Já começou o xororo do AM5 ?…Piada isso né, 50ºC para 150MHz a mais? Ta de sacanagem AMD, 50ºC aqui no nordeste não fica nem meu CPU em idle, e olhe que ele nem é tão potente assim :v
rsss
Já começou o xororo do AM5 ?…Piada isso né, 50ºC para 150MHz a mais? Ta de sacanagem AMD, 50ºC aqui no nordeste não fica nem meu CPU em idle, e olhe que ele nem é tão potente assim :v
A lista obviamente não é final e também devemos ressaltar que o AGESA 1.0.0.1 Patch H da AMD não é o BIOS mais recente para CPUs Ryzen 7000. Os fornecedores de placas-mãe devem apresentar o AGESA 1.0.0.2 no lançamento para suas placas-mãe X670E, X670, B650E e B650. O novo BIOS também receberá seu quinhão de patches antes que os fornecedores comecem a migrar para o 1.0.0.3. Será uma jornada semelhante para a AGESA como vimos na plataforma AM4, então esteja preparado e saiba que haverámuitasotimizações de DRAM, CPU e plataformaMUITOS BUGS chegando ao AM5 nos próximos meses (e anos).![]()
Sei que vou ser crucificado aqui, mas é evidente que ainda falta um certo refinamento na plataforma AMD, pois há bugs e chateação (como ajustar timings de memória e futricar com PBO) que simplesmente não existem no ecossistema Intel.Sei lá, tem muito AMDista que diz que o Zen4 colocou a última pá no Intel.
Eu sou mais conservador, sempre tem muito bug nos lançamentos iniciais da AMD.
Com certeza vai ter muita gente feliz no day 1, mas também vai ter uma galera enorme sofrendo horrores com diversos paus, bugs e o escambau,...
Eu esperaria uns 6 meses para comprar.
Sei que vou ser crucificado aqui, mas é evidente que ainda falta um certo refinamento na plataforma AMD, pois há bugs e chateação (como ajustar timings de memória e futricar com PBO) que simplesmente não existem no ecossistema Intel.
Problemas como desconexões de dispositivos USB em chipsets com PCIe 4.0 (série 500) e microtravamentos com fTPM ativado, que a AMD meio que varreu para debaixo do tapete, pois até hoje não foram solucionados 100% de acordo com relatos pela internet, são inadmissíveis.
Espero que a plataforma AM5 seja mais madura nesse sentido e seja 100% plug and play como é na Intel. Eu não tive qualquer problema com meu humilde Ryzen de 2ª geração, mas se eu enfrentasse os problemas mencionados sem garantia de uma solução definitiva, mudaria pro lado azul e não compraria nunca mais AMD.
A GENE ficaria maravilhosa num Lian Li Air Mini com water-cooler customPlacas-mãe ASUS X670E, X670, B650E e B650 listadas na tabela de BIOS AGESA.
![]()
ASUS prepara pelo menos 22 placas-mãe AMD X670E, X670, B650E e B650 para CPUs Ryzen 7000
A partir de agora, a ASUS está trabalhando em pelo menos 22 placas-mãe para CPUs Ryzen 7000, incluindo 9 produtos da série B650(E) e 13 da série X670(E). A lista completa de placas-mãe, juntamente com o BIOS mais recente disponível, é a seguinte:
Placas-mãe ASUS X670E e X670:
Placas-mãe ASUS B650E e B650:
- ROG Crosshair X670E Extreme
- ROG Crosshair X670E HERO
- ROG Crosshair X670E GENE
- Proart X670E Creator WIFI
- ROG STRIX X670E-I Gaming WIFI ( 0423 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- ROG STRIX X670E-E Gaming WIFI
- ROG STRIX X670E-F Gaming WIFI
- ROG STRIX X670E-A Gaming WIFI
- TUF Gaming X670E-PLUS WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- TUF Gaming X670E-PLUS ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- PRIME X670E-Pro WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- PRIME X670-P WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- PRIME X670-P ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- ROG STRIX B650E-E Gaming WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- ROG STRIX B650-I Gaming WIFI
- ROG STRIX B650-A Gaming WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- TUF Gaming B650-PLUS WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- TUF Gaming B650-PLUS ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- TUF Gaming B650M-PLUS WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- TUF Gaming B650M-PLUS ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- PRIME B650-PLUS ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
- PRIME B650M-A WIFI ( 0421 AGESA 1.0.0.1 Patch H )
![]()
A lista obviamente não é final e também devemos ressaltar que o AGESA 1.0.0.1 Patch H da AMD não é o BIOS mais recente para CPUs Ryzen 7000. Os fornecedores de placas-mãe devem apresentar o AGESA 1.0.0.2 no lançamento para suas placas-mãe X670E, X670, B650E e B650. O novo BIOS também receberá seu quinhão de patches antes que os fornecedores comecem a migrar para o 1.0.0.3. Será uma jornada semelhante para a AGESA como vimos na plataforma AM4, então esteja preparado e saiba que haverá muitas otimizações de DRAM, CPU e plataforma chegando ao AM5 nos próximos meses (e anos).
As placas-mãe AMD X670E e X670 chegarão às lojas no dia 27 de setembro, enquanto as placas-mãe B650E e B650 estarão disponíveis a partir de 10 de outubro.
Ficaria mesmo ainda mais com WC custom de preferência o bloco cromado pra combinar!A GENE ficaria maravilhosa num Lian Li Air Mini com water-cooler custom
BTW será um caos com o AGESA como eu temia
Um dia quem sabe, algo nesse estiloFicaria mesmo ainda mais com WC custom de preferência o bloco cromado pra combinar!
Um dia quem sabe, algo nesse estilo
Pois é, e ultimamente a EK perdeu a noção dos preços, virou a Apple da refrigeração líquida. A única coisa boa é que tirando os blocks o resto é 100% aproveitável por anos e anos.$3k só da EK nessa build.
![]()
É caro mas tem o seu diferencial, sempre usei EK e cara é outro nível!Pois é, e ultimamente a EK perdeu a noção dos preços, virou a Apple da refrigeração líquida. A única coisa boa é que tirando os blocks o resto é 100% aproveitável por anos e anos.
Outro nível e outro preço também...É caro mas tem o seu diferencial, sempre usei EK e cara é outro nível!
Por isso disse que é diferenciado problema é o preço que assusta mas cara hoje se fosse montar novamente um custom certamente pegaria EK.Outro nível e outro preço também...
Mas é coisa linda mesmo!
Sim, por isso que comparei à Apple. Ótimos produtos, mas o premium a pagar é bem altoÉ caro mas tem o seu diferencial, sempre usei EK e cara é outro nível!
Esplane, pq de tudo que eu vi até agora a diferença de um EK pra um Barrow é bastante marginal, é uma pena que o xtremerigs saiu da ativa dos testes antes de boom das peças chinesas, mas aquele radiador magicool baratinho que a galera recomenda bastante aqui, diferença marginal para qualquer outro. Tem um teste de um bloco bykski que ficou uns 2 graus atrás de um Alphacool, e o alphacool tbm empatava com os EK se procurar se outras referências, enfim, eu já sou o contrário, não pegaria EK no lugar de barrow/Bykski nem a pau.É caro mas tem o seu diferencial, sempre usei EK e cara é outro nível!
Claro que hoje temos outras marcas para brigar com EK, XPG, Aphacool, koolance ETC deixando o mercado mais atraente em valores que é oque interessa para a maioria mas sempre gostei da marca e olha que já usei vários blocos de outras marcas mas respeito a sua opinião mas hoje em dia como disse se fosse montar um custom deixando cxb eu pegaria novamente a EK.Esplane, pq de tudo que eu vi até agora a diferença de um EK pra um Barrow é bastante marginal, é uma pena que o xtremerigs saiu da ativa dos testes antes de boom das peças chinesas, mas aquele radiador magicool baratinho que a galera recomenda bastante aqui, diferença marginal para qualquer outro. Tem um teste de um bloco bykski que ficou uns 2 graus atrás de um Alphacool, e o alphacool tbm empatava com os EK se procurar se outras referências, enfim, eu já sou o contrário, não pegaria EK no lugar de barrow/Bykski nem a pau.
Ate 2025 sem chance to com meu Ryzen 5600g e to feliz rsrsrs e olha que sou pobre![]()
Já esperava que o 7900x iria aterrissar na banania por 4k, as mobos que não tenho coragem de dar palpite..
Hoje o que me impede de comprar o AMD 7000 é o preço do DDR5 e a incerteza dos bugs iniciais.Benchmarks de CPU AMD Ryzen 9 7900X de 12 núcleos vazados, mais rápido que o Core i9-12900K da Intel.
![]()
AMD Ryzen 9 7900X 12-Core Zen 4 CPU bate o Core i9-12900K Alder Lake 16-Core Flagship
O AMD Ryzen 9 7900X, que como o nome sugere, viria equipado com 12 núcleos e 24 threads. A CPU vem com um clock base ainda maior de 4,7 GHz e um clock boost ajustado em 5,6 GHz em um único núcleo. A CPU mantém seu TDP de 170W e recebe 76 MB de cache (64 MB L3 + 12 MB L2). A CPU será posicionada no mesmo patamar que o AMD Ryzen 9 5900X, mas com um desempenho de CPU que sacudiria o chão abaixo do Core i7-12700K.
A CPU foi o único chip que não vazou até agora nos benchmarks Geekbench 5. Quanto à configuração de teste, foi composta por uma placa-mãe Gigabyte X670E AORUS Master com 32 GB de memória DDR5.
![]()
Quanto ao desempenho, o CPU obteve 2167 pontos em testes single-core e 18446 pontos em testes multi-core. Podemos usar o Core i9-12900K e o Ryzen 9 5900X para comparação aqui. O chip supera os resultados de thread único e multithread, especialmente seu antecessor, contra o qual o Zen 4 é até 33% mais rápido em resultados multithread e 30% mais rápido em resultados de thread único.
![]()
![]()
Desempenho AMD Ryzen 7000 vs Ryzen 5000 ST/MT (Geekbench 5)
![]()
O Intel Core i7-13700K fica à frente do AMD Ryzen 9 7900X em multi-threading, mas perde em testes de single-threading. Deve-se ressaltar que o Ryzen 9 7900X chegará ao varejo por US $ 549, o que é um preço um pouco mais alto. O Core i7-12700K foi vendido a US$ 409, portanto, se adicionarmos o aumento de preço de 20% esperado nas CPUs Raptor Lake , o preço ainda está abaixo de US$ 500, e com a variante F, pode ficar mais próximo de US$ 400 NÓS. Portanto, a vantagem de preço será para a linha Raptor Lake da 13ª geração da Intel e você também pode obter DDR4 ou DDR5 no lado da equipe azul.
A AMD terá mais vantagens no departamento de eficiência de energia e também longevidade de sua plataforma AM5, que eles apresentaram com o AM4. As CPUs AMD Ryzen 7000 e a plataforma AM5 serão lançadas no dia 27 de setembro.
Tem que esperar o sockete amadurecer e principalmente os preços das memórias e placa mãe ficarem mais acessíveis.Hoje o que me impede de comprar o AMD 7000 é o preço do DDR5 e a incerteza dos bugs iniciais.
Conscientemente, no momento, estou preferindo 12400 no baixo custo e o 12700K no cust/performance, ambos com DDR4.
ConcordoHoje o que me impede de comprar o AMD 7000 é o preço do DDR5 e a incerteza dos bugs iniciais.
Conscientemente, no momento, estou preferindo 12400 no baixo custo e o 12700K no custo/performance, ambos com DDR4.
DDR5, talvez em 2025 para valer a pena? Não sei, quando for uns 20% mais caro que DDR4?
Placas-mãe ficaram caras demais, hoje se gasta no mínimo do mínimo numa de entrada da Intel, peladona sem nada uns R$ 600,00 em promoção. Placa que aguenta um 12100 e 12400, 12600K já estaria num limite...aí já pula pra placas de 1000,00 e de repente surgiram as placas de 7mil a 10mil...fala sério!Tem que esperar o sockete amadurecer e principalmente os preços das memórias e placa mãe ficarem mais acessíveis.
Ta muito cara as placas, as intermediárias custando quase 5k e as top passando de 7k ta cada vez mais difícil manter um PC bom pra jogarPlacas-mãe ficaram caras demais, hoje se gasta no mínimo do mínimo numa de entrada da Intel, peladona sem nada uns R4 600 em promoção. Placa que aguenta um 12100 e 12400, 12600K já estaria num limite...aí já pula pra placas de 1000,00 e de repente surgiram as placas de 7mil a 10mil...fala sério!