outras fabricantes, vai entender :haha:

BkPoOXY.png
Esse é da 3080 >
average-fps_3840-2160.png

Eu costumo ficar bastante com meu setup, então prefiro já ir para DDR5 e tb por isso queria uma MB com M2 PCIe5.

No caso devo ir de 7800x3d mesmo, meu medo eh o mesmo stress com memória q tive no 3700x.
DDR5 está indo bem nos AM5, tenho visto os revisores e outros fóruns onde o pessoal está conseguindo clocks bons, no meu caso eu andei investigando a memória e ela tem certas inconsistências (comprei da China, já viu como é), mas também não sei se é por ser um lote muito recente. Também lembrando que minhas DDR5 são apenas XMP da Intel.
de fato, intel com ddr5 é menos dor de cabeça e pode conseguir mais clock.
eu cogitaria de pegar o 13600K com DDR5, seria uma otima opçao tb.
olha, as minhas memórias foram adquiridas da China e eu descobri que, embora sejam realmente A-die, são de um lote desse ano de 2023 e suas inscrições nos ICs não iguais aos de outros que estão conseguindo overclocks muito robustos e estáveis com tempos bem mais apertados. Além disso, tenho apenas o XMP da Intel nelas.
Pessoal, como estão as temperaturas das memórias de vcs?
é pq aqui as minhas no XMP estão esquentando, a temperatura estava dando pico de 63° em jogos coloquei um fan de 140mm apontado pra elas,vamos ver quanto vai melhorar.
Ao que eu sei, até uns 70°C não é esse problema, elas esquentam mesmo e tem gente pondo ventoinhas quando usam WC. Cheguei a desmontar parcialmente uma e vi que, embora tenha dissipador, ele vem colado com um tipo de adesivo junto aos ICs (chips) e sem ficar bem colocado. Até aproveitei para tentar cobrir melhor os ICs, no entanto, deu na mesma praticamente. Veja se consegue manter estabilidade reduzindo a tensão aplicada nas memórias ou baixe o clock se perceber algum problema, ou use ventoinhas nas memórias.
A diferença de M2 PCIe4 e 5 n existe hj, mas daki 3 ou 4 anos n sei, podemos ter evoluções consideráveis nesse sentido nos próximos anos, eh impressionante o quanto barateou o preço dos NVME nos últimos anos.
é, pode acontecer. Espero ver o tempo de acesso aleatório reduzir, que é onde há gargalo em muitos modelos.
Aqui geralmente ficam na faixa dos 50ºC em jogos mais pesados/dias quentes mas quais seriam os valores aceitáveis/máximos? 63ºC é demais?

WC é complicado por isso, aqui o cooler do processador está literalmente em cima delas.
no HWiNFO64 diz que vai até 95°C, mas parece que até 70°C estaria OK. Havendo percepção de problema tem de fazer como vejo a galera que usa WC: ventoinha na memória.

muitas DDR5 vem com dissipadores colados, o ideal seria ter um tipo de "pregador" de metal fazendo pressão constante como tem alguns poucos modelos. Na minha DDR5 os dissipadores são praticamente enfeites, além disso, descobri que as inscrições identificadoras em papel coladas nela não correspondem ao que há no site da GeIL, é um modelo branco com adesivo do modelo vermelho que também não corresponde a nenhum modelo do mesmo tipo e marca no site da GeIL. As inscrições nos ICs é de A-die parecido, mas não igual, ao de outros SK Hynix. Não sei se é uma falsificação de chips inferiores vendidos como superiores ou um modelo muito recente, já que foram fabricadas em 2023.

cheguei perto de estabilidade com a AGESA 1.0.07c, porém, ainda não passou nos testes mais rigorosos tendo alguns erros e, como gasta muito tempo para ficar testando, achei melhor voltar ao AGESA mais estável para mim e manter como antes, até porque não houve qualquer ganho no desempenho.

Se fizer 100% questão de PCIe 5.0 pra SSD e GPU aí só resta olhar alguma B650E ou X670E como opção mesmo, por 2k essa Asus acho que não tá ruim não, dei uma olhada rápida e disponibilidade de modelos ainda tá bem fraca infelizmente

HWtfEu3.png

Possivelmente sim com DirectStorage pros SSDs ou algo assim mas do jeito que todo jogo vem cagado e sem implementação de coisas mais importantes sei não kkk, eu saí de SSD Sata pra PCIE 3.0 e 4.0 (e ambos com a famigerada DRAM) e sinceramente a diferença é 0 no dia a dia e jogos, só se tiver com cronômetro do lado pra conseguir ver alguma pouca diferença, tirando usos bem específicos eu diria que ainda é extremamente limitado quem vai sentir alguma diferença nisso, de HD pra SSD Sata foi uma mudança gigantesca aqui, daí pra frente nada praticamente, fica mais como uma conveniência quando faço transferências grandes

Pra GPU também por enquanto nada e duvido que mude em só 3-4 anos já que mesmo a 4090 mal tem diferença com 3.0 ou 4.0, talvez em uns 10 anos? No caso quando digo mudar tô dizendo alguma diferença considerável de >5% no mínimo e não 1-2%, apesar que com a mobo por 2k até vale a pena porque o preço não tá tão distante de outras mobos inferiores que são 4.0, tem menos slots M2 e devem ter menos features/conectividade no geral

Acho estranho que essa X670E da Asus esteja "tão barata" considerando que é o chipset high-end da geração e Asus sempre cobra mais caro que outras fabricantes, vai entender :haha:

BkPoOXY.png
Esse é da 3080 >
average-fps_3840-2160.png
Tb acho mais facil termos evolução nos SSD NVME do q em VGA (para aproveitar o PCIe5), jogo Path of Exile e nessa liga eu senti uma baita diferença trocando meu NVME de 2 GB/s pra um de 7 GB/s, loadings do jogo estão mto pesados (cagada dos devs).

Como a tecnologia está aí e eu gosto de comprar equipamento um pouco acima dos mid end ja prefiro ter algo pronto para os proximos anos (minha MB atual eh uma Asus Crosshair VI Hero x370).

Essa TUF Gaming me parece barata realmente, a Asus costuma cobrar mais caro mesmo, mas encontrei MBs semelhantes de outras marcas nessa mesma faixa de preço, n sei pq as MBs intel com M2 PCIe5 custam taoooo mais caro, talvez pq algumas ja vem com Thunderbolt 4 ?

Muito legal essa tabelas e graficos que vc pegou, vai me ajudar mto.

pq não é o modelo top, andaram arrancando o couro, agora que tá caindo.

pq não é o modelo top, andaram arrancando o couro, agora que tá caindo.
Ainda que não seja, a própria X670-P Prime que é modelo inferior (se não me engano), sem WiFi e não é X670E tá praticamente o mesmo preço, essa X670E tá nesses 2k~ há um tempinho já, que é pouca coisa acima até de modelos B650 non-extreme, e pra produtos equivalentes a Asus geralmente tá uns 10% acima de outras fabricantes em preço então é meio estranho de ver uma situação assim, a B650M TUF também tá nos <1400 faz tempo, talvez o preço foi caindo aos poucos lá fora mas só a Asus foi dando uma baixada, não sei kkkk

EDIT: Com cupom PRIMEDAY essa X670E-Plus tá saindo por 1917, not bad

3QI4xYN.png

Última edição:
daqui 3 ou 4 anos já terá PCIe6 ou outra tecnologia nas mobos que o interesse sempre estará pelo novo do momento.

daqui 3 ou 4 anos já terá PCIe6 ou outra tecnologia nas mobos que o interesse sempre estará pelo novo do momento.
Com ctz, mas aí n terá hw pra aproveitar na época, como hj n tem para o PCIe5. Compro hj pra usar do ano q vem+5 anos, essa eh a forma q costumo fazer.

Edit: boletei o 7800x3d e a Asus Tuf Gaming x670E wifi na Kabum, quem estiver em dúvida tem cupom de 5% pro site todo deles KABUM5, isso me empurrou do precipício kkkkkkkkkk. Obs. Esse cupom n aplica no processador pois eh vendido por Gigantec (market place)

Última edição:
Qual processador Ryzen é equivalente ao 13600KF da Intel?

Queria pegar o 13600KF, mas as placas-mãe DDR5 (LGA 1700) estão escassas e caras.

AMD Ryzen Threadripper 7975WX terá 32 núcleos​

Outro SKU do Threadripper recebe um nome.
s2VVydb.jpg

A próxima plataforma Threadripper de próxima geração está inegavelmente no horizonte. Vários vazamentos surgiram, apresentando a mais recente plataforma High-End Desktop (HEDT) da AMD, que é baseada na arquitetura Zen4. Esses vazamentos confirmam coletivamente que a próxima série representará uma atualização substancial em comparação com a série Threadripper 5000 baseada em Zen3.

Essa transformação não se limita apenas às melhorias arquitetônicas; toda a plataforma está preparada para uma mudança significativa em direção aos padrões modernos, incluindo suporte DDR5 e PCIe Gen5. Além disso, essas novas CPUs exigirão um novo soquete, previsto para estrear na série de placas-mães TRX50 .

Já observamos pelo menos dois sistemas de estações de trabalho que empregam essas CPUs: a estação de trabalho HP Z6 G5 e o Dell Precision 7875 . Este último, em particular, apareceu no site de benchmark SiSoftware, apresentando duas configurações de SKU. Um deles possui o Threadripper PRO 7995WX de 96 núcleos , o modelo principal com um impressionante clock de boost de 5,1 GHz, enquanto o outro é o Threadripper PRO 7975WX , agora confirmado para ostentar 32 núcleos.
INv5rta.png

Parece haver uma discrepância na leitura do software do boost clock do 7975WX. No entanto, sugere que o CPU pode vir com um clock base de 4,0 GHz pronto para uso, um pouco inferior ao 7955WX, que oferece 16 núcleos a 4,5 GHz. Em termos de cache, há rumores de que a CPU apresenta 32 MB de cache L2 e 4x32 MB de cache L3.

A leitura de TDP relatada também é provavelmente imprecisa, já que se espera que a nova plataforma Zen4 HEDT exija 350W de potência. No entanto, CPUs com menos núcleos podem ter requisitos de energia um pouco mais baixos, embora certamente não menos do que o SKU Ryzen 9 7950X voltado para jogos.

LgqNEBS.png

A suposta linha agora deverá incluir quatro modelos, abrangendo de 16 a 96 núcleos. É importante notar que nem todas essas peças apareceram nos vazamentos ainda, sugerindo que certos modelos de processador podem ser exclusivos de determinados OEMs ou podem nem fazer parte do plano. No entanto, com configurações que oferecem um máximo de 96 núcleos, a AMD parece preparada para atender a uma ampla gama de necessidades do mercado, potencialmente ainda mais do que com o desktop Ryzen série 7000.

Em relação à data de lançamento, rumores sugerem que a AMD está planejando lançar seu Threadripper de próxima geração no quarto trimestre. Isso implicaria que ainda faltam aproximadamente três semanas (pelo menos) para o lançamento.

z0YORH7.png

Fonte: Sisoftware via @momomo_us

Qual processador Ryzen é equivalente ao 13600KF da Intel?

Queria pegar o 13600KF, mas as placas-mãe DDR5 (LGA 1700) estão escassas e caras.
Equivalente em quê? Só jogos acho que seria o 7700, mas o 13600KF é melhor em multi-core então dependendo do uso pode fazer sentido

Equivalente em quê? Só jogos acho que seria o 7700, mas o 13600KF é melhor em multi-core então dependendo do uso pode fazer sentido
Equivalência em performance.

A build que estou fazendo é voltada para jogos 1080p.

Equivalência em performance.

A build que estou fazendo é voltada para jogos 1080p.
Jogos 1080p então, aí esclarece a questão, é que mesmo desempenho em jogos não quer dizer necessariamente mesmo desempenho pra outras aplicações, um exemplo rápido:

v0ZGeWK.png

Xsh5T61.png

Pensando puramente em jogos um 7600 vai entregar algo muito similar a um 7950x, então pensaria num 7600/7700 a princípio e provavelmente dar uma tunada nas memórias que acabam fazendo uma boa diferença as vezes em cenários CPU-bound, isso assumindo que a GPU vai ter condição de empurrar tanto frame, eu daria uma olhada com calma no desempenho nos jogos específicos que tem em mente mas equivalente em jogos a princípio seria qualquer um Ryzen 7000, já que o desempenho dele em jogos não muda muita coisa de um pra outro, só nos X3D que tem mais diferença mesmo, se tiver condição o 7800x3D é uma boa opção, não fica tão distante em $ do 7700 (do 7600 são uns 1200-1300 reais) até, mas aí é ver se tem necessidade também

Comprei o combo Asus Tuf Gaming x760E-Plus Wifi e Ryzen 7800x3D na Kabum, a placa mãe saiu por R$2022 e a CPU por R$2642.

Agora preciso escolher as memorias, estava pensando em pegar uma 6000 MHz CL36

Alguma sugestão da galera que ja passou pelos perrengues de afinar os timings nessa plataforma nova da AMD ?

Obrigado a todos pela ajuda.

Boa Tarde! Estava pensando em pegar um nr200p max no py, com uma b650i(asus/gigabyte) e ddr5 6000mhz da corsair, alguém sabe dizer se o problema com boot mais lento nos novos ryzen foram resolvidos? Sera que vai esquentar muito por ser itx?

DDR5 está indo bem nos AM5, tenho visto os revisores e outros fóruns onde o pessoal está conseguindo clocks bons, no meu caso eu andei investigando a memória e ela tem certas inconsistências (comprei da China, já viu como é), mas também não sei se é por ser um lote muito recente. Também lembrando que minhas DDR5 são apenas XMP da Intel.

olha, as minhas memórias foram adquiridas da China e eu descobri que, embora sejam realmente A-die, são de um lote desse ano de 2023 e suas inscrições nos ICs não iguais aos de outros que estão conseguindo overclocks muito robustos e estáveis com tempos bem mais apertados. Além disso, tenho apenas o XMP da Intel nelas.

Ao que eu sei, até uns 70°C não é esse problema, elas esquentam mesmo e tem gente pondo ventoinhas quando usam WC. Cheguei a desmontar parcialmente uma e vi que, embora tenha dissipador, ele vem colado com um tipo de adesivo junto aos ICs (chips) e sem ficar bem colocado. Até aproveitei para tentar cobrir melhor os ICs, no entanto, deu na mesma praticamente. Veja se consegue manter estabilidade reduzindo a tensão aplicada nas memórias ou baixe o clock se perceber algum problema, ou use ventoinhas nas memórias.

é, pode acontecer. Espero ver o tempo de acesso aleatório reduzir, que é onde há gargalo em muitos modelos.

no HWiNFO64 diz que vai até 95°C, mas parece que até 70°C estaria OK. Havendo percepção de problema tem de fazer como vejo a galera que usa WC: ventoinha na memória.

muitas DDR5 vem com dissipadores colados, o ideal seria ter um tipo de "pregador" de metal fazendo pressão constante como tem alguns poucos modelos. Na minha DDR5 os dissipadores são praticamente enfeites, além disso, descobri que as inscrições identificadoras em papel coladas nela não correspondem ao que há no site da GeIL, é um modelo branco com adesivo do modelo vermelho que também não corresponde a nenhum modelo do mesmo tipo e marca no site da GeIL. As inscrições nos ICs é de A-die parecido, mas não igual, ao de outros SK Hynix. Não sei se é uma falsificação de chips inferiores vendidos como superiores ou um modelo muito recente, já que foram fabricadas em 2023.

cheguei perto de estabilidade com a AGESA 1.0.07c, porém, ainda não passou nos testes mais rigorosos tendo alguns erros e, como gasta muito tempo para ficar testando, achei melhor voltar ao AGESA mais estável para mim e manter como antes, até porque não houve qualquer ganho no desempenho.
Então, vi em um fórum gringo que era aconselhável deixar abaixo dos 60°
Com o fan ele para nos 55°, mas parece que no HwInfo da uns picos de 63°~64°. baixei o HWmonitor e vamos ver se vai ter o mesmo comportamento. Brinquei um pouco com as memórias e aqui aceitou 8000mhz, porém deu erro no Y-cruncher, mantive os timings e abaixei o clock, 7800 deu erro e 7600 passou com 30 minutos sem erro(depois vou deixar mais tempo). No final de semana vou ver com mais calma e tentar estabilizar ele nos 8000.
lNibHPS.png

edit: acho que era bug mesmo, 2 horas jogando BG3 eas memórias não passaram de 52° no HWMonitor.

Última edição:
Achei aqui um processador que tou querendo na GKInfostore. Não conheço bem a loja, alguém recomenda? E outra, tá mostrando no produto "Em estoque: 3 dias úteis", isso significa que não está a pronta entrega, mas irão receber em breve o produto? É safe comprar assim? Seria por pix.

Achei aqui um processador que tou querendo na GKInfostore. Não conheço bem a loja, alguém recomenda? E outra, tá mostrando no produto "Em estoque: 3 dias úteis", isso significa que não está a pronta entrega, mas irão receber em breve o produto? É safe comprar assim? Seria por pix.
Gkinfo é confiável sim. É sim, parece q vai chegar em estoque em 3 dias. Se o preço estiver bom, eu compraria

Então, vi em um fórum gringo que era aconselhável deixar abaixo dos 60°
Com o fan ele para nos 55°, mas parece que no HwInfo da uns picos de 63°~64°. baixei o HWmonitor e vamos ver se vai ter o mesmo comportamento. Brinquei um pouco com as memórias e aqui aceitou 8000mhz, porém deu erro no Y-cruncher, mantive os timings e abaixei o clock, 7800 deu erro e 7600 passou com 30 minutos sem erro(depois vou deixar mais tempo). No final de semana vou ver com mais calma e tentar estabilizar ele nos 8000.
lNibHPS.png

edit: acho que era bug mesmo, 2 horas jogando BG3 eas memórias não passaram de 52° no HWMonitor.
Aparentemente está estável.
NK3qx1x.png

MpCy6h6.png

Última edição:
Aparentemente está estável.
NK3qx1x.png

MpCy6h6.png
Y-Cruncher não é teste de memória e sim de voltagens mínimas pra controladora e ou CPU (dependendo do teste), pra memória especificamente vc deve rodar um TM5 na preset usmus_v3, pelo menos 25 ciclos (ou Anta777 Extreme1 ou ABSOLUT) ou RAM Test Karhu ou HCI MemTest.

Y-Cruncher não é teste de memória e sim de voltagens mínimas pra controladora e ou CPU (dependendo do teste), pra memória especificamente vc deve rodar um TM5 na preset usmus_v3, pelo menos 25 ciclos (ou Anta777 Extreme1 ou ABSOLUT) ou RAM Test Karhu ou HCI MemTest.
vixi maria da zero pra eu kkk :melior3: Eu sempre usei o TM5(não nesse preset do Usmus), o Y-cruncher que nunca havia usado :haha:

e o seu delid? como está o desempenho?

vixi maria da zero pra eu kkk :melior3: Eu sempre usei o TM5(não nesse preset do Usmus), o Y-cruncher que nunca havia usado :haha:
Kkkkk, é que o TM5 só presta se for nessas 3 presets que citei (o usmus no caso o padrão é 3 ciclos e vc altera pra 25)
e o seu delid? como está o desempenho?
A ferramenta chegou lá na casa do meu irmão em SP, daqui 2 semanas vou buscar e aí fazer o delid, demorou mto pq importei.

Ufa! passou, agora é ver até onde vai esse fclk
A5JieMR.jpg

galera, alguém com problema de lentidão usando ryzen 7 7800x3d tanto no Windows como em jogos?

O PC fica extremamente lento, o movimento das janelas fica lento e os jogos ficam impossíveis de jogar, aqui está um vídeo para demonstrar.

movimentação do mouse fica lenta as janelas tbm, já no warzone fica um latência muito alta ta tipo 120 fps sendo que o normal para esse ryzen seria uns 180-230, o mais estranho que aparece 120fps na tela mas a sensação é de estar em uns 30 fps de tão lagado que ta.

em alguns fóruns como da asus e msi pessoal fala sobre baixar o soc para 1.2v para resolver alguns problemas e tal, já baixei o soc para 1.2v e não resolveu o problema, a única solução até o momento é desabilitar a resizable bar e o Hardware Accelerated GPU Scheduling, sem eles funciona normalmente mesmo com o soc em 1.24v~1.27v

configuração do computador
Ryzen7 7800x3d
X670E-PLUS WI-FI ASUS
XPG Lancer RGB 32 GB (2x16 GB) 6000 MHz DDR5 CL40 - AX5U6000C4016G-DCLARBK
RTX 4070 TI EX GALAX

Agora fica a dúvida, já montei bem uns 3 pcs com ryzen 7 7800x3d e nenhum amigo reclamou desse problema, será se fui premiado com ryzen 7 bugado

Users who are viewing this thread

Voltar