[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
AMD Ryzen 7 9800X3D supostamente custará US$ 479, US$ 30 a mais que o 7800X3D no lançamento

AMD Ryzen 7 9800X3D custará US$ 479
De acordo com um vazador altamente confiável da AMD, o preço da aguardada CPU de 8 núcleos foi definido em US$ 30 a mais que o 7800X3D no lançamento.

Hoang Anh Phu, que revelou com precisão vários planos de produtos da AMD nos últimos meses, relata que o Ryzen 7 9800X3D terá um preço US$ 30 mais alto que o 7800X3D no lançamento.

O processador Zen 4 de 8 núcleos foi lançado a US$ 449 e, atualmente, seu preço gira em torno de US$ 476, embora esteja fora de estoque em muitos varejistas. A AMD pode antecipar que esse fornecimento limitado (um problema atribuído à AMD) pode levar os jogadores a aceitar um preço mais alto pelo 9800X3D também.

Normalmente, evitamos cobrir rumores de preços antes de um anúncio oficial da AMD. No entanto, a AMD já compartilhou uma apresentação com a mídia, que, até onde sabemos, não incluiu detalhes de preços. Hoang parece ter insights que provavelmente vêm diretamente da equipe de tomada de decisão da AMD, antes de compartilhar essas informações com os revisores que já estão testando o 9800X3D.

É decepcionante que a AMD tenha escolhido um preço mais alto para sua nova CPU. Mas, com uma semana para o lançamento, o preço ainda pode mudar. Por enquanto, considere essas informações com cautela.

Falando do press deck, agora podemos confirmar que o 2nd Gen 3D V-Cache é de fato reverso em camadas com CCD. O documento confirma que ele usa 'Direct copper-to-copper bond' e usa Through Silicon Vias (TSV) para comunicação de silício para silício e mostra 64 MB L3 Cache abaixo do CCD.

ndh9CCl.png

Fonte: Hoang Anh Phu

Olá!
Vou realizar um upgrade do meu computador gostaria de saber a opinião de vocês sobre este kit que montei.

Estou por fora da tecnologia hoje em dia e aceito opiniões.

Possuo uma RTX 3070 e nao pretendo troca-la... estou realizando este upgrade pois todos os jogos que jogo ta batendo 99% de uso do processador (atualmente tenho um i7 9700f) e pouco uso da VGA.

Se tiver um setup mais em conta também aceito sugestões de upgrade com menor valor e mais viável pra combar com esta 3070.

Jogo que curto: Battlefield, Warzone, Thron N Liberty, New World (todos estes o processador gargala com uso sempre em 99%).

D2-ACD3-F2-071-C-4663-B9-D9-3-AD2463-B5-C5-F.png

Este kit saiu por R$5.200,00 achei meio salgado. Por isso ressalto que se tiver algum outro kit mais viável gostaria de saber.

Possuo entendimento sobre undervolt e overclock.

Fico muito agradecido a quem puder me ajudar.

.
Partindo do pressuposto que vc não quer gastar e o foco é só jogos trocaria o processador por um 7500F/7600(1100~1300) ou um 7700 que vc encontra ~1500 no Olx. Nas memórias pegue um kit 6000 cl36~38 que vc encontra por volta de 650~750 reais, só aí já economiza uns ~1800 fácil.

Olá!
Vou realizar um upgrade do meu computador gostaria de saber a opinião de vocês sobre este kit que montei.

Possuo uma RTX 3070 e nao pretendo troca-la... estou realizando este upgrade pois todos os jogos que jogo ta batendo 99% de uso do processador (atualmente tenho um i7 9700f) e pouco uso da VGA.

Se tiver um setup mais em conta também aceito sugestões de upgrade com menor valor e mais viável pra combar com esta 3070.

Jogo que curto: Battlefield, Warzone, Thron N Liberty, New World (todos estes o processador gargala com uso sempre em 99%).

Este kit saiu por R$5.200,00 achei meio salgado. Por isso ressalto que se tiver algum outro kit mais viável gostaria de saber.

.
Com uma RTX3070 dificilmente um 7800X3D vai ter trazer ganhos grandiosos... Poderia pesquisar o preço de um 7700 e ver se a economia vale a pena.

Placa mãe B650 padrão e memória 6000cl30 não tem como errar.

ASRock anuncia compatibilidade total da placa-mãe AM5 com CPU Ryzen 7 9800X3D

Outro fornecedor de placa-mãe confirma a próxima CPU da AMD.

ZcH78n3.png

Parece que quase ninguém está esperando a apresentação oficial da AMD do 9800X3D neste momento. Esta nova CPU de 8 núcleos está agora programada para ser lançada em 7 de novembro, mas a AMD nunca confirmou qual SKU X3D será lançada.

A ASRock agora está confirmando que o 9800X3D é “o primeiro modelo lançado na série de processadores 9000X3D”, encerrando a especulação sobre o possível lançamento do 9900X3D e do 9950X3D junto com este modelo.

A empresa anunciou que todo o seu portfólio de placas-mãe AM5 (séries 600 e 800) suporta o SKU 9800X3D. Este fornecedor de placas-mãe também diz que sua plataforma continuará a receber atualizações para futuros SKUs 9000X3D, sem nomear nenhum (há especulações de que variantes de 12, 16 e até 6 núcleos estão chegando).

A ASRock […] anunciou hoje que suas placas-mãe da série AM5 são totalmente compatíveis com o processador AMD Ryzen™ 7 9800X3D, maximizando seu impressionante desempenho em jogos. Isso permite que entusiastas de PC em todo o mundo estejam entre os primeiros a experimentar os recursos excepcionais trazidos pelo processador AMD Ryzen™ 7 9800X3D. O AMD Ryzen™ 7 9800X3D é o primeiro modelo lançado na série de processadores 9000X3D. As placas-mãe ASRock AM5 continuarão a receber atualizações para garantir compatibilidade perfeita com os próximos processadores Ryzen™ 9000 Series X3D, proporcionando desempenho excepcional para entusiastas de jogos.

— ASRock
A ASRock diz que seus BIOSes mais recentes já suportam a nova CPU (listada como versão 3.04), que inclui a atualização de firmware AGESA 1.2.0.2A, que também apresenta o modo X3D Turbo para uma melhor experiência de jogo.

O 9800X3D já está listado na lista de compatibilidade de CPU, confirmando algumas das especificações da CPU.

HpECCuw.png

Agora é oficial: AMD Ryzen 7 9800X3D suporta OC, 20% mais rápido que o Core Ultra 9 285K

Preço oficial: 479 USD

AhQYSG1P_o.jpg

WXnXzCud_o.jpg

“Com o processador AMD Ryzen 7 9800X3D, a AMD reprojetou sua solução de memória on-chip de ponta com a tecnologia AMD 3D V-Cache de 2ª geração. A memória cache de 64MB foi realocada abaixo do processador, o que coloca o complexo de núcleos (CCD) mais próximo da solução de resfriamento para ajudar a manter os núcleos “Zen 5” mais frios, proporcionando altas taxas de clock e proporcionando uma melhoria média de desempenho em jogos de até 8% em comparação com a nossa última geração e até uma média de 20% mais rápida que a concorrência. Esta mudança revolucionária no posicionamento permite overclocking extremo do processador. É o primeiro processador X3D totalmente desbloqueado, permitindo que entusiastas e jogadores levem seu desempenho a novos limites.

O Ryzen 7 9800X3D é a solução definitiva para o mercado de jogos para PC, com oito núcleos “Zen 5” de alto desempenho e 16 threads de processamento prontos para agilizar o trabalho de jogos e tarefas de produtividade. A velocidade de clock base de 4,7GHz é combinada com um clock boost máximo de 5,2GHz, e estas representam as velocidades de clock mais altas de todos os tempos em um chiplet X3D. Um robusto TDP de 120W e seus enormes 104MB de cache total fornecem ao processador a potência necessária para funcionar."

Última edição:
Partindo do pressuposto que vc não quer gastar e o foco é só jogos trocaria o processador por um 7500F/7600(1100~1300) ou um 7700 que vc encontra ~1500 no Olx. Nas memórias pegue um kit 6000 cl36~38 que vc encontra por volta de 650~750 reais, só aí já economiza uns ~1800 fácil.
Com uma RTX3070 dificilmente um 7800X3D vai ter trazer ganhos grandiosos... Poderia pesquisar o preço de um 7700 e ver se a economia vale a pena.

Placa mãe B650 padrão e memória 6000cl30 não tem como errar.

@Zz_FSN_zZ

Primeiramente muito obrigado pela força.

Vi que voces citaram bastante este 7700...

E vi que voces alinharam com o que pretendo...

Minha duas ultima pergunta a voces aproveitando a boa vontade de me ajudarem..

Com este 7700x eu terei um processador para quantos anos mais ou menos?

Suponhamos que daqui um ou dois anos eu queira mudar minha 3070 para uma 4070/90... este processador vai segurar o tranco ainda?

Outra pergunta gosto de mexer com overclock undervolt e etc... qual linha deste 7700 e quais chipset sao desbloqueados para over na amd? sempre fui intel.​

Olá!

.
Mirar no 7800X3D além de fazer gastar um pouco mais agora vai te criar outro 'problema' logo ali na frente que é a GPU.

Se não tá a fim de gastar muito no curto/médio prazo voto nas sugestões que os colegas já deram e até um 7600 já mostrará um ganho de performance bem interessante frente ao 9700F.

Suponhamos que daqui um ou dois anos eu queira mudar minha 3070 para uma 4070/90... este processador vai segurar o tranco ainda?
A depender da resolução e do jogo, sim.

Outra pergunta gosto de mexer com overclock undervolt e etc... qual linha deste 7700 e quais chipset sao desbloqueados para over na amd? sempre fui intel.
Todos fazem overclock mas não há muita margem.

O único detalhe nesses processadores é que os modelos 'x' (ex: 7700x) tem clocks de fábrica ligeiramente maiores e vem sem cooler, mas é possível fazer qualquer processador 'não-x' (ex. 7700) rodar com os mesmos parâmetros do irmão, com a vantagem de geralmente serem mais baratos e vir com cooler para eventualidades.

Temos um tópico fixo sobre PBO no topo da seção, é essa funcionalidade que tem essa serventia.

@Zz_FSN_zZ

Primeiramente muito obrigado pela força.​

Vi que voces citaram bastante este 7700...​

E vi que voces alinharam com o que pretendo...​

Minha duas ultima pergunta a voces aproveitando a boa vontade de me ajudarem..​

Com este 7700x eu terei um processador para quantos anos mais ou menos?​

Suponhamos que daqui um ou dois anos eu queira mudar minha 3070 para uma 4070/90... este processador vai segurar o tranco ainda?​

Outra pergunta gosto de mexer com overclock undervolt e etc... qual linha deste 7700 e quais chipset sao desbloqueados para over na amd? sempre fui intel.​

O 7700 se não me engano é 65w, mas qualquer placa mãe consegue aumentar os limites dele para igualar ao 7700X (120w)

Overclock em AMD é placa mãe X, no caso de AM5 X670(E) ou X870(E). As placas mães B, B650 e futuras B850 conseguem apenas ganhos marginais com aumento de limite pela placa mãe (PPT TDC EDC), PBO e undervolt.
Mas o "overclock" das placas X também não apresentam ganhos ao ponto de se gastar uma fortuna em uma placa superior.

Uma placa mãe AM5 que hoje suporta um 7700, vai seguir suportando (muito provavelmente) a próxima geração de processadores que virá depois da série 9000.

Sobre um 7700X limitar uma RTX 4070, 4080 ou 4090 é possível... em uma 4070 talvez não seja muito significativo, já em uma 4090 pode sim fazer diferença significativa entre 7700 e 7800X3D, mas essa comparação vai sempre depender do jogo, resolução e refreshrate do teu monitor.

Overclock em AMD é placa mãe X, no caso de AM5 X670 ou X870. As placas mães B, B650 e futuras B850 conseguem apenas ganhos marginais com aumento de limite pela placa mãe (PPT TDC EDC), PBO e undervolt.
Qual a diferença na prática pra overclock entre uma B650 e uma X670/X870 da vida? Pelo que lembro de cabeça as possibilidades eram basicamente as mesmas, talvez as X sendo um pouquinho melhores no caso de OC mais extremo até por ser onde se tem modelos melhor construídos ou focados em XOC (se tiver meia dúzia aqui no fórum que foca nisso é muito) mas eu considerava basicamente iguais nesse quesito pro OC que um usuário comum costuma fazer

Mirar no 7800X3D além de fazer gastar um pouco mais agora vai te criar outro 'problema' logo ali na frente que é a GPU.

Se não tá a fim de gastar muito no curto/médio prazo voto nas sugestões que os colegas já deram e até um 7600 já mostrará um ganho de performance bem interessante frente ao 9700F.

A depender da resolução e do jogo, sim.

Todos fazem overclock mas não há muita margem.

O único detalhe nesses processadores é que os modelos 'x' (ex: 7700x) tem clocks de fábrica ligeiramente maiores e vem sem cooler, mas é possível fazer qualquer processador 'não-x' (ex. 7700) rodar com os mesmos parâmetros do irmão, com a vantagem de geralmente serem mais baratos e vir com cooler para eventualidades.

Temos um tópico fixo sobre PBO no topo da seção, é essa funcionalidade que tem essa serventia.
O 7700 se não me engano é 65w, mas qualquer placa mãe consegue aumentar os limites dele para igualar ao 7700X (120w)

Overclock em AMD é placa mãe X, no caso de AM5 X670(E) ou X870(E). As placas mães B, B650 e futuras B850 conseguem apenas ganhos marginais com aumento de limite pela placa mãe (PPT TDC EDC), PBO e undervolt.
Mas o "overclock" das placas X também não apresentam ganhos ao ponto de se gastar uma fortuna em uma placa superior.

Uma placa mãe AM5 que hoje suporta um 7700, vai seguir suportando (muito provavelmente) a próxima geração de processadores que virá depois da série 9000.

Sobre um 7700X limitar uma RTX 4070, 4080 ou 4090 é possível... em uma 4070 talvez não seja muito significativo, já em uma 4090 pode sim fazer diferença significativa entre 7700 e 7800X3D, mas essa comparação vai sempre depender do jogo, resolução e refreshrate do teu monitor.
Estão me ajudando muito!

Vou seguir a dica de voces, mirar no 7700... observei que tem muitos na OLX... qual me indicam a comprar 7700 ou 7700x então? Outra coisa é que vi uns anunciantes falando 7700 OEM pode comprar estes OEM da vida?

Qual a diferença na prática pra overclock entre uma B650 e uma X670/X870 da vida? Pelo que lembro de cabeça as possibilidades eram basicamente as mesmas, talvez as X sendo um pouquinho melhores no caso de OC mais extremo até por ser onde se tem modelos melhor construídos ou focados em XOC (se tiver meia dúzia aqui no fórum que foca nisso é muito) mas eu considerava basicamente iguais nesse quesito pro OC que um usuário comum costuma fazer
Ambas suportam limite de tensão e corrente até o máximo do processador (PPT TDC e EDC), suportam PBO e Curve Optimizer.

A diferença é o chipset X consegue alterar o BLCK2, que é o clock que com o multiplicador da a frequência do CPU.

qual me indicam a comprar 7700 ou 7700x então?
As diferenças são as que comentei mais acima, eu iria no mais barato.

Outra coisa é que vi uns anunciantes falando 7700 OEM pode comprar estes OEM da vida?
oem provavelmente é chines/sem caixa/sem cooler/sem garantia.

Estranho vc quase bater o martelo num 7800x3d zero pulo num primeiro momento e logo em seguida garimpar processador usado e de origem incerta, fique no meio termo.

Ambas suportam limite de tensão e corrente até o máximo do processador (PPT TDC e EDC), suportam PBO e Curve Optimizer.

A diferença é o chipset X consegue alterar o BLCK, que é o clock que com o multiplicador da a frequência do CPU.
Estranho, já vi relato a rodo por aí de mobo B550/B650 fazendo OC via BCLK também, nunca tinha ouvido falar delas terem esse limitação também, só alguns posts random de agora
Overclock 5800X3D's BCLK on asus B550-i strix gaming
[105.56MHz] BCLK Overclock AM4 Ryzen 5 3500 + B550 Tomahawk + Custom Power Plan (2023-0206)
My (finally) Stable 7800X3D 103 BCLK Overclock

De qualquer forma dá pra contar nos dedos o povo que vai mexer com BCLK também, pouco ganho pra muita dor de cabeça e risco pra uma pessoa que não está por dentro dessas coisas na minha opinião, as vezes a pessoa entra na pressa nisso querendo ter algum ganho rápido em joguinho e acaba dando um tiro no pé com instabilidade pra resolver depois :haha:

Estranho vc quase bater o martelo num 7800x3d zero pulo num primeiro momento e logo em seguida garimpar processador usado e de origem incerta, fique no meio termo.
É que como sou leigo em AMD e queria um processador pra pelomenos uns 3 anos no mínimo eu vi muitos videos sobre esse 7800x3d.
Vou seguir a dica de voces e pegar um 7700 mesmo então, com uma boa placa mae e memórias 6k+ CL30.

Muito obrigado pelas dicas! Fico muito agradecido a todos.

Estranho, já vi relato a rodo por aí de mobo B550/B650 fazendo OC via BCLK também, nunca tinha ouvido falar delas terem esse limitação também, só alguns posts random de agora
Overclock 5800X3D's BCLK on asus B550-i strix gaming
[105.56MHz] BCLK Overclock AM4 Ryzen 5 3500 + B550 Tomahawk + Custom Power Plan (2023-0206)
My (finally) Stable 7800X3D 103 BCLK Overclock

De qualquer forma dá pra contar nos dedos o povo que vai mexer com BCLK também, pouco ganho pra muita dor de cabeça e risco pra uma pessoa que não está por dentro dessas coisas na minha opinião, as vezes a pessoa entra na pressa nisso querendo ter algum ganho rápido em joguinho e acaba dando um tiro no pé com instabilidade pra resolver depois :haha:
O problema que o BLCK é base pra tudo... alterando ele de 100 pra qualquer valor tu altera literalmente toda placa mãe, memória, pci, sata, mclk, fclk, o que pode ser um terror para estabilidade.

Já a placa X consegue separar o BLCK do BLCK2, mantendo o computador rodando certinho a *100Mhz alterando apenas o clock do CPU.

Última edição:

O meu 7800x3D é da China, paguei R$1900 nele, o único detalhe é que veio sem caixa, uma pena terem acabado com a minha felicidade.

O problema que o BLCK é base pra tudo... alterando ele de 100 pra qualquer valor tu altera literalmente toda placa mãe, memória, pci, sata, mclk, fclk, o que pode ser um terror para estabilidade.

Já a placa X consegue separar o BLCK do BLCK2, mantendo o computador rodando certinho a *100Mhz alterando apenas o clock do CPU.
Ahh sim, quando quotei ainda estava só BCLK no post, nem sabia que tinha BCLK2 agora kkkkkk, o povo já faz besteira mexendo em PBO na esperança ganhar 1-2% de fps, aí fiquei imaginando pegar uma pessoa meio perdida copiando PBO, OC de memória e mexendo com BCLK tudo de uma vez, certeza que ia dar ruim kkkkkk

E de qualquer forma, creio que boa parte que mexe com OC a esse ponto é mais por hobby/amor e compartilhar resultados do que os ganhos práticos em si, só achei interessante comentar porque vai ter gente que vai ler o comentário e achar que não vale a pena pegar mobo B650 porque pretende fazer OC, só que OC pra grande maioria aqui é só pegar um 7600/7700 da vida e botar +50/100 de boost :haha:

Ok, definitivamente vou investir em um.
Ou aguardo o 9900X3D?:coolface:

Brincadeira a parte. Será um belo de um upgrade.

Ok, definitivamente vou investir em um.
Ou aguardo o 9900X3D?:coolface:

Brincadeira a parte. Será um belo de um upgrade.
Depende do uso, se for pra jogos o 9800x3D vai se sair melhor provavelmente se for um misto de coisas é melhor um 9900x3D.

Ahh sim, quando quotei ainda estava só BCLK no post, nem sabia que tinha BCLK2 agora kkkkkk, o povo já faz besteira mexendo em PBO na esperança ganhar 1-2% de fps, aí fiquei imaginando pegar uma pessoa meio perdida copiando PBO, OC de memória e mexendo com BCLK tudo de uma vez, certeza que ia dar ruim kkkkkk

E de qualquer forma, creio que boa parte que mexe com OC a esse ponto é mais por hobby/amor e compartilhar resultados do que os ganhos práticos em si, só achei interessante comentar porque vai ter gente que vai ler o comentário e achar que não vale a pena pegar mobo B650 porque pretende fazer OC, só que OC pra grande maioria aqui é só pegar um 7600/7700 da vida e botar +50/100 de boost :haha:
BLCK é a única forma de fazer "overclock" no CCD com V-cache, uma vez que o CPU Boost Override (Positivo) não se aplica nele, pelo menos na série 7000....

Delícia de notícia, mas em um preço bem amargo, quase 500 dólares por oito núcleos é complicado :c

A AMD estava só esperando como o ARL-S se sairia em jogos para soltar o preço, se a concorrência fosse mais competente nesse cenário não duvido que esse 9800X3D viesse no mesmo preço do 7800X3D, ou até mais baixo (seguindo o padrão da linha 9000 vir mais barata que a 7000). Agora é aguardar e ver se os números que a AMD informou são confiáveis e quão fundo será a facada nos 9900X3D e 9950X3D (e se realmente existirá um 9600X3D para o mercado DIY, sem exclusividades) :v

Agora é oficial: AMD Ryzen 7 9800X3D suporta OC, 20% mais rápido que o Core Ultra 9 285K

Preço oficial: 479 USD

AhQYSG1P_o.jpg

WXnXzCud_o.jpg

“Com o processador AMD Ryzen 7 9800X3D, a AMD reprojetou sua solução de memória on-chip de ponta com a tecnologia AMD 3D V-Cache de 2ª geração. A memória cache de 64MB foi realocada abaixo do processador, o que coloca o complexo de núcleos (CCD) mais próximo da solução de resfriamento para ajudar a manter os núcleos “Zen 5” mais frios, proporcionando altas taxas de clock e proporcionando uma melhoria média de desempenho em jogos de até 8% em comparação com a nossa última geração e até uma média de 20% mais rápida que a concorrência. Esta mudança revolucionária no posicionamento permite overclocking extremo do processador. É o primeiro processador X3D totalmente desbloqueado, permitindo que entusiastas e jogadores levem seu desempenho a novos limites.

O Ryzen 7 9800X3D é a solução definitiva para o mercado de jogos para PC, com oito núcleos “Zen 5” de alto desempenho e 16 threads de processamento prontos para agilizar o trabalho de jogos e tarefas de produtividade. A velocidade de clock base de 4,7GHz é combinada com um clock boost máximo de 5,2GHz, e estas representam as velocidades de clock mais altas de todos os tempos em um chiplet X3D. Um robusto TDP de 120W e seus enormes 104MB de cache total fornecem ao processador a potência necessária para funcionar."

479USD vocês acham que chega aqui por quanto ?

Users who are viewing this thread

Voltar