Mesmo montando do zero imagino que saia mais em conta pegar AM4 agora e esperar uns meses/anos pra ir pro AM5 e revender a plataforma antiga depois, vai ter o incômodo de trocar tudo e ter que vender o kit AM4 mas em questão de dinheiro gasto provavelmente vai ser menor o investimento mas acho que depende de cada usuário também, e nisso estou considerando o preço atual das X670 de 2400 pra cima que sinceramente a maioria das pessoas não precisa, da mesma forma que pra muitos uma B450M já atenderia com folga mas as vezes gastam o dobro/triplo em X570 sem necessidade
No AM4 ficaria limitado ao 5800x3D de fato mas considerando que ele tá meio que equivalente aos 7000 vai segurar muito tempo ainda e deve revender por um $ legal no futuro, montando do zero hoje pra jogos eu iria de 5600/5700x do Ali, DDR4 3200 CL16 e alguma B450M/B550M, apesar de estar achando salgado o preço das mobos AM4 atualmente também, mas acho que não tem uma resposta "ideal" porque varia muito da necessidade e uso de cada um isso, o 5800x3D mesmo eu já acho difícil de justificar muitas vezes, já o 5600 por 700 conto acho difícil de passar, ótima performance, baixo custo e chuto que o preço não deve cair tanto assim nos próximos 1-2 anos, mas são muitas variáveis