[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
AMD Ryzen série 9000 atinge preços recordes: 9950X agora por US$ 584, 9700X por US$ 312 e 9600X por US$ 238

Ryzen 9000 atinge preço mais baixo de todos os tempos em uma nova onda de descontos, agora de 10% a 30% mais barato
Talvez a Intel precise repensar seus preços agora.
xfcUEal.png

Ontem mesmo, informamos que a Newegg havia reduzido o preço do Ryzen 9 9900X de 12 núcleos para US$ 382, o menor preço até agora, apenas para ver agora todos os três SKUs da linha de desktops Zen5 se juntando a uma nova onda de descontos.

A Newegg está oferecendo códigos promocionais de US$ 15 de desconto nas variantes de 16, 8 e 6 núcleos, efetivamente reduzindo ainda mais os preços — US$ 10 a US$ 15 a menos do que ontem e significativamente mais barato do que há um mês.

O Ryzen 9 9950X, ainda o SKU carro-chefe desta linha, agora custa US$ 584, marcando uma queda de US$ 65 em relação ao MSRP de agosto e um desconto geral de 10%. Notavelmente, o MSRP oficial para este SKU agora é de US$ 599, tornando este preço US$ 15 menor do que o preço pretendido pela AMD.

Ofertas AMD Ryzen 9000 (links de afiliados)​

aSIKFpR.jpeg

O 9700X acaba de atingir US$ 312, movendo-se firmemente em direção à marca de US$ 300, que pode atingir até o fim do ano. Esperamos que este SKU veja mais descontos quando a AMD lançar o 9800X3D na semana que vem, criando uma lacuna de US$ 170 entre os dois SKUs, ambos de 8 núcleos.

A Newegg também não ignorou o modelo de 6 núcleos, agora com preço de US$ 238 — uma redução de US$ 41 em relação ao MSRP de agosto e um desconto geral de 14%. No geral, o momento desses cortes de preço é bem interessante, dado que o Core Ultra 200 da Intel está achando difícil convencer os entusiastas a mudar para a plataforma LGA-1815 e o preço de lançamento não foi particularmente surpreendente.

XGFOjxE.png

Putz, ontem fiz piada mas esse é um dos grandes contras de comprar componentes em etapas e não ter como testar assim que recebe.

Às vezes acontecem essas 'surpresas' na hora de montar ou testar, perde o período de devolução e acaba tendo que entrar na esteira da garantia que normalmente é bem mais morosa.

Boa sorte aí.
Já passei por isso pra nunca mais. A sorte foi que a placa com problema era da MSI e o processo de devolução foi super tranquilo. Melhor coisa é comprar tudo no mesmo período, montar e testar.

Tem algum boato dos 9900/9950 sairem a versão X3D?

Pra produtividade (python), 7950x3d ou 9950x?

@igormp como ta hoje em dia o surpote das placa mães pra 4x32 na memoria?

Tem algum boato dos 9900/9950 sairem a versão X3D?

Pra produtividade (python), 7950x3d ou 9950x?

@igormp como ta hoje em dia o surpote das placa mães pra 4x32 na memoria?
Sim, 9900X3D e 9950X3D ano que vem, único mistério é saber se virão com 3D v-cache em apenas um ou nos dois CCDs (eu apostaria que nos dois).

Produtividade o 9950X é superior sem duvida.

AM5 continua sendo para se utilizar com 2 pentes de memória..... "quatro slotes de memória não é um recurso, é uma falha de projeto"

É normal demorar tanto o Boot assim?
Eu ligo o PC, led DRAM acende e fica um tempo..... Aí sim começa a carregar o Windows.

Sério isso?

Vai ser sempre demorado assim?

É normal demorar tanto o Boot assim?
Eu ligo o PC, led DRAM acende e fica um tempo..... Aí sim começa a carregar o Windows.

Sério isso?

Vai ser sempre demorado assim?
Se for Asus, ativa o Memory Context Restore, algo assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, 9900X3D e 9950X3D ano que vem, único mistério é saber se virão com 3D v-cache em apenas um ou nos dois CCDs (eu apostaria que nos dois).

Produtividade o 9950X é superior sem duvida.

AM5 continua sendo para se utilizar com 2 pentes de memória..... "quatro slotes de memória não é um recurso, é uma falha de projeto"
Queria mais RAM, mas só tem pente unico de 48 GB né?

É, isso deveria ter vindo habilitado por padrão.

10/10 acabou minha dor de cabeça. Obrigado!!

Agora vem uma questão, formatar ou não formatar após a troca do sistema? Windows 11 iniciou como um charme aqui, sem dor de cabeça.
Intel LGA1200 para AM5

Putz, ontem fiz piada mas esse é um dos grandes contras de comprar componentes em etapas e não ter como testar assim que recebe.

Às vezes acontecem essas 'surpresas' na hora de montar ou testar, perde o período de devolução e acaba tendo que entrar na esteira da garantia que normalmente é bem mais morosa.

Boa sorte aí.
No final das contas era o primeiro Boot mesmo, só que demorou bastante, quase 5 minutos...

Viagem perdida por nada. Mas vou testando aqui que ainda tá no prazo de 30 dias.

Agora vem uma questão, formatar ou não formatar após a troca do sistema? Windows 11 iniciou como um charme aqui, sem dor de cabeça.
Intel LGA1200 para AM5
Por preciosismo prefiro formatar, mas há quem já tenha passado por uma uma dúzia de plataformas completamente diferentes na mesma instalação do Windows e afirme estar 100%.

Salvo engano essa é inclusive uma recomendação da própria AMD para quem migra de um processador single para um dual CCD e principalmente de um processador sem cache 3D para um com cache como será o seu caso no futuro, sob risco de ter a performance afetada e/ou bugs aleatórios, como ficou bom dá pra ir levando até lá se for o caso.

No final das contas era o primeiro Boot mesmo, só que demorou bastante, quase 5 minutos...

Viagem perdida por nada. Mas vou testando aqui que ainda tá no prazo de 30 dias.
Menos mal, os boots seguintes tendem a ser bem mais rápidos.

Se persistir dá pra ativar o Memory Context Restore na Bios, além de obviamente utilizar a versão mais recente.
EDIT: Só depois vi que vc tinha já perguntado e fui ninjado pelo @Snap :ninja::limo:

Galera, uma duvida.... o 7600X é quente mesmo ou deu problema no meu WC?
Uso um NZXT X63 de 280mm, no Cine tá batendo 95 Graus com a bomba no máximo. Isso em segundos de Stress Test.

Já refiz todas as conexoes do WC.
Já apliquei mais pasta termica.
Já apertei o que deu dos parafusos.

Já não sei mais.

Não sei se deu BO ou é assim mesmo. Meu i7 10700 nunca chegou nisso.

Captura-de-tela-2024-11-01-140053.png

Por preciosismo prefiro formatar, mas há quem já tenha passado por uma uma dúzia de plataformas completamente diferentes na mesma instalação do Windows e afirme estar 100%.

Salvo engano essa é inclusive uma recomendação da própria AMD para quem migra de um processador single para um dual CCD e principalmente de um processador sem cache 3D para um com cache como será o seu caso no futuro, sob risco de ter a performance afetada e/ou bugs aleatórios, como ficou bom dá pra ir levando até lá se for o caso.

Menos mal, os boots seguintes tendem a ser bem mais rápidos.

Se persistir dá pra ativar o Memory Context Restore na Bios, além de obviamente utilizar a versão mais recente.
EDIT: Só depois vi que vc tinha já perguntado e fui ninjado pelo @Snap :ninja::limo:
Então vou deixar para formatar quando eu for adquirir o 9800X3D, por enquanto vou usar esse 7600X. Por falar nisso, to tentando descobrir o que tem de errado na instalação do cooler pois tá batendo 90 Graus.

Última edição:

Se quiser manter a memória com alta frequência e timmings bons para garantir desempenho é isso, 2x48Gb é o máximo.

Se quiser mais memória, 4x32Gb ou 4x48Gb vai ter que abrir mão de desempenho pra conseguir estabilidade.
Quanto de desempenho não sei, vai depender de como vais conseguir estabilizar e qual software usas.

Designed for a lifetime at 95
95 is the target for best performance
and temperature (TjMax, which is a safe 95 degrees for all Ryzen 7000 processors).

Série 9 também é assim? Nunca tinha visto bater essa temperatura, pior que desmontei e montei inúmeras vezes pensando que fosse problema na instalação.

Isso pra mim ainda é tudo novo.

Série 9 também é assim? Nunca tinha visto bater essa temperatura, pior que desmontei e montei inúmeras vezes pensando que fosse problema na instalação.

Mas esse teste é em stress ou uso normal?

Mas esse teste é em stress ou uso normal?
Stress, no Cinebench R23. Rodei o benchmark e marcou bem próximo às pontuações dos reviews, então acho que não deu throttling pelo que vi.

Muito provavelmente também pode rodar em 95c sem medo nenhum, eles só não vão chegar a bater esse limite por causa de algumas mudanças da gen 9000 e porque o consumo máximo deles é muito menor, mas se você não tem costume de "jogar" Cinebench não tem nem porque ficar fazendo essas coisas também

então acho que não deu throttling pelo que vi.
Pessoalmente não gosto do hwmonitor, o hwinfo64 parece funcionar melhor e tem mais sensores, esses abaixo podem confirmar isso:

hwinfo64.png

Se estiver rolando e for recorrente (em uso normal, não stress) vc pode dar uma brincada com Eco Mode, PBO e afins mas não é algo preocupante num primeiro momento.

alguma notícia de corte nos preços do 7xxx? tudo bem que o dólar tá subindo pra kct....

Além do 9800x3d há a expectativa dos modelos 9900x3d e 9950x3d.

Mas não se atenha a isso pois qualquer placa mãe minimamente razoável lançada até hoje suporta as linhas 7000/8000/9000 sem problemas, e não há mais aquela necessidade de ter que sair atrás de um processador menor/diferente/mais antigo para atualizar Bios pois praticamente todas tem a possibilidade de atualização sem um processador instalado (caso seja este o receio).

Acho que a última apresentação "oficial" que saiu foi essa:
am5-platform-longevity.jpg

Basicamente tinham prometido suporte até 2025 no começo, mas por esse slide da AMD já estavam falando até 2027. O que eu acredito de concreto é mais uma geração, no máximo. Pra frente provavelmente só algum refresh ou modelo requentado igual aconteceu com o AM4.

Se até hoje tem processador AM4 sendo lançado, AM5 é capaz de ser lançado até 2028

Muito obrigado a todos.

Vou aproveitar para pedir mais uma ajudinha, eu optei pelo 7800x3d, só estou em duvida de ql placa mae ir, mas devo pegar alguma das b650 como ja indicaram.

Eu tenho um gabinete sharkoon TG5 e uma fonte de 600w da thermaltake que utilizo ha uns 5 anos, nesse computador pretendo colocar uma 4070 super ou 4080, sabem informar se para o meu gabinete serviria, e se é melhor eu trocar de fonte?

To editando que esqueci de uma coisinha, eu tenho um Water Cooler Deepcool Gammaxx L240T v2, que comprei em 2021 e nunca usei, está lacrado, e tambem tenho um scythe mugen 5 black edition rgb, algum desses coolers serviria? tem perigo de usar esse water cooler que está fechado ha 3 anos?

Enfim, muito obrigado

Muito provavelmente também pode rodar em 95c sem medo nenhum, eles só não vão chegar a bater esse limite por causa de algumas mudanças da gen 9000 e porque o consumo máximo deles é muito menor, mas se você não tem costume de "jogar" Cinebench não tem nem porque ficar fazendo essas coisas também

Pessoalmente não gosto do hwmonitor, o hwinfo64 parece funcionar melhor e tem mais sensores, esses abaixo podem confirmar isso:

hwinfo64.png

Se estiver rolando e for recorrente (em uso normal, não stress) vc pode dar uma brincada com Eco Mode, PBO e afins mas não é algo preocupante num primeiro momento.

É que eu realmente estranho já que meu i7 não chegava nem em 75. Fiquei preocupado mesmo pois minha esposa as vezes usa meu PC para renderizar os trabalhos no VRay e isso puxa tanto quanto o Cinebench.

Pior que em jogo tá ali na casa dos 80+ (Cyberpunk)

Achei um video interessante sobre:

Última edição:
Stress, no Cinebench R23. Rodei o benchmark e marcou bem próximo às pontuações dos reviews, então acho que não deu throttling pelo que vi.

Saquei, mas se você usa muito em stress qualquer coisa só fazer um CO negativo pra manter um pouco mais abaixo. Mas não acho que seja um “problema” já que as cpus são feitas pra trabalhar em alta temperatura como o colega acima citou.

Saquei, mas se você usa muito em stress qualquer coisa só fazer um CO negativo pra manter um pouco mais abaixo. Mas não acho que seja um “problema” já que as cpus são feitas pra trabalhar em alta temperatura como o colega acima citou.
É, mas claro que não é toda hora... Porem alguns trabalhos leva uma manha inteira para renderizar. Sabe aquelas imagens que vemos por ai de interiores de APTOS realistas? Então...
Mas pelo que andei pesquisando aqui, da para limitar os Watts na Bios, ainda não me aprofundei nisso, mas baixando para atingir no maximo 100W já reduz bastante a temp.
Acho que é isso, sou completamente 'noob' nestas partes de configuração ainda.

Minha placa é uma Gigabyte. Tem esse mesmo recurso nela ou é somente na Asus?

É que eu realmente estranho já que meu i7 não chegava nem em 75. Fiquei preocupado mesmo pois minha esposa as vezes usa meu PC para renderizar os trabalhos no VRay e isso puxa tanto quanto o Cinebench.

Pior que em jogo tá ali na casa dos 80+ (Cyberpunk)

Achei um video interessante sobre:

Talvez devido ao fato do CCD não ser exatamente no centro do processador o bloco não seja muito bem otimizado pra isso, ou de repente o WC em si já está mais cansado ou não dá conta deste processador, mas é apenas palpite e há inúmeras variáveis que passam por gabinete, posição do radiador/fans e etc.

Ainda assim 80ºC acho que tá ok por ora, dá pra fazer um ajuste fino nas configs do processador antes de partir para outro mas só faria isso após pegar o processador definitivo e ver como esse carinha vai se comportar.

É, mas claro que não é toda hora... Porem alguns trabalhos leva uma manha inteira para renderizar. Sabe aquelas imagens que vemos por ai de interiores de APTOS realistas? Então...
Na minha opinião faria mais sentido um processador com 12 ou 16 núcleos, não comprometeria tanto a jogatina como se imagina e agilizaria essa parte também, isso quando não é renderizado pela GPU.

Minha placa é uma Gigabyte. Tem esse mesmo recurso nela ou é somente na Asus?
Sim, via de regra todas tem.

Users who are viewing this thread

Voltar