[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
se esse single core ai se confirmar, vai vender igual água

É capaz de fazer o CEO da intel chorar em posição fetal...

Acho inacreditável como a AMD conseguiu tirar o atraso nas CPU e não conseguir nas GPU...

Eu acho que consigo explicar o porquê da disparidade entre as duas divisões: enquanto CPU não tem o que fazer depois de instalar e só tem uma finalidade bem-definida, GPU depende de drivers para funcionar, e é justamente software o calcanhar de Aquiles da AMD. GPU não só realiza processamento gráfico, mas também serve para acelerar outras tarefas (GPGPU), exigindo um bom know-how de Enghenharia/Ciência da Computação, e aí a AMD está ainda mais atrás da Nvidia. Pra ser sincero, a AMD também é meio problemática nessa questão de BIOS/firmware (AGESA), enquanto a Intel é muito mais madura e é raro alguém relatar algum problema.

Prepara o bolso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas nem lançou ainda...do que tá falando?
Nessa de "nem lançou ainda" podemos entrar num loop infinito... Atualmente tirou o atraso na divisão de GPU? Não.

Parece que vazaram mais testes, produtividade a diferença é interessante, porém tem alguns testes em jogos que bem, digamos que foi um tanto quanto decepcionante, tomando uma lavada do 5800X3D e perdendo para os Intel 12ª gen:

1080p average:
12900K: 238fps
7950X: 236fps
5800X3D: 250fps

Só não sei se é verdade os testes. :haha:

Mas, tem imagem do unboxing também:

27b6bc47aa7aac3254aa8e12e0e2103db80e37a9e1f329940eaad22b6f74e196.jpg

Nessa de "nem lançou ainda" podemos entrar num loop infinito... Atualmente tirou o atraso na divisão de GPU? Não.
Me refiro a RDNA3, que chega em breve, podendo por uma naba rasgando rabo da nVidia.
Se tirou o atraso na RDNA2 x 3xxx da nVidia, depende no que for considerar, pois tem areas que acho superior como consumo e raw power, mesmo não sendo minha preferência de compra, AMD tem seus méritos.

Me refiro a RDNA3, que chega em breve, podendo por uma naba rasgando rabo da nVidia.
Se tirou o atraso na RDNA2 x 3xxx da nVidia, depende no que for considerar, pois tem areas que acho superior como consumo e raw power, mesmo não sendo minha preferência de compra, AMD tem seus méritos.
Temos que lembrar, senhores, que a AMD há alguns bons anos atrás não tinha nem se quer recursos o suficiente para se ter um P&D igual ao da Nvidia. As coisas só melhoraram a partir do sucesso do Ryzen com mais receitas entrando e a liquidez das dívidas do passado. Agora que ela está conseguindo ter um caixa um pouco melhor já consegue fazer produtos mto bons para concorrer tanto com Intel quanto com Nvidia. Isso eu vejo poucos falando, pois se a Nvidia tem esse know how todo é graças ao seu portfólio e caixa, coisa que só agora a AMD começa a ter (ainda não no msm volume, mas em um que possa dar mais margem).

O "problema" hj da AMD ainda são os drivers e o RT. Se ela ao menos conseguir se sobressair no RT já dá menos margem para rotular as placas como "fracas". Já na parte de software, isso ainda é um mistério, se bem que ouvi em algum lugar que o time de programadores cresceu absurdamente se comparado a antes.

Temos que lembrar, senhores, que a AMD há alguns bons anos atrás não tinha nem se quer recursos o suficiente para se ter um P&D igual ao da Nvidia. As coisas só melhoraram a partir do sucesso do Ryzen com mais receitas entrando e a liquidez das dívidas do passado. Agora que ela está conseguindo ter um caixa um pouco melhor já consegue fazer produtos mto bons para concorrer tanto com Intel quanto com Nvidia. Isso eu vejo poucos falando, pois se a Nvidia tem esse know how todo é graças ao seu portfólio e caixa, coisa que só agora a AMD começa a ter (ainda não no msm volume, mas em um que possa dar mais margem).

O "problema" hj da AMD ainda são os drivers e o RT. Se ela ao menos conseguir se sobressair no RT já dá menos margem para rotular as placas como "fracas". Já na parte de software, isso ainda é um mistério, se bem que ouvi em algum lugar que o time de programadores cresceu absurdamente se comparado a antes.
AMD precisa evoluir em driver, diria que é o principal ponto.
RT, FSR, GPU Render e funcionalidades de broadcast são áreas importantes que vão atender nichos, tem que pedalar pois pesam na decisão de compra.

AMD precisa evoluir em driver, diria que é o principal ponto.
RT, FSR, GPU Render e funcionalidades de broadcast são áreas importantes que vão atender nichos, tem que pedalar pois pesam na decisão de compra.
Tmb concordo, se ela caprixar nos drivers é capaz de dar um choque de realidade na Nvidia e quem ganha com isso somo nós com mais opções.

Mas tudo vai depender do preço tmb, nada adianta o produto ser bom se o preço não acompanha.

Tmb concordo, se ela caprixar nos drivers é capaz de dar um choque de realidade na Nvidia e quem ganha com isso somo nós com mais opções.

Mas tudo vai depender do preço tmb, nada adianta o produto ser bom se o preço não acompanha.
Comentei em outro tópico, recentemente cheguei na 3080 e 12700K, to achando que vou parar de gastar com PC por um bom tempo, principalmente porque subiram demais os preços, o prazer de montar um PC novo com uma finalidade principal de "jogar" já não justifica na minha consciência.
Tambem uso o PC para outros fins, mas não requer tanto horsepower na real.

Mas, tem imagem do unboxing também:

27b6bc47aa7aac3254aa8e12e0e2103db80e37a9e1f329940eaad22b6f74e196.jpg
Impressão minha ou a caixa grande é apenas espuma? :v

Quanto ao desempenho, em breve saberemos ao certo mas desse gráfico ai gostei bastante de saber da pouca perda de desempenho ao se ir para o modo de 65W, mostrando que 1) os 5nm são realmente eficientes e 2) que a AMD "esgoelou" essa eficiência em detrimento de um clock base/turbo láááá no limite.

Proteção extra é sempre bem vinda. Rs
Isso se o CPU do casse no meio, mas ele fica em um lados xD
Lembro das caixas do Threadripper, aquilo era um absurdo kkkk

Recursos da GPU AMD Ryzen 7000 RDNA2 confirmados​

O AMD Ryzen 7000 é a primeira série Ryzen não G para desktop a apresentar gráficos RDNA2.

O Ryzen 7000 iGPU possui decodificação de vídeo poderosa e especificações de saída de exibição. A AMD reafirma hoje que a GPU RDNA2 integrada possui duas unidades de computação. Como mencionado anteriormente, a iGPU faz parte da nova matriz IOD de 6 nm no pacote AM5. Essa nova abordagem 'desintegrada' ao design de chiplet Ryzen oferece flexibilidade à AMD para atualizar e misturar chiplets em futuras CPUs Ryzen..

mUlijbB.jpg

A GPU RDNA2 integrada possui uma poderosa capacidade de codificação e decodificação de vídeo para os codecs mais populares. Ele suporta decodificação e codificação para H.264 e H.265, mas também decodificação para AV1, que é um novo padrão que está ganhando popularidade graças às séries Intel Arc e NVIDIA RTX 40. Os gráficos AMD RDNA2 já suportam a decodificação AV1 na série de CPUs móveis Ryzen 6000, bem como nas GPUs Radeon RX 6000.

A GPU suporta HDMI 2.1 e DisplayPort 2.0 e modo DP Type-C. Vale a pena notar que mesmo a série NVIDIA RTX 40 não suporta o padrão DP 2.0, então NVIDIA, é melhor tomar nota. Este padrão estará disponível com GPUs Intel ARC, no entanto.

ddS3Cyl.jpg

A matriz de E/S suporta especificações de memória DDR5-5200 JEDEC mais rápidas em comparação com as plataformas existentes (o Intel Alder Lake é 4800 MT/s por padrão). O IOD também tem suporte para até 28 pistas PCIe Gen5 para serem utilizadas por GPUs e soluções de armazenamento de última geração.

Ainda hoje, a AMD suspenderá o embargo às análises do Ryzen 7000, por isso também aguardamos ansiosamente as primeiras análises dos gráficos RDNA2 integrados. Todos os SKUs Ryzen 7000 têm o mesmo IOD die com GPU RDNA2 com clock de 2,2 GHz. São 0,563 TFLOPS de desempenho de precisão única, portanto, equivalente a 1/3 da GPU do Steam Deck..

ChIHu8o.png

Última edição:
Esperava mais do 7950x mas curti o desempenho do 7600x :yeah:

Última edição:
carai..esse 7600x vai ser o novo queridinho ..

Impressionate o ganho sobre o 5600x..

Derbauer já iniciou os trabalhos haiuhaiuahiua

bateu o 12900k até no consumo(250W)

Última edição:
Rapaz, AMD tá brincando não hein!? Olha esse 7600X. O 7700X tá monstruoso tbm. E agora, mais do que nunca, haja ajuste de CO e PBO haha. 7700X em stock bateu 95ºC com WC de 280mm no teste do Peperaio.

Me lembrou os i7 7700K. Rápidos mas muito quentes.

Users who are viewing this thread

Voltar