[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
glvZKhE.png

Salto de consumo foi bem grande tb...

Acabei de ler a análise do Ryzen 5 7600X, basicamente o modo ECO é obrigatório para essa nova uarch, a AMD esgoelou o chip a fim de atingir altos clocks e tacou o phoda-se para eficiência energética.

Vou arriscar um palpite aqui que posso me queimar, mas enfim...

Esse problema de alta temperatura tem a ver mto com o gerenciamento da AMD na AGESA atual, pois nos testes vazados na internet mostravam que regular na tensão, pico e afins manualmente a temperatura abaixava horrores. Tá certo que o chip vai esquentar msm por conta de alcançar 5GHz+, porém um dos motivos provavelmente é o gerenciamento de energia.
Vale dizer que foi projetado para rodar em temperatura alta e não fará termal throttling nos 95C.

glvZKhE.png

Salto de consumo foi bem grande tb...

Se for olhar a performance x consumo, não é nada gritante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Além disso, a performance não força ninguém sair da AM4.

Esquentou e aumentou o consumo, a únicas defesas da série 5XXX foram perdidas.

E quem pegou o 5800X3D gostou heim. O bichinho tá torando com o super cache.

Amanhã tem anúncio da Intel, vamos ver se os últimos serão os primeiros. Rs

Como assim únicas defesas? Intel demorou 2 anos pra passar (por pouco) os Ryzen 5000, consumindo muito e sofrendo de thermal throttling , AMD lançou algo que esquenta, mas foi projetado pra ficar assim pois ele não faz downclock (diferente de sofrer thermal throttling) e o consumo era esperado subir (intel ainda sim passa dos 300W), passar dos 5ghz não ia acontecer mantendo o mesmo TDP, AMD entregou o que prometeu.

Se for olhar a performance x consumo, não é nada gritante.

Como assim únicas defesas? Intel demorou 2 anos pra passar (por pouco) os Ryzen 5000, consumindo muito e sofrendo de thermal throttling , AMD lançou algo que esquenta, mas foi projetado pra ficar assim pois ele não faz downclock (diferente de sofrer thermal throttling) e o consumo era esperado subir (intel ainda sim passa dos 300W), passar dos 5ghz não ia acontecer mantendo o mesmo TDP, AMD entregou o que prometeu.

Verdade..mas bateu o consumo de um 8/16; 5800x...

Eu ainda penso que o melhor é fazer ajuste na mão e reduzir um pouco esse clock..
Consumo e temps caem drasticamente; e o desempenho fica praticamente idêntico

PS.
Nenhuma loja BR liberou preço ainda..nem das mobos..
Os gringos falram q libera venda amanha

Eu ainda penso que o melhor é fazer ajuste na mão e reduzir um pouco esse clock..
Consumo e temps caem drasticamente; e o desempenho fica praticamente idêntico
Eu nem pensaria duas vezes, ativaria o modo ECO e seria feliz com temperaturas baixas sem ter dores de cabeça fuçando opções, PBO e afins na BIOS, ainda mais nessas AGESA iniciais. Caso eu quisesse o desempenho bruto teria que aceitar que esta temperatura alta é a nova forma de funcionar, não importa o WC que eu coloque. Em último caso partiria para brincar com vCore e configs avançadas (na verdade na verdade, essa seria minha primeira opção, mas deixa quieto) :D

84dbb3f685377be50c6c3b5a153753074d13cf304fbe89966b64cab9a868696f.png

Eu nem pensaria duas vezes, ativaria o modo ECO e seria feliz com temperaturas baixas sem ter dores de cabeça fuçando opções, PBO e afins na BIOS, ainda mais nessas AGESA iniciais. Caso eu quisesse o desempenho bruto teria que aceitar que esta temperatura alta é a nova forma de funcionar, não importa o WC que eu coloque. Em último caso partiria para brincar com vCore e configs avançadas (na verdade na verdade, essa seria minha primeira opção, mas deixa quieto) :D

84dbb3f685377be50c6c3b5a153753074d13cf304fbe89966b64cab9a868696f.png

Esse modo eco vai ser top em notebook tb kkkk

Não faz downclock? Todo chip faz, é questão de segurança até.

Screenshot-20220926-170139-You-Tube.jpg

Os resultados ruins que vocês consideram bons são versus a 12th gen. Qdo cair o NDA dos testes da 13th gen a diferença vai ser maior ainda...

Infelizmente foi um lançamento natimorto.

Vendo esse lançamento, pra quem só tem a finalidade de gaming e quer fps, é correto afirmar que: é melhor investir num 5800x3d+mobo+memo ddr4 ou pegar algum 7600x/7700x da vida
ouuu ir p algum 12th da intel? ( lembrando que seria o kit completo, tô montando do 0 ) vi que falaram q pode vir o 7800x3d na primeira metade de 2023 ( o que é tempo p porr4 ) e também, se o 5800x3d já tem um valor elevado ( +/- 2600$ ) é bem provável q um 7800x3d QUANDO lançar venha a custar pelo menos uns 3.5 ~ 4k se não mais, não é?

Não existe problema, ele foi desenvolvido pra rodar nos 95°.
Vale dizer que foi projetado para rodar em temperatura alta e não fará termal throttling nos 95C.
Galera, quando eu falo "problema" é como o CPU lida em gerenciar automaticamente as configurações de tensão, clock etc. No link que tinha deixado mostrava que somente com a configuração manual já se consegue manter o CPU mto abaixo dos 90ºC. E convenhamos, ngm aqui compra um CPU pra ver ele em full load em 90ºC jogando ou fazendo render, sempre estipulamos um target para mantê-lo o mais frio possível. Isso não significa que não irão funcionar, mas certamente terão perda de performance msm a AMD alegando que não.

Vendo esse lançamento, pra quem só tem a finalidade de gaming e quer fps, é correto afirmar que: é melhor investir num 5800x3d+mobo+memo ddr4 ou pegar algum 7600x/7700x da vida
ouuu ir p algum 12th da intel?
Tudo depende do seu orçamento e do quanto vc pode gastar. Orçamento limitado? Vai no AM4. Tem grana sobrando? Vai no AM5.

Infelizmente foi um lançamento natimorto.

Não foi essa desgraça toda tb, não exagera! hahaha

A performance por watt continua mto melhor q intel nessa linha 7xxx...
Problema é o custo de trocar a plataforma inteira..

Alias. qndo lançaram mobo intel com ddr4, todo mundo disse q era burrice.. Que o certo seria pegar ddr5.
Mas agora os mesmos estão chorando pq a AMD nao fez nenhuma mobo com suporte a DDR4!! wtf!?! haha

Ou sejaaa:
Qndo tem, reclamam e não usam..
Qndo NAO tem, reclamam que é caro d+ pra upar !! hahaha

Não foi essa desgraça toda tb, não exagera! hahaha

A performance por watt continua mto melhor q intel nessa linha 7xxx...
Problema é o custo de trocar a plataforma inteira..

Alias. qndo lançaram mobo intel com ddr4, todo mundo disse q era burrice.. Que o certo seria pegar ddr5.
Mas agora os mesmos estão chorando pq a AMD nao fez nenhuma mobo com suporte a DDR4!! wtf!?! haha

Ou sejaaa:
Qndo tem, reclamam e não usam..
Qndo NAO tem, reclamam que é caro d+ pra upar !! hahaha
Sempre é assim, não duvido que tem nego ainda no DDR3 que manteve a palavra pra migrar pro DDR5. Agora se vão migrar pro DDR5 de fato é outro mistério.

Realmente esperava mais porém para quem for montar do ZERO não é nenhum absurdo pois o socket AM5 vai até 2025(se for como o AM4 irá até 2027) e o upgrade está garantido...já quem pegar AM4 ou Intel só terá no máximo mais uma geração(1 no caso da Intel e nenhuma no AM4)...se fosse pegar agora eu pegava um 7700X, travava ele no 5 GHz para ficar tranquilo nas temps e esperava os Ryzen 8xxx de boa...só acho que para quem pode esperar um pouco vale a pena esperar as DDR5 baixarem e o soquete AM5 amadurecer um pouco.

Já no meu caso que tenho AM4 e sou pobre o jeito é esperar futuramente o 5800X 3D despencar de preço no Aliexpress para uns mil reais:coolface: e catar um pois fica no mesmo nível dos 7xxx e espanca os 12th Gen da Intel sossegado em games....se bem que para mim que tenho uma RX580 é mais vantagem trocar a VGA do que CPU.:lol2::haha:

PS: impressionate como os Ryzen 5 a cada geração está batendo os Ryzen 7 da geração anterior em games...isso acontece desde os 3xxx e pelo visto virou rotina....nem sei se vale a pena esse lance de future proof que a turma fala faz uns 20 anos kkk.

Eu achei o produto em si muito bom (Ryzen 7000).
Meu maior problema, foi os preços, no caso dos processadores, o 7950x e o 7900x os preços então dentro que eu esperava considerava aceitável, o preço do 7700x já não me agrada, e o preço do 7600x é bem ruim.

Eu espero que esse lançamento baixe o valor dos 5000, louco pra pegar um 5800x3D ou um 5900x.

Tudo depende do seu orçamento e do quanto vc pode gastar. Orçamento limitado? Vai no AM4. Tem grana sobrando? Vai no AM5.
Mas o investimento vale pra quem só quer jogar? pq pelos reviews, o 5800x3d da p/p com o 7700x, não? pq se tu for somar um kit am5 com um am4, será que a diferença em grana vai ser de quanto?

Sempre é assim, não duvido que tem nego ainda no DDR3 que manteve a palavra pra migrar pro DDR5. Agora se vão migrar pro DDR5 de fato é outro mistério.
Escuto esta "ladainha" de reclamação por custo de plataforma exclusiva em memória desde os tempos do SDR para o DDR xD

Quanto ai Zen4, já tem análise do seu AVX-512 e até onde estou percebendo é a melhor implementação deste conjunto de instruções até o momento (exceto no caso Linpack).

E quanto à temperatura, já chovendo no molhado, vale adicionar que um dos motivos para essas temperaturas bizarras é a espessura e tamanho do IHS, ou seja, parte da culpa dessas temperaturas vem da decisão de manter a compatibilidade com coolers AM4.

EDIT: Esse tuíte é excelente par refletirmos, mas de antemão já digo que concordo plenamente.

"Muitos dos dados que vemos agora na série Ryzen 7000 explicam por que só existia o Ryzen 7 5800X3D: O 3D V-Cache tem uma vantagem tão grande nos jogos que torna a próxima geração desnecessária. A AMD foi e é extremamente cautelosa sobre como proceder aqui – não sem razão."

Mas o investimento vale pra quem só quer jogar? pq pelos reviews, o 5800x3d da p/p com o 7700x, não? pq se tu for somar um kit am5 com um am4, será que a diferença em grana vai ser de quanto?
Se vc só foca em jogos e não liga pra futuros upgrades vai então no 5800X3D. Caso pense em trocar de CPU "invista" nos 7000.

Vou ficar muito tempo ainda na plataforma am4 ainda mais que uso PC 95% para jogos. Daqui uns 4 ou 5 anos eu penso em outra geração....boa sorte aos navegantes.
P0sQu7CfdqQ5BPDp.jpg

Vou ficar muito tempo ainda na plataforma am4 ainda mais que uso PC 95% para jogos. Daqui uns 4 ou 5 anos eu penso em outra geração....boa sorte aos navegantes.
P0sQu7CfdqQ5BPDp.jpg
Tô nessas tb, montando meu pc do 0 e acho q vou pra 5800x3d+mobo, memo e eh isto. Acho que o 5800x3d aguenta um bom tempo rodando game competitivo QHD a 240+ fps, né?

Tô nessas tb, montando meu pc do 0 e acho q vou pra 5800x3d+mobo, memo e eh isto. Acho que o 5800x3d aguenta um bom tempo rodando game competitivo QHD a 240+ fps, né?
Tranquilo, só tem que ter uma GPU parruda também.

O que eu realmente gostei foi a melhora absurda no multithread dessa geração 7000, no uso profissional vai fazer boa diferença.

Para o uso do cidadão comum no dia/dia e jogar, 12400 com DDR4 tá muito bom.

Se fosse montar do zero hoje não pegava o 5800X3D, ia direto no 12400 ou 13400 que está virando a esquina.

Em pensar que eu luto contra os malditos wats pra baixar a conta de luz aqui em casa e a AMD me vem com essa bomba.
Os europeus que enfrentam a mais alta elevação nos custos relacionados a energia nos últimos tempos vão correr dessa geração.
Só os americanos e os tarados por FPS vão investir nesse CPU chaleira.

Otimizado:
CPU 31W
GPU 110W

000-otimizado.png

Stock:
CPU: 41W
GPU: 293W

000-stock.png

O pepe parece que fez uns trecos de voltagem lá que reduziu a temperatura e consumo mas na boa... essa geração está pouco atrativa levando em consideração que vc precisa trocar o conjunto completo, isso incluí até uma fonte que pode não ser suficiente.

Editado por um moderador:
Tem que esperar as novas gpus pra saber haverá cenários onde jogos rodem cpu bound que justificariam investir nessas cpus novas, hoje em dia é unanimidade que não vale o investimento no socket AM5 no momento, obviamente considerando o consumidor médio que tem orçamento apertado.

Pra quem vai montar do zero, obviamente vai pagar um premium aí por ser lançamento, mas creio que a boa grana que vai gastar a mais agora só deve "se pagar" daqui a mais duas gerações, onde supostamente o AM5 ainda vai suportar os novos CPUs e aí sim a pessoa poderá dar um salto de desempenho grande e necessário para acompanhar as gpus novas mantendo o socket e minimizando o novo investimento.
A não ser que precise muito agora, eu esperaria sair a linha com cache 3d no primeiro trimestre do ano que vem para mudar para am5, provavelmente vai ter preços mais razoáveis em todos os componentes e já dá pra pegar um suposto 7700x3d que deve bater de frente ou superar tudo que a intel possa lançar.

Acho que se a intel não conseguir nada muito excepcional, capaz de a AMD até despistar esse cache 3d aí por mais um bom tempo. Devem guardar como carta na manga, caso a Intel surpreenda com pelo menos mais 10 ou 15% em cima dos zen 4 pra pelo menos recuperar a coroa das cpu gamers, além de um corte de preço maroto.

Quero ver a galera correr pros DDR5 agora...rsss

Por incrível qu pareça, o apelo do Intel será DDR4 e temp.
O 12400 tem um CxB bem forte.

Quem for manter na AMD, o 5800X3D tá bem interessante.

Exatamente.

O cara resumiu em 40 segundos de vídeo.... processador caro, mobo cara, ram cara, cooler mais caro (simples não vai segurar). Fail. Se fosse uma paulada de desempenho, mas não é.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar