[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Finalmente tá virando padrão o wifi.
Surreal tu pagar quase 3 mil numa placa e não vim com Bluetooth e wifi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Disse tudo, o que mata o upgrade pra AM5 é o DDR5....

Mobo é mto pior.. 2400 a mais barata..

Na b550 acha fácil por 1k...
No ali por menos de 800..

E 7600x ta bem caro tb, em relação a 5600/5600x.. custa o dobro

Posso estar muito errado no meu raciocínio porém se for upar do zero hoje mesmo custando a mais ir de AM5 não seria o melhor caminho? Se for de am4 "5800x3d" vai rodar mais uns 5 anos de boa porém morre na casca, se for de intel mesmo esquema porque dura + 1 geração e você fica preso no socket, am5 foi prometido longevidade até 2025, sendo que lá você pode trocar o processador e ganhar mais uns 4 anos..

Ahh mano, cê ganha em doleta agora. Como pode ser mais pão duro do que o proletariado em Reais? :sefu:
Se eu tivesse como ter colocado 64gb ou mais de ram nele, pode acreditar que ainda seria meu setup principal até hoje :haha:

Posso estar muito errado no meu raciocínio porém se for upar do zero hoje mesmo custando a mais ir de AM5 não seria o melhor caminho? Se for de am4 "5800x3d" vai rodar mais uns 5 anos de boa porém morre na casca, se for de intel mesmo esquema porque dura + 1 geração e você fica preso no socket, am5 foi prometido longevidade até 2025, sendo que lá você pode trocar o processador e ganhar mais uns 4 anos..
No meu caso, não tenho costume de fazer upgrades frequentes (estou usando um i5 3570 até hoje). Então essa vantagem do AM5 não vale tanto pra mim.

Estou achando melhor ir de 13 gen, 12 gen ou AM4 para poder ir de mobo mais barata e DDR4 e aí tentar pegar uma placa de vídeo melhor com a economia que vou fazer de não ir em AM5. Me parece a escolha mais lógica pra mim, já que não pretendo fazer upgrade por pelo menos 5 anos.

Acho que ainda dá pra segurar mais tempo no AM4 e revender no futuro recuperando boa parte e até lá já ter barateado memórias, mobos (e lançar as B650) e CPU's mas não dá pra saber o quanto os preços da gen nova vão cair e os da atual/antiga se manter, acho sem sentido AM5 por enquanto pra grande maioria das pessoas, muito mais caro pra um ganho mediano de single-core (que por vezes precisa ter GPU/res baixa pra empurrar pros gaymer), o ganho de multi-core generalizando diria que é mais pra faz $ com a CPU (ou hobbies que precisem de fato), usando PBO/OC nos Ryzen 5000 já dá uma reduzida nessa discrepância de desempenho em multi-core e acho bem válido fazer isso já que os 7000 basicamente jogaram o consumo lá em cima (em stock)

Última edição:
Mobo é mto pior.. 2400 a mais barata..

Na b550 acha fácil por 1k...
No ali por menos de 800..

E 7600x ta bem caro tb, em relação a 5600/5600x.. custa o dobro
7600X ta mesmo preço do lançamento do 5600X, que na época saiu por 2100,00~2300,00 e depois caiu para 1800,00 ficando um bom tempo até chegar nos preços atuais recentemente.

Acho que ainda dá pra segurar mais tempo no AM4 e revender no futuro recuperando boa parte e até lá já ter barateado memórias, mobos (e lançar as B650) e CPU's mas não dá pra saber o quanto os preços da gen nova vão cair e os da atual/antiga se manter, acho sem sentido AM5 por enquanto pra grande maioria das pessoas, muito mais caro pra um ganho mediano de single-core (que por vezes precisa ter GPU/res baixa pra empurrar pros gaymer), o ganho de multi-core generalizando diria que é mais pra faz $ com a CPU (ou hobbies que precisem de fato), usando PBO/OC nos Ryzen 5000 já dá uma reduzida nessa discrepância de desempenho e acho bem válido fazer isso já que os 7000 basicamente jogaram o consumo lá em cima (em stock)
Concordo com você, am4 ainda tem muita lenha pra queimar, quem já tem o setup não vejo motivos de fazer upgrade, porém o meu caso e acredito que de muitos, tem um setup defasado e procura algo para investir com possibilidade de futuros upgrades.

7600X ta mesmo preço do lançamento do 5600X, que na época saiu por 2100,00~2300,00 e depois caiu para 1800,00 ficando um bom tempo até chegar nos preços atuais recentemente.

Até o 5600 chegar no ali por 700 pila kkkk

HCvvaT0.png

na kabum
Caceta...Que loucura estes preços das placas da Asus.... 6k praticamente em uma motherboard.....

Concordo com você, am4 ainda tem muita lenha pra queimar, quem já tem o setup não vejo motivos de fazer upgrade, porém o meu caso e acredito que de muitos, tem um setup defasado e procura algo para investir com possibilidade de futuros upgrades.
Mesmo montando do zero imagino que saia mais em conta pegar AM4 agora e esperar uns meses/anos pra ir pro AM5 e revender a plataforma antiga depois, vai ter o incômodo de trocar tudo e ter que vender o kit AM4 mas em questão de dinheiro gasto provavelmente vai ser menor o investimento mas acho que depende de cada usuário também, e nisso estou considerando o preço atual das X670 de 2400 pra cima que sinceramente a maioria das pessoas não precisa, da mesma forma que pra muitos uma B450M já atenderia com folga mas as vezes gastam o dobro/triplo em X570 sem necessidade

No AM4 ficaria limitado ao 5800x3D de fato mas considerando que ele tá meio que equivalente aos 7000 vai segurar muito tempo ainda e deve revender por um $ legal no futuro, montando do zero hoje pra jogos eu iria de 5600/5700x do Ali, DDR4 3200 CL16 e alguma B450M/B550M, apesar de estar achando salgado o preço das mobos AM4 atualmente também, mas acho que não tem uma resposta "ideal" porque varia muito da necessidade e uso de cada um isso, o 5800x3D mesmo eu já acho difícil de justificar muitas vezes, já o 5600 por 700 conto acho difícil de passar, ótima performance, baixo custo e chuto que o preço não deve cair tanto assim nos próximos 1-2 anos, mas são muitas variáveis

Caceta...Que loucura estes preços das placas da Asus.... 6k praticamente em uma motherboard.....

Tem que pensar nos 3% a mais de desempenho. :pense::yeah:
Estou com o Ryzen 3800X e esses processadores novos não me empolgam, imagino pegar um 5800X3D antes desses caras. Só mudaria de ideia se minha X370 estragar.

Um 7800X3D poderia mudar minha ideia.

Mesmo montando do zero imagino que saia mais em conta pegar AM4 agora e esperar uns meses/anos pra ir pro AM5 e revender a plataforma antiga depois, vai ter o incômodo de trocar tudo e ter que vender o kit AM4 mas em questão de dinheiro gasto provavelmente vai ser menor o investimento mas acho que depende de cada usuário também, e nisso estou considerando o preço atual das X670 de 2400 pra cima que sinceramente a maioria das pessoas não precisa, da mesma forma que pra muitos uma B450M já atenderia com folga mas as vezes gastam o dobro/triplo em X570 sem necessidade

No AM4 ficaria limitado ao 5800x3D de fato mas considerando que ele tá meio que equivalente aos 7000 vai segurar muito tempo ainda e deve revender por um $ legal no futuro, montando do zero hoje pra jogos eu iria de 5600/5700x do Ali, DDR4 3200 CL16 e alguma B450M/B550M, apesar de estar achando salgado o preço das mobos AM4 atualmente também, mas acho que não tem uma resposta "ideal" porque varia muito da necessidade e uso de cada um isso, o 5800x3D mesmo eu já acho difícil de justificar muitas vezes, já o 5600 por 700 conto acho difícil de passar, ótima performance, baixo custo e chuto que o preço não deve cair tanto assim nos próximos 1-2 anos, mas são muitas variáveis
tu acha q um 5800x3d consegue empurrar 1440p 240+ fps em games competitivos por uns 5 anos ainda? obviamente levando em conta ter uma gpu braba também .. tô montando o pc do 0 e n tô achando justificativa p investir quase 6k em am5 sendo q só pretendo jogar / streamar e nada mais.

Agora que vi. Estas placas asus estão em pré-venda ainda, previsão de receber só dia 17/10.....

tu acha q um 5800x3d consegue empurrar 1440p 240+ fps em games competitivos por uns 5 anos ainda? obviamente levando em conta ter uma gpu braba também .. tô montando o pc do 0 e n tô achando justificativa p investir quase 6k em am5 sendo q só pretendo jogar / streamar e nada mais.
Não tem como prever essas coisas, se lançarem um jogo que o 5800x3D e o 7950x fazem 150fps vai ter que esperar mais algumas gerações de CPU de qualquer forma, e se quiser ter sempre o melhor do melhor provavelmente vai ser obrigado a trocar a cada lançamento, podendo trocar entre Intel ou AMD a cada geração, acho que o melhor que dá pra fazer é ver os jogos atuais como fica a performance e avaliar o orçamento de cada um e decidir se quer o maior desempenho possível ou mais CxB, jogos futuros só quando lançar pra saber, AM5 ainda vai baratear um pouquinho com as B650, só não sei RAM e CPU quanto/quando vai cair

Eu concordo totalmente.....

Um bom kit am4 monta com menos de 2k.. Enqnto am5 custa 6k...

Não vale a pena nem pra quem usa profissionalmente, na grande maioria dos casos..

E falando de jogos...1080p + 3090ti.. Tirem as conclusões..sr

PQL7jyf.png

Eu concordo totalmente.....

Um bom kit am4 monta com menos de 2k.. Enqnto am5 custa 6k...

Não vale a pena nem pra quem usa profissionalmente, na grande maioria dos casos..

E falando de jogos...1080p + 3090ti.. Tirem as conclusões..sr

Já interessou esse kit por menos de 2k, qual seria a config ?

Já interessou esse kit por menos de 2k, qual seria a config ?

Esse meu da assinatura, por exemplo:

Ryzen 5600
B550m
16gb 3000 Crucial Ballistix

Paguei 1500 no ali, faz poucas semanas..

No Brasil consegue montar por uns 2000~2400...vai depender das promoções..

AMD em apuros, Intel lança o 13600KF(14 núcleos) por $294. :notbad:

Os processadores não vieram com preço muito diferente do lançamento passado. O problema é o resto :haha:

2500 reais numa asrock de entrada é de cair as bolas no chão
Bem vindo ao mundo Intel......uauauahhah

Agora tem placa-mãe Intel para as 2 últimas gerações com preço melhor que da AMD
O mundo da voltas nesse ciclo infinito.

Users who are viewing this thread

Voltar