[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Mas a linha 5xxx era mais FRIA, gastando mais energia.. curioso isso..
Problema parece ser o clock mto alto na linha 7xxx
A linha 5000 teve (acho que ainda tem dependendo do modelo) problemas se vc deixar o CPU decidir como irá gerir energia (tirando esses novos 5000 como o 5600, 5700).

Tem uma matéria que o Adrenaline postou sobre undervolt no 7600X:

Mas a linha 5xxx era mais FRIA, gastando mais energia.. curioso isso..
Problema parece ser o clock mto alto na linha 7xxx
Densidade térmica, a linha 7000 pode gastar menos energia, mas ela esquentará mais. Ficará mais em destaque isto quando aparecer os review dos Raptorlake, onde consumirão mais que os Raphael mas esquentarão menos.

O mais impressionante é que colocando o 7950X em 142W e o 7700X em 88W a situação muda completamente. A AMD quis espremer até o último frame.
Exatamente o que tinha dito algumas páginas atrás, colocando o CPU no modo ECO consegue-se manter um desempenho acima da geração anterior com menor consumo e numa temperatura muito melhor, a AMD viu que conseguia e aumentou o PPT lá pra cima para entrar na corrida dos GHz.

Basicamente foi isso mesmo...
O pepe deu uma peqna capada e as temps ficaram bem melhores.. sweet spot é ao redor de 5ghz
Um ajuste de 1 minuto e a temperatura caiu de 95 para 76 graus com clock "all core" caindo apenas 45mhz (5245 para 5200). Nunca que eu usaria na configuração padrão.

Opa, aí simmm.
Tem um só de avx512 também, os resultados são bem impressionantes com o consumo quase igual:

Quanto ao resultado em geral, é uma máquina pra compilar, até o 7900x deixa meu 5950x no chinelo. Porém, os ganhos não justificam o custo de plataforma pra mim, nem vejo motivos pra gastar com 128gb de ddr5 (se pelo menos tivesse como colocar 256 ou 512gb eu pensava no caso).

Ficará mais em destaque isto quando aparecer os review dos Raptorlake, onde consumirão mais que os Raphael mas esquentarão menos.
E aí nos meteor lake vamos ver algo parecido com os Zen 4, consumindo menos e esquentando mais.

A linha 5000 teve (acho que ainda tem dependendo do modelo) problemas se vc deixar o CPU decidir como irá gerir energia (tirando esses novos 5000 como o 5600, 5700).

Tem uma matéria que o Adrenaline postou sobre undervolt no 7600X:

Q doideira isso...variação gigante..

Densidade térmica, a linha 7000 pode gastar menos energia, mas ela esquentará mais. Ficará mais em destaque isto quando aparecer os review dos Raptorlake, onde consumirão mais que os Raphael mas esquentarão menos.

Pois é..
Esses temps stock parecem coisa de over com vcore em auto.. kkkk

AMD basicamente fez um over tudoquedá de fabrica..srsr
mas se afinar na mão, perto de 5~5,1ghz, vai ficar bom..

Problema ainda é o alto custo..
No Brasil nem achei memos ddr5 6000cl30..

Sem falar nas mobos.. o tera começou a subir links, mas sem preço ainda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um ajuste de 1 minuto e a temperatura caiu de 95 para 76 graus com clock "all core" caindo apenas 45mhz (5245 para 5200). Nunca que eu usaria na configuração padrão.

Exatamente...ficou bom, mas precisa fazer na mão..

AMD deve lançar atualizaçao pra isso tb...
NInguem merece pegar 90 graus com water de 360mmm

AMD deve lançar atualizaçao pra isso tb...
NInguem merece pegar 90 graus com water de 360mmm

A solução de quem pegar esse processador de transição é o delidding, direct cooling, morar próximo ao polo norte/sul.

Problema ainda é o alto custo..
No Brasil nem achei memos ddr5 6000cl30..

Sem falar nas mobos.. o tera começou a subir links, mas sem preço ainda
Qualquer 6000c40 faz 6000c30 de boa, isso nem é o problema. Tenso é o custo total da plataforma, que eu só justificaria num modelo 3D.
Colocar um 5800X3D numa AM4 (ainda mais se ja tiver tudo) fica muito mais barato e a diferença de performance não justifica o upgrade pra DDR5.

Na black fraude vou caçar um pra mim.

Bom lançamento no geral em termos de evolução geracional.
Unanimidade para workstations e sistemas high end que precisam de muitos cores
2 águas no chopp da AMD, 5800x3d e 12600k, principalmente para o povão comum.
Essas duas cpus praticamente eliminam o interesse do povão (que se importa com custo) que já está na AM4 ou que está com a 12ª geração intel de migrar para a AM5 de imediato.

Outros detalhes que também são importantes:
- Tempo de boot parece ser bem alto, pelo menos nessas bios iniciais, dizem em torno de 30 segundos para o dia a dia.
- Temperatura das cpus no modo padrão vai ser sempre jogada pra cima para aumentar os clocks, ou seja, quem mora em lugar quente pode perder performance se não tiver um cooler tão bom ou queira silencio, o que pode ser ajustado via overclock, mas talvez implique em queda de desempenho principalmente para quem der azar na loteria do silicio.
- Custo geral da plataforma ainda muito alto, e a depender do que a intel lançar talvez até para quem tem dinheiro fique mais interessante a 13ª geração.

Última edição:
Opa, aí simmm.
Tem um só de avx512 também, os resultados são bem impressionantes com o consumo quase igual:

Quanto ao resultado em geral, é uma máquina pra compilar, até o 7900x deixa meu 5950x no chinelo. Porém, os ganhos não justificam o custo de plataforma pra mim, nem vejo motivos pra gastar com 128gb de ddr5 (se pelo menos tivesse como colocar 256 ou 512gb eu pensava no caso).

E aí nos meteor lake vamos ver algo parecido com os Zen 4, consumindo menos e esquentando mais.
Voce tem 128 GB de RAM? Fica estável? é 4x32 ou 2x64?

Sem-t-tulo.jpg

É, acho que os Raptor Lake vão nadar de braçada em jogos...

Bom, problema é dos beta testers. Quem não tem pressa pra montar um setup completo, vai esperar tranquilo os 3D ou Intel 13th.

Voce tem 128 GB de RAM? Fica estável? é 4x32 ou 2x64?
Sim, tá bem estável, 4x32gb; não existem pentes unregistered de 64gb, seja ddr4 ou ddr5 (minha maior decepção com ddr5 é isso).
Rodo a 3200mhz, até agora tá bem de boas, só tive problemas no início sambando as memórias de slot até conseguir dar boot com os 4 pentes.

Bom, problema é dos beta testers. Quem não tem pressa pra montar um setup completo, vai esperar tranquilo os 3D ou Intel 13th.
Ganhos dos Raptor Lake é mais nas Mins, na Averages deve ser uns 5%
Já vazou review feito pelos chinas.

Qualquer 6000c40 faz 6000c30 de boa, isso nem é o problema.

Nem tinha pesquisada sobre isso... bom saber haha

Tenso é o custo total da plataforma, que eu só justificaria num modelo 3D.
Colocar um 5800X3D numa AM4 (ainda mais se ja tiver tudo) fica muito mais barato e a diferença de performance não justifica o upgrade pra DDR5.

Na black fraude vou caçar um pra mim.

Eu quero promoção de 5900x agora.. Na china já tem por 1900 kkkk
Quero melhorar minha edição de videos no Premiere..

E esperando a nova gen de vga da amd...se for piada como a nvidia fez, vou acabar indo de 6800xt mesmo

Nem tinha pesquisada sobre isso... bom saber haha

Eu quero promoção de 5900x agora.. Na china já tem por 1900 kkkk
Quero melhorar minha edição de videos no Premiere..

E esperando a nova gen de vga da amd...se for piada como a nvidia fez, vou acabar indo de 6800xt mesmo
AMD de GPU esse Ano é só a Big Navi, não sai por menos de 1kdol essa belezinha.

Pela média dos benchs do TPU já não levou o 12th, que dirá o 13th. Se plataforma tivesse preço melhor mas nestes ganhos e preços que tem um CPU atual não vejo porque trocar, ganho muito pequeno em games.

Quero ver a galera correr pros DDR5 agora...rsss

Pela média dos benchs do TPU já não levou o 12th, que dirá o 13th. Se plataforma tivesse preço melhor mas nestes ganhos e preços que tem um CPU atual não vejo porque trocar, ganho muito pequeno em games.
Por incrível qu pareça, o apelo do Intel será DDR4 e temp.
O 12400 tem um CxB bem forte.

Quem for manter na AMD, o 5800X3D tá bem interessante.

Última edição:
Em resumo, como esperava o Zen 4 não é essa Coca-Cola que os fanboys da AMD viviam dizendo. E com o preço da plataforma AM5, vai ser mais uma geração onde Intel terá melhor CxB para quem está montando do zero.

Em resumo, como esperava o Zen 4 não é essa Coca-Cola que os fanboys da AMD viviam dizendo. E com o preço da plataforma AM5, vai ser mais uma geração onde Intel terá melhor CxB para quem está montando do zero.

Não é culpa dos fan boys...

A AMD colocou na apresentação que o 7600x superava o 12900K, só faltou o detalhe que era em um só benchmark...

A AMD colocou na apresentação que o 7600x superava o 12900K, só faltou o detalhe que era em um só benchmark...
Pois é, se isso fosse verdade na média entre vários jogos, o 7600x ia vender que nem água, mesmo com o preço das mobos e rams..

Pois é, se isso fosse verdade na média entre vários jogos, o 7600x ia vender que nem água, mesmo com o preço das mobos e rams..

Mas os caras lá do HU que adoram puxar a sardinha da AMD não fabricaram resultados, o 7600X supera o 12900K não somente em apenas 1 bench...

7700X = R$ 2960,00
12700K = R$ 2790,00

7700X não é uma boa escolha em seu lançamento, nem em preço e nem em performance.

Última edição:
Derbauer já iniciou os trabalhos haiuhaiuahiua

O cara projeta e fabrica o próprio adaptador para delid e mobo :notbad: e enquanto isso os canais de tecnologia brasileiros male mal fazem overclock na memória na hora de testar um kit :haha: :haha3:

Até logei pois o pessoal está confundindo desempenho multithread em programas profissionais, com desempenho em jogos.

o 7600 está bem forte em jogos, pelo preço, comparado com os outros.

AMD Ryzen 7000 Reviews

7700X não é uma boa escolha em seu lançamento, nem em preço e nem em performance.

Talvez seria se aceitasse DDR4 e as placas mães não custassem um rim, hoje intel 12 é a melhor escolha.

Vou arriscar um palpite aqui que posso me queimar, mas enfim...

Esse problema de alta temperatura tem a ver mto com o gerenciamento da AMD na AGESA atual, pois nos testes vazados na internet mostravam que regular na tensão, pico e afins manualmente a temperatura abaixava horrores. Tá certo que o chip vai esquentar msm por conta de alcançar 5GHz+, porém um dos motivos provavelmente é o gerenciamento de energia.
Não existe problema, ele foi desenvolvido pra rodar nos 95°.

Users who are viewing this thread

Voltar