[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
boa noite, pessoal.

Já li que a amd vai lancar ate 2025 processadores para o am5, há alguma noticia alem disso? Com o lancamentos dessa linha 9000, ha noticias que ainda serao lancados novos processadores? Pergunto isso, pois quero pegar uma placa mae para essa geracao que me proporcionasse a utilizar os ultimos processadores que forem lancados para aproveitar o maximo possivel, nao sei se ha alguma noticia a respeito, se alguem consegue me ajudar, eu tava quase decidido em alguns modelos, mas fiquei com essa duvida, se alguem puder clarear e me ajudar, agradeco.
Acho que a última apresentação "oficial" que saiu foi essa:
am5-platform-longevity.jpg

Basicamente tinham prometido suporte até 2025 no começo, mas por esse slide da AMD já estavam falando até 2027. O que eu acredito de concreto é mais uma geração, no máximo. Pra frente provavelmente só algum refresh ou modelo requentado igual aconteceu com o AM4.

Gigabyte confirma que Ryzen 7 9800X3D ganha de 3% a 5% de aumento em jogos com o modo X3D Turbo

Gigabyte vaza 9800X3D em vídeo teaser do X3D Turbo
Não é mais um segredo.

8o8dke3.png

Nós aleatoriamente encontramos algumas informações interessantes em um vídeo da Gigabyte apresentando o recém-anunciado X3D Turbo Mode. Este modo supostamente foca na distribuição de núcleos, ajuste de largura de banda, balanceamento de energia de hardware e também desabilita o SMT. Essas otimizações supostamente melhoram o desempenho dos jogos.

Parece que a empresa tem uma compreensão incomum dos embargos da AMD, já que eles provocaram uma CPU AMD 8-core não lançada, conhecida como Ryzen 7 9800X3D , com esse modo habilitado. De acordo com a Gigabyte, a CPU ganharia entre 3,56% e 5,01% de desempenho em três jogos . Embora esta não seja uma lista ampla de jogos, e a empresa não forneça detalhes sobre metodologia ou hardware usado nos testes, eles relatam pelo menos uma melhoria de 3% no desempenho dos jogos.

Este número, é claro, é visivelmente menor do que os inicialmente provocados “35%”. No entanto, em defesa da Gigabyte, eles também não explicaram esses números. Então, parece que nossos leitores estavam certos em sugerir que os números originais estavam muito errados .

Talvez esse número incomum possa ser explicado pela EXPO, perfis oficiais de DDR5 OC da AMD. Aqui, a Gigabyte afirma que adicionar o X3D Turbo Mode contribui entre 7% e 18% no Ryzen 9 9950X e entre 8,5% e 16% no Ryzen 9 7950X3D.

d1cun0T.jpeg

A Gigabyte também mostra o 9800X3D rodando a 4742,81 MHz na placa-mãe X870E AORUS Master junto com memória DDR5-4800. Não que isso seja alguma coisa, apenas é bem incomum ver um parceiro de placa confirmando uma nova CPU antes da AMD.

Dj3mcPF.jpeg

A AMD está pronta para lançar oficialmente o novo Ryzen 7 9800X3D em 7 de novembro. Especificações finais e preços devem ser esperados um dia antes.

Fonte:

Gigabyte confirma que Ryzen 7 9800X3D ganha de 3% a 5% de aumento em jogos com o modo X3D Turbo

Não é mais um segredo.

8o8dke3.png

Nós aleatoriamente encontramos algumas informações interessantes em um vídeo da Gigabyte apresentando o recém-anunciado X3D Turbo Mode. Este modo supostamente foca na distribuição de núcleos, ajuste de largura de banda, balanceamento de energia de hardware e também desabilita o SMT. Essas otimizações supostamente melhoram o desempenho dos jogos.

Parece que a empresa tem uma compreensão incomum dos embargos da AMD, já que eles provocaram uma CPU AMD 8-core não lançada, conhecida como Ryzen 7 9800X3D , com esse modo habilitado. De acordo com a Gigabyte, a CPU ganharia entre 3,56% e 5,01% de desempenho em três jogos . Embora esta não seja uma lista ampla de jogos, e a empresa não forneça detalhes sobre metodologia ou hardware usado nos testes, eles relatam pelo menos uma melhoria de 3% no desempenho dos jogos.

Este número, é claro, é visivelmente menor do que os inicialmente provocados “35%”. No entanto, em defesa da Gigabyte, eles também não explicaram esses números. Então, parece que nossos leitores estavam certos em sugerir que os números originais estavam muito errados .

Talvez esse número incomum possa ser explicado pela EXPO, perfis oficiais de DDR5 OC da AMD. Aqui, a Gigabyte afirma que adicionar o X3D Turbo Mode contribui entre 7% e 18% no Ryzen 9 9950X e entre 8,5% e 16% no Ryzen 9 7950X3D.

d1cun0T.jpeg

A Gigabyte também mostra o 9800X3D rodando a 4742,81 MHz na placa-mãe X870E AORUS Master junto com memória DDR5-4800. Não que isso seja alguma coisa, apenas é bem incomum ver um parceiro de placa confirmando uma nova CPU antes da AMD.

Dj3mcPF.jpeg

A AMD está pronta para lançar oficialmente o novo Ryzen 7 9800X3D em 7 de novembro. Especificações finais e preços devem ser esperados um dia antes.

Fonte:

Turbo mode só nas X870 ?

Se tiver um update para B650 de 800,00 seria bom...

Uma Aorus X870 de 3300,00 aí não vai...

Não.

Está em beta há alguns dias.

Exemplo:
Ver anexo 136386

Nas Asus também parece estar disponível, não sei as demais mas logo deve chegar também.
Show!

Estou vendo uma mobo AM5, melhor CxB, foda que salta de 800-900 para 1400-1600 para 2300-2700 e acima de 3mil.

Acho foda:
- Placa Mãe Asus ROG STRIX B650E-F Gaming WIFI = 2180,00
- Placa Mãe Asus Prime X870-P = 2300,00
-----
-
Placa Mãe Gigabyte B650M Gaming WIFI = 900,00 (estão economizando até em slots de memória....é o fim!)

Slot PCIe já sumiu, daqui a pouco nem conector SATA vai ter.

Estou vendo uma mobo AM5, melhor CxB, foda que salta de 800-900 para 1400-1600 para 2300-2700 e acima de 3mil.

Acho foda:
Numa passada rápida e despretensiosa pelo estoque da Kabum vi vários modelos que eu facilmente compraria, todas abaixo dos 2k.

Talvez o excesso de opções "iguais, só que diferentes" cause esse tipo de indecisão.

estão economizando até em slots de memória....é o fim!
Há males que vem pra bem, estranhamente muita gente está preferindo pagar mais caro por 4 pentes visando apenas a estética e tomando altas invertidas.

Tendência, uns 99% dos usuários já não usa nenhum deles há muito tempo.

Numa passada rápida e despretensiosa pelo estoque da Kabum vi vários modelos que eu facilmente compraria, todas abaixo dos 2k.
É...to de olho numa TUF Wi-Fi de 1200,00...normalmente é a faixa de até 1400 que compro.

Há males que vem pra bem, estranhamente muita gente está preferindo pagar mais caro por 4 pentes visando apenas a estética e tomando altas invertidas.
Se barateasse os pentes de 48Gb...4x pentes sempre teve problemas de sync de clock, mais ainda em AMD.

Tendência, uns 99% dos usuários já não usa nenhum deles há muito tempo.
Pois é, já foi se o tempo das controladoras, agora um nicho muito específico, para quem usa certos tipos de placa de vídeo, HDs, rede...

Show!

Acho foda:
-----
-
Placa Mãe Gigabyte B650M Gaming WIFI = 900,00 (estão economizando até em slots de memória....é o fim!)

B650e e X870 são praticamente a mesma coisa, a única diferença é o nome e o suporte pra USB4 obrigatório na mais nova.

Não é mais um segredo.

8o8dke3.png

d1cun0T.jpeg

Dj3mcPF.jpeg

Fonte:

Pelo que andei lendo é um grande passo, mas não é em todos os jogos e pode apresentar perdas de desempenho em outros jogos.
Por falar em memorias, peguei uma XPG 6000 CL30, dizem que quanto menor o CL, melhor?

Por falar em memorias, peguei uma XPG 6000 CL30, dizem que quanto menor o CL, melhor?
Teoricamente sim, mais importante que isso é estarem na lista de compatibilidade da placa mãe que escolher (a nível de part number).

Teoricamente sim, mais importante que isso é estarem na lista de compatibilidade da placa mãe que escolher (a nível de part number).
Tá lá, fico feliz de aos poucos, estar entrando para a AMD novamente. Ultimo CPU da fabricante foi um Phenom II X4 955.

Pelo que andei lendo é um grande passo, mas não é em todos os jogos e pode apresentar perdas de desempenho em outros jogos.
Aparentemente latências menores tem desempenho melhor, claro não abusando das voltagens mas isso depende também do chip da memória!

boa noite, pessoal.

Já li que a amd vai lancar ate 2025 processadores para o am5, há alguma noticia alem disso? Com o lancamentos dessa linha 9000, ha noticias que ainda serao lancados novos processadores? Pergunto isso, pois quero pegar uma placa mae para essa geracao que me proporcionasse a utilizar os ultimos processadores que forem lancados para aproveitar o maximo possivel, nao sei se ha alguma noticia a respeito, se alguem consegue me ajudar, eu tava quase decidido em alguns modelos, mas fiquei com essa duvida, se alguem puder clarear e me ajudar, agradeco.
Se até hoje tem processador AM4 sendo lançado, AM5 é capaz de ser lançado até 2028

Não sei se já foi postado

Se o 7800X3D é assim, imagina os novos...

Não sei se já foi postado

Se o 7800X3D é assim, imagina os novos...

O cara usa uma 4090 nos testes, e não faz um teste em 1440p pelo menos! Deve ter ser funcionário do Diego, daqui a pouco só vai ter teste em 720p!

Show!

Acho foda:
-----
-

Das mais baratas X870 tem também a MSI PRO X870-P Wi-Fi, que tá saindo 1950 na GK.
Foi bem nos reviews, 3 anos de garantia, etc.

Considero melhor escolha que essa Asus aí.

Edit: ESTAVA 1950, já aumentou todas as placas lá. Tá 2k na Tera.

Última edição:
Das mais baratas X870 tem também a MSI PRO X870-P Wi-Fi, que tá saindo 1950 na GK.
Foi bem nos reviews, 3 anos de garantia, etc.

Considero melhor escolha que essa Asus aí.

Edit: ESTAVA 1950, já aumentou todas as placas lá. Tá 2k na Tera.
Eu nao vou gastar 2mil numa placa-mae.

O cara usa uma 4090 nos testes, e não faz um teste em 1440p pelo menos! Deve ter ser funcionário do Diego, daqui a pouco só vai ter teste em 720p!
Mas é exatamente assim que se compara o desempenho de plataformas diferentes, a 4090 só está ali para ter certeza de que a placa gráfica não é um fator limitante.

Há diferença no 740m e 760m para jogos nos processador 8500g e 8600g?

Se for testar em 4k a diferença vai ser 1~2 fps nos jogos, o gargalo vai ser a gpu, pra testar processador o certo é 720p mesmo pra deixar folga na gpu e mostrar quantos fps o processador empurra.

Consegue ver diferença? eu não consigo ver
Não sei exatamente o que vc busca e que títulos pretende jogar mas em alguns trechos do vídeo é possível ver nitidamente o 8500G sofrendo nos 30-40 fps enquanto os irmãos maiores me pareceram bem mais 'ok' (leia-se: próximo ou acima dos 60 fps).

A depender da diferença de preço pode valer mais a pena o 8600G.

Olá!
Vou realizar um upgrade do meu computador gostaria de saber a opinião de vocês sobre este kit que montei.

Estou por fora da tecnologia hoje em dia e aceito opiniões.

Possuo uma RTX 3070 e nao pretendo troca-la... estou realizando este upgrade pois todos os jogos que jogo ta batendo 99% de uso do processador (atualmente tenho um i7 9700f) e pouco uso da VGA.

Se tiver um setup mais em conta também aceito sugestões de upgrade com menor valor e mais viável pra combar com esta 3070.

Jogo que curto: Battlefield, Warzone, Thron N Liberty, New World (todos estes o processador gargala com uso sempre em 99%).

D2-ACD3-F2-071-C-4663-B9-D9-3-AD2463-B5-C5-F.png

Este kit saiu por R$5.200,00 achei meio salgado. Por isso ressalto que se tiver algum outro kit mais viável gostaria de saber.

Possuo entendimento sobre undervolt e overclock.

Fico muito agradecido a quem puder me ajudar.

.

Não sei exatamente o que vc busca e que títulos pretende jogar mas em alguns trechos do vídeo é possível ver nitidamente o 8500G sofrendo nos 30-40 fps enquanto os irmãos maiores me pareceram bem mais 'ok' (leia-se: próximo ou acima dos 60 fps).

A depender da diferença de preço pode valer mais a pena o 8600G.
Futuramente pretendo assinar o Boosteroid que é cloud game...

Olá!
Vou realizar um upgrade do meu computador gostaria de saber a opinião de vocês sobre este kit que montei.

Estou por fora da tecnologia hoje em dia e aceito opiniões.

Possuo uma RTX 3070 e nao pretendo troca-la... estou realizando este upgrade pois todos os jogos que jogo ta batendo 99% de uso do processador (atualmente tenho um i7 9700f) e pouco uso da VGA.

Se tiver um setup mais em conta também aceito sugestões de upgrade com menor valor e mais viável pra combar com esta 3070.

Jogo que curto: Battlefield, Warzone, Thron N Liberty, New World (todos estes o processador gargala com uso sempre em 99%).

D2-ACD3-F2-071-C-4663-B9-D9-3-AD2463-B5-C5-F.png

Este kit saiu por R$5.200,00 achei meio salgado. Por isso ressalto que se tiver algum outro kit mais viável gostaria de saber.

Possuo entendimento sobre undervolt e overclock.

Fico muito agradecido a quem puder me ajudar.

.
É bem complexo, mas eu não pegaria o 7800x3D se for pra casar ele com uma 3070, eu pensaria nesse caso, infelizmente não recomendo mais a plataforma AM4, não vejo mais sentido se for comprar do zero, e se você já tem um AM4 recomendo só mudar o cpu pra um 5700x3D.

Se esse não for o caso recomendo mirar em um 7700x ou algum AM5 mais barato, porque esse cpu vai sobrar muito, quanto as memórias achei super caras, mas tentaria ficar nos 6000mt/s pra cima. E a placa mãe está bem ok.

Users who are viewing this thread

Voltar