[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Já matei um m2 tirando de intel e colocando em amd. Plataforma diferente eu formataria sim.

Certamente eu formataria também
Só de trocar uma VGA Nvidia por AMD e vice versa já vale a pena formatar imagina sistema quase todo
Não se se o SO importa, mas fiz isso no fds de semana, tireio nvme com ubuntu 20.04 que estava em um kit Ryzen 7xxx e coloquei em um kit Xeon(só fiz o update de drivers para o Intel), já tem 3 dias que a máquina esta trabalhando com 0 problema.

Legal, é o que eu imaginei mesmo. Quando você fala "caro" eu tô entendendo pelo menos R$4.000, certo?
E onde tem o 7800X3D por 2850?

Pode ter certeza que 9800X3D virá caro, ainda mais com aumento do dolar e o hype dessa CPU.

E o 7800X3D não vai abaixar de preço, que aliás se encontra por 2850,00.

Dúvida simples: Tô comprando as peças da minha máquina nova HOJE. A config vai ser a seguinte:

Placa-Mãe MSI X870 Tomahawk
32GB DDR5 (2x16GB) da Kingston, 6400MHz, CL32 (equivalente a 6000MHz CL30) - KF564C32BBEK2-32
Fonte Corsair RM1200X Shift (CP-9020276-BR)

Placa de vídeo eu vou manter a minha atual por enquanto até o lançamento da nova geração, aí farei o upgrade. Atualmente é uma Sapphire 5700XT de 8GB (velhinha já, coitada)
SSD a mesma coisa, tenho uns par já, não é a questão principal. Pretendo comprar uma 5080 ou equivalente da AMD.

Minha principal dúvida é a seguinte:
7800X3D agora, por R$3.000 na Kabum ou espera o 9800X3D lançar? TEORICAMENTE lança nessa quinta agora, mas imagino que não estará a pronta entrega no Brasil tão cedo, imagino que vá demorar pelo menos umas semanas pra chegar o produto de fato aqui, certo? A questão é: quando o 9800X3D lançar aqui no BR, quanto vocês acham q vai custar? Pq se for 3.000 ou até uns 3.500, eu acho que esperaria. Mas se for lançar por 4.000 ou mais, eu vou comprar o 7800X3D mesmo e no futuro faço upgrade caso precise (pensando que a AM5 ainda vai ter pelo menos mais uma geração, então eu poderia fazer um upgrade pro "10800X3D"). E aí? 7800X3D agora ou espera o 9800X3D pra ver por quanto vai ser lançado?

Não tenho PRESSA exatamente, mas tbm não vejo muito sentido em esperar por algo que vai ser muito mais caro do que a performance oferecida.
Obrigado!
Acho possível que venha por 4k de início mas mais que isso duvido muito, talvez venha na faixa de 3500-3800 mas não tem como saber, no fim depende da pressa mas entre pagar 3000 no 7800x3D e esperar um pouco e pegar o 9800x3D por uma diferença "pequena" acho que ia iria de 9800x3D logo só pra ter o melhor do melhor, no pior dos casos dá até pra economizar um pouco na fonte pra justificar o $ extra no 9800x3D e dar +- o mesmo gasto final, a não ser que pretenda usar GPU de >600w no futuro porque 850w já sobra pra um setup de 7800x3D + 5080 (aguardar pra ver o consumo do 9800x3D) então quem dirá uma 1200w, mas como vai lançar daqui poucos dias eu esperaria pelo menos até sexta pra ver se surge algo do preço e se vai ser só pré-venda demorada ou não

Acho possível que venha por 4k de início mas mais que isso duvido muito, talvez venha na faixa de 3500-3800 mas não tem como saber, no fim depende da pressa mas entre pagar 3000 no 7800x3D e esperar um pouco e pegar o 9800x3D por uma diferença "pequena" acho que ia iria de 9800x3D logo só pra ter o melhor do melhor, no pior dos casos dá até pra economizar um pouco na fonte pra justificar o $ extra no 9800x3D e dar +- o mesmo gasto final, a não ser que pretenda usar GPU de >600w no futuro porque 850w já sobra pra um setup de 7800x3D + 5080 (aguardar pra ver o consumo do 9800x3D) então quem dirá uma 1200w
Entendi, é.. Talvez eu espere então.
Fóda que já comprei tudo, só tô esperando essa história do processador pra puxar o gatilho na Kabum. Comprei um gabinete novo, a fonte nova é pra garantir futuro na real, porque eu já tenho hoje uma Corsair RM850X. Mas ela muito provavelmente será utilizada pra outro PC daqui de casa que eu uso como NAS/Servidor de Mídia (Plex, etc.).
Meu carrinho da Kabum tá com todos os itens, menos o proc. pq ainda não tá disponível nem como pré-venda na Kabum (o 9800X3D). Já tenho memória, a fonte...
E sobre economizar na fonte, acho bobagem porque na Kabum a fonte de 1000W da mesma linha tá "só" 100 reais mais barata. Pra mim não faz sentido, se eu já vou gastar 7000 no PC, não vai ser 100 reais que vai salvar o dia. Mas muito obrigado pelo input!

P.S.: e sobre o tempo, quanto tempo vocês acham até o 9800X3D estar disponível pra compra? Será que nesse mês já vai estar? Não sei como foram os lançamentos no passado, se demorava
muito pras CPUs novas chegarem no BR ou não.

Entendi, é.. Talvez eu espere então.
Fóda que já comprei tudo, só tô esperando essa história do processador pra puxar o gatilho na Kabum. Comprei um gabinete novo, a fonte nova é pra garantir futuro na real, porque eu já tenho hoje uma Corsair RM850X. Mas ela muito provavelmente será utilizada pra outro PC daqui de casa que eu uso como NAS/Servidor de Mídia (Plex, etc.).
Meu carrinho da Kabum tá com todos os itens, menos o proc. pq ainda não tá disponível nem como pré-venda na Kabum (o 9800X3D). Já tenho memória, a fonte...
E sobre economizar na fonte, acho bobagem porque na Kabum a fonte de 1000W da mesma linha tá "só" 100 reais mais barata. Pra mim não faz sentido, se eu já vou gastar 7000 no PC, não vai ser 100 reais que vai salvar o dia. Mas muito obrigado pelo input!

P.S.: e sobre o tempo, quanto tempo vocês acham até o 9800X3D estar disponível pra compra? Será que nesse mês já vai estar? Não sei como foram os lançamentos no passado, se demorava
muito pras CPUs novas chegarem no BR ou não.
Realmente aí fica bem próximo o valor, é mais porque taquei no google e achei valor de 1600~ pra fonte e vi a 850w por uns 950~ esses tempos então se eu tivesse comprando eu justificaria (pra mim mesmo) pegar o 9800x3D mesmo vindo 1000 reais mais caro porque estaria economizando quase isso na fonte aí no final daria quase o mesmo valor final :haha:

Perfeito...
Meu único receio é esperar e acontecer uma de duas coisas:
ou acabar o estoque do 7800X3D na Kabum e aí quando repuserem o estoque com ctz ele vai estar mais caro (mais de 3.000 no PIX);
ou o preço dele subir mesmo sem ter acabado o estoque, que é o que tá acontecendo na gringa porque lá já não tem 7800X3D em lugar nenhum e aí quando tem eles tão cobrando 480 dólares que é o MSRP do novo 9800X3D. E como aqui no BR só a Kabum q tá vendendo o 7800X3D por esse preço..... Não acho um cenário impossível, sabe. Mas veremos, também não vou estar perdendo tanta performance assim pelo que eu já vi (caso vá com o 7800X3D em vez do mais novo).
De qualquer maneira, agradeço muito os comentários de vocês! Valeu pessoal, me ajudaram bastante.

Legal, é o que eu imaginei mesmo. Quando você fala "caro" eu tô entendendo pelo menos R$4.000, certo?
E onde tem o 7800X3D por 2850?
Isso, to imaginando que vão lançar por 4mil e depois cai para uns 3.5mil.
O 7800X3D por 2850,00 estava na alligator, mas já acabou.

Aliás, o 7800X3D de 6a. feira para hoje, subiu de valor, onde tem na maioria dos lugares está acima de R$ 3mil (3300~3500), tirando a Kabongs com preço de 2999, isso é mal sinal, porque prestes a chegar o 9800X3D nessa semana, pelo jeito os lojistas estão querendo valorizar o 7800X3D e consequentemente "justificar" o brecinho do 9800X3D.

Última edição:
Perfeito...
Meu único receio é esperar e acontecer uma de duas coisas:
ou acabar o estoque do 7800X3D na Kabum e aí quando repuserem o estoque com ctz ele vai estar mais caro (mais de 3.000 no PIX);
ou o preço dele subir mesmo sem ter acabado o estoque, que é o que tá acontecendo na gringa porque lá já não tem 7800X3D em lugar nenhum e aí quando tem eles tão cobrando 480 dólares que é o MSRP do novo 9800X3D. E como aqui no BR só a Kabum q tá vendendo o 7800X3D por esse preço..... Não acho um cenário impossível, sabe. Mas veremos, também não vou estar perdendo tanta performance assim pelo que eu já vi (caso vá com o 7800X3D em vez do mais novo).
De qualquer maneira, agradeço muito os comentários de vocês! Valeu pessoal, me ajudaram bastante.
Não sei até quando planeja finalizar o setup mas tem o 7800x3D na Performance por 2500 mas disponibilidade só pra 30 dias, se não tiver muita pressa talvez daria até pra pegar ele e pela disponibilidade teria tempo pra aguardar ver o preço do 9800x3D por aqui com um 7800x3D garantido num preço melhor, ou se tiver mais pressa e ele vier muito caro daria pra pegar o 7800x3D o quanto antes por 3k em outra loja e cancelar o 1o pedido por 2500, ouuu se vier muito caro e não tiver muita pressa até aguardar a entrega desse por 2500 mesmo

Realmente aí fica bem próximo o valor, é mais porque taquei no google e achei valor de 1600~ pra fonte e vi a 850w por uns 950~ esses tempos então se eu tivesse comprando eu justificaria (pra mim mesmo) pegar o 9800x3D mesmo vindo 1000 reais mais caro porque estaria economizando quase isso na fonte aí no final daria quase o mesmo valor final :haha:
Não sei até quando planeja finalizar o setup mas tem o 7800x3D na Performance por 2500 mas disponibilidade só pra 30 dias, se não tiver muita pressa talvez daria até pra pegar ele e pela disponibilidade teria tempo pra aguardar ver o preço do 9800x3D por aqui com um 7800x3D garantido num preço melhor, ou se tiver mais pressa e ele vier muito caro daria pra pegar o 7800x3D o quanto antes por 3k em outra loja e cancelar o 1o pedido por 2500, ouuu se vier muito caro e não tiver muita pressa até aguardar a entrega desse por 2500 mesmo

Bom, eu tbm economizaria na fonte. Msm a linha Core Reactor II 850w (mas me parece q a construção e qualidade dos componentes sejam uma das melhores) sendo + cara tá 780 contos, 1/2 dessa 1200W :medo:.

Acho bem considerável essa dif. msm já gastando uma nota numa cfg. parrudona, mas enfim......

Não contaria muito com queda no preço dos X3D, ainda mais depois desse lançamento meia boca da série 9000 da AMD e da 200 da Intel. Infelizmente a AMD sabe que tá com a faca e o queijo na mão, se quer o melhor desempenho em jogos é com eles e acabou e o preço só que sobe... Geralmente o preço da série anterior começa a baixar pra tentar liberar estoque mas o que vimos foi o contrário. Não sei também se é um movimento pré promoções de fim de ano pra fazer metade do dobro e por aí vai, já estou com tudo comprado só aguardando os reviews dos X3D pra definir o que faço quanto a CPU...

Realmente.
Os preços das CPUs estão parecendo as ações da NVIDIA, só subida.

Ainda tenho alguma esperança de que vá surgir algum 9600X3D que talvez force a queda da série 7000.

De qualquer forma, para o meu caso ainda posso segurar um pouco essa vontade de pegar o X3D.
Devo voltar firme a jogar apenas no segundo semestre de 2025 quando termino o MBA.

Até lá, jogatina esporádica, um 7600/7000 já vão quebrar um galho.

O que não vou conseguir escapar é da bordoada com a placa-mãe.
Nunca imaginei que veria placas modelo B com preço de série X. (no meu caso quando peguei a z390 era cara, mas era bem melhor que a série intermediária.)
Aqui no exterior os preços aumentaram exponencialmente. Antes de estourar a bomba da Intel, cheguei a ver 7950x3D por 520 euros. Depois da bomba, e desse lançamento pífio dos Ultras, os preços estão por volta de 620/650 euros. Duvido muito, que vão dar desconto significativo na geração anterior! Eles davam desconto quando estavam por baixo, agora que podem faturar alto, duvido muito serem bonzinhos.

Muito obrigado a todos.

Vou aproveitar para pedir mais uma ajudinha, eu optei pelo 7800x3d, só estou em duvida de ql placa mae ir, mas devo pegar alguma das b650 como ja indicaram.

Eu tenho um gabinete sharkoon TG5 e uma fonte de 600w da thermaltake que utilizo ha uns 5 anos, nesse computador pretendo colocar uma 4070 super ou 4080, sabem informar se para o meu gabinete serviria, e se é melhor eu trocar de fonte?

To editando que esqueci de uma coisinha, eu tenho um Water Cooler Deepcool Gammaxx L240T v2, que comprei em 2021 e nunca usei, está lacrado, e tambem tenho um scythe mugen 5 black edition rgb, algum desses coolers serviria? tem perigo de usar esse water cooler que está fechado ha 3 anos?

Enfim, muito obrigado

Em relação ao gabinete eu tinha exatamente esse, ainda não atualizei a assinatura aqui. Ainda tinha um espaço, mas a minha 3080 estava quase no limite de espaço, e a minha fonte tambem era meio espaçosa fazendo com o que os cabos ficassem meio espremidos com o comparimento dos hds. Com isso o calor interno do gabinete era meio alto. Logo se for fazer esse up. mudar de gabinete é recomendavel.

Coloquei o 7800x3d e uma b650 (msi tomahawk)em um gabinete novo, o H500 mesh da CM com uma 4090 e creio que foi uma bela config, em relação a espaço e temperatura interna.

O Boot dessa nova config, me incomoda um pouco, o led da placa mão fica um tempo com ram e processador ligado, passando de uns 30 segundos, para enfim ligar o mouse e o teclado. Vi alguns videos sobre mexer em algumas configs na bios, habilitar algo relacionado a memória de setup e diminuir o tempo desse check para dar ok para dar video.

Com o dalar não parando de subir, acho que a melhor coisa a se fazer seria correr atras do que já esta em loja e em "promoção". Por que essas séreis ai, sockets e VGA. vão vir nos rasgando e o que ja está aqui se tiver cortes, o dolar vai neutralizar

Última edição:
Já matei um m2 tirando de intel e colocando em amd. Plataforma diferente eu formataria sim.

Certamente eu formataria também
Só de trocar uma VGA Nvidia por AMD e vice versa já vale a pena formatar imagina sistema quase todo

Fora que hj para instalar um Windows não leva 15min.

formatar é susse
problema é deixar tudo no jeito de novo kkkkkkk
Vou formatar quando trocar de CPU. Mas o único bug que tive foi as ventoinhas das GPU disparando aleatório durante o jogo, mas resolveu reinstalando o driver de vídeo.

É... Não formato justamente por que o @blindzera disse, então por enquanto tá sossegado... :fire:

Vou formatar quando trocar de CPU. Mas o único bug que tive foi as ventoinhas das GPU disparando aleatório durante o jogo, mas resolveu reinstalando o driver de vídeo.

É... Não formato justamente por que o @blindzera disse, então por enquanto tá sossegado... :fire:

Como já respondi antes, e vou ter que reforçar pois sempre aparece a turma do "melhor formatar, Windows é ruim pipipi popopo":
Sempre foi possível trocar o hardware sem nenhum problema, só exigia alguns steps de preparação antigamente.
Desde o W10 o SysPrep vai lidar com tudo pra você sem nenhum problema.

Daí pode fazer a limpa no Device Manager se quiser como expliquei depois, e se certificar de instalar os drivers listados na placa mae.

Formatar em sí nunca foi o problema, mas para quem tem um monte de coisa instalada e customizada no OS, por mais que o W11 sync faça restore de algumas coisas, ainda é um baita trabalho reconfigurar tudo, e basicamente pra nada, pois do ponto de vista puramente técnico, não é necessário.

Você já mudou de plataforma, que é a mudança mais "hardcore" que existe, mudar o CPU sendo ambos AM5 não vai precisar de absolutamente nada.

Os fans da sua GPU são gerenciados pelo driver de video e/ou MSI Afterburner se você usa ele.
Ao trocar a placa mãe, o Hardware ID da GPU vai mudar, visto que é um slot PCI-E novo para o sistema, então qualquer config anterior se "perde".
Assim como falei dos demais drivers acima, o driver de video também é bom reinstalar mesmo que seja a mesma GPU.

PS: O MSI Afterburner mantém os profiles anteriores, então dá pra recuperar copiando as configs dos arquivos anteriores pra dentro do arquivo novo em C:\Program Files (x86)\MSI Afterburner\Profiles

Impressionante, em julho desse ano o 7800X3D custava 2350,00 ... e agora tá nos 3mil por baixo..

Não tenho data para finalizar a montagem do setup, afinal eu ainda tenho outro PC funcionando em casa e não é exatamente por "necessidade" que vou fazer o upgrade.
Eu até pagaria bem menos na fonte, sim, mas é que essa RM1200x Shift na Kabum tá com DEZ ANOS de garantia... Nenhuma outra fonte que eu encontrei por aí em lugar algum sequer oferece 5 anos...

Por algum motivo aleatório também, só o modelo branco está com 10 anos de garantia. O preto deve ter também, por motivos óbvios, afinal é o mesmo modelo só muda a cor. Mas ele tá por algum motivo levemente mais caro q o modelo branco e como eu não vou ver a fonte de qlqr jeito, tanto faz a cor pra mim. Estou falando do modelo CP-9020276-BR (branco) versus CP-90202534-BR (preto). E eu quero comprar uma fonte ATX 3.1, já com os cabos 12VHPWR novos e tal, critério que reduz bastante as opções disponíveis. Nem no exterior tem tantas opções, já que são fontes bem novas, quem dirá aqui.,

E aí entre pagar quase o dobro agora mas ter 10 anos de garantia ou pegar uma mais barata com 1 ano de garantia, eu fico com a Corsair 😊

A energia eletrica está mais cara, isso nós sabemos, voces já testaram a economia de energia, do próprio Windows mesmo?
Fui testar hoje e o mínimo que consegui deixar no 7600x foi de 2,96Ghz com o consumo de 33W mais ou menos. No i7 10700 que eu tinha não lembro de chegar tão pouco, mas lembro que os clocks baixavam mais e o desempenho no Windows ficava um pouco comprometido. Agora com o 7600X mesmo com estado de desempenho mínimo, no Windows/Navegação/Videos não senti diferença.

A energia eletrica está mais cara, isso nós sabemos, voces já testaram a economia de energia, do próprio Windows mesmo?
Fui testar hoje e o mínimo que consegui deixar no 7600x foi de 2,96Ghz com o consumo de 33W mais ou menos. No i7 10700 que eu tinha não lembro de chegar tão pouco, mas lembro que os clocks baixavam mais e o desempenho no Windows ficava um pouco comprometido. Agora com o 7600X mesmo com estado de desempenho mínimo, no Windows/Navegação/Videos não senti diferença.
Creio que só o Ryzen Master mostre os clocks de maneira mais realística, no Windows, cpu-z e afins não desce tanto mesmo.

EDIT: Aliás, o hwinfo64 também mostra:

1730806018199.png

Todo Ryzen vai consumir no mínimo isso, é por causa do IF, já a Intel consome menos em idle, algo em torno de 15W.

Com o dolar a R$5,80 e o 7800X3D subindo de preço lá fora de $400 para $480, não tem mágica que faça ele chegar barato em terras tupiniquins.

9800X3D vai passar dos $500, eu não esperaria nada menos que R$3999,99.

Última edição:
Estou assustado com estes preços... peguei o 7800x3D por 2490,00 no tio Ali março do ano passado. Com placa mãe e memorias 6000mhz. Seria 5xxx da Nvidia e esses novos CPUs vão ficar inviáveis, infelizmente. Muito caro

AMD supostamente está preparando Threadripper e APUs de próxima geração com 3D V-Cache

3D V-Cache supostamente chegando a novos produtos
Threadripper, APUs de última geração.

08dQf4V.png

Este é um acompanhamento da nossa cobertura de notíciassobre um recurso que aprendemos com um de nossos leitores na placa-mãe ASUS WRX90. O manual afirma que há uma opção para controlar as pilhas 3D V-Cache sendo usadas, mas atualmente não há nenhuma CPU Threadripper que utilize 3D V-Cache.

Embora isso não seja uma confirmação direta de nada, há conexões significativas entre as plataformas EPYC e Threadripper, com a primeira disponível com o X3D. No entanto, o WRX90 suporta oficialmente apenas CPUs Threadripper.

De acordo com o vazador de hardware “zhangzhonghao” da Chiphell, que tem um histórico sólido, as informações atuais de fontes da cadeia de suprimentos confirmam que a AMD está de fato trabalhando em um Threadripper com 3D V-Cache . O vazador acrescenta que esse cache se aplicaria a todos os CCDs, não apenas a um, como visto na série Ryzen de consumo.

O ZEN5 Threadripper está recebendo uma versão X3D

Hoje, vi notícias de que o manual do BIOS da placa-mãe TRX da ASUS mencionou Vcache, então verifiquei com a cadeia de suprimentos e é verdade que ele será lançado. Além disso, a próxima geração começará a empilhar 3D na APU (para aprimorar a CPU e a GPU). A tecnologia e os custos já estão em vigor, mas as informações atuais sugerem que isso será limitado a laptops, especificamente para modelos de ponta.

JfHEA8a.png

Além disso, é relatado que as APUs de próxima geração também contarão com 3D V-Cache , mas esse recurso será limitado à série “Halo”. É importante ressaltar que isso não se aplica ao Strix Halo, mas sim à geração que sucederá o design Zen 5 que será lançado em breve. Em outras palavras, ele não faria parte da série Ryzen AI 300 Max, mas sim de seu sucessor.

A adição de 3D V-Cache provou ser extremamente eficaz para jogos; no entanto, é uma tecnologia complexa e cara. Como resultado, a AMD não implementou mais de uma pilha de 64 MB de 3D V-Cache em CPUs Ryzen. Houve, no entanto, CPUs móveis Ryzen com 3D V-Cache como parte da série Dragon Range
que os revisores alegaram estar entre as melhores CPUs para jogos do mercado.

Claramente, o 3D V-Cache tem sido uma tecnologia revolucionária que foi testada em batalha e agora está supostamente se expandindo para novos produtos. O próximo lançamento do Ryzen 9000X3D será o primeiro produto a apresentar a “Segunda Geração do 3D V-Cache”, que coloca o cache sob o CCD (Core Complex Die).

Fonte: Chiphell

AMD supostamente está preparando Threadripper e APUs de próxima geração com 3D V-Cache

3D V-Cache supostamente chegando a novos produtos
Threadripper, APUs de última geração.

08dQf4V.png

Este é um acompanhamento da nossa cobertura de notíciassobre um recurso que aprendemos com um de nossos leitores na placa-mãe ASUS WRX90. O manual afirma que há uma opção para controlar as pilhas 3D V-Cache sendo usadas, mas atualmente não há nenhuma CPU Threadripper que utilize 3D V-Cache.

Embora isso não seja uma confirmação direta de nada, há conexões significativas entre as plataformas EPYC e Threadripper, com a primeira disponível com o X3D. No entanto, o WRX90 suporta oficialmente apenas CPUs Threadripper.

De acordo com o vazador de hardware “zhangzhonghao” da Chiphell, que tem um histórico sólido, as informações atuais de fontes da cadeia de suprimentos confirmam que a AMD está de fato trabalhando em um Threadripper com 3D V-Cache . O vazador acrescenta que esse cache se aplicaria a todos os CCDs, não apenas a um, como visto na série Ryzen de consumo.

JfHEA8a.png

Além disso, é relatado que as APUs de próxima geração também contarão com 3D V-Cache , mas esse recurso será limitado à série “Halo”. É importante ressaltar que isso não se aplica ao Strix Halo, mas sim à geração que sucederá o design Zen 5 que será lançado em breve. Em outras palavras, ele não faria parte da série Ryzen AI 300 Max, mas sim de seu sucessor.

A adição de 3D V-Cache provou ser extremamente eficaz para jogos; no entanto, é uma tecnologia complexa e cara. Como resultado, a AMD não implementou mais de uma pilha de 64 MB de 3D V-Cache em CPUs Ryzen. Houve, no entanto, CPUs móveis Ryzen com 3D V-Cache como parte da série Dragon Range
que os revisores alegaram estar entre as melhores CPUs para jogos do mercado.

Claramente, o 3D V-Cache tem sido uma tecnologia revolucionária que foi testada em batalha e agora está supostamente se expandindo para novos produtos. O próximo lançamento do Ryzen 9000X3D será o primeiro produto a apresentar a “Segunda Geração do 3D V-Cache”, que coloca o cache sob o CCD (Core Complex Die).

Fonte: Chiphell

Se c/ o 3D V-Cache já tá fazendo esse "estrago" todo nos jogos, imagine qnd a AMD lançar uma tecnologia sucessora dele. Se agr já é uma 🔪 não tem nem como imaginar qnt ela cobrará nos cpu's.................:medo::medo::medo:.

Uma outra coisa que eu não tinha reparado na hora que mudei o sistema foi o resizable BAR, mesmo habilitado na Bios constava que estava desabilitado no GPU-Z/Driver.
Resolvi atualizando a BIOS da GPU.

Uma outra coisa que eu não tinha reparado na hora que mudei o sistema foi o resizable BAR, mesmo habilitado na Bios constava que estava desabilitado no GPU-Z/Driver.
Resolvi atualizando a BIOS da GPU.
Há controvérsias sobre as reais vantagens do reBAR (há quem diga que até piora a performance em alguns jogos) mas em placas mais antigas era necessário atualizar vBios mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar