[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
"Muitos dos dados que vemos agora na série Ryzen 7000 explicam por que só existia o Ryzen 7 5800X3D: O 3D V-Cache tem uma vantagem tão grande nos jogos que torna a próxima geração desnecessária. A AMD foi e é extremamente cautelosa sobre como proceder aqui – não sem razão."

É, realmente, a AMD tem razão de ser cautelosa com a linha X3D, até a Intel teve medo de colocar esse modelo na comparação da apresentação do Rocketlake. Imagino como será a linha 7000X3D...

Fdr-N4-Cr-Xw-AEtuow.jpg

É, realmente, a AMD tem razão de ser cautelosa com a linha X3D, até a Intel teve medo de colocar esse modelo na comparação da apresentação do Rocketlake. Imagino como será a linha 7000X3D...

Fdr-N4-Cr-Xw-AEtuow.jpg
Ano que vem anunciam o 7000X3D, mas antes vai precisar vender bem o que foi lançado agora, se não só em 2024.

Medo das Z790 :olar:
Pra que, se tem a linha H610, B660, H670 e Z690, tanto DDR4 e DDR5, PCI5 para VGA e armazenamento para 12 e 13 Gen?

z790 vai vir caro na mesma balada que AM5, porém o consumidor Intel está numa situação bem mais vantajosa neste momento de preço e tecnologias novas.

Fdr-N4-Cr-Xw-AEtuow.jpg
Adorei este "Leadership gaming performance". Coloca o 5800X3D e vamos ver se continua na liderança huuauhhuahuauh

Pra que, se tem a linha H610, B660, H670 e Z690, tanto DDR4 e DDR5, PCI5 para VGA e armazenamento para 12 e 13 Gen?

z790 vai vir caro na mesma balada que AM5, porém o consumidor Intel está numa situação bem mais vantajosa neste momento de preço e tecnologias novas.
Supostamente tem o DLVR que é interessante, mas teremos que ver os reviews.
De qualquer forma temos que ver a diferença DDR4 vs DDR5 nessa geração, talvez não será tão pífia quanto na 12ª...mas é bom poder escolher

De qualquer forma temos que ver a diferença DDR4 vs DDR5 nessa geração, talvez não será tão pífia quanto na 12ª...mas é bom poder escolher
Ainda não li os papers da 13gen para ver o que mudou de CPU e mobo.
Mas no fim, para um usuário comum, buscando preço e performance no geral, o 12400 com DDR4 ta muito competitivo.
DDR5 é muito caro, não vejo vantagem neste momento nem preço e nem performance que justifique a compra.

Mas pra quem vai montar um PC do zero como eu, Intel está compensando mais. Não existe a menor possibilidade de eu ir de AM5 agora. Simplesmente sai caro demais o kit completo com mobo e DDR5.

AM4 até compensa, de fato. Mas acho válido esperar a 13th da Intel. Meu plano no momento é ir de 13700k ou 13900k, junto com uma Z690 e kit DDR4.

Vou avaliar melhor lá pra Novembro, perto da Black fraude. Mas com certeza devo ir de 13th, 12th ou AM4. Esses AM5 estão fora de cogitação.
Mas o socket da Intel morre nos 13 gen, isso não vale a pena kk

Até onde lembro o DLVR não está presente no RKL-S, apenas em sua futura versão mobile. A redução no consumo vem majoritariamente das otimizações no nó de 10nm, batizado de "Intel 7 Ultra" pela Intel.

Fdrly-ZWQAASo-j.jpg

Edit: Achei onde vi isso de ser apenas no mobile:
Intel-Raptor-Lake-DLVR.jpg

Até onde lembro o DLVR não está presente no RKL-S, apenas em sua futura versão mobile. A redução no consumo vem majoritariamente das otimizações no nó de 10nm, batizado de "Intel 7 Ultra" pela Intel.

Fdrly-ZWQAASo-j.jpg

Edit: Achei onde vi isso de ser apenas no mobile:
Intel-Raptor-Lake-DLVR.jpg
Se for só pro mobile, Z790 não vale a pena mesmo.

O que me desanimou completamente nos novos AM5 são essas temperaturas absurdas. Ficar setando configurações em BIOS pra poder utilizar o CPU de forma aceitavel é um tiro no pé, o consumidor comum não se atenta a isso e mesmo quem manja, com ctz deve ficar numa bad de comprar um produto novo e ter que ficar mexendo em config pra trabalhar com uma temp normal.

Provavelmente as versões sem o X serão mais refinadas e melhores em todos aspectos praticamente e espero que façam o mesmo trabalho com a linha 3D, pois a principio me parece que soltaram com pressa esses novos CPUs.

O que me desanimou completamente nos novos AM5 são essas temperaturas absurdas. Ficar setando configurações em BIOS pra poder utilizar o CPU de forma aceitavel é um tiro no pé, o consumidor comum não se atenta a isso e mesmo quem manja, com ctz deve ficar numa bad de comprar um produto novo e ter que ficar mexendo em config pra trabalhar com uma temp normal.

Provavelmente as versões sem o X serão mais refinadas e melhores em todos aspectos praticamente e espero que façam o mesmo trabalho com a linha 3D, pois a principio me parece que soltaram com pressa esses novos CPUs.

Consumidor normal não vai ficar olhando as temps no Aida tb,.. kkkkkkk

AMD fez no desktop o que já existi em notebooks gamer ha vários anos: socar potencia e clock até chegar no limite da temp do chip e depois fazer controle das variáveis por software..
Claramente foi medo da nova gen intel.. srs

Eles poderiam ter feito um clock mais baixo e diminuído a temperatura em uns 20 graus, como o pepe mostrou q é possível.
Porém optaram por meter TUDOQUEDA haha

intel vai fazer a mesma coisa, certeza

Consumidor normal não vai ficar olhando as temps no Aida tb,.. kkkkkkk

AMD fez no desktop o que já existi em notebooks gamer ha vários anos: socar potencia e clock até chegar no limite da temp do chip e depois fazer controle das variáveis por software..
Claramente foi medo da nova gen intel.. srs

Eles poderiam ter feito um clock mais baixo e diminuído a temperatura em uns 20 graus, como o pepe mostrou q é possível.
Porém optaram por meter TUDOQUEDA haha

intel vai fazer a mesma coisa, certeza
Não vai olhar o AIDA, mas quando começar a ter problema de performance, tela azul ou PC reiniciando vão reclamar com certeza... E o pior é vir com o papo de "95 graus é normal" igual falaram com o 5800x quando lançado...

E ao menos o que vi nos videos isso não é algo automatico e controlado facilmente com um simples apertar de botão, precisa entrar na BIOS e editar 3 valores (TDC EDC PPT).

Enfim, não vejo isso com bons olhos, passa a impressão de um produto solto as pressas e sem cuidado algum. Vamos ver na prática como estarão os CPUs da Intel.

Não vai olhar o AIDA, mas quando começar a ter problema de performance, tela azul ou PC reiniciando vão reclamar com certeza...

Mas isso não vai acontecer.. O sistema vai regular com underclock, voltagem, etc..

Enfim, não vejo isso com bons olhos, passa a impressão de um produto solto as pressas e sem cuidado algum. Vamos ver na prática como estarão os CPUs da Intel.

Eu tb não gostei, mas é oq temos pra temos pra essa 2022 kkkkkkk

Intel vai fazer exatamente a mesma coisa, pode esperar..srs

Mas isso não vai acontecer.. O sistema vai regular com underclock, voltagem, etc..
Thermal trolling você diz? Ai como falei, vai influnciar na performance... Enfim, quem curtiu e for arriscar boa sorte, vou passar longe dessa primeira leva, mesmo pq não vejo necessidade alguma de trocar agora. Mas mesmo se tivesse condição ou estivesse montando hoje uma máquina, eu não escolheria estes novos CPUs apresentados pela AMD. E uma pena eles não terem vindo ao menos com um modelo com 3D cache pra ja arrebentar com tudo.

Thermal trolling você diz? Ai como falei, vai influnciar na performance...

digo tela azul, travamentos...

A perfomance não deve ser mto afetada, pelos testes q ele fez..

Enfim, quem curtiu e for arriscar boa sorte, vou passar longe dessa primeira leva, mesmo pq não vejo necessidade alguma de trocar agora. Mas mesmo se tivesse condição ou estivesse montando hoje uma máquina, eu não escolheria estes novos CPUs apresentados pela AMD. E uma pena eles não terem vindo ao menos com um modelo com 3D cache pra ja arrebentar com tudo.

Eu larguei de mão tb..

Na verdade estou pensando em montar outro kit am4 pra fazer um HTPC e botar no meu sótão.. srs
Preciso um sistema q rode mkv 4k, mas não to achando solução, a nao ser um pC mesmo

Não tem nada de absurdo, 95c é perfeitamente normal, isso não é a temperatura do IHS, isso é a temperatura máxima dentro do chip, perfeitamente seguro, GPUs tem esse limite em 110c.

No review do Hub, o 7600X subiu mais de 200Mhz acima do boost anunciado pela AMD simplesmente porque o cooler dava conta, a CPU continua o boost até os 95c independente do seu cooler, quanto melhor o cooler melhores os clocks, isso é feito por design, chips não evaporam ou pegam fogo a 100c.

Obs: Quase todos os laptops que já vi batem 100c nas CPUs :fire:.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Thermal trolling você diz? Ai como falei, vai influnciar na performance...
Thermal throttling é muito diferente disso, em Thermal throttling os clocks ficam instáveis, o que não acontece nessas CPUs, os Zen 4 "querem" rodar a 95c, os clocks ficam estáveis dentro do boost esperado.

Última edição:
Imagina quando sair o X3D..... tomando um pau para o 5800x3d
6e47fj.png
A Intel foi generosa hein? Escolheu alguns jogos em que a AMD se sai melhor como CS Go e F1 22 (os outros não sei muito bem)

E achei estranho que em outros benchmarks o 5800X 3D não se sai bem desse jeito no FarCry 6

far-cry-6-1920-1080.png

AMD é malandra dms, seu "único" concorrente hj em dia é ela própria com o 5800X3D, por isso não lançou mais outra SKU. Sabe que se tivessem mais modelos 3D ngm estaria ligando pra linha 7000.

Users who are viewing this thread

Voltar