[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Agora fica a dúvida, já montei bem uns 3 pcs com ryzen 7 7800x3d e nenhum amigo reclamou desse problema, será se fui premiado com ryzen 7 bugado
Em outros jogos tá normal? CoD é bem bugado por e não deveria ser parâmetro pra nada (minha opinião).

As outras máquinas são exatamente iguais (ao menos CPU, placa mãe e memórias)? O lance do vSoC já foi superado e não deveria ter problema usar até 1.3v, desde que a BIOS esteja atualizada.

Em outros jogos tá normal? CoD é bem bugado por e não deveria ser parâmetro pra nada (minha opinião).

As outras máquinas são exatamente iguais (ao menos CPU, placa mãe e memórias)? O lance do vSoC já foi superado e não deveria ter problema usar até 1.3v, desde que a BIOS esteja atualizada.
as 3 são b650m tuf só a minha que veio x670e tuf wifi, testei no cod pq é jogo que mais usa cpu instalado no pc, após desabilitar o resizable bar voltou ao normal o jogo pegando até 250 fps em lugares fechado.

sobre a BIOS já ta na ultima versão em todos os pcs, todos estão com a mesma ram e gpu.

as 3 são b650m tuf só a minha que veio x670e tuf wifi, testei no cod pq é jogo que mais usa cpu instalado no pc, após desabilitar o resizable bar voltou ao normal o jogo pegando até 250 fps em lugares fechado.

sobre a BIOS já ta na ultima versão em todos os pcs, todos estão com a mesma ram e gpu.

Não rolaria pedir emprestado para alguns deles para comprovar se é o processador ou não.

Acho que você perderia menos tempo e diminuiria o campo de "culpados".

Não rolaria pedir emprestado para alguns deles para comprovar se é o processador ou não.

Acho que você perderia menos tempo e diminuiria o campo de "culpados".
vai ser o proximo passo mesmo.

vai ser o proximo passo mesmo.
certamente é um bug no firmware, tenta reportar no fórum da Asus e da AMD community porque aí podem tentar resolver numa nova atualização. Se fosse o processador você teria o problema o tempo todo, mesmo que zerasse o BIOS. AMD tem uma equipe pequena e um sistema cheio de funções a se perder de vista, ter bugs é algo a se esperar e o problema está sendo o tempo que levam para resolver, como nas DDR5 que ainda funcionam melhor nos modelos EXPO e de menor capacidade.

se conseguir, seria bom anotar quais funções ativou ou desativou para que ocorra o problema e reporte nos fóruns deles. Pegar peça com o pessoal vai apenas consumir tempo, então, mude de jogo ou desligue o que causa o problema.

Então quer dizer que resolveu o problema ? desabilitando o resizable bar ?

galera, alguém com problema de lentidão usando ryzen 7 7800x3d tanto no Windows como em jogos?

O PC fica extremamente lento, o movimento das janelas fica lento e os jogos ficam impossíveis de jogar, aqui está um vídeo para demonstrar.

movimentação do mouse fica lenta as janelas tbm, já no warzone fica um latência muito alta ta tipo 120 fps sendo que o normal para esse ryzen seria uns 180-230, o mais estranho que aparece 120fps na tela mas a sensação é de estar em uns 30 fps de tão lagado que ta.

em alguns fóruns como da asus e msi pessoal fala sobre baixar o soc para 1.2v para resolver alguns problemas e tal, já baixei o soc para 1.2v e não resolveu o problema, a única solução até o momento é desabilitar a resizable bar e o Hardware Accelerated GPU Scheduling, sem eles funciona normalmente mesmo com o soc em 1.24v~1.27v

configuração do computador
Ryzen7 7800x3d
X670E-PLUS WI-FI ASUS
XPG Lancer RGB 32 GB (2x16 GB) 6000 MHz DDR5 CL40 - AX5U6000C4016G-DCLARBK
RTX 4070 TI EX GALAX

Agora fica a dúvida, já montei bem uns 3 pcs com ryzen 7 7800x3d e nenhum amigo reclamou desse problema, será se fui premiado com ryzen 7 bugado

Tenho um 7800X3D + Asus ProArt X670E + ReBAR sempre ativado e nunca vi isso acontecer 😮

Você instalou os últimos drivers de Chipset? Notei que no último driver foi adicionado um serviço de otimização do Cache, anteriormente acredito que esse serviço era destinado apenas aos X3D com 2 CCDs.

5ldlfSc.png

Então quer dizer que resolveu o problema ? desabilitando o resizable bar ?
Sim com ele desabilitado resolve!

Com resizable bar ativando memória em stock ou com expo da esse lag.

Montei tem 1 semana essa máquina na hora que instalei o Windows senti esse lag, instalei os drivers na bios sentei o expo na placa mãe e ficou normal por uns 5 dias com reaizable bar ligado e tal, ontem começou a dar esse problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho um 7800X3D + Asus ProArt X670E + ReBAR sempre ativado e nunca vi isso acontecer 😮

Você instalou os últimos drivers de Chipset? Notei que no último driver foi adicionado um serviço de otimização do Cache, anteriormente acredito que esse serviço era destinado apenas aos X3D com 2 CCDs.

5ldlfSc.png
Tá com último drive sim, percebi essa informação sobre 3d V-cache, qual placa de vídeo você tá usando?

Tá com último drive sim, percebi essa informação sobre 3d V-cache, qual placa de vídeo você tá usando?

Minha VGA é uma MSI RTX 4090 Gaming Trio, as memórias são G.Skill FlareX 6000MTs CL30 EXPO

Você acredita que existe a possibilidade da VGA estar causando esse Lag? Tem mais algo espetado em algum slot PCI-E ou apenas a VGA?

EDIT: Aliás, lembrei de uma coisa, quando vamos habilitar o EXPO nas Asus aparecem as opções EXPO I e EXPO II, li o pessoal aconselhando deixar em EXPO II, pois são carregados todos os presets do fabricante da memória, no EXPO I são carregados apenas os timings primários configurados pelo fabricante da memória, para as configurações restantes são carregados "otimizações" da Asus, que em alguns casos dão problema.

Última edição:
Minha VGA é uma MSI RTX 4090 Gaming Trio, as memórias são G.Skill FlareX 6000MTs CL30 EXPO

Você acredita que existe a possibilidade da VGA estar causando esse Lag? Tem mais algo espetado em algum slot PCI-E ou apenas a VGA?

EDIT: Aliás, lembrei de uma coisa, quando vamos habilitar o EXPO nas Asus aparecem as opções EXPO I e EXPO II, li o pessoal aconselhando deixar em EXPO II, pois são carregados todos os presets do fabricante da memória, no EXPO I são carregados apenas os timings primários configurados pelo fabricante da memória, para as configurações restantes são carregados "otimizações" da Asus, que em alguns casos dão problema.
A placa de vídeo já tenho a um bom tempo usava no kit i5 13600k é uma RTX 4070ti galax e rodava de boa com xmp na época e resizable bar, vou testar com expo II, uma coisa também esse Ryzen 7 7800x3d no teste de cinebench r23 tá pegando 85c com um water cooler corsair h100i pro normal isso mesmo? Jogando baldur's gate 3 tem momentos que chega em 80c.

A placa de vídeo já tenho a um bom tempo usava no kit i5 13600k é uma RTX 4070ti galax e rodava de boa com xmp na época e resizable bar, vou testar com expo II, uma coisa também esse Ryzen 7 7800x3d no teste de cinebench r23 tá pegando 85c com um water cooler corsair h100i pro normal isso mesmo? Jogando baldur's gate 3 tem momentos que chega em 80c.
a Asustek anda pisando na bola com opções automáticas de overclock, e se a gente reclama, ao invés de investigar, dizem que a gente é que não sabe o que está fazendo.

1694940747372-png.2628042

source

bater 100GB/s na DDR5 é top, a placa-mãe também ajuda, o modelo é focado em over na RAM

No 7800X3D eu pego essa temperatura de 84°~86°C com um NH-U12A, cheguei a fazer alguns testes com o PBO mas nada mudou, cheguei até mesmo a testar o ECO Mode de 65W e mesmo assim ele pegou 84°~86°C. No final notei que ele atinge a temperatura de pico (+/- 84°C) antes mesmo de atingir os limites colocados no PBO, sendo o motivo de não fazer diferença alguma mexer nele. No final eu desencanei e sigo usando ele em stock 😄

Agora quanto ao uso do WC eu sinceramente não saberia te dizer se era pra você estar atingindo temperaturas de pico menores 🤔 Tem um outro colega aqui no fórum que usa um 7800X3D, o @cesarkalel , porém assim como eu ele também usa um air cooler pra refrigerar o dele.

Ufa! passou, agora é ver até onde vai esse fclk
A5JieMR.jpg
Boa, isso é o que todo usuário que curte fazer OC na RAM deveria fazer, certificar a estabilidade com testes confiáveis, e não só rodar Aida64 ou sair jogando e falar que tá tudo ok, não é pq não deu tela azul que o OC tá estável, OC instável na RAM corrompe silenciosamente o SO e vc pode ter crashes aleatórios tbm, stuttering, etc.

Boa, isso é o que todo usuário que curte fazer OC na RAM deveria fazer, certificar a estabilidade com testes confiáveis, e não só rodar Aida64 ou sair jogando e falar que tá tudo ok, não é pq não deu tela azul que o OC tá estável, OC instável na RAM corrompe silenciosamente o SO e vc pode ter crashes aleatórios tbm, stuttering, etc.

Indico também ficar de olho no Visualizador de Eventos do windows, as vezes ta crashando coisa que você nem percebe e consequentemente vai "minando" o windows.

a indústria transferiu para o usuário todo o ônus de teste do hardware (e do software faz tempo)

a indústria transferiu para o usuário todo o ônus de teste do hardware (e do software faz tempo)
Não diria que esse é o caso, isso só vale pra OC e a maioria dos usuários não faz isso (só ligam XMP e tchau). Se vc quiser rodar as coisas fora de especificação, aí o ônus de garantir que tá estável é pra ser seu mesmo.

Alguem q tenha water da nzxt, sabe me informar, se o adaptador pra am4 que vem nele, serve pra am5 ? vi que tem a mesma furação, ou só com o adaptador pra am5 mesmo ?

Não diria que esse é o caso, isso só vale pra OC e a maioria dos usuários não faz isso (só ligam XMP e tchau). Se vc quiser rodar as coisas fora de especificação, aí o ônus de garantir que tá estável é pra ser seu mesmo.
XMP ou EXPO são perfis de overclock, embora sejam mais relaxados. O padrão mesmo é ligar o PC e deixar dar boot sem mexer em nada, agora, tem de ver qual clock máximo é dado como suportado. Hoje, no site da AMD, AM5 suporta 5200MTs/MHz. Já tem DDR5 EXPO de 6400MHz e, ao ativá-lo, você está fazendo overclock acima do suportado, daí o fabricante pode até dizer que não dá suporte por problema ocasionado pelo clock da memória.

minhas ddr5 não são suportadas pelo AGESA 1.0.0.7c, ao menos não na Asustek, mesmo o padrão JEDEC não fica estável, se eu vou lá na Asus reportar eles dizem que "essa memória não tem suporte" e que "você não sabe o que está fazendo". Mas já vi pessoas reclamando de memória com EXPO e que sequer está dando boot em placa-mãe da Asustek. Já na AGESA 1.0.0.7a eu consigo chegar em 6200MHz, mas tenho de desligar umas opções bugadas pela Asustek.

é a transferência do risco do negócio para o usuário.

Última edição:
Hoje, no site da AMD, AM5 suporta 5200MTs/MHz
Sim, e em tese se vc colocar um pente EXPO de 5200MHz é pra funcionar sem dores de cabeça.
Já tem DDR5 EXPO de 6400MHz e, ao ativá-lo, você está fazendo overclock acima do suportado
Do mesmo jeito que sempre teve pentes XMP que iam bem acima do padrão suportado nas controladores, tipo aquelas DDR4 4400Mhz, quando nenhuma controladora suporta isso por padrão.
daí o fabricante pode até dizer que não dá suporte por problema ocasionado pelo clock da memória.
Pq esses clocks do EXPO/XMP são as fabricantes das memórias que dizem que funciona, mas elas não tem como garantir que a controladora onde esses pentes irão funciona tão bem quanto. De toda forma, as fabricantes de CPU deixam bem claro qual o suportado, qualquer coisa além disso é por sua conta e risco.

Galera, to pra ir buscar um PC amanhã no paraguai, e to decidindo pegar um 7800x3D + 32GB DDR5 6000 Fury Beast (KF560C40BWAK2-32) + Asus Prime x670-e Pro Wifi.

Mas olhei no reddit e vi varias pessoas com problemas nessa MB alguns meses atrás. Alguem tem alguma opinião pra dar sobre ela? Se foi corrigido apos update de bios e etc. Obrigado

Sim, e em tese se vc colocar um pente EXPO de 5200MHz é pra funcionar sem dores de cabeça.

Do mesmo jeito que sempre teve pentes XMP que iam bem acima do padrão suportado nas controladores, tipo aquelas DDR4 4400Mhz, quando nenhuma controladora suporta isso por padrão.

Pq esses clocks do EXPO/XMP são as fabricantes das memórias que dizem que funciona, mas elas não tem como garantir que a controladora onde esses pentes irão funciona tão bem quanto. De toda forma, as fabricantes de CPU deixam bem claro qual o suportado, qualquer coisa além disso é por sua conta e risco.
5200MHz já é EXPO/XMP? Desempenho é bem inferior nesse patamar, começa a melhorar em 6000MHz.

por conta dessa limitação dos fabs de CPU que os testes deveriam focar no que eles indicam, não nas montadoras de DDR e nas fabs de placa-mãe, que também colocam lá as possibilidades de overclock de memória. Daí o usuário compra uma DDR5 EXPO 7600MHz e não dá boot.

Galera, to pra ir buscar um PC amanhã no paraguai, e to decidindo pegar um 7800x3D + 32GB DDR5 6000 Fury Beast (KF560C40BWAK2-32) + Asus Prime x670-e Pro Wifi.

Mas olhei no reddit e vi varias pessoas com problemas nessa MB alguns meses atrás. Alguem tem alguma opinião pra dar sobre ela? Se foi corrigido apos update de bios e etc. Obrigado
a Asus está pisando feio no tomate podre e ainda rindo nessas novas AGESA 1.0.0.7b e 1.0.0.7c que deveriam suportar EXPO e XMP mais facilmente, ao menos na Gigabyte não vejo tanta reclamação e os revisores estão usando mais Gigabyte ou outras. Mas tem tb quem não encontrou problema algum na Asus, daí é bom pegar memória EXATAMENTE IGUAL ao que a Asus diz suportar.

5200MHz já é EXPO/XMP?
EXPO/XMP é só um conjunto de perfis de configuração salvos no pente, o ponto que é considerado OC/fora do padrão depende da placa mãe e CPU.
Desempenho é bem inferior nesse patamar, começa a melhorar em 6000MHz.
Pra muitas pessoas 5200~5600 tá ótimo, do mesmo jeito que 3200mhz em ddr4 atende de sobra 90% da população.
por conta dessa limitação dos fabs de CPU que os testes deveriam focar no que eles indicam, não nas montadoras de DDR e nas fabs de placa-mãe, que também colocam lá as possibilidades de overclock de memória
Uma coisa não tá clara, vc tá reclamando de quem exatamente? Intel e AMD deixam bem claro quais is limites de frequência suportados. Mobos também, e ainda indicam a partir de qual ponto é considerado OC. Fabricantes de memórias só indicam o suportado e qual perfil máximo ela contém.

Qual das 3 acima vc tá reclamando e queria que mudassem?
Daí o usuário compra uma DDR5 EXPO 7600MHz e não dá boot.
Aí ele vacilou por não checar compatibilidade, oras. Fazendo uma comparação mais extrema, é a mesma coisa que a pessoa comprar uma mobo AM5 e querer espetar uma CPU intel pq não verificou a compatibilidade.

5200MHz já é EXPO/XMP? Desempenho é bem inferior nesse patamar, começa a melhorar em 6000MHz.

por conta dessa limitação dos fabs de CPU que os testes deveriam focar no que eles indicam, não nas montadoras de DDR e nas fabs de placa-mãe, que também colocam lá as possibilidades de overclock de memória. Daí o usuário compra uma DDR5 EXPO 7600MHz e não dá boot.

a Asus está pisando feio no tomate podre e ainda rindo nessas novas AGESA 1.0.0.7b e 1.0.0.7c que deveriam suportar EXPO e XMP mais facilmente, ao menos na Gigabyte não vejo tanta reclamação e os revisores estão usando mais Gigabyte ou outras. Mas tem tb quem não encontrou problema algum na Asus, daí é bom pegar memória EXATAMENTE IGUAL ao que a Asus diz suportar.
Entendi.
É que quando monteu meu 3900x eu fui de x570 Aorus Elite (se nao me engano) e tive alguns problemas na Bios. Devolvi e peguei uma x570 Strix que funcionou como uma luva. Nunca incomodou.

Problema é que to montando uma build branca e isso limita (E MUITO) as opções. Memoria 6000 EXPO brancas ta praticamente impossível encontrar no paraguai.
Essa memoria em particular está na lista da MB no site, trabalhando em 6000mhz XMP. Não sei na prática quais seriam os benefícios de memorias EXPO (parei no tempo dos ryzen 3xxx). Não sou MEGA entusiasta e mestre de OC. Admiro quem domina sobre Overclock, mas sinceramente já to meio velho e meio sem saco pra ficar virando mil testes disso, a não ser que realmente traga benefícios sólidos no dia a dia.

EXPO/XMP é só um conjunto de perfis de configuração salvos no pente, o ponto que é considerado OC/fora do padrão depende da placa mãe e CPU.

Pra muitas pessoas 5200~5600 tá ótimo, do mesmo jeito que 3200mhz em ddr4 atende de sobra 90% da população.
notebook e minipc, que não tem muita refri e nem dá para mexer no BIOS, pq pode nem ter como.

Uma coisa não tá clara, vc tá reclamando de quem exatamente? Intel e AMD deixam bem claro quais is limites de frequência suportados. Mobos também, e ainda indicam a partir de qual ponto é considerado OC. Fabricantes de memórias só indicam o suportado e qual perfil máximo ela contém.

Qual das 3 acima vc tá reclamando e queria que mudassem?
falei dos revisores, tem muitos que já vão direto no OC

Aí ele vacilou por não checar compatibilidade, oras. Fazendo uma comparação mais extrema, é a mesma coisa que a pessoa comprar uma mobo AM5 e querer espetar uma CPU intel pq não verificou a compatibilidade.
aí vc fala: compra uma memória EXPO para AMD e XMP para Intel, exatamente o que está escrito na embalagem dessa 7600MHz. Se você lembrar de especificar mais, como o limite de clock, daí a pessoa esquecer disso, pode ser o problema ou vc nem menciona outro limite.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi.
É que quando monteu meu 3900x eu fui de x570 Aorus Elite (se nao me engano) e tive alguns problemas na Bios. Devolvi e peguei uma x570 Strix que funcionou como uma luva. Nunca incomodou.

Problema é que to montando uma build branca e isso limita (E MUITO) as opções. Memoria 6000 EXPO brancas ta praticamente impossível encontrar no paraguai.
Essa memoria em particular está na lista da MB no site, trabalhando em 6000mhz XMP. Não sei na prática quais seriam os benefícios de memorias EXPO (parei no tempo dos ryzen 3xxx). Não sou MEGA entusiasta e mestre de OC. Admiro quem domina sobre Overclock, mas sinceramente já to meio velho e meio sem saco pra ficar virando mil testes disso, a não ser que realmente traga benefícios sólidos no dia a dia.
todo fabricante tem placas melhores, as mais caras, as intermediárias, que ficam no meio termo de usabilidade, e as de baixo custo, que podem ter mais problemas. Já tive Gigabyte de baixo custo com muita dor de cabeça junto, enquanto modelos topo de linha funcionavam bem.
e eu queria montar um gabinete full tower, mas é o menos disponível e mais caro. E 6000MHz já é overclock em DDR5 tanto AMD quanto Intel

Última edição:

Faça o update de BIOS para a última versão via BIOS Flashback antes de ligar o sistema com a CPU, algumas BIOS antigas fritam processadores. Houve até um caso recente desses no fórum, um colega montou um AM5 e o ligou sem fazer update de BIOS antes... o CPU fritou 😟 No seu caso é imperativo que faça o update, uma vez que os X3D são conhecidos por serem até mais sensíveis as tensões exageradas no VSOC das BIOS antigas.

Users who are viewing this thread

Voltar