Foi numa Gigabyte X670 Gaming X AX + 7900X, o caso foi este aqui
[DÚVIDA] Problemas ao instalar kit novo
que chato! pensei que precisava rodar algum programa de teste para isso acontecer porque não vi falando que basta ligar e já dar pane. Mas podem ter feito algum teste e nem relataram. Conseguiram reaver os valores? porque isso é um defeito oculto e o vendedor nem vai querer saber, mas os fabricantes são responsáveis sim ou deveriam ter recolhido o produto.
Isso vem dessas configurações de Overclock das placas-mãe, o padrão de overclock da AMD funciona bem, nem precisa dessas opções adicionais das placas-mãe e que acabam enviando mais tensão e corrente que o necessário, daí o transístor aquece rapidamente e o sistema de segurança, ao invés de ser ativado, é bloqueado e mais corrente e tensão é enviada até queimar.
Eu comprei um 7800x3D e uma Asus Tuf Gaming x670e Plus
Chegou esse fds e ainda nem tirei da caixa, ja estou pensando em devolver...
Li reviews antes de comprar e tds falando bem da placa, mas qdo fui ver comentarios de compradores na Newegg e Amazon EUA deu pra ver q essa MB tem problemas serios de compatibilidade com RAM, mtaaaaa gnt com problemas, boots de 30 s ou mais.
Vi algumas pessoas com problemas de resfriamento por causa do boot demorado, a placa demorando 30s pra dar boot e sem ligar as ventoinhas do cooler, causando sobre aquecimento do CPU nesse tempo, entrando em boot loop (problema ridiculo na bios)
Acho q vou ir de ASROCK B650E Taichi, placa um pouquinho mais cara mas mto melhor pelo q andei pesquisando.
é que cada fabricante fez de um jeito e nem todos testaram direito, com todas as possibilidades, por isso falo que a gente acaba testando um produto inacabado cada vez mais.
essa demora no boot é nas primeiras vezes, trata-se do sistema testar internamente quais configurações estão dando certo, chamam isso de "treino". Esse treino não é perfeito e podemos também configurar manualmente, se souber o que está fazendo ou houver um sistema de memória e placa-mãe ou ao menos a memória onde alguém já testou com êxito. E essas DDR5 são tão diferentes que o resultado positivo de uma pessoa não implica que você obterá o mesmo desempenho e estabilidade, isso porque não basta apenas ser o mesmo modelo, mas tem de ter o mesmo IC - circuito integrado, em inglês.
as minhas memórias de 32GB não são compatíveis com as AGESA 1007c e 1007b, apenas com a 1007a. Reportei na Asus e especifiquei exatamente o tipo de IC, mas não sei se vão dar atenção ou o suporte vá melhorar, isso porque a maioria testa duas de 16GB e não 2x 32GB como eu.
Ainda nem comprei pente de memoria, na vdd estou pensando em devolver a placa por desistencia mesmo, não to afim de ter dor de cabeça, a loja NAO VAI aceitar garantia por incompatibilidade de memoria ou demora em boot, garanto isso pra vc.
A ultima bios pode ter resolvido sim, tem reclamações novas e antigas, mas fico ressabiado, aparentemente essas MBs supostamente baratas da Asus parecem estar com mtos problemas de bios.
seguinte, a AGESA 1007a é mais suave, porém é a menos compatível com certas DDR5 de clocks mais elevados, e até 5200MHz ela leva bem, para os 4800MHz e quase certo que vai funcionar, ainda que tenha de fuçar nos timings. Já as novas 1007b e 1007c são mais agressivas, ao menos na Asustek estão sendo mais instáveis em ICs de 32GB, mas 16GB parece funcionar relativamente bem e tem gente até aqui nos 7600MHz, não sei se estável ainda em tudo, e no fórum de overclock (
https://www.overclock.net/threads/a...aily-memory-stability-thread.1800926/page-433) você pode acompanhar.
pegando uma EXPO já é de boa ajuda, se pegar uma dentro da linha de testes do fabricante, as chances de dar problema são nulas.
para você ter noção, eu tenho uma placa-mãe z97 da Gigabyte que tem uma conexão M.2, no suporte desse fabricante diz que é possível usar um NVME nessa conexão, mas o que eles testaram não encontrei, e também não vi ninguém na internet testando, então comprei um modelo bem superior em velocidade e o instalei pensando que, se não desse certo, ao menos poderia usar no futuro. O sistema deu boot normal, reconhecendo o NVME com velocidade limitada à banda máxima do M.2 dessa placa z97, daí eu instalei o Windows 10 e usei por bom tempo.
Não acho que seja motivo para preocupação e em seu lugar não devolveria.
Essa questão do boot demorado já foi resolvido há tempo, ocorre apenas em situações bem específicas (no primeiro boot após atualizar a bios ou após fazer alterações nas configs de memória por causa do memory training), estou com minha plataforma montada desde abril/maio e no dia a dia o boot é super rápido.
Não menos importante, no fórum já tivemos relatos de várias marcas, não dá pra jogar pedra apenas nas Asus, e se ficar olhando demais a literatura vc acaba não comprando nada.
verdade, na newegg a maioria é usuário que não se informa direito, isso é bom no lado de ver se a coisa tá fácil de funcionar. Mas se levar em consideração somente as notas ruins, não se compra nada, tudo é cheio de problemas.