[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Quanto ai Zen4, já tem análise do seu AVX-512 e até onde estou percebendo é a melhor implementação deste conjunto de instruções até o momento (exceto no caso Linpack).
E quanto à temperatura, já chovendo no molhado, vale adicionar que um dos motivos para essas temperaturas bizarras é a espessura e tamanho do IHS, ou seja, parte da culpa dessas temperaturas vem da decisão de manter a compatibilidade com coolers AM4.
Batendo no mesmo prego mais uma vez...
However, the chip as a whole is very difficult to cool due to the dies being so small. So the bottleneck is the contact area between the die and the IHS. For all practical purposes, under a suitable all-core load, the 7950X will be running at 95C Tj.Max all the time. If you throw a bigger cooler on it, it will boost to higher clock speeds to get right back to Tj.Max. Because of this, the performance of the chip is dependent on the cooling. And it is basically impossible to hit the 230W power limit at stock without direct die or sub-ambient.

Batendo no mesmo prego mais uma vez...
Isso, por isso falei de chover no molhado, quanto à espessura do IHS foi em relação a uma discussão que estava rolando no twitter acerca disso, citando o ganho que o Derbauer teve ao tirar o IHS da equação (sempre houve ganho pelo contato direto, mas o ganho no Zen4 é acima do normal).

E esse ECO mode só mostra uma certeza: A linha mobile baseada em Zen4 (DragonRange e Phoenix) será incrível ;)

E esse ECO mode só mostra uma certeza: A linha mobile baseada em Zen4 (DragonRange e Phoenix) será incrível ;)
Pena que duvido muito que sairão notebooks premium decentes com isso, ou vão ser notebooks de entrada ou aqueles trambolhos gaymers. Quem me dera ter um XPS ou Gram com um ryzen mobile 😢

Em pensar que eu luto contra os malditos wats pra baixar a conta de luz aqui em casa e a AMD me vem com essa bomba.
Os europeus que enfrentam a mais alta elevação nos custos relacionados a energia nos últimos tempos vão correr dessa geração.
Só os americanos e os tarados por FPS vão investir nesse CPU chaleira.
Isso é resolvido em menos de 1 minuto na BIOS, não vejo tanto como um problema, e a perda quando se limita assim geralmente é mais pra multi-core mesmo, 5800x tem PPT de 142w e o 5700x tem 76w e na prática o single-core é a mesma coisa, pra quem usar pra trabalho mesmo só dar uma leve reduzida também e melhora muito a eficiência, os Ryzen 5000 eram hiper conservadores nesse quesito, tanto que maioria (pelo menos no 5900x/5950x) usava PBO pra aumentar os limites de energia, agora a galera vai fazer o contrário e no final dá na mesma

Será q vai ter mobo pra am5 custando 1k~1k200 no máximo agr no lançamento? kkkkkkkkkk

Galera, quando eu falo "problema" é como o CPU lida em gerenciar automaticamente as configurações de tensão, clock etc. No link que tinha deixado mostrava que somente com a configuração manual já se consegue manter o CPU mto abaixo dos 90ºC. E convenhamos, ngm aqui compra um CPU pra ver ele em full load em 90ºC jogando ou fazendo render, sempre estipulamos um target para mantê-lo o mais frio possível. Isso não significa que não irão funcionar, mas certamente terão perda de performance msm a AMD alegando que não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tudo depende do seu orçamento e do quanto vc pode gastar. Orçamento limitado? Vai no AM4. Tem grana sobrando? Vai no AM5.
Vc compra um carro 1.6 pra ficar andando na terceira marcha? "Pô se eu colocar na quarta eu vou estragar as pastilhas do freio mesmo com a fabricante me garantindo que eu posso ir até a sexta sem problema", parece absurdo? É tipo o que vc está fazendo.

Eu devo pular a am5 toda,.mas eu com certeza faria o delid

Pensando em fazer um upgrade por agora, vai ser de 5800x + WaterCooler parrudo e já era.
O preço de 7700x + Mobo + DDR5 vai ser uma coisa insana.

Vc compra um carro 1.6 pra ficar andando na terceira marcha? "Pô se eu colocar na quarta eu vou estragar as pastilhas do freio mesmo com a fabricante me garantindo que eu posso ir até a sexta sem problema", parece absurdo? É tipo o que vc está fazendo.

Eu devo pular a am5 toda,.mas eu com certeza faria o delid
O Peperaio mostrou que o CPU (Ryzen 7700X) alcançou 90ºC em stock, como que isso é normal? O vídeo dele mostra exatamente o que está acontecendo com essa alta temperatura. O que quero dizer é que, ao que me aparenta ser no momento, as configs pra manter o CPU operando automaticamente nos parâmetros de tensão e afins não estão calibrados corretamente. Imagina vc usando o navegador em alguma página e o CPU ali subindo pra 90ºC?

Nunca que eu vou aceitar que temperatura assim é "ok" msm saindo da boca da AMD. Posso até fazer undervolt, mas manter tudo stock eu jamais faria, tudo em prol de temp + longevidade. Mas vai de cada um achar/confiar, no que se refere a minha escolha eu esperaria pra ver es atts melhoram esses parâmetros ou se o CPU em si é um mini forno msm. Nesse caso, eu pularia essa geração.

Pensando em fazer um upgrade por agora, vai ser de 5800x + WaterCooler parrudo e já era.
O preço de 7700x + Mobo + DDR5 vai ser uma coisa insana.
Imagina comprar um WC de 360mm só pra resfriar o bichano abrindo o Chrome? Tá maluco! Kkk

7600X =R$ 2550,00

O Peperaio mostrou que o CPU (Ryzen 7700X) alcançou 90ºC em stock, como que isso é normal? O vídeo dele mostra exatamente o que está acontecendo com essa alta temperatura. O que quero dizer é que, ao que me aparenta ser no momento, as configs pra manter o CPU operando automaticamente nos parâmetros de tensão e afins não estão calibrados corretamente. Imagina vc usando o navegador em alguma página e o CPU ali subindo pra 90ºC?

Nunca que eu vou aceitar que temperatura assim é "ok" msm saindo da boca da AMD.

Acho que vc não entendeu a nova arquitetura.

até as mais simpleszinhas? tipo as q são as b550 ou x570 tuf da vida da am4? :incri2:
X670 = +- R$ 3000,00

Nunca que eu vou aceitar que temperatura assim é "ok" msm saindo da boca da AMD. Posso até fazer undervolt, mas manter tudo stock eu jamais faria, tudo em prol de temp + longevidade. Mas vai de cada um achar/confiar, no que se refere a minha escolha eu esperaria pra ver es atts melhoram esses parâmetros ou se o CPU em si é um mini forno msm. Nesse caso, eu pularia essa geração.

Imagina comprar um WC de 360mm só pra resfriar o bichano abrindo o Chrome? Tá maluco! Kkk
Sugiro ver o vídeo do gamer Nexus, vc claramente tá falando sem saber como o stock dos 7k funcionam.

PS: impressionate como os Ryzen 5 a cada geração está batendo os Ryzen 7 da geração anterior em games...isso acontece desde os 3xxx e pelo visto virou rotina....nem sei se vale a pena esse lance de future proof que a turma fala faz uns 20 anos kkk.
É se o cara não pensar em upar tão cedo. Tipo, se for ficar uns 5 anos com a CPU, ao invés de um 5600X agora, já pega logo um 5700X.

Ahh pessoal ...
De novo ao anunciar um hardware novo temos as "torcidas" distorcendo a realidade.

- Se a plataforma for muito cara , não irá vender, salvo para quem tem MUITO dinheiro sobrando
- Alguns dizem que 170w é um absurdo mas acham os 241w do 12900k normal
- Eu não usarei uma cpu que opera em 95ºC em stock ... e não vou baixar o consumo usando "eco mode". Eles que lancem uma versão não "X" com consumo menor e preço menor
- Vocês confiariam em placa mãe de baixo custo para processadores que consomem 200w ? ( vale para AMD e Intel )
- O pessoal que reclama do cooler faltou nas aulas de física. O maior volume de metal no processdor ajuda a transportar melhor a energia para o cooler, visto que temos litografia menor, potência maior e assim menor área de contato entre o die a "tampa" do processador. O ideal seria um die maior acompanhando o aumento da potência, mas isso iria encarecer o produto.

Para a jogatina, o 5800X3D vai acabar aumentando de preço.

É se o cara não pensar em upar tão cedo. Tipo, se for ficar uns 5 anos com a CPU, ao invés de um 5600X agora, já pega logo um 5700X.
Creio que quando o 5600x não der conta o 5700x também não vai dar...vide os 1700 e 2700 para quem comprou com esse pensamento.

Se talvez os games com a Unreal Engine 5 fizer uso de mais núcleos e 8/16 virar padrão pode ser que sim...mas no momento para jogo e pensando em longevidade só se pegar um 5800x3D.

- O pessoal que reclama do cooler faltou nas aulas de física. O maior volume de metal no processdor ajuda a transportar melhor a energia para o cooler, visto que temos litografia menor, potência maior e assim menor área de contato entre o die a "tampa" do processador. O ideal seria um die maior acompanhando o aumento da potência, mas isso iria encarecer o produto.

A área do die é maior, além de ser dividido em 3 partes, mas é mto calor.

tu acha q essas cpu's ai tankam esse tempo todo? (pré supondo q a pessoa vá ter uma gpu braba) tô pensando em pegar um 5800x3d já q o preço do am5 tá de lascar e só quero p gaming mesmo

tu acha q essas cpu's ai tankam esse tempo todo? (pré supondo q a pessoa vá ter uma gpu braba) tô pensando em pegar um 5800x3d já q o preço do am5 tá de lascar e só quero p gaming mesmo
Acho que depende mto da resolução que joga. Em 1440p acredito que a chance é grande.

Não é bem assim. A maior área da "tampa" favorece o chip maior em relação a um menor ao diminuir a concentração de energia em um único ponto, diminuindo a temperatura, mas a própria presença dele e ainda dessa vez com o maior volume de metal (maior espessura do ihs) aumenta a temperarura do processador pois dificulta a transferência de calor via condução, conforme o derbauer mostra. A função do ihs é proteger os dies, apesar de ele distribuir a energia em uma área maior ele atrapalha na eliminação do calor pois é uma camada a mais para o calor percorrer antes de chegar no dissipador pra ser transferido via convecção e radiação, seja um dissipador ou bloco.

Última edição:
Não faz downclock? Todo chip faz, é questão de segurança até.

Screenshot-20220926-170139-You-Tube.jpg

Os resultados ruins que vocês consideram bons são versus a 12th gen. Qdo cair o NDA dos testes da 13th gen a diferença vai ser maior ainda...

Infelizmente foi um lançamento natimorto.

O Chip se manteve onde ele foi feito para ficar kkk, todos os rumores já apontavam isso kkk, qualquer um sabe que os Ryzen 7000 vai ser pior que a gen 13 da Intel, mas vai consumir infinitamente menos e por incrível que pareça vai ser mais frio também, AMD mantém clock alto com temp alta, Intel derruba clock alto com temp alta (99º intel já derruba o clock), dificil da galera entender isso, é uma geração pra entrar na ddr5 + chipset novo, 3D Cache tem no começo do ano que vem e vai amassar a Intel dnovo, é o padrão que tem sido nos ultimos anos desde os Ryzen 3000.

Pena que duvido muito que sairão notebooks premium decentes com isso, ou vão ser notebooks de entrada ou aqueles trambolhos gaymers. Quem me dera ter um XPS ou Gram com um ryzen mobile 😢

Ano que vem chega Ryzen Mobile de 16 núcleos

O Chip se manteve onde ele foi feito para ficar kkk, todos os rumores já apontavam isso kkk, qualquer um sabe que os Ryzen 7000 vai ser pior que a gen 13 da Intel, mas vai consumir infinitamente menos e por incrível que pareça vai ser mais frio também, AMD mantém clock alto com temp alta, Intel derruba clock alto com temp alta (99º intel já derruba o clock), dificil da galera entender isso, é uma geração pra entrar na ddr5 + chipset novo, 3D Cache tem no começo do ano que vem e vai amassar a Intel dnovo, é o padrão que tem sido nos ultimos anos desde os Ryzen 3000.

Entenda que performance ≠ consumo...

Até a AMD percebeu isso, tanto que aumentou 26% da performance mas DOBROU o consumo.

Sem-t-tulo.png

Então infinitamente menor é um pouco de exagero.

Sobre a temperatura, a maioria dos testes é com watercooler 3x120 e fica oscilando entre 93~95oC.
O Eco mode é um undervolt simplificado que impacta mais a performance por ser mais fácil de fazer.

Users who are viewing this thread

Voltar