[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
aparentemente consegui estabilizar nos 6400MHz após usar a dica deste fórum de overclock

ainda estou testando, mas já deu para sentir melhor fluidez e os timings ainda são do padrão XMP-II, já os valores de
ProcODT/CaDs/DqDs/DRAM, onde Dq equivale à Data, não foi necessário mexer, assim como os Rtt

detalhe que a dica é melhor usada em placas da Asus e pode não ser fácil achar todo o conjunto em outras placas-mãe.

UMA DICA que dou para quem for comprar AM5 é: prefira 100% as que tenham WiFi porque se quiserem no futuro colocar, o preço dos adaptadores não anda bom e podem sumir ou ficar mais caro, como aconteceu com as placas de som offboard.

Última edição:
Achou algo interessante de mobo/memória nesse tempo? Tava cogitando dar um up do 5800x aqui também e pensei no 7800x3D a princípio, mas pela diferença de preço e minha GPU atual + o fato de jogar praticamente sempre em 3840x1600 também tava cogitando até pegar um 7600

To mais em dúvida nas memórias ainda por não saber quais costumam vir com dies bons (só via falarem dos Hynix) pra DDR5, nas DDR4 as Crucial Ballistix por exemplo eram relativamente baratas e boas de OC (Micron E-die garantido), as Samsung B-die mesmo sendo melhores custavam mais que o dobro e não fazia sentido o $ extra nesse caso muitas vezes, não sei se no DDR5 atualmente é uma situação parecida

De mobo eu fiz uma lista um tempo atrás com as que achei disponível nas 3 grandes lojas e outras menores mas as vezes surgiram outras opções nesse tempo, preços variaram etc, e mobo a princípio qualquer uma vai tocar bem, eu focaria mais na conectividade a princípio ou se quiser uma garantia mais longa ir de MSI
TUF Gaming B650-Plus Wi-fi - R$ 1700 (Terabyte, 1600 sem Wifi na Gkinfostore)

B650-P MSI PRO Wi-Fi - R$ 1700 (1599 na Gkinfostore, Pichau)

B650 PG Lightning - R$ 1700 (GKinfostore, Terabyte, Londritech)

ASRock B650 Pro RS - R$ 1930

Gigabyte B650 Gaming X - R$ 2000 (Terabyte por 2220)

TUF Gaming X670E-Plus - R$ 2100 (Pichau, Terabyte)

ROG Strix B650-A Gaming Wi-fi - R$ 2200 (Terabyte, Gigantec, GKinfostore, ElitePlayer)

Gigabyte B650 Aorus Elite - R$ 2260 (Pichau) ou Aorus Elite AX por 2000 na Gkinfostore (Terabyte, Pichau)

B650 MSI MAG Tomahawk Wi-Fi - R$ 2300 (Pichau, Terabyte, 1920 na Gkinfostore)

ROG Strix B650E-E Gaming Wi-fi - R$ 2900 (Terabyte, 2600 na Gkinfostore)

Tabela de comparação mobos AM5

Buz0Rd9.png

tinha visto antes do feriado por cima.
trabalhei d+ no feriado, agora vou decidir.
valeu pelas infos, vou efetuar a compra hoje, acho que a maioria das mobos, na faixa de 1600 a 2.2k resolvem, agora to na duvida com memoria, pelo que vi por cima, 6000mhz é o sweet spot, e parece que x3d não precisa de memorias tão rapidas, fora que não sei se o EXPO vale a pena ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achou algo interessante de mobo/memória nesse tempo? Tava cogitando dar um up do 5800x aqui também e pensei no 7800x3D a princípio, mas pela diferença de preço e minha GPU atual + o fato de jogar praticamente sempre em 3840x1600 também tava cogitando até pegar um 7600

To mais em dúvida nas memórias ainda por não saber quais costumam vir com dies bons (só via falarem dos Hynix) pra DDR5, nas DDR4 as Crucial Ballistix por exemplo eram relativamente baratas e boas de OC (Micron E-die garantido), as Samsung B-die mesmo sendo melhores custavam mais que o dobro e não fazia sentido o $ extra nesse caso muitas vezes, não sei se no DDR5 atualmente é uma situação parecida

De mobo eu fiz uma lista um tempo atrás com as que achei disponível nas 3 grandes lojas e outras menores mas as vezes surgiram outras opções nesse tempo, preços variaram etc, e mobo a princípio qualquer uma vai tocar bem, eu focaria mais na conectividade a princípio ou se quiser uma garantia mais longa ir de MSI

ja botei no carrinho o cpu e a mobo

Placa Mãe ASUS TUF GAMING B650 PLUS DDR5 AM5 ATX​

agora a duvida é, essa memoria é de boa ?

ja queria ver tudo em um site só pra chegar junto.

Última edição:
Bom comprei
essa mem fala intell, mas da pra ajustar normal amd pelo que vi.

Captura-de-tela-2023-09-10-223704.png

Bom comprei
essa mem fala intell, mas da pra ajustar normal amd pelo que vi.

Captura-de-tela-2023-09-10-223704.png
Minhas memórias também são XMP e isso nunca me incomodou, eu só não teria comprado pentes avulsos mas sendo da mesma loja provavelmente o lote será o mesmo.

Parabéns pela compra, aproveita pra dar uma estudada na função "Bios Flashback" para atualizar a Bios antes mesmo de pregar o processador/cooler em cima, just in case.

Caramba, carinho este 7800x3d. Na Kabum tá R$ 2.469,00
2940 é o preço parcelado, à vista ele tá 2499 que é um pouco mais barato que o da Kabum pra quem não tem prime ou cupom

Minhas memórias também são XMP e isso nunca me incomodou, eu só não teria comprado pentes avulsos mas sendo da mesma loja provavelmente o lote será o mesmo.

Parabéns pela compra, aproveita pra dar uma estudada na função "Bios Flashback" para atualizar a Bios antes mesmo de pregar o processador/cooler em cima, just in case.
EXPO é melhor por ter sido feito teste em laboratório certificando a memória, ou seja, em algum momento, ainda que ocorra um bug e seja necessário um upgrade de BIOS, essa memória terá de funcionar em AM5. Já XMP foi certificada apenas em Intel, sem qualquer garantia na plataforma AM5, então, vai na sorte.

O 7800x3d tá aparecendo pra mim na loja que explode por R$ 2.621,32 a vista (enviado pela Gigantec, recomendam) . Ta valendo o preço? Iria estar saindo de um i5 9600k (irei comprar a placa-mãe nova em seguida).

O 7800x3d tá aparecendo pra mim na loja que explode por R$ 2.621,32 a vista (enviado pela Gigantec, recomendam) . Ta valendo o preço? Iria estar saindo de um i5 9600k (irei comprar a placa-mãe nova em seguida).
Excelente CPU e menor preço no momento já que o da GK por 2500 esgotou, se for pra PC focado em jogos acho uma boa sim, caso também use pra trabalho e/ou se beneficie de mais núcleos talvez seja interessante um Ryzen 7900 ou algum Intel (13600k/13700k), e também a depender do setup completo e resolução que for usar, as vezes até um CPU mais modesto já entrega mais que suficiente

Excelente CPU e menor preço no momento já que o da GK por 2500 esgotou, se for pra PC focado em jogos acho uma boa sim, caso também use pra trabalho e/ou se beneficie de mais núcleos talvez seja interessante um Ryzen 7900 ou algum Intel (13600k/13700k), e também a depender do setup completo e resolução que for usar, as vezes até um CPU mais modesto já entrega mais que suficiente
Vou usar pra game dev também. E 1080p 144hz.

Edit: outro detalhe que me chamou atenção nos testes dessa CPU é o baixo consumo, como eu passo de 12 a 14h no computador (trabalho e diversão), isso teria um impacto grande na conta de luz no fim do mês.

Última edição:
Vou usar pra game dev também. E 1080p 144hz.

Edit: outro detalhe que me chamou atenção nos testes dessa CPU é o baixo consumo, como eu passo de 12 a 14h no computador (trabalho e diversão), isso teria um impacto grande na conta de luz no fim do mês.
144hz acho que mesmo um 7600 entrega na maioria dos casos mas pros jogos mais CPU-bound o 7800x3D pode dar um boost legal tanto nas médias quanto mínimas, e pra gamedev não sei se teria algum benefício do cache extra ao invés de mais cores (ou cores mais rápidos) mas de qualquer forma vai ser um salto bem grande do 9600k pro 7800x3D tanto em single quanto em multi, creio que vai atender muito bem tanto pra trabalho quanto hobby aí, e realmente é um CPU bem eficiente, tranquilo de refrigerar, menos calor gerado no ambiente, menos potência exigida da fonte, só vejo vantagens :haha:

Não precisando de um multi-core absurdo é uma ótima escolha, o 13600kf/13700kf também podem ser interessantes (custo final similar, creio eu), acho que nesse caso sacrificaria um pouco a performance em jogos, a longevidade do AM5 e a eficiência energética em troca de mais desempenho multi-core

144hz acho que mesmo um 7600 entrega na maioria dos casos mas pros jogos mais CPU-bound o 7800x3D pode dar um boost legal tanto nas médias quanto mínimas, e pra gamedev não sei se teria algum benefício do cache extra ao invés de mais cores (ou cores mais rápidos) mas de qualquer forma vai ser um salto bem grande do 9600k pro 7800x3D tanto em single quanto em multi, creio que vai atender muito bem tanto pra trabalho quanto hobby aí, e realmente é um CPU bem eficiente, tranquilo de refrigerar, menos calor gerado no ambiente, menos potência exigida da fonte, só vejo vantagens :haha:

Não precisando de um multi-core absurdo é uma ótima escolha, o 13600kf/13700kf também podem ser interessantes (custo final similar, creio eu), acho que nesse caso sacrificaria um pouco a performance em jogos, a longevidade do AM5 e a eficiência energética em troca de mais desempenho multi-core
Pois é, tou quase fechando essa compra aí. Qual cooler você recomendaria pra esse processador? Vale a pena um WC (n pretendo fazer overclock)? Eu tou querendo pegar logo uma mobo com suporte a ddr5 e pci 5.0, pois pretendo passar muito tempo sem trocar de PC, no máximo fazer upgrade de GPU e CPU. Recomendação de MOBO também é bem-vindo. A coisa importante que vou precisar pra game dev é muita memória, então pensei em 2x32gb ddr5 de 6000mhz (existe isso?)

Foi mal a ruma de pergunta, tou meio por fora de algumas coisas de pc desde 2018/2019.

Caramba, carinho este 7800x3d. Na Kabum tá R$ 2.469,00
nao vale mais a pena pegar o 7900X por 2600,00 na Gigatech ?

Não são todos jogos que se beneficiam do extra cache da linha x3d.

nao vale mais a pena pegar o 7900X por 2600,00 na Gigatech ?

Não são todos jogos que se beneficiam do extra cache da linha x3d.
Pode não ser todos. Mas quando se beneficia o X3D faz o trabalho muito bem.
Se não precisa dos cores extras do 7900x, prefiro muito mais um X3D.

Fala galera, blz?

Estou querendo fzr um up, atualmente estou com um 3700x

Minha dúvida estava entre ir para um i5 12600k ou um 7800x3d

A diferença de preço entre esses CPUs eh grande, mas percebi q uma MB AM5 com slot M2 PCIe5 eh bem mais barata, então acaba saindo qse o mesmo preço no final.

Um receio q eu tenho está em relação às memórias, eu sofro mto com meu 3700x e uma MB x370, sei q chipsets mais novos lidam melhor com isso, como estão os x670E ? Mto problema de compatibilidade com memórias? Vi umas páginas atrás q a galera ainda fica atrás de saber qual die das memórias.

Fala galera, blz?

A diferença de preço entre esses CPUs eh grande, mas percebi q uma MB AM5 com slot M2 PCIe5 eh bem mais barata, então acaba saindo qse o mesmo preço no final.

Um receio q eu tenho está em relação às memórias, eu sofro mto com meu 3700x e uma MB x370, sei q chipsets mais novos lidam melhor com isso, como estão os x670E ? Mto problema de compatibilidade com memórias? Vi umas páginas atrás q a galera ainda fica atrás de saber qual die das memórias.
Indo para AM5 vai ter que comprar DDR5, com o 12600K ainda poderá usar DDR4 e é um excelente processador "CxB".

Com o 7800X3D vai ter melhor performance, porém mais caro, se tiver a $$$$, não tem porque não comprá-lo.

Pois é, tou quase fechando essa compra aí. Qual cooler você recomendaria pra esse processador? Vale a pena um WC (n pretendo fazer overclock)? Eu tou querendo pegar logo uma mobo com suporte a ddr5 e pci 5.0, pois pretendo passar muito tempo sem trocar de PC, no máximo fazer upgrade de GPU e CPU. Recomendação de MOBO também é bem-vindo. A coisa importante que vou precisar pra game dev é muita memória, então pensei em 2x32gb ddr5 de 6000mhz (existe isso?)

Foi mal a ruma de pergunta, tou meio por fora de algumas coisas de pc desde 2018/2019.
AG400/AG500 devem dar conta ou AG620 pra dar uma folga, WC não é necessário a não ser que faça questão da estética, eu prefiro a confiabilidade/durabilidade de um AC se não houver 100% de necessidade de WC

Sobre mobo fiz uma lista tempo atrás com algumas opções, mas vai bastante da conectividade que você precisa que é algo bem pessoal, eu pessoalmente prezo por pelo menos 1 USB-C + header USB-C, SPDIF pras caixas de som e pelo menos 2 M2, quanto aos VRMs qualquer mobo vai tocar o 7800x3D tranquilamente, aí vai de você mesmo, tem gente que quer 3-5 M2, ou quer um codec/amp de som onboard melhor, ou que tenha mais de 4 portas Sata, clear cmos no painel traseiro, preferência por fabricante/bios etc, não tem escolha certa ou errada a princípio, agora um diferencial que talvez seja interessante é que a MSI oferece 3 anos de garantia em mobo e outras fabricantes tem apenas 1

Sobre kits 2x32gb 6000mhz dá pra encontrar sim, mas no 7800x3D acho que não compensa tanto pagar por memórias mais caras, mas depende dos kits que encontrar e da diferença de preços também

Fala galera, blz?

Quais mobos viu e qual era a diferença de preço? Como disseram, se o foco é jogos o 7800x3D vai ser consideravelmente melhor apesar do custo mais alto

Compatibilidade creio que esteja ok porque não vejo reclamação atualmente, no caso eu estava querendo saber se tem uma listagem de dies das memórias não por compatibilidade, e sim porque talvez consigo comprar um kit 4800-5200mhz que venha um die bom e suba lá pros >7000mhz em OC com facilidade, ao invés de pagar um preço maior num kit 5600-6400mhz que talvez não venha um die tão bom, e apesar de ter maior frequência em stock/XMP ficaria pra trás no caso de OC manual, algo parecido com o que se via no DDR4 com as Micron E-die que tinham custo similar a outros chips meia boca, dava pra comprar 3000 CL15 e subir elas pra >4000mhz CL16 (em die monolítico) ou 3800 CL16 com facilidade, enquanto outros kits 3200 CL16/3600 CL18 custavam o mesmo mas nao se saíam tão bem em OC manual

Última edição:
Indo para AM5 vai ter que comprar DDR5, com o 12600K ainda poderá usar DDR4 e é um excelente processador "CxB".

Com o 7800X3D vai ter melhor performance, porém mais caro, se tiver a $$$$, não tem porque não comprá-lo.
Eu costumo ficar bastante com meu setup, então prefiro já ir para DDR5 e tb por isso queria uma MB com M2 PCIe5.

No caso devo ir de 7800x3d mesmo, meu medo eh o mesmo stress com memória q tive no 3700x.

Eu costumo ficar bastante com meu setup, então prefiro já ir para DDR5 e tb por isso queria uma MB com M2 PCIe5.

No caso devo ir de 7800x3d mesmo, meu medo eh o mesmo stress com memória q tive no 3700x.
de fato, intel com ddr5 é menos dor de cabeça e pode conseguir mais clock.
eu cogitaria de pegar o 13600K com DDR5, seria uma otima opçao tb.

Quais mobos viu e qual era a diferença de preço? Como disseram, se o foco é jogos o 7800x3D vai ser consideravelmente melhor apesar do custo mais alto

Compatibilidade creio que esteja ok porque não vejo reclamação atualmente, no caso eu estava querendo saber se tem uma listagem de dies das memórias não por compatibilidade, e sim porque talvez consigo comprar um kit 4800-5200mhz que venha um die bom e suba lá pros >7000mhz em OC com facilidade, ao invés de pagar um preço maior num kit 5600-6400mhz que talvez não venha um die tão bom, e apesar de ter maior frequência em stock/XMP ficaria pra trás no caso de OC manual, algo parecido com o que se via no DDR4 com as Micron E-die que tinham custo similar a outros chips meia boca, dava pra comprar 3000 CL15 e subir elas pra >4000mhz CL16 (em die monolítico) ou 3800 CL16 com facilidade, enquanto outros kits 3200 CL16/3600 CL18 custavam o mesmo mas nao se saíam tão bem em OC manual
Estava procurando algo do nível de uma Asus TUF Gaming x670e-PLUS WIFI (link da kabum abaixo)
Olhei algumas da MSI e da Gigabyte tb (linha AORUS)

Da pra pegar uma MB x670E WIFI com M2 PCIe5 por uns R$2000~R$2200, enquanto que uma MB Intel 13th com M2 PCi5 beira os R$2900, ou seja, com essa diferença de preço (na mb) eu pego o 7800x3D, ja que o foco do PC eh jogos.

A Asus TUF GAMING Z790-PLUS WIFI por exemplo não tem M2 PCIe5, apenas a ROG Strix Z790, que custa acima dos R$3000.

Historicamente as MBs top de linha intel são mais caras que as AMD, parece q isso se mantem.

de fato, intel com ddr5 é menos dor de cabeça e pode conseguir mais clock.
eu cogitaria de pegar o 13600K com DDR5, seria uma otima opçao tb.
Estou dando uma estudada, estou inclinado ao 7800x3D pelo desempenho em jogos e MBs de tecnologia equivalentes serem mais baratas.

Estava procurando algo do nível de uma Asus TUF Gaming x670e-PLUS WIFI (link da kabum abaixo)
Olhei algumas da MSI e da Gigabyte tb (linha AORUS)

Da pra pegar uma MB x670E WIFI com M2 PCIe5 por uns R$2000~R$2200, enquanto que uma MB Intel 13th com M2 PCi5 beira os R$2900, ou seja, com essa diferença de preço (na mb) eu pego o 7800x3D, ja que o foco do PC eh jogos.

A Asus TUF GAMING Z790-PLUS WIFI por exemplo não tem M2 PCIe5, apenas a ROG Strix Z790, que custa acima dos R$3000.

Historicamente as MBs top de linha intel são mais caras que as AMD, parece q isso se mantem.

Estou dando uma estudada, estou inclinado ao 7800x3D pelo desempenho em jogos e MBs de tecnologia equivalentes serem mais baratas.
Na prática M2 PCIe5 para PCIe4 não muda nada, só vai ver diferença nos benchmarks na real.
O conjunto do 7800X3D para foco em jogo em determinadas situações realmente é melhor, particularmente compraria a Asus ProArt X670-E wifi por vir com rede 10Gbe e os roteadores/hubs 10Gbe no Ali estão com preços bons.

Só um adento pra quem está na dúvida do 7800x3D e do 7900x3D (que era meu caso). Apesar da maior quantidade de núcleos do 7900, o projeto dele fez uma divisão de 6+6 no chiplet, sendo que esse "segundo" chiplet não teria V-Cache; ou seja, trabalharia como um 6-core para games, diferente do 7800x3D.

Otherwise, the only deficit here is that as the 7900X3D uses six cores from each chiplet, you have a smaller number of V-Cache enabled cores than the two other X3D chips, resulting in slightly lower performance in games that use up that many cores (normally between 5 and 15%).

Estava bem decidido quanto ao 7900x3D, porem pesquisando a respeito desse projeto dele me deu uma desanimada. Ainda pensando se vale os R$800,00 a mais nele pra hobby de renderização porem com perda de eficiencia em games que é o que mais utilizarei nos tempos vagos. Aí é uma questão de análise particular. Mas fica a observação.

Pessoal, como estão as temperaturas das memórias de vcs?
é pq aqui as minhas no XMP estão esquentando, a temperatura estava dando pico de 63° em jogos coloquei um fan de 140mm apontado pra elas,vamos ver quanto vai melhorar.

Na prática M2 PCIe5 para PCIe4 não muda nada, só vai ver diferença nos benchmarks na real.
O conjunto do 7800X3D para foco em jogo em determinadas situações realmente é melhor, particularmente compraria a Asus ProArt X670-E wifi por vir com rede 10Gbe e os roteadores/hubs 10Gbe no Ali estão com preços bons.
A diferença de M2 PCIe4 e 5 n existe hj, mas daki 3 ou 4 anos n sei, podemos ter evoluções consideráveis nesse sentido nos próximos anos, eh impressionante o quanto barateou o preço dos NVME nos últimos anos.

Users who are viewing this thread

Voltar