Advanced BIOS (F2) > Settings Tab > AMD CBS > UMC Common Options > DDR Options > DDR Memory Features > Memory Context Restore > Enable itMinha placa é uma Gigabyte. Tem esse mesmo recurso nela ou é somente na Asus?
Advanced BIOS (F2) > Settings Tab > AMD CBS > UMC Common Options > DDR Options > DDR Memory Features > Memory Context Restore > Enable itMinha placa é uma Gigabyte. Tem esse mesmo recurso nela ou é somente na Asus?
Agora vem uma questão, formatar ou não formatar após a troca do sistema? Windows 11 iniciou como um charme aqui, sem dor de cabeça.
Intel LGA1200 para AM5
Menos ruim, mas segue ruim. 4x48gb é levemente melhor (dá pra conseguir 5200~5600mhz só ligando o XMP com memórias que estejam no qvl).Tem algum boato dos 9900/9950 sairem a versão X3D?
Pra produtividade (python), 7950x3d ou 9950x?
@igormp como ta hoje em dia o surpote das placa mães pra 4x32 na memoria?
Pentes de 64gb devem tá saindo ano que vem, tanto da Kingston quanto crucial. Tô só esperando isso pra pegar um setup AM5.Se for Asus, ativa o Memory Context Restore, algo assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Queria mais RAM, mas só tem pente unico de 48 GB né?
Primeiro agradecer a estrutura e a todos que sempre colaboram no fórum.
Li as últimas 40 páginas para ter alguma base de pesquisa para o upgrade que estou planejando.
Deve ter pelo menos 10 anos que não tenho uma plataforma com a AMD.
A grande dúvida ainda reside na placa-mãe.
São muitas opções com uma salada de série e opções de cada fabricante. Na minha opinião muito confuso.
Além da fantástica planilha de motherboard que compartilharam no tópico: AM5 Motherboards Sheet (X870/X670/B650/A620) - Planilhas Google
Acredito que o video abaixo pode ajudar os demais colegas que estão no mesmo dilema.
Talvez devido ao fato do CCD não ser exatamente no centro do processador o bloco não seja muito bem otimizado pra isso, ou de repente o WC em si já está mais cansado ou não dá conta deste processador, mas é apenas palpite e há inúmeras variáveis que passam por gabinete, posição do radiador/fans e etc.
Ainda assim 80ºC acho que tá ok por ora, dá pra fazer um ajuste fino nas configs do processador antes de partir para outro mas só faria isso após pegar o processador definitivo e ver como esse carinha vai se comportar.
Na minha opinião faria mais sentido um processador com 12 ou 16 núcleos, não comprometeria tanto a jogatina como se imagina e agilizaria essa parte também, isso quando não é renderizado pela GPU.
Sim, via de regra todas tem.
Único bug que eu tive após a troca do sistema foi os coolers da gpu saltando a 100% por uns segundos mesmo com a temperatura baixa 75°. Mas resolvi passando o Driver Cleaner e reinstalando tudo.Nesse caso não tem nenhuma necessidade de formatar, SysPrep do W11 faz tudo sozinho.
Se quiser pecar pela cautela pode fazer uma limpa via Device Manager, ativa pra mostrar "hidden devices" e remove todas elas, ativando o checkbox para remover o driver também, nos casos que oferecerem essa opção.
Depois certifique-se de instalar os drivers listados na pagina da sua MB, não deixar só os que o Windows instala.
Se seu upgrade for para um 9800X3D, não tem nada para se preocupar também, é um CPU com apenas 1 CCD e 1 3D v-cache, não tem core-parking (e mesmo se for um com core-parking, tem um video do Jay2Cents mostrando como resolver sem precisar formatar)
Em um dia aqui no fórum conversando sobre, aprendi algumas coisas sobre o AM5. Principalmente neste caso do primeiro Boot ser extremamente lento...
Pois no meu ver sempre foi: Led DRAM ligado e Monitor sem imagem = Mobo ruim ou memória ruim. Não há muito o que fazer.... Mas agora, aguardar alguns minutos? Bem, nunca me passou pela cabeça.
Hoje os tempos estão mudados, realmente. Antigamente usávamos luva anti estática, agora não usamos e ainda pedimos para o cachorro segurar a placa de vídeo.
Acredito que muitas pessoas estão com o Boot lento por causa do Memory Context. Algumas mobos melhora desativando, outras habilitando.
Ontem na montagem da MOBO resolvi desenterrar. Alguém aqui ainda usa espaçador? Resolvi usar.
![]()
The AMD Ryzen 5 7600X processor is designed to run at high temperatures to maximize performance, which is why it can get hot. In fact, the 7000 series of processors is designed to run at higher temperatures and power headroom than previous séries.
Pois no meu ver(novamente), se a CPU atinge os 95 Graus, a bomba não está ligada ou não foi bem instalado. De qualquer jeito é uma imagem assustadora.
Fiz o teste de throttling por 20 minutos com 95°, tudo ok. É inacreditável....
Bora lá então se divertir (ou cozinhar)
Apesar da AMD tratar 95°C como algo "normal", ela se esqueceu de um detalhe, de considerar que um componente rodando a essa temperatura vai esquentar os demais componentes dentro do gabinete.
Particularmente 95°C é uma temperatura que me gera muito desconforto. Mexendo no CO e PBO dá pra diminuir bastante a temperatura. Tenho algumas máquinas AM5 e com certeza o 7700X é a mais esquentada entre elas, em stock passando fácil dos 90°C. Dedicando um tempo fazendo ajustes no CO e PBO o processador passou a pegar no máximo por volta dos 75°C no CR23.
![]()
Não sei qual processador está usando (sua assinatura diz i7 10700), mas se os 95°C estiverem te incomodando, dê uma mexida no CO e PBO![]()
O que eu acabei fazendo foi fuçar essa planilha, das B650 até as x870e, ver o que me interessava em termos de extras, por exemplo USB4, Codec de áudio ou quantidade de slot M.2, depois se a placa acaba desabilitando alguma coisa pra isso funcionar (USB4 por exemplo tem muita placa que compartilha banda com alguma porta M.2 e ou desativa ou fica rodando em 2x ao invés de 4x ou slot M.2 que compartilha banda com o x16 e por aí vai) e o quanto isso pode ou não te afetar, depois ver o preço nas lojas. Se o preço estiver muito salgado, aí você corta alguma coisa, seja um slot M.2, seja USB4, seja slot M.2 PCIe 5 e por aí vai, até se ajustar.
Ou faz o inverso, olha os preços, estou disposto a pagar até X pela placa mãe, vê quais as opções, aí volta pra planilha e vê qual é mais completa ou menos cagada. No soquete AM4 pelo menos eu acho que isso era mais simples, eu só olhei VRM, dá conta da CPU que eu quero e acabou, não tinha tanta opção também e o preço ainda não era tão salgado (paguei uns R$ 900,00 pela B550m TUF da Asus se não me engano).
É quase um processo iterativo, você define umas coisas, vê o resultado, não ficou bom, corta umas coisas, vê o resultado e vai indo. Depois você se irrita, quer quebrar tudo. Depois volta a consultar de novo![]()
é dos 5xxx mas vale para os 7/9 tbm.Coloquei o 7600X com TDP de 65W (Eco mode) e tive uma perda de desempenho considerável, alguem sabe na ASUS, onde consigo setar manualmente? Queria ir testando subindo levemente o TDP.
Obs. Ryzen Master não instala aqui, tá bugado. Então só via BIOS mesmo.
Coloquei o 7600X com TDP de 65W (Eco mode) e tive uma perda de desempenho considerável, alguem sabe na ASUS, onde consigo setar manualmente? Queria ir testando subindo levemente o TDP.
Obs. Ryzen Master não instala aqui, tá bugado. Então só via BIOS mesmo.
Não contaria muito com queda no preço dos X3D, ainda mais depois desse lançamento meia boca da série 9000 da AMD e da 200 da Intel. Infelizmente a AMD sabe que tá com a faca e o queijo na mão, se quer o melhor desempenho em jogos é com eles e acabou e o preço só que sobe... Geralmente o preço da série anterior começa a baixar pra tentar liberar estoque mas o que vimos foi o contrário. Não sei também se é um movimento pré promoções de fim de ano pra fazer metade do dobro e por aí vai, já estou com tudo comprado só aguardando os reviews dos X3D pra definir o que faço quanto a CPU...Explanação perfeita da situação.
Inicialmente estava pensando em um investimento de máquina para pelo menos 5 anos, que costuma ser a periodicidade das minhas trocas, então partiria para 7800X3D + alguma placa x870.
Contudo, os preços estão elevadíssimos e provavelmente subirão mais alguma coisa por conta do dólar.
A Máquina é para jogar automobilismo virtual (sim racing) com 3 monitores 1920x1080p ou VR.
Uso para trabalho com alguns softwares de engenharia em máquina virtual, mas nada muito exigente.
- Placa-mãe MSI por conta da garantia de 3 anos
- já tive ASUS TUF z170 - não foi um experiência legal
- atualmente estou com a Gigabyte z390 que nunca me deu problema, então talvez veja os modelos da Gigabyte também
- Placa-mãe com um bom VRM para ter como fazer upgrade futuro, pois agora penso em pegar o 7600
- espero que com o lançamento dos novos processadores ocorra alguma queda no 7800X3D ou quem sabe até 9800X3D para fazer o upgrade no final de 2025 quando devo voltar firme aos campeonatos.
- No mínimo 2 slots m2
- Wi-Fi e Bluetooth
Deixar as opções engatilhadas para o caso de surgir algo na Black Fraude.
Realmente.Não contaria muito com queda no preço dos X3D, ainda mais depois desse lançamento meia boca da série 9000 da AMD e da 200 da Intel. Infelizmente a AMD sabe que tá com a faca e o queijo na mão, se quer o melhor desempenho em jogos é com eles e acabou e o preço só que sobe... Geralmente o preço da série anterior começa a baixar pra tentar liberar estoque mas o que vimos foi o contrário. Não sei também se é um movimento pré promoções de fim de ano pra fazer metade do dobro e por aí vai, já estou com tudo comprado só aguardando os reviews dos X3D pra definir o que faço quanto a CPU...
O X3D Turbo Mode não é exclusivo das placas-mãe Gigabyte; ele faz parte do novo firmware AGESA. Essa tecnologia desabilita efetivamente um CCD e SMT (hyper-threading), o que, para SKUs de 16 e 12 núcleos, reduziria a contagem de núcleos, mas melhoraria o desempenho em jogos. Isso também sugere que SKUs de 8+ núcleos não terão 3D V-Cache em ambos os chiplets.O GIGABYTE X3D Turbo Mode é um recurso de ponta que unifica a distribuição de núcleos, o ajuste de largura de banda e o balanceamento de energia do hardware, resultando em ultrapassar os limites do desempenho de jogos. Testes empíricos demonstram que esse recurso oferece benefícios tangíveis aos jogadores, com aumentos de desempenho de até 18% para os processadores Ryzen™ série 9000 de 16 núcleos X3D , espantosos 18% para os processadores Ryzen™ 9000 não X3D e 5% para os processadores Ryzen™ 9800 X3D*. Notavelmente, os parâmetros de otimização exclusivos do X3D Turbo Mode permitem que até mesmo os processadores Ryzen™ 9000 não X3D atinjam níveis de desempenho de jogos semelhantes aos seus equivalentes Ryzen™ X3D. Experimente uma jogabilidade mais suave, taxas de quadros mais altas e latência reduzida com a inovação do BIOS da GIGABYTE - X3D Turbo Mode.
— RP da Gigabyte
Agora vem uma questão, formatar ou não formatar após a troca do sistema? Windows 11 iniciou como um charme aqui, sem dor de cabeça.
Intel LGA1200 para AM5
No final das contas era o primeiro Boot mesmo, só que demorou bastante, quase 5 minutos...
Viagem perdida por nada. Mas vou testando aqui que ainda tá no prazo de 30 dias.
Certamente eu formataria tambémJá matei um m2 tirando de intel e colocando em amd. Plataforma diferente eu formataria sim.
Fora que hj para instalar um Windows não leva 15min.Certamente eu formataria também
Só de trocar uma VGA Nvidia por AMD e vice versa já vale a pena formatar imagina sistema quase todo
Fora que hj para instalar um Windows não leva 15min.
Pode ter certeza que 9800X3D virá caro, ainda mais com aumento do dolar e o hype dessa CPU.Dúvida simples: Tô comprando as peças da minha máquina nova HOJE. A config vai ser a seguinte:
Placa-Mãe MSI X870 Tomahawk
32GB DDR5 (2x16GB) da Kingston, 6400MHz, CL32 (equivalente a 6000MHz CL30) - KF564C32BBEK2-32
Fonte Corsair RM1200X Shift (CP-9020276-BR)
Placa de vídeo eu vou manter a minha atual por enquanto até o lançamento da nova geração, aí farei o upgrade. Atualmente é uma Sapphire 5700XT de 8GB (velhinha já, coitada)
SSD a mesma coisa, tenho uns par já, não é a questão principal. Pretendo comprar uma 5080 ou equivalente da AMD.
Minha principal dúvida é a seguinte:
7800X3D agora, por R$3.000 na Kabum ou espera o 9800X3D lançar? TEORICAMENTE lança nessa quinta agora, mas imagino que não estará a pronta entrega no Brasil tão cedo, imagino que vá demorar pelo menos umas semanas pra chegar o produto de fato aqui, certo? A questão é: quando o 9800X3D lançar aqui no BR, quanto vocês acham q vai custar? Pq se for 3.000 ou até uns 3.500, eu acho que esperaria. Mas se for lançar por 4.000 ou mais, eu vou comprar o 7800X3D mesmo e no futuro faço upgrade caso precise (pensando que a AM5 ainda vai ter pelo menos mais uma geração, então eu poderia fazer um upgrade pro "10800X3D"). E aí? 7800X3D agora ou espera o 9800X3D pra ver por quanto vai ser lançado?
Não tenho PRESSA exatamente, mas tbm não vejo muito sentido em esperar por algo que vai ser muito mais caro do que a performance oferecida.
Obrigado!