AMD Ryzen Threadripper 7975WX terá 32 núcleos
Outro SKU do Threadripper recebe um nome.
A próxima plataforma Threadripper de próxima geração está inegavelmente no horizonte. Vários vazamentos surgiram, apresentando a mais recente plataforma High-End Desktop (HEDT) da AMD, que é baseada na arquitetura Zen4. Esses vazamentos confirmam coletivamente que a próxima série representará uma atualização substancial em comparação com a série Threadripper 5000 baseada em Zen3.
Essa transformação não se limita apenas às melhorias arquitetônicas; toda a plataforma está preparada para uma mudança significativa em direção aos padrões modernos, incluindo suporte DDR5 e PCIe Gen5. Além disso, essas novas CPUs exigirão um novo soquete, previsto para estrear na série de placas-mães TRX50 .
Já observamos pelo menos dois sistemas de estações de trabalho que empregam essas CPUs: a
estação de trabalho HP Z6 G5 e o
Dell Precision 7875 . Este último, em particular, apareceu no site de benchmark SiSoftware, apresentando duas configurações de SKU. Um deles possui o
Threadripper PRO 7995WX de 96 núcleos , o modelo principal com um impressionante clock de boost de 5,1 GHz, enquanto o outro é o
Threadripper PRO 7975WX , agora confirmado para ostentar
32 núcleos.
Parece haver uma discrepância na leitura do software do boost clock do 7975WX. No entanto, sugere que o CPU pode vir com um clock base de 4,0 GHz pronto para uso, um pouco inferior ao 7955WX, que oferece 16 núcleos a 4,5 GHz. Em termos de cache, há rumores de que a CPU apresenta 32 MB de cache L2 e 4x32 MB de cache L3.
A leitura de TDP relatada também é provavelmente imprecisa, já que se espera que a nova plataforma Zen4 HEDT exija 350W de potência. No entanto, CPUs com menos núcleos podem ter requisitos de energia um pouco mais baixos, embora certamente não menos do que o SKU Ryzen 9 7950X voltado para jogos.
A suposta linha agora deverá incluir quatro modelos, abrangendo de 16 a 96 núcleos. É importante notar que nem todas essas peças apareceram nos vazamentos ainda, sugerindo que certos modelos de processador podem ser exclusivos de determinados OEMs ou podem nem fazer parte do plano. No entanto, com configurações que oferecem um máximo de 96 núcleos, a AMD parece preparada para atender a uma ampla gama de necessidades do mercado, potencialmente ainda mais do que com o desktop Ryzen série 7000.
Em relação à data de lançamento, rumores sugerem que a AMD está planejando lançar seu Threadripper de próxima geração no quarto trimestre. Isso implicaria que ainda faltam aproximadamente três semanas (pelo menos) para o lançamento.
Fonte:
Sisoftware via
@momomo_us