Vale dizer que foi projetado para rodar em temperatura alta e não fará termal throttling nos 95C.Vou arriscar um palpite aqui que posso me queimar, mas enfim...
Esse problema de alta temperatura tem a ver mto com o gerenciamento da AMD na AGESA atual, pois nos testes vazados na internet mostravam que regular na tensão, pico e afins manualmente a temperatura abaixava horrores. Tá certo que o chip vai esquentar msm por conta de alcançar 5GHz+, porém um dos motivos provavelmente é o gerenciamento de energia.
![]()
Salto de consumo foi bem grande tb...
Além disso, a performance não força ninguém sair da AM4.
Esquentou e aumentou o consumo, a únicas defesas da série 5XXX foram perdidas.
E quem pegou o 5800X3D gostou heim. O bichinho tá torando com o super cache.
Amanhã tem anúncio da Intel, vamos ver se os últimos serão os primeiros. Rs
Se for olhar a performance x consumo, não é nada gritante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Como assim únicas defesas? Intel demorou 2 anos pra passar (por pouco) os Ryzen 5000, consumindo muito e sofrendo de thermal throttling , AMD lançou algo que esquenta, mas foi projetado pra ficar assim pois ele não faz downclock (diferente de sofrer thermal throttling) e o consumo era esperado subir (intel ainda sim passa dos 300W), passar dos 5ghz não ia acontecer mantendo o mesmo TDP, AMD entregou o que prometeu.
Eu nem pensaria duas vezes, ativaria o modo ECO e seria feliz com temperaturas baixas sem ter dores de cabeça fuçando opções, PBO e afins na BIOS, ainda mais nessas AGESA iniciais. Caso eu quisesse o desempenho bruto teria que aceitar que esta temperatura alta é a nova forma de funcionar, não importa o WC que eu coloque. Em último caso partiria para brincar com vCore e configs avançadas (na verdade na verdade, essa seria minha primeira opção, mas deixa quieto)Eu ainda penso que o melhor é fazer ajuste na mão e reduzir um pouco esse clock..
Consumo e temps caem drasticamente; e o desempenho fica praticamente idêntico
Eu nem pensaria duas vezes, ativaria o modo ECO e seria feliz com temperaturas baixas sem ter dores de cabeça fuçando opções, PBO e afins na BIOS, ainda mais nessas AGESA iniciais. Caso eu quisesse o desempenho bruto teria que aceitar que esta temperatura alta é a nova forma de funcionar, não importa o WC que eu coloque. Em último caso partiria para brincar com vCore e configs avançadas (na verdade na verdade, essa seria minha primeira opção, mas deixa quieto)
![]()
Como assim únicas defesas? Intel demorou 2 anos pra passar (por pouco) os Ryzen 5000, consumindo muito e sofrendo de thermal throttling , AMD lançou algo que esquenta, mas foi projetado pra ficar assim pois ele não faz downclock (diferente de sofrer thermal throttling) e o consumo era esperado subir (intel ainda sim passa dos 300W), passar dos 5ghz não ia acontecer mantendo o mesmo TDP, AMD entregou o que prometeu.
Não existe problema, ele foi desenvolvido pra rodar nos 95°.
Galera, quando eu falo "problema" é como o CPU lida em gerenciar automaticamente as configurações de tensão, clock etc. No link que tinha deixado mostrava que somente com a configuração manual já se consegue manter o CPU mto abaixo dos 90ºC. E convenhamos, ngm aqui compra um CPU pra ver ele em full load em 90ºC jogando ou fazendo render, sempre estipulamos um target para mantê-lo o mais frio possível. Isso não significa que não irão funcionar, mas certamente terão perda de performance msm a AMD alegando que não.Vale dizer que foi projetado para rodar em temperatura alta e não fará termal throttling nos 95C.
Tudo depende do seu orçamento e do quanto vc pode gastar. Orçamento limitado? Vai no AM4. Tem grana sobrando? Vai no AM5.Vendo esse lançamento, pra quem só tem a finalidade de gaming e quer fps, é correto afirmar que: é melhor investir num 5800x3d+mobo+memo ddr4 ou pegar algum 7600x/7700x da vida
ouuu ir p algum 12th da intel?
Infelizmente foi um lançamento natimorto.
Sempre é assim, não duvido que tem nego ainda no DDR3 que manteve a palavra pra migrar pro DDR5. Agora se vão migrar pro DDR5 de fato é outro mistério.Não foi essa desgraça toda tb, não exagera! hahaha
A performance por watt continua mto melhor q intel nessa linha 7xxx...
Problema é o custo de trocar a plataforma inteira..
Alias. qndo lançaram mobo intel com ddr4, todo mundo disse q era burrice.. Que o certo seria pegar ddr5.
Mas agora os mesmos estão chorando pq a AMD nao fez nenhuma mobo com suporte a DDR4!! wtf!?! haha
Ou sejaaa:
Qndo tem, reclamam e não usam..
Qndo NAO tem, reclamam que é caro d+ pra upar !! hahaha
Mas o investimento vale pra quem só quer jogar? pq pelos reviews, o 5800x3d da p/p com o 7700x, não? pq se tu for somar um kit am5 com um am4, será que a diferença em grana vai ser de quanto?Tudo depende do seu orçamento e do quanto vc pode gastar. Orçamento limitado? Vai no AM4. Tem grana sobrando? Vai no AM5.
Escuto esta "ladainha" de reclamação por custo de plataforma exclusiva em memória desde os tempos do SDR para o DDR xDSempre é assim, não duvido que tem nego ainda no DDR3 que manteve a palavra pra migrar pro DDR5. Agora se vão migrar pro DDR5 de fato é outro mistério.
Se vc só foca em jogos e não liga pra futuros upgrades vai então no 5800X3D. Caso pense em trocar de CPU "invista" nos 7000.Mas o investimento vale pra quem só quer jogar? pq pelos reviews, o 5800x3d da p/p com o 7700x, não? pq se tu for somar um kit am5 com um am4, será que a diferença em grana vai ser de quanto?
Tô nessas tb, montando meu pc do 0 e acho q vou pra 5800x3d+mobo, memo e eh isto. Acho que o 5800x3d aguenta um bom tempo rodando game competitivo QHD a 240+ fps, né?Vou ficar muito tempo ainda na plataforma am4 ainda mais que uso PC 95% para jogos. Daqui uns 4 ou 5 anos eu penso em outra geração....boa sorte aos navegantes.
![]()
Tranquilo, só tem que ter uma GPU parruda também.Tô nessas tb, montando meu pc do 0 e acho q vou pra 5800x3d+mobo, memo e eh isto. Acho que o 5800x3d aguenta um bom tempo rodando game competitivo QHD a 240+ fps, né?
Quero ver a galera correr pros DDR5 agora...rsss
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Por incrível qu pareça, o apelo do Intel será DDR4 e temp.
O 12400 tem um CxB bem forte.
Quem for manter na AMD, o 5800X3D tá bem interessante.