[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Hoje, caso tivesse uma config AMD, só gastaria no 5800X 3D. Só mudaria de plataforma com os 7xxx 3D se realmente valer a pena.
É o que penso em fazer, pegar um 5800x3d daqui um tempo quando baratear.. por enquanto ele não compensa também, tá custando quase o dobro do 5800x normal..(preços china)

Não importa o que a Intel e AMD falam mas eu não gosto de ver a cpu passando dos 80 graus em uso normal. Talvez para essa geração o melhor será um undervolt ou travar o TDP com o eco mode e perder um pouco de performance para ter temperaturas mais sanas.

0I4hIhDa_o.jpg

smtClwUj_o.jpg

Não importa o que a Intel e AMD falam mas eu não gosto de ver a cpu passando dos 80 graus em uso normal. Talvez para essa geração o melhor será um undervolt ou travar o TDP com o eco mode e perder um pouco de performance para ter temperaturas mais sanas.

0I4hIhDa_o.jpg

smtClwUj_o.jpg
Esses 95,3 graus seria com water cooler de quantos mm?ou com um air cooler normal?
Imagina vc gastar uma nota na cpu+water 360mm pra ter essas temps ai,broxante.
Baita performance mas com essas temps ai,acaba n valendo apena deixar o processador andar sem trava.

Esses 95,3 graus seria com water cooler de quantos mm?ou com um air cooler normal?
Baita performance mas com essas temps ai,acaba n valendo apena deixar o processador andar sem trava.
O processador praticamente vai sempre ficar nessa Faixa, a não ser que delid não tem mt oq fazer.

360mm..

O mais impressionante é que colocando o 7950X em 142W e o 7700X em 88W a situação muda completamente. A AMD quis espremer até o último frame.

0I4hIhDa_o.jpg

smtClwUj_o.jpg
Se a versão normal já está fritando imagina com a inclusão do 3D cache...
Eu esperava mais desta nova geração.

Não vejo qual o problema desses 95º. Mesmo que vc investisse mais em cooling, oq iria acontecer é a CPU perceber a folga de temperatura e subir ainda mais os clocks, chegando nos mesmos 95º, então é bom se acostumarem com essa ideia de temperaturas altas.

5800X3D jogou água no chopp, pra quem joga não tem o que olhar. Achei legal o computerbase isolando o efeito cache 3D, 30-40% entre 5800X3D e 5800X. No 5000 3D sai monstro saiu da jaula, baixou custo da plataforma e quem sabe a AMD melhore essas temps porque neste custo x desempenho e batendo 95 graus achei bem meia boca.

Sem-t-tulo.jpg

Peperaio postou algo similar no review do 7700x, parece que a AMD só espremeu o que dava em stock, ao contrário dos Ryzen 5000 que são extremamente conservadores nessa questão (tirando o 5800x), são ajustes simplíssimos de fazer pra quem é paranóico com isso mas é bom esperar mais testes, e apesar deles terem espremido a performance parece que tão vindo bem ineficientes em stock assim como é o 5800x, outra coisa é que não é só porque eles batem 95c em bench que vão chegar nessa temp em joguinho

JsJ6zCL.png

f7F996k.png

8DMnjyO.png

rbwxG7X.png

gdB0FoL.png
6VxlH9e.png

Aqui uso meu 5800x em 95w e estou 100% satisfeito e caso venha a fazer up pra AM5 (ou 13th gen) provavelmente vou fazer algo similar simplesmente pra melhorar a eficiência, agora pra quem vive de score de benchmark (em vão, porque maioria que vejo aqui nem trabalha com CPU e o MC é irrelevante em alguns casos) vai ficar desapontado, entendo que o povo é tarado por número alto mas botando na balança o exemplo acima foram 33c de redução, 39%~ menos consumo pra uma perda de 5,5%~ em multi e ainda tem boa margem pra subir em 62c, é de fato uma redução na performance mas irrelevante/imperceptível pra maioria (e perda em multi não quer dizer perda em single), sem contar o quanto se consegue economizar em cooler nisso aí, e largar de vez a paranoia com temperaturas

Última edição:
O mais impressionante é que colocando o 7950X em 142W e o 7700X em 88W a situação muda completamente. A AMD quis espremer até o último frame.

Basicamente foi isso mesmo...
O pepe deu uma peqna capada e as temps ficaram bem melhores.. sweet spot é ao redor de 5ghz

Vou arriscar um palpite aqui que posso me queimar, mas enfim...

Esse problema de alta temperatura tem a ver mto com o gerenciamento da AMD na AGESA atual, pois nos testes vazados na internet mostravam que regular na tensão, pico e afins manualmente a temperatura abaixava horrores. Tá certo que o chip vai esquentar msm por conta de alcançar 5GHz+, porém um dos motivos provavelmente é o gerenciamento de energia.

Vou arriscar um palpite aqui que posso me queimar, mas enfim...

Esse problema de alta temperatura tem a ver mto com o gerenciamento da AMD na AGESA atual, pois nos testes vazados na internet mostravam que regular na tensão, pico e afins manualmente a temperatura abaixava horrores. Tá certo que o chip vai esquentar msm por conta de alcançar 5GHz+, porém um dos motivos provavelmente é o gerenciamento de energia.

Mas a linha 5xxx era mais FRIA, gastando mais energia.. curioso isso..
Problema parece ser o clock mto alto na linha 7xxx

Não tinha visto, legal, deve ser o avx 512 ajudando, mas isso é irrelevante já que eu só uso GPU pra esse tipo de coisa, não é como se alguém fosse treinar usando CPU :shrug:
Não mesmo, mas achei interessante.
Quero ver algum teste em Numpy/Sklearn

Não mesmo, mas achei interessante.
Quero ver algum teste em Numpy/Sklearn
No scikit eu não sei, mas no numpy deve fazer uma bela diferença. O phoronix deve liberar esses testes quando tiverem, é o único review que eu tenho interesse em ver.

Tenso hein 360mm com 95.3°C é bem preocupante :(

Além disso, a performance não força ninguém sair da AM4.

Esquentou e aumentou o consumo, a únicas defesas da série 5XXX foram perdidas.

E quem pegou o 5800X3D gostou heim. O bichinho tá torando com o super cache.

Amanhã tem anúncio da Intel, vamos ver se os últimos serão os primeiros. Rs

Além disso, a performance não força ninguém sair da AM4.

Esquentou e aumentou o consumo, a únicas defesas da série 5XXX foram perdidas.

E quem pegou o 5800X3D gostou heim. O bichinho tá torando com o super cache.

Amanhã tem anúncio da Intel, vamos ver se os últimos serão os primeiros. Rs
Então tudo bem que não será sempre essa temperatura mas mesmo assim assusta mesmo com uma boa refrigeração.

Users who are viewing this thread

Voltar