AMD supostamente está preparando Threadripper e APUs de próxima geração com 3D V-Cache
3D V-Cache supostamente chegando a novos produtos
Threadripper, APUs de última geração.
Este é um acompanhamento da nossa cobertura de notíciassobre um recurso que aprendemos com um de nossos leitores na placa-mãe ASUS WRX90. O manual afirma que há uma opção para controlar as pilhas 3D V-Cache sendo usadas, mas atualmente não há nenhuma CPU Threadripper que utilize 3D V-Cache.
Embora isso não seja uma confirmação direta de nada, há conexões significativas entre as plataformas EPYC e Threadripper, com a primeira disponível com o X3D. No entanto, o WRX90 suporta oficialmente apenas CPUs Threadripper.
De acordo com o vazador de hardware “zhangzhonghao” da Chiphell, que tem um histórico sólido, as informações atuais de fontes da cadeia de suprimentos confirmam que a AMD está de fato trabalhando em um
Threadripper com 3D V-Cache . O vazador acrescenta que esse cache se aplicaria a todos os CCDs, não apenas a um, como visto na série Ryzen de consumo.
Além disso, é relatado que as
APUs de próxima geração também contarão com 3D V-Cache , mas esse recurso será limitado à série “Halo”. É importante ressaltar que isso não se aplica ao Strix Halo, mas sim à geração que sucederá o design Zen 5 que será lançado em breve. Em outras palavras, ele não faria parte da série Ryzen AI 300 Max, mas sim de seu sucessor.
A adição de 3D V-Cache provou ser extremamente eficaz para jogos; no entanto, é uma tecnologia complexa e cara. Como resultado, a AMD não implementou mais de uma pilha de 64 MB de 3D V-Cache em CPUs Ryzen. Houve, no entanto, CPUs móveis Ryzen com 3D V-Cache como parte da série Dragon Range
que os revisores alegaram estar entre as melhores CPUs para jogos do mercado.
Claramente, o 3D V-Cache tem sido uma tecnologia revolucionária que foi testada em batalha e agora está supostamente se expandindo para novos produtos. O próximo lançamento do Ryzen 9000X3D será o primeiro produto a apresentar a “Segunda Geração do 3D V-Cache”, que coloca o cache sob o CCD (Core Complex Die).
Fonte:
Chiphell