[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
seria bom ver isso comparativamente, mas já tinha visto placas menos robustas em modelos fabricados nacionalmente, geralmente os mais baratos são feitos aqui

na verdade, sim. Tem opções ocultas de overclock que você não tem acesso devido o modelo se mais modesto. Um colega aqui do fórum apontou uma opção da placa dele que não tenho, sendo que a minha é da mesma série Rog. O fabricante prefere nem corrigir o problema, faz uma estatística, apura o lucro e deixa de produzir o produto. E ainda tive de fuçar muito até achar uma opção de overclock que fica ativa por default, justamente uma que afeta negativamente o IOD.
TUF (incluindo) para baixo (Prime) vai que tem no max 4 layers, enquanto as importadas são de 8 a 12 layers.
A qualidade da solda é vizivel a rebarba, o Slot do PCIe se forçar um pouquinho sai na mão, os conectores de memoria nao tem aquele click suave no encaixe, plastico chines comprado na 25 de marçoem SP.

Tive uma TUF madeinManaus (vem um folhetinho na caixa) e uma ROG Strix -E, são de outros universos, e antigamente, nao muito tempo atras, nao eram assim tao diferentes, começou no made Manaus.

Pessoal, qual a lógica de uma Gigabyte b650m aorus elite custar aproximadamente 1599 reais, enquanto a aorus elite ax custas 2399? Existe alguma outra diferença na placa-mãe fora o wifi? Não é possível que custe quase mil a mais apenas por conter wifi...
Entre a B650M Aorus Elite e a B650M Aorus Elite AX é só o WiFi/BT sim, sobre o preço é algo que acontece sabe-se lá porque, provavelmente porque as pessoas ainda compram nesse valor mas já custou menos, assim como tem a versão Atx por 2000 por exemplo, negócio é olhar com calma

TUF (incluindo) para baixo (Prime) vai que tem no max 4 layers, enquanto as importadas são de 8 a 12 layers.
E onde achamos essas comparações? Como contou as camadas?

Não justifica pois só muda o Wi-Fi mesmo.

Precisa ser mATX? Vi a B650 Aorus Elite AX por 2199... tem VRM melhor, 3 slots M.2 e talvez mais algumas firulinhas.

A planilha que o colega acima postou é muito útil pra comparar esse tipo de coisa.

Valeu pelo feedback, tem que ser m-atx mesmo, não tenho necessidade de muitos slots de SSD ou pci-e, preciso mais de pc compacto.

Ou seja, culpa do fabricante de qqer forma, não faz sentido uma opção dessa estar ativa pra quem quer rodar o sistema no modo default, exatamente pq nao entendem mto do q está ali, não como os outros fabricantes fazem em relação a isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo, mas não quero testar por 7 dias pra nao atrapalhar a loja, assim mantem os lacres originais e sem sinais de uso, dessa forma não prejudico a Kabum.
troca por uma MSI, ao menos a garantia deles é internacional e devolvem o dinheiro investido (ao menos até onde tinha visto quem fez RMA). Mas isso não quer dizer que a MSI seja um doce, é a Asus que nos ignora aqui.

No forum de "assistência" da Asus tem ao menos dois casos recentes onde memórias EXPO não se deram bem com as AGESA 1007 a/b. Incluindo um que comprou um modelo caro: 2 x cmt32gx5m2x6400c38 (X670E-E não inicializa quando eu ativar o EXPO) que é da Corsair. A solução é regredir na versão da BIOS.

A qualidade da solda é vizivel a rebarba, o Slot do PCIe se forçar um pouquinho sai na mão, os conectores de memoria nao tem aquele click suave no encaixe, plastico chines comprado na 25 de marçoem SP.

Tive uma TUF madeinManaus (vem um folhetinho na caixa) e uma ROG Strix -E, são de outros universos, e antigamente, nao muito tempo atras, nao eram assim tao diferentes, começou no made Manaus.
e saiba que isso aí é sem pagar impostos, tem subsídios fiscais para a placa poder ser competitiva no mercado.

troca por uma MSI, ao menos a garantia deles é internacional e devolvem o dinheiro investido (ao menos até onde tinha visto quem fez RMA). Mas isso não quer dizer que a MSI seja um doce, é a Asus que nos ignora aqui.
Boa, n sabia q MSI dava garantia internacional, acho q são 3 anos neh.

E onde achamos essas comparações? Como contou as camadas?
Antigamente eles anunciavam a quantidade de layers e se ver de lado, é igual compensado, dá para contar.

Se pegar uma mobo Manaus e uma importada, a nacional é uma folha sulfite, a importada é grossa e pesada.

Boa, n sabia q MSI dava garantia internacional, acho q são 3 anos neh.
olhei agora o fórum da MSI e as reclamações são iguais, travamentos e boot que não sobe e etc. Nem toda memória vai ficar de boas ainda nessa AGESA. Será que tem alguém que fez rma na MSI e confirma como anda a garantia? Se bem que podem mudar sei lá quando.
e gostei que eles já informam um link para postar sobre bugs.
Antigamente eles anunciavam a quantidade de layers e se ver de lado, é igual compensado, dá para contar.

Se pegar uma mobo Manaus e uma importada, a nacional é uma folha sulfite, a importada é grossa e pesada.
tá aí uma coisa que a Asus poderia demonstrar

tá aí uma coisa que a Asus poderia demonstrar
Em alguns modelos eles informam no site, por exemplo para Intel ROG B670-F diz 6-layer PCB, já AMD ROG B650E-E já é 8-layer.

Aqui em casa tenho uma TUF H670-Pro (Manaus) e ROG Strix B760-F (importada), é nítido a diferença da espessura.

Garantia da MSI só cobre produtos comprados no Brasil, mas são 3 anos sim, inclusive para placas mãe.
bom saber, pensei ter visto alguém comprar de fora e ter garantia aqui, mas vai que dá ruim.

mNjEXWl.jpg

qqWxnNE.jpg

rcOE6EB.jpg

WD8WmV5.jpg

tudo junto aqui

Última edição:
bom saber, pensei ter visto alguém comprar de fora e ter garantia aqui, mas que dá dá ruim.

mNjEXWl.jpg

qqWxnNE.jpg

rcOE6EB.jpg

WD8WmV5.jpg

tudo junto aqui
Tava dando uma boa olhada nas comparações de MBs, essa Rog Strix B650E tem uma configuração mto boa pra quem precisa de conectvidade interna no PC (mtos slots PCIe e M.2), outra opção seria a Asrock Taichi, mas essa tem menos conexões internas e USB4 externamente, ai vai da necessidade de cada um.

A Taichi Lite sim é um custo beneficio absurdo, mas n encontrei no Brasil, ela eh exatamente igual a Taichi "normal" mas sem alguns heatsinks e menos bonita, custando uns 25% menos. Se tivesse no Brasil deveria custar algo perto de R$2000.

Tava dando uma boa olhada nas comparações de MBs, essa Rog Strix B650E tem uma configuração mto boa pra quem precisa de conectvidade interna no PC (mtos slots PCIe e M.2), outra opção seria a Asrock Taichi, mas essa tem menos conexões internas e USB4 externamente, ai vai da necessidade de cada um.

A Taichi Lite sim é um custo beneficio absurdo, mas n encontrei no Brasil, ela eh exatamente igual a Taichi "normal" mas sem alguns heatsinks e menos bonita, custando uns 25% menos. Se tivesse no Brasil deveria custar algo perto de R$2000.
comprei a Asus por falta, não por gostar. Felizmente esse modelo se encaixou nas minhas necessidades e haviam me indicado Asus em outra ocasião. Iria pegar a MSI carbon

Bom dps de mt trabalho, montei tudo bonitinho, mas sem testar, e não deu power, desmontei TUDO, 2 horas, botei na mesa separado, e foi, memoria deu pau, n queria funcionar, dps de muitas horas, remontei tudo, windows 0km, está voando, fiz só um teste rapido pq to podre, mas no dota2, na hora do apocalipse, 10 nego na tela com todas skills saindo, o 10700k tem drop de 70 fps, o 7800x3d literalmente não cai de 200 nunca, surreal a diferença.

Das B650E o pessoal na gringa esta falando muito bem da Gigabyte Tachyon pra brincar com as memórias..

Das B650E o pessoal na gringa esta falando muito bem da Gigabyte Tachyon pra brincar com as memórias..
Pena que essas MBs n chegam aqui, e quando chegam eh por valores absurdos.

Bom hoje testei com calma melhor, e sinceramente não esperava que a dif fosse tão grande, 10700k é um core2duo perto dessa CPU.

BF2042 aonde estava me dando media de 70-90 fps 128 players, e 100% usage no cpu e 60% na gpu, me da 200 FPS agora com 70% usage. no cpu e 100% na gpu.

forza horizon 5 tbm tinha drops de 70% na 3080ti, agora é 99% all time.

O cpu é absurdamente mais rapido, bem satisfeito.

Bom hoje testei com calma melhor, e sinceramente não esperava que a dif fosse tão grande, 10700k é um core2duo perto dessa CPU.

BF2042 aonde estava me dando media de 70-90 fps 128 players, e 100% usage no cpu e 60% na gpu, me da 200 FPS agora com 70% usage. no cpu e 100% na gpu.

Como ficou quanto a temperatura e consumo médio? E também o cooler/gabinete que está usando

Qual resolução? Muitos settings custom ou tudo no talo? Errei bonito, achei que a diferença seria muito menor, mas essa diferença aí me parece até mais insana que o colega lá do FHD + 5800X3D.

Não sei se ja postaram aqui, imagino que sim, mas no documento abaixo (excel) tem os detalhes de cada placa para cada chipset AM5, ali você vai encontrar as diferenças certinho.

Gostei muito de ver placas-mãe de entrada (A620) com codec de áudio decente (Realtek ALC897), uma grata surpresa. Um baita upgrade em relação às mobos AM4, onde mesmo modelos de chipsets intermediários (B350, B450 e B550), era comum encontrar codecs low-end, como o ALC887 e ALC892 (codec da minha).

Junto com VRMs melhores, chips de BIOS com maior capacidade e o recurso do BIOS flashback, dá para entender (em parte) porque o preço médio das mobos AM5 subiu em relação às AM4. Faz sentido a observação de que as fabricantes não levavam a sério plataforma AM4 nas primeiras gerações do Ryzen, que só mudou com o ganho de market share e mindshare.

Boa! Fiz upgrade similar (9900KF -> 7900) e mesmo com um processador que não é o mais indicado para jogos a diferença foi brutal.
Bem vindo ao clube :vai:

Qual resolução? Muitos settings custom ou tudo no talo? Errei bonito, achei que a diferença seria muito menor, mas essa diferença aí me parece até mais insana que o colega lá do FHD + 5800X3D.
BF2042 com 128 cabeça é puxado, aqui o uso de CPU caiu pela metade e praticamente dobrou o framerate na 4070 Ti, jogo no Ultra em um monitor 1440p @ 155hz.
Antes ficava flutuando nos 80-100 fps como o @SkyHakuu comentou, hoje limito em 152 fps então é normal o uso de GPU até descer por conta disso :mr2:

testei no meu full hd 240hz, preset high 200 fps all time, preset maximo fica 160, sem dlss.
Mas normalmente jogo no meu ultra wide 34 120hz, provavelmente vai ficar cravado no refresh do monitor agora o fps, muito bom, pq drop pra 70 fps com o 10700 era horrível, testei fortnite com lumen tbm, outra coisa, fica 100% fluido, antes era cheio de mini stuter travadinha, agora o jogo roda igual manteiga.

Pessoal, uma dúvida.

Eu tenho 3 NVMe aqui, um deles uso Linux e tenho outro pra arquivo.
Se meu código que ta no NVMe 1 precisar acessar o arquivo que ta no NVMe 2, tem algum bottleneck? Ou da na mesma que manter o arquivo no mesmo disco?

Pessoal, uma dúvida.

Se meu código que ta no NVMe 1 precisar acessar o arquivo que ta no NVMe 2, tem algum bottleneck? Ou da na mesma que manter o arquivo no mesmo disco?

Vai depender do tamanho do arquivo e do que efetivamente vc vai fazer com ele mas sendo NVMe de ambos os lados provavelmente a diferença estando 'lá' ou 'cá' é quase irrelevante.

Vai depender do tamanho do arquivo e do que efetivamente vc vai fazer com ele mas sendo NVMe de ambos os lados provavelmente a diferença estando 'lá' ou 'cá' é quase irrelevante.
São arquivos grandes no geral, alguns de 1~2 GB, outros de até 25~30 GB

Pessoal, uma dúvida.

Não vai ter diferença, até pq o seu código no NVMe 1 vai ser carregado pra RAM durante a execução, e da RAM que ele vai fazer a leitura do que tá no NVMe 2.
A bronca maior é se seu NVMe 2 estiver formatado como NTFS ou algo assim, aí vai ter problemas por ineficiência do sistema de arquivos mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar